PREVISÃO DO TEMPO E AS TILAPIAS

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

PREVISÃO DO TEMPO E AS TILAPIAS

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Ter Nov 30, 2010 9:07 am

"De pescador e de louco todo mundo tem um pouco"
Minha última pescaria de tilápia foi dia 16/11p.p. e para variar choveu, aliás, na tarde do dia 17, tudo parecia maravilhoso, entretanto, como diz o velho deitado: "Esmola demais até o santo desconfia". Não deu outra, veio uma chuvinha, deu uma paradinha e de repente, "aquela tormenta", coisas do calor.
Que importância tem isso?
Muita, pois se pensarmos bem, não é preciso ser "especialista" em clima, para que certa forma, alguma coisa, desperte nosso "sexto ou sétimo" sentido, para prever que depois da bonanza vem a tempestade.
Alguem deve ter jogado uma praga, pois cada vez que vou pescar, lá na represa do capivari...chove.
Saco! Uma chuvinha qualquer a tarde, até ajuda a espantar o calor, mesmo porque no Recanto do Sabiá, o sol bate de frente e neste período, mesmo dentro da minha "loucura" querer pescar é na verdade uma grande burrice. A noite, uma chuvinha ajuda a pegar no sono, depois de horas e horas, tentando pegar as "bichinhas".
O que você está pensando? Que mente suja você tem: "bichinhas, são as tilápias, meu.
Agora, aquela tormenta acima citada, não foi a primeira vez que aconteceu e com certeza, nem será a última, mais uma coisa é certa, ela faz um estrago danado, se o "louco do tilapeiro", não for precavido, montando e fixando bem a barraca de pesca no barranco.
Mais não pensem que só isto é suficiente, pois pelo declive do barranco, caso o "infeliz" não cave uma "valetinha" no fundo da barraca, coitado...a enxurrada, acaba com o todo trabalho para preparar o pesqueiro e pior, molha todas as tralhas, cevas, iscas, enfim é um sufoco danado.
Para nos consolarmos, quando somos imprevidentes a única desculpa é dizer: "Faz parte" e depois organizar tudo de novo.
Cara, imagine: Mesmo quando o nível da água está normal, temos que descer um barranco conforme o pesqueiro escolhido, em torno de uns 10 metros. Agora então, com a água em nível mais baixo, "ponha metros nisso" e pior, a lama que as chuvas causam nos locais.
Mais tilapeiro que se presa, sabe que uma boa "bota de borracha" é indispensável, principalmente pela saliência do solado, que evita que o "neguinho" escorregue e caia de "bumbum".
-x-x-x-x-x-x-x-
Agora vou abrir uim parênteses importante:
Você sabia que quando se corre o perigo de escorregar no solo liso do baranco do pesqueiro, você deve posicionar os pés na lateral?
Lembre-se desta dica sempre: pois descer pisando normalmente, as vezes colocando a ponta do pé, outras o carcanhá é tombo na certa, sacou?
-x-x-x-x-x-x-
Voltando á este papo irrelevante:
Quando isto acontece, aí, ainda tem que aguentar o "sarro" dos companheiros, mais nós que somos "jovens senhores de 60 anos pra cima", quem sabe, sendo brindados, com o início de uma "estoporose", bem aí...o pepino é mais embaixo.
PÔ! Que conversa fiada né?
Mais é proposital...se você tá lendo este tópico, atingi meu objetivo, então vou continuar...
O assunto prá variar é previsão do Tempo para Campina Grande do Sul, RM de Curitiba, onde se localiza a represa:
-x-x-x-x-x-
Terça-Feira, 30/11 Chuvoso de manhã. Aberturas de sol à tarde e "pancadas de chuva que vão até a noite".
Quarta-Feira, 01/12 Sol com muitas nuvens durante o dia, "pancadas de chuva a tarde e noite".
Quinta-Feira, 02/12 Sol e aumento de nuvens de manhã. "Pancadas de chuva à tarde e à noite".
-x-x-x-x-x-
Certamente vocês notaram "algo" em comum, certo?
Se não for "praga de madrinha", com certeza, meu amigo "PEDRÃO DO CÉU', tá de sacanagem e olha que faz um tempão.
O "cara" deve odiar os tilapeiros, pelo menos eu e meu companheiro Osvaldo, afinal na semana passada inteira, até ontem, segunda feira, o tempo por aqui estava "mir de bom", mais foi só, combinarmos outra pescaria, o Pedrão...Filho...
da mãe brasileira, resolveu "bagunçar o coreto".
Sacanagem meu! Principalmente agora, que as "meninas" estão preferindo "milho verde" no cardápio, em especial na pesca noturna.
Prá falar a verdade, queremos que o Pedrão se...
lixe, nem que chova canivete, se não for hoje a tarde, amanhã no "raiar" das 7 da matina, lá estaremos, não dá para desperdiçar o saco de capim e erva-doce que colhi, as 20 espigas de milho verde que cortei, os 10 kilos de ração que comprei, minhas varinhas "pegadeiras" só umas 18 varinhas que carinhosamente e incansávelmente preparei...
Agora, para vocês felizardos, cujo tempo deve estar uma "maravilha" onde moram, exceto aqueles que são aposentados ou estão de férias, que podem ir pescar, os demais, fiquem com inveja, trabalhem bastante.
Mais tem um detalhe, costumamos dizer que: exceto os se encontram nas condições acima, os demais que vão pescar nos dias da semana, são mesmos uns VAGABUNDOS. Ah!Ah!Ah!
Para encerrar toda esta conversa mole, um consolo: Trabalhem bastante, um dia vocês terão o privilégio de receber a aposentadoria do INSS, que pode ser uma "merreca", mais dando para pescar, tá bom.
E falando em trabalho: O QUE NÃO POSSO É PERDER ESTE EMPREGO.
Que venham as tilápias.
Inté.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”