PESCA DA TILAPIA- AUSÊNCIA DE OITO MESES

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

PESCA DA TILAPIA- AUSÊNCIA DE OITO MESES

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Seg Nov 15, 2010 6:52 pm

Tal ausência se deveu ao nosso clima frio aqui de Curitiba, pois, ele chegou no início de abril p.p., portanto, minhas pescarias de tilápias, á contra vontade tiveram que parar.
Então hoje revendo meus artigos e de outros pescadores, vou tecer alguns comentários:
1) Peço minhas sinceras desculpas ao meu xará Marcos Santos, que 1/5/10 respondeu um artigo que postei e perguntou sobre meu blog, então, informo: é Blog do Marcão Capivari, disponível na internet.
2) Por outro lado, independente do blog, alguns artigos também foram postados aqui no forum.
3) Como resposta ao Dante, sinceramente não tenho conhecimento técnico sobre peixes invasores, incluindo o artigo "a tilápia exótica e invasora", da qual fiz alguns comentários, entretanto, percebo que lá no Capivari, de certa forma elas tomaram conta, mais nem por isso, outros peixes deixaram de existir e além dela, outro peixe preferencial são os lambarís, portanto, creio que da mesma forma que a tilápia possa comer as ovas ou crias de outros peixes, possivelmente o lambarí como as ovas da tilápia e ambos são de preferência das trairas.
4) Quem conhece a represa do Capivari, sabe que lá existe uma variedade de peixes, alem dos mencionados, mais destaco vários tipos de carpas, algumas que já foram capturadas, chegaram a pesar até 40 kilos, eu mesmo, por pura sorte no passado cheguei a capturar uma carpa capim de mais de 20 kilos, mais deixo esta questão de lado,para comentar a próxima;
5) Já faz vários anos que por lá existe a pesca predatória, com redes, tarrafas, espinheis, boia louca, etc e é claro que os praticantes agem a noite, mais independente disto, a fiscalização é ausente ou ineficiente, entretanto, no que se refere as tilápias, muitos pseudo-tilapeiros, adotaram a "tal pesca de lambada" comentada em outros tópicos.
Assim sendo, realmente este tipo de pescaria, machuca os peixes, pois na maioria das vezes são fisgados pelo corpo e não importa o tamanho ou peso dos mesmos. É obvio que os que escapam, morrem posteriormente pelos ferimentos recebidos, porque os "predadores" usam garatéias no lugar do anzol comum.
6) Esta "maldita" pesca de lambada, interfere não só nas tilápias, bem como, nas carpas, pois estes peixes que são de natureza "arisca", agora então, nem se compara.
7)Como as iscas artiiciais são dotadas de garatéias, talvez nem seja preciso recomendar, mais na possibilidade de fisgar os peixes pelo corpo, mesmo considerando a prática da pesca esportiva, penso ser melhor levar o peixe para consumo, evitando o que narrei acima.
Para finalizar, amanhã,depois de oito meses na "seca" e se O "PEDRÃO", não embassar com o tempo aqui na região, vou matar a vontade, indo ao capivari, pescar minhas adoradas tilápias, com capim e erva doce, então, vocês que não são aposentados e amanhã voltam ao "batente", minhas cordiais saudações tilapeiras.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”