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Como Remover Pintura Original St. Croix

Enviado: Sex Nov 07, 2014 2:25 pm
por Eduardo Gurjão
Olá, amigos,

Seguinte, tenho uma St. Croix SCV que, após alguns dias de pescaria batendo dentro do barco, ficou com a pintura original bem descascada e feia....então, estou querendo remover toda a pintura original e deixar na fibra limpa. A pergunta é: como faço para remover a pintura sem danificar o blank, sem retirar material da fibra??? Existe algum produto para isto???
Tentei lixar com grana 1200 mas não saiu nada da tinta.
Agradeço de mais aos que se dispuserem a ajudar.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Enviado: Sex Nov 07, 2014 4:24 pm
por Eduardo Borges
to com a mesma pergunta
quem puder ajudar
agradeço

Enviado: Seg Nov 10, 2014 9:20 am
por Douglas Rinco
Amigo, bom dia.

eu faço muito isso para meus clientes.

Primeiro raspe a pintura com um estilete ( CUIDADO )
apos ter raspado o "grosso" use lixa d'agua 220 com a mão bem leve, depois vá para uma lixa 320, depois umas 400 e por fim de o acabamento com uma 600, é assim que faço e fica muito bom.



Espero ter ajudado.


Abraço

Enviado: Seg Nov 10, 2014 2:07 pm
por Gabriel Paggiaro
Isso deve dar um trabalho que prefiro nem pensar!

Enviado: Seg Nov 10, 2014 2:13 pm
por Wagner Vieira
Gabriel Paggiaro escreveu:Isso deve dar um trabalho que prefiro nem pensar!
O pó da fibra de carbono incomoda muito. Dá uma coceira danada.

Acetona (pura) também remove a tinta e não compromete as fibras e nem a resina do blank.




Abração

Wagner

Enviado: Seg Nov 10, 2014 10:55 pm
por Vitor Poiani
Olá Eduardo Gurjão.

Eu faço como o Douglas, porém vale ressaltar que o estilete SEMPRE tem que estar à 90 graus do blank para que não lasque a fibra.

Aí passo lixa 240 e depois 600 pra deixar bem liso.

Importante neste processo depois resinar o blank para que as fibras não "arrepiam" com o tempo.

Abraços.

Enviado: Ter Nov 11, 2014 1:03 am
por Eduardo Gurjão
Olá,

Muito obrigado a todos! Vou fazer como indicaram, raspar levemente com uma lâmina já cega e depois lixar. Porém, como não tenho prática, vou usar lixas mais finas para não correr o risco de retirar material do blank...vou começar com lixa 600, depois 1200, 2000 e, por fim, 3000. Mesmo de demore uma eternidade, preguiça eu não tenho!
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.
Muito obrigado, mesmo!

Forte abraço a todos,

Eduardo

Enviado: Ter Nov 11, 2014 9:16 am
por Stefano Bracco
Eu já tirei a pintura de duas SCV.

Na primeira vez usei lixa de grana alta e depois finalizei passando massa de polir, mas depois que li que a massa de polir pode reagir com a resina do blank, parei de usar esse produto nele (vai saber se é mito ou verdade).
Até agora não tive nenhum problema com o blank.

Na segunda vez usei o Dremel, na velocidade média/alta, com a ponta 520:
Imagem
A manha e fazer aos poucos e nao ficar muito tempo no mesmo ponto. Essa ponta é mole e vai uma inteira para tirar a pintura do blank.

Enviado: Ter Nov 11, 2014 11:49 am
por CustombyMarco
Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Muito obrigado a todos! Vou fazer como indicaram, raspar levemente com uma lâmina já cega e depois lixar. Porém, como não tenho prática, vou usar lixas mais finas para não correr o risco de retirar material do blank...vou começar com lixa 600, depois 1200, 2000 e, por fim, 3000. Mesmo de demore uma eternidade, preguiça eu não tenho!
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.
Muito obrigado, mesmo!

Forte abraço a todos,

Eduardo

Eduardo tudo bem?

A Lamina não pode ser cega de maneira nenhuma e nem pode ter falha nela.
Já recebemos varas refeitas por algumas pessoas que chegou a tirar a casca igual cana, é um trabalho muito delicado a ser feito e de paciência.
Passe a lamina com muito cuidado e depois lixe delicadamente. Eu tenho um torno para lixar os blanks, ficam perfeitos.
Eduardo não use acetona e nenhum produto abrasivo. O Blank é feito com mantas de carbono (parece um tecido) você pode romper os módulos.

Você mesmo vai remontar? Porque não adianta tirar só entre os passadores, o certo é fazer no blank todo, senão fica horrível.

abr

Marcão

Enviado: Ter Nov 11, 2014 11:50 am
por Wagner Vieira
Eduardo Gurjão escreveu:
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.

Eduardo
Eduardo,

Como o blank é feito com resina bi-componente a acetona não afeta a integridade dele. O que afetaria com certeza é o Monomero de Estireno.
A acetona só traria danos para blanks em fibra de vidro ou mistos, pois a resina utilizada é a poliester.

Mas, também não utilizo mais a acetona. Só coloquei como uma opção.
Esta técnica com a lâmina do estilete ainda é a melhor opção sem dúvida.


Abração

Wagner

Enviado: Ter Nov 11, 2014 12:30 pm
por CustombyMarco
Wagner Vieira escreveu:
Eduardo Gurjão escreveu:
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.

Eduardo
Eduardo,

Como o blank é feito com resina bi-componente a acetona não afeta a integridade dele. O que afetaria com certeza é o Monomero de Estireno.
A acetona só traria danos para blanks em fibra de vidro ou mistos, pois a resina utilizada é a poliester.

Mas, também não utilizo mais a acetona. Só coloquei como uma opção.
Esta técnica com a lâmina do estilete ainda é a melhor opção sem dúvida.


Abração

Wagner

Wagner, os Americanos não usam nenhum tipo de produto abrasivo e acetona pode comprometer sim, principalmente se for pura.

Enviado: Ter Nov 11, 2014 2:15 pm
por Wagner Vieira
CustombyMarco escreveu: Wagner, os Americanos não usam nenhum tipo de produto abrasivo e acetona pode comprometer sim, principalmente se for pura.
Marco, boa tarde.

Ok.
Só escrevi com base nas informações e testes que tenho acesso aqui na empresa em que trabalho (Fibra de Vidro, Carbono e derivados).
Não quero criar polêmicas, só quero ajudar.


Abração

Wagner

Enviado: Ter Nov 11, 2014 3:49 pm
por CustombyMarco
Wagner Vieira escreveu:
CustombyMarco escreveu: Wagner, os Americanos não usam nenhum tipo de produto abrasivo e acetona pode comprometer sim, principalmente se for pura.
Marco, boa tarde.

Ok.
Só escrevi com base nas informações e testes que tenho acesso aqui na empresa em que trabalho (Fibra de Vidro, Carbono e derivados).
Não quero criar polêmicas, só quero ajudar.


Abração

Wagner
Wagner não criou polemica de jeito algum. Wagner tudo que tentarem e falarem já fiz em meus 25 anos de montagem e de desmontagem. E um detalhe nós montadores Br quanto a este procedimento ( remontagem) damos de 1000 x 0 no Mundo! Falo com conhecimento de causa. hehhheeheheheheheheheh E vi hoje na rede um Br ir fazer curso lá fora!!!! dei risada! Os caras não tem nada a nos ensinar muito pelo contrario !

Em tempo.... ... aprendemos muito devido as dificuldades e custo em ter componentes. Enfim.... .... Nos viramos!

Abr Marcão

Enviado: Ter Nov 11, 2014 6:06 pm
por Eduardo Gurjão
CustombyMarco escreveu:
Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Muito obrigado a todos! Vou fazer como indicaram, raspar levemente com uma lâmina já cega e depois lixar. Porém, como não tenho prática, vou usar lixas mais finas para não correr o risco de retirar material do blank...vou começar com lixa 600, depois 1200, 2000 e, por fim, 3000. Mesmo de demore uma eternidade, preguiça eu não tenho!
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.
Muito obrigado, mesmo!

Forte abraço a todos,

Eduardo

Eduardo tudo bem?

A Lamina não pode ser cega de maneira nenhuma e nem pode ter falha nela.
Já recebemos varas refeitas por algumas pessoas que chegou a tirar a casca igual cana, é um trabalho muito delicado a ser feito e de paciência.
Passe a lamina com muito cuidado e depois lixe delicadamente. Eu tenho um torno para lixar os blanks, ficam perfeitos.
Eduardo não use acetona e nenhum produto abrasivo. O Blank é feito com mantas de carbono (parece um tecido) você pode romper os módulos.

Você mesmo vai remontar? Porque não adianta tirar só entre os passadores, o certo é fazer no blank todo, senão fica horrível.

abr

Marcão
Olá, Marcão,

Eu remontar??? Deus me livre!!! Não tenho a pretensão, nem conhecimento , nem técnica e nem o meterial/equipamentos necessários!!!
Só quero mesmo retirar a pintura original que arranhou bastante e deixou a vara feia...nem vou mexer nos passadores não! Aliás o cabo dessa dita vara foi você quem fez pra mim, lindo, um dos mais bonitos que já vi!!!!
Anotei a dica de não poder usar lâmina cega, vou usar uma zerada!

Muito obrigado!

Forte abraço,

Eduardo

Enviado: Seg Nov 17, 2014 8:19 am
por Fabio Escher
Bom dia pessoal, ai vai meu 1 centavo de contribuição, a uns cinco anos atrás ganhei uma vara de um amigo, que era para molinete cujo a cor era muito feia, ai desmontei e montei para carretilha, eu usei removedor pastoso para remover a tinta antiga, e não tive problemas, e já fiz varias pescarias com ela.
nessa foto da para ter uma noção de como ficou o blanck.


Imagem

O removedor é esse da wanda, que segue o link.

http://www.repintura.com.br/wanda/Detal ... Produto=26

Espero que ajude.

Abraço.

Escher

Enviado: Seg Nov 17, 2014 9:44 am
por Stefano Bracco
Fabio,

No passado cheguei a usar massa de polir para finalizar a remoçao da pintura do blank.
Até agora eu tambem nao tive nenhum problema com o blank, mas acredito que a remoçao de tinta por meio fisico (lixa/estilete) seja o metodo mais seguro.

Atualmente uso uma ponta do Dremel que é tipo uma lixa muito fina.
Achei esse metodo o mais seguro, porem é muito demorado.

Produtos quimicos podem reagir com a resina que compoe o blank.

Abs.,

Enviado: Ter Nov 18, 2014 10:16 am
por Leonardo Vieira
Acompanhando o tópico!!!

Eu coloco o blank no torno e passo a lixa nele, já fiz isso em duas. Ficou legal. Passo nessa sequencia: 380 600 1200 2000 sempre borrifando água não lixo a seco.