PESCA DA TILAPIA NO CAPIVARI

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

PESCA DA TILAPIA NO CAPIVARI

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Jan 28, 2010 9:29 pm

Olá Pessoal!
Estou usando este espaço, para informar os tilapeiros aqui da região de Curitiba, a saber:
Bem, como lá nas cavas em S.J.Pinhais, elas não estão dando o "ar da graça", resolvi ir na Represa Capivari Cachoeira, no domingo dia 24/01 e fiquei até 27/01. Como de costume fui no Recanto do Sabiá, estava lotado, assim mesmo consegui um pesqueiro que estava sendo desocupado por outro tilapeiro e foi nele que fiquei todos os dias e peguei muitas, a maioria pequenas e algumas de bom porte, pescando com Bicho da Laranja durante as noites e com capim Picuio, Papuã e Erva-doce, durante o dia. A represa continua com o nível muito alto, chove todos os dias e é água e lama para todos os lados, mais quem quiser se "arriscar"já sabe das condições. Falou.Marcão.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Re: PESCA DA TILAPIA NO CAPIVARI

Mensagem por Márcio Ravachi » Qua Fev 03, 2010 1:08 pm

Marcos A Cavalcanti escreveu:Olá Pessoal!
Estou usando este espaço, para informar os tilapeiros aqui da região de Curitiba, a saber:
Bem, como lá nas cavas em S.J.Pinhais, elas não estão dando o "ar da graça", resolvi ir na Represa Capivari Cachoeira, no domingo dia 24/01 e fiquei até 27/01. Como de costume fui no Recanto do Sabiá, estava lotado, assim mesmo consegui um pesqueiro que estava sendo desocupado por outro tilapeiro e foi nele que fiquei todos os dias e peguei muitas, a maioria pequenas e algumas de bom porte, pescando com Bicho da Laranja durante as noites e com capim Picuio, Papuã e Erva-doce, durante o dia. A represa continua com o nível muito alto, chove todos os dias e é água e lama para todos os lados, mais quem quiser se "arriscar"já sabe das condições. Falou.Marcão.
MArcão , considere-se um tilapeiro feliz ... pesquei sabado dia 23 e sabado dia 30 , dia 23 pegamos duas na artififial e dia 30 uma ... ta broca a coisa na artificial ...
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

REPOSTA AO MARCIO D.RAVACHI

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Fev 04, 2010 5:28 pm

Meu chapa tilapeiro: Até hoje não tive a oportunidade de pescar com iscas artificiais, que imagino ser embarcado, mais sei de amigos que fazem isto e depois de muitos arremessos, capturam poucos exemplares e nem sempre de "bom porte".Por isto que continuo "barranqueiro" e tem pescaria que a coisa fica preta, mesmo com toda experiência e paciência, elas nos dão um "baile". Só p/vc ter uma idéia, domingo passado 31/01, fui no Capivari, cheguei as 17hs, pois é o horário que os "domingueiros do chuirrasco e da cervejinha se mandam" e deixam os pesqueiros livres.Armei a lona sobre o guarda-sol no pesqueiro, depois verifiquei se no local havia enrosco, tinha uns dois, então sabendo disso, adequei as varas no comprimento certo, cevei e aguardei a noite chegar.Ate ás 23,00 horas, nada de"pitibiriba", as tilápias não estavam pegando no milho branco. N/demorou mto e veio "aquela pancada de chuva" com trovões e raios que iluminavam o pesqueiro. P/prática, n/horas, geralmente elas "somem". Mais p/m/surpresa, começaram a atacar a isca, n/hora, coloquei" bicho da laranja", n/demorou mto e veio a primeira de umas 500gr. Dali a pouco numa varinha de 2,60metros, a pena c/star-lite afundou, fisguei, veio outra grudada, achei que n/era grande, mais qdo estava no barranco, deu p/notar que era uma "cavala", então, p/ ela n/escapar, usei o passaguá. Adivinha...tinha mais que 2kg. E assim foi até as 3 da matina. Tto. que resolvi parar, pois já n/aguentava o sono. E cada uma das 6 varas que ia recolhendo, lá vinha outra tilápia. Dá p/entender? Bem na noite de 2a feira, estava uma maravilha, não choveu, o pesqueiro estava aquela "maravilha"...aguá parada e sabe qtas peguei? Nenhuma, dá p/crêr? Na 3a antes de anoitecer, caiu outro "toró" e passou logo antes de escurecer. Até as 2 da matina, nada... até que um colega foi dormir e desligou o refletor. Sabe o que aconteceu... N/passou nem 10minutos e fisguei 6 em seguida, todas acima de 500gramas. depois parou. É por estas e outras que "adoro"pescar tilápias e ainda tem gente que diz que é fácil e p/principiantes. "Eles não sabem de nada" concorda. Bem p/encerrar, adivinhe o que estava fazendo até agora? Preparando "as pegadeiras" p/o próximo domingo. Que ruim, né?
É isso ai, abraços. Marcão.

Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qui Fev 04, 2010 8:54 pm

Olá Marcão
Eu, como o Márcio, participo do campeonato da LPPE. Praticamente todas as pescarias que realizamos é somente com iscas artificiais. Para quem pesca com as artificiais, o desafio não é somente "pegar o peixe". É saber onde ele está, se num barranco vermelho ou debaixo dos araçás, se ele quer uma isca menor, maior, isca preta, branca, dourada, de superfície, fundo... se o trabalho da isca é lento, rápido, contínuo, com toques... é arremessar com precisão debaixo dos galhos onde elas esperam cair cigarras... é ver uma "chinelona" ficar olhando desconfiada para sua isca e conseguir imprimir um movimento que a convença a atacar, que a seduza... é parar de usar uma isca ou bater um determinado barranco e antes de mais nada, pensar no que está sendo feito de errado quando os peixes não aparecem... é amaldiçoar o peixe míope que jogou água pra cima quando bateu numa isca de superfície e errou... é escolher em casa cada uma das iscas a serem usadas, as linhas corretas, as varas, etc... é chegar em casa depois da pescaria e parar para admirar aquela que foi a "pegadeira" do dia, satisfeito por ter feito as escolhas corretas e parar para pensar se aquela será a isca da próxima pescaria...
Não que a pescaria de barranco não tenha encantos, obviamente tem muitos e eu já tive a oportunidade de pescar tilápias com varas telescópicas por diversos anos a fio, fazendo ceva, prestando atenção ao mínimo movimento da linha, levando iscas diversas como milho, coró, erva-doce, capim, minhoca, trocando a profundidade das bóias, o comprimento das varas e linhas, etc.
Mas não estamos discutindo o que pega mais, o que é mais eficiente, mas sim o que dá mais prazer ao pescador. Assim como tem gente que gosta de truco e tem gente que gosta de buraco, tem gente que gosta de pescar tilápias com varas telescópicas e tem gente que gosta das artificiais. No começo do ano passado, a gente pegava em média vinte tilápias, entre 300 gramas e um quilo por pescaria, mais umas vinte que investiam contra nossas iscas e erravam, ou seguiam as iscas sem bater, etc... somente a emoção de ver uma grande seguindo nossas iscas já pagava a pescaria, nem precisava pegar. Então, não é a produtividade que entra em questão e sim a diversão que cada pescaria oferece.
A pescaria de tilápias sem dúvida nenhuma não é para principiantes, exige muito do pescador, não importando a modalidade utilizada para sua captura. Como as tilápias se reproduzem muito, às vezes eu levo entre dois e quatro peixes para casa, mas nunca mais do que isso, porque sei que quanto mais peixes houver na represa, mais divertida será minha próxima pescaria. As tilápias e lambaris são os únicos peixes do Capivari que eu mato, sempre sem exageros e na época certa, respeitando a lei.
Ao Márcio...
Tá feia a coisa mesmo, poucas se dão ao trabalho de seguir a isca, quanto mais bater na isca, acertar então, nem pensar, hehehe... sabadão estaremos por lá de novo, hehehe...
Gde abraço aos amigos.
Imagem
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Sex Fev 05, 2010 8:29 am

Vamos fazer o seguinte , vamos se unir e implodir o gradio da represa assim ela baixa na marra ... hehe

Oque tenho notado é que esta difícl delas aparecerem na artificial , mas quando vem é coisa boa , mas pela minha experiência acredito que vai começar a apodrecer o capim de agora em diante e elas começam a voltar ao normal . De positivo é que elas devem fazer mais uma reprodução devido ao calor , então ano que vem vai ter muita tilápia .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

RESPOSTA AO RICARDO HARUO E MARCIO RAVACHI

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sex Fev 05, 2010 4:48 pm

Oi pessoal.
Meu caro Ricardo, achei sensacional a forma como vc descreveu a modalidade da pesca da tilápia, um dia quem sabe a gente possa se encontrar e você me dar uma aula prática, pois a única forma parecida que utilizo de barranco é a pesca de capim flutuando e as verzes acontece o mesmo que vc descreveu.
Ao Marcio: cara vc tá vendo os dias de calor que tem feito, parou de chover e acho que o Capiva já está baixando, vou conferir domingo que vem, pois creio que a Copel n/está soltando mta água nas comportas p/n/causar "enchente" nas cidades litorâneas. Se isto estiver realmente acontecendo, vai ser "mir de bom", pois elas n/terão capim p/comer, haverá mais pesqueiros nos barrancos e o resto... o resto é orar p/Nossa Senhora da Tilápia, que nos conceda vários trofeus.Falou?
Abraços. Bom final de semana, principalmente se for pescando.
Marcão.

http://dqhall59.com/images/fishes.jpg
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Fev 08, 2010 7:05 am

Pois é MArcão , minha idéia era igual a sua sobre o calor e que deveria ter baixado um pouco , mas estive domingo na represa e foi outra tomada forte ... hehe
Tenho observado que os pés de araça estão bem carregados , mas ainda os frutos estão bem verdes , os capins dentro da água, estão com as bases bem amareladas , devem apodrecer nos próximos 15 dias , acho que pelo que tudo indica daqui uns 15 a 20 dias elas vão começar a comer com força total os capins tenros da ponta das varas telescópicas e os insetos artificiais das nossas .
Oque me preocupa um pouco é que com esse começo de apodrecimento do capim ja começa a se formar uma " nata verde" na água e isso não é bom ...
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

CONTINUANDO A FALAR DAS TILAPIAS

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Fev 25, 2010 4:59 pm

Minha última postagem foi em 8 do corrente e de lá para cá, já se passaram alguns dias e para variar, continuei insistindo no Capivari e é claro, atrás de minhas queridinhas...tilápias... Aliás, nesta época delas, vou dormir, pensando nelas e se repete acordado. Todas as semanas, no domingo a tarde, se vocês quiserem me encontrar, vão me achar lá no RECANTO DO SABIÁ, com os meus colegas "fanáticos", pois a tarde, a curriola de fim de semana se manda, então alem de deixar os pesqueiros livres, nos ajudam deixando-os cevados. Papo vem...Papo vai, o assunto é óbvio: Quem pegou o que, quanto, etc. E lá vamos nós, se preciso aplainar o barranco, armar o guarda-sol e a lona por cima, forrar o pesqueiro escolholhido, descarregar as tralhas de pesca, iscas, cevas, varas, suportes, ufa...cansa, até a noite chegar, aí para complementar, levar o refletor a gás, a lanterna para sair e voltar do pesqueiro, armar as varinhas e ficar aguardando a bôa vontade das danadas. O tempo passa, tudo parado, de repente um sortudo fisga uma e nós na mesma.Dá uma inveja danada, mais fáz parte. O tempo continua caminhando, dali a pouco, pula um CORIMBA, na frente de nossas varas, torcemos para que o "danado" não invente de vir comer o milho de nosso anzol, senão, com certeza, vai quebrar uma de nossas varas, isto se não "embolar" todas as linhas das outras. Tudo normal, mais as tilápias continuam inativas. O jeito é ir tomar um cafézinho e lá está um outro azarado se queixando. Olhando o relógio, ainda não é nem meia-noite, tem muito pela frente, então, vamos voltar ao pesqueiro. Descemos o barranco, cuidando para que a luz da lanterna não ilumine a água ou o pesqueiro dos demais, sentamos, examinamos as varas, jogamos mais um pouquinho de ceva e haja paciência...nada. Algum felizardo pegou outra e nós, na mesma. Me remexo na cadeira, já não tem uma posição confortável, então levanto para esticar as "canelas" sempre de olho nas peninhas. Ôpa, uma deu uma mexidinha, pego o cabo da vara e dou a fisgada. Nada foi alarme falso. Nestas alturas, já passa das 3 da matina e o sono está tomando conta. Fica a dúvida: vou dormir ou "guento" mais um pouco? Vou tentar mais um pouco, até as 4. Penso: o jeito é ir prá caminha. Lá vou eu, entro na barraca, meu colchãozinho inflável, está no "tipo", antes de pegar no sono, fico analisando porque não deu nada, não chego á nenhuma conclusão. O jeito é deixar para o outro dia, quem sabe pela manhã, entre alguma no capim. A esperança do tilapeiro, sempre há de se renovar. Noutro dia de manhã, alguns estão se "mandando" com aquela cara de felicidade, mostram os "trofeus", enquanto outros, nada pegaram e nós os azarados e sortudos, passamos a falar de nossas estratégias utilizadas, pois com certeza, logo voltaremos aos nossos respectivos pesqueiros e que NOSSA SENHORA DAS TILAPIAS, nos dê uma nova graça. Graça mesmo é pescar as tilápias, concordam? Abraçoss.Marcão.Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Dom Fev 28, 2010 7:31 pm

Fala Marcos, tranquilo ?

Além das tilápias, que outros peixes costumam entram nesse tipo de pescaria que você faz no Capivari ? Fiquei curioso ao ler que chegaram a ver um corimba na represa.
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Seg Mar 01, 2010 3:48 pm

Ricardo Haruo escreveu:Olá Marcão
Eu, como o Márcio, participo do campeonato da LPPE. Praticamente todas as pescarias que realizamos é somente com iscas artificiais. Para quem pesca com as artificiais, o desafio não é somente "pegar o peixe". É saber onde ele está, se num barranco vermelho ou debaixo dos araçás, se ele quer uma isca menor, maior, isca preta, branca, dourada, de superfície, fundo... se o trabalho da isca é lento, rápido, contínuo, com toques... é arremessar com precisão debaixo dos galhos onde elas esperam cair cigarras... é ver uma "chinelona" ficar olhando desconfiada para sua isca e conseguir imprimir um movimento que a convença a atacar, que a seduza... é parar de usar uma isca ou bater um determinado barranco e antes de mais nada, pensar no que está sendo feito de errado quando os peixes não aparecem... é amaldiçoar o peixe míope que jogou água pra cima quando bateu numa isca de superfície e errou... é escolher em casa cada uma das iscas a serem usadas, as linhas corretas, as varas, etc... é chegar em casa depois da pescaria e parar para admirar aquela que foi a "pegadeira" do dia, satisfeito por ter feito as escolhas corretas e parar para pensar se aquela será a isca da próxima pescaria...
Não que a pescaria de barranco não tenha encantos, obviamente tem muitos e eu já tive a oportunidade de pescar tilápias com varas telescópicas por diversos anos a fio, fazendo ceva, prestando atenção ao mínimo movimento da linha, levando iscas diversas como milho, coró, erva-doce, capim, minhoca, trocando a profundidade das bóias, o comprimento das varas e linhas, etc.
Mas não estamos discutindo o que pega mais, o que é mais eficiente, mas sim o que dá mais prazer ao pescador. Assim como tem gente que gosta de truco e tem gente que gosta de buraco, tem gente que gosta de pescar tilápias com varas telescópicas e tem gente que gosta das artificiais. No começo do ano passado, a gente pegava em média vinte tilápias, entre 300 gramas e um quilo por pescaria, mais umas vinte que investiam contra nossas iscas e erravam, ou seguiam as iscas sem bater, etc... somente a emoção de ver uma grande seguindo nossas iscas já pagava a pescaria, nem precisava pegar. Então, não é a produtividade que entra em questão e sim a diversão que cada pescaria oferece.
A pescaria de tilápias sem dúvida nenhuma não é para principiantes, exige muito do pescador, não importando a modalidade utilizada para sua captura. Como as tilápias se reproduzem muito, às vezes eu levo entre dois e quatro peixes para casa, mas nunca mais do que isso, porque sei que quanto mais peixes houver na represa, mais divertida será minha próxima pescaria. As tilápias e lambaris são os únicos peixes do Capivari que eu mato, sempre sem exageros e na época certa, respeitando a lei.
Ao Márcio...
Tá feia a coisa mesmo, poucas se dão ao trabalho de seguir a isca, quanto mais bater na isca, acertar então, nem pensar, hehehe... sabadão estaremos por lá de novo, hehehe...
Gde abraço aos amigos.

Mestre Haruo.Sempre dando aquela aula pra nós.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

RESPÓSTA AO GABRIEL CASSOLA

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Mar 04, 2010 12:26 pm

Ola Companheiro, somente hoje 4/3 tive oportunidade de ler seu comentário, p/variar acabo de chegar la do Capivari.Qto aos corimbas, particularmente, não os pesco, mesmo porque tem que ter material apropriado para os mesmos, o pessoal que pesca, tem pego alguns que chegam até 10kg e como m/varinhas de mão estão preparadas p/tilápias, a noite qdo eles começam a pular na frente do pesqueiro e depois "param", torço p/que eles n/resolvam comer o "milho iscado em meus anzois, pois se isto acontecer, a menos que a linha arrebente(30mm) a vara quebra no meio, pois os danados são "violentíssimos" e tenho visto isto ocorrer c/outros tilapeiros. Mais vamos ao que realmente interessa:
l) O pessoal que tem equipamento preparado, usa varas telescópias p/molinete ou carretilha, que comporte no mínimo 100metros da mesma na bitola até 40mm;
2) Estas varas tem em tôrno de uns 4m e são lançadas na água, no mesmo sistema que se pesca de barranco, ou seja: eles usam diversas, (uns até 12 unidades), regulam o flutuador( pena) geralmente acrescida na cabeceira com starlite, de acordo c/ a profundidade do pesqueiro e aguardam o "bicho" atacar a isca (milho verde);
3) Qdo eles se fisgam, então, trabalham o peixe até "cansar", pois tem linha suficiente para isso;
4) A pescaria acontece durante a noite e como eles usam a luz química, pescam no escuro, tendo uma lanterna apenas p/casos de necessidade;
5) Pela possibilidade de se capturar os "grandões", o passaguá tem que ter uma boa boca e tamanho;
6) No mais, tudo vai da sorte, pois eles fazem a "ceva" de milho verde picado e ficam aguardando a "pegada".
Pelo que soube a razão dos "corimbas" ficarem pulando é para limpar as escamas, pois durante o dia, parece que se enterrão no barro??? Qdo param de pular é a hora que podem atacar.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Marcão.
Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”