Como Remover Pintura Original St. Croix

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

Como Remover Pintura Original St. Croix

Mensagem por Eduardo Gurjão » Sex Nov 07, 2014 2:25 pm

Olá, amigos,

Seguinte, tenho uma St. Croix SCV que, após alguns dias de pescaria batendo dentro do barco, ficou com a pintura original bem descascada e feia....então, estou querendo remover toda a pintura original e deixar na fibra limpa. A pergunta é: como faço para remover a pintura sem danificar o blank, sem retirar material da fibra??? Existe algum produto para isto???
Tentei lixar com grana 1200 mas não saiu nada da tinta.
Agradeço de mais aos que se dispuserem a ajudar.

Forte abraço a todos,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Sex Nov 07, 2014 4:24 pm

to com a mesma pergunta
quem puder ajudar
agradeço
Avatar do usuário
Douglas Rinco
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1514
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 7:59 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Rinco » Seg Nov 10, 2014 9:20 am

Amigo, bom dia.

eu faço muito isso para meus clientes.

Primeiro raspe a pintura com um estilete ( CUIDADO )
apos ter raspado o "grosso" use lixa d'agua 220 com a mão bem leve, depois vá para uma lixa 320, depois umas 400 e por fim de o acabamento com uma 600, é assim que faço e fica muito bom.



Espero ter ajudado.


Abraço
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Seg Nov 10, 2014 2:07 pm

Isso deve dar um trabalho que prefiro nem pensar!
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Seg Nov 10, 2014 2:13 pm

Gabriel Paggiaro escreveu:Isso deve dar um trabalho que prefiro nem pensar!
O pó da fibra de carbono incomoda muito. Dá uma coceira danada.

Acetona (pura) também remove a tinta e não compromete as fibras e nem a resina do blank.




Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Vitor Poiani
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1145
Registrado em: Qui Set 30, 2004 12:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Poiani » Seg Nov 10, 2014 10:55 pm

Olá Eduardo Gurjão.

Eu faço como o Douglas, porém vale ressaltar que o estilete SEMPRE tem que estar à 90 graus do blank para que não lasque a fibra.

Aí passo lixa 240 e depois 600 pra deixar bem liso.

Importante neste processo depois resinar o blank para que as fibras não "arrepiam" com o tempo.

Abraços.
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Gurjão » Ter Nov 11, 2014 1:03 am

Olá,

Muito obrigado a todos! Vou fazer como indicaram, raspar levemente com uma lâmina já cega e depois lixar. Porém, como não tenho prática, vou usar lixas mais finas para não correr o risco de retirar material do blank...vou começar com lixa 600, depois 1200, 2000 e, por fim, 3000. Mesmo de demore uma eternidade, preguiça eu não tenho!
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.
Muito obrigado, mesmo!

Forte abraço a todos,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Ter Nov 11, 2014 9:16 am

Eu já tirei a pintura de duas SCV.

Na primeira vez usei lixa de grana alta e depois finalizei passando massa de polir, mas depois que li que a massa de polir pode reagir com a resina do blank, parei de usar esse produto nele (vai saber se é mito ou verdade).
Até agora não tive nenhum problema com o blank.

Na segunda vez usei o Dremel, na velocidade média/alta, com a ponta 520:
Imagem
A manha e fazer aos poucos e nao ficar muito tempo no mesmo ponto. Essa ponta é mole e vai uma inteira para tirar a pintura do blank.
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Ter Nov 11, 2014 11:49 am

Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Muito obrigado a todos! Vou fazer como indicaram, raspar levemente com uma lâmina já cega e depois lixar. Porém, como não tenho prática, vou usar lixas mais finas para não correr o risco de retirar material do blank...vou começar com lixa 600, depois 1200, 2000 e, por fim, 3000. Mesmo de demore uma eternidade, preguiça eu não tenho!
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.
Muito obrigado, mesmo!

Forte abraço a todos,

Eduardo

Eduardo tudo bem?

A Lamina não pode ser cega de maneira nenhuma e nem pode ter falha nela.
Já recebemos varas refeitas por algumas pessoas que chegou a tirar a casca igual cana, é um trabalho muito delicado a ser feito e de paciência.
Passe a lamina com muito cuidado e depois lixe delicadamente. Eu tenho um torno para lixar os blanks, ficam perfeitos.
Eduardo não use acetona e nenhum produto abrasivo. O Blank é feito com mantas de carbono (parece um tecido) você pode romper os módulos.

Você mesmo vai remontar? Porque não adianta tirar só entre os passadores, o certo é fazer no blank todo, senão fica horrível.

abr

Marcão
Imagem
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Ter Nov 11, 2014 11:50 am

Eduardo Gurjão escreveu:
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.

Eduardo
Eduardo,

Como o blank é feito com resina bi-componente a acetona não afeta a integridade dele. O que afetaria com certeza é o Monomero de Estireno.
A acetona só traria danos para blanks em fibra de vidro ou mistos, pois a resina utilizada é a poliester.

Mas, também não utilizo mais a acetona. Só coloquei como uma opção.
Esta técnica com a lâmina do estilete ainda é a melhor opção sem dúvida.


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Ter Nov 11, 2014 12:30 pm

Wagner Vieira escreveu:
Eduardo Gurjão escreveu:
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.

Eduardo
Eduardo,

Como o blank é feito com resina bi-componente a acetona não afeta a integridade dele. O que afetaria com certeza é o Monomero de Estireno.
A acetona só traria danos para blanks em fibra de vidro ou mistos, pois a resina utilizada é a poliester.

Mas, também não utilizo mais a acetona. Só coloquei como uma opção.
Esta técnica com a lâmina do estilete ainda é a melhor opção sem dúvida.


Abração

Wagner

Wagner, os Americanos não usam nenhum tipo de produto abrasivo e acetona pode comprometer sim, principalmente se for pura.
Imagem
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Ter Nov 11, 2014 2:15 pm

CustombyMarco escreveu: Wagner, os Americanos não usam nenhum tipo de produto abrasivo e acetona pode comprometer sim, principalmente se for pura.
Marco, boa tarde.

Ok.
Só escrevi com base nas informações e testes que tenho acesso aqui na empresa em que trabalho (Fibra de Vidro, Carbono e derivados).
Não quero criar polêmicas, só quero ajudar.


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Ter Nov 11, 2014 3:49 pm

Wagner Vieira escreveu:
CustombyMarco escreveu: Wagner, os Americanos não usam nenhum tipo de produto abrasivo e acetona pode comprometer sim, principalmente se for pura.
Marco, boa tarde.

Ok.
Só escrevi com base nas informações e testes que tenho acesso aqui na empresa em que trabalho (Fibra de Vidro, Carbono e derivados).
Não quero criar polêmicas, só quero ajudar.


Abração

Wagner
Wagner não criou polemica de jeito algum. Wagner tudo que tentarem e falarem já fiz em meus 25 anos de montagem e de desmontagem. E um detalhe nós montadores Br quanto a este procedimento ( remontagem) damos de 1000 x 0 no Mundo! Falo com conhecimento de causa. hehhheeheheheheheheheh E vi hoje na rede um Br ir fazer curso lá fora!!!! dei risada! Os caras não tem nada a nos ensinar muito pelo contrario !

Em tempo.... ... aprendemos muito devido as dificuldades e custo em ter componentes. Enfim.... .... Nos viramos!

Abr Marcão
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Gurjão » Ter Nov 11, 2014 6:06 pm

CustombyMarco escreveu:
Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Muito obrigado a todos! Vou fazer como indicaram, raspar levemente com uma lâmina já cega e depois lixar. Porém, como não tenho prática, vou usar lixas mais finas para não correr o risco de retirar material do blank...vou começar com lixa 600, depois 1200, 2000 e, por fim, 3000. Mesmo de demore uma eternidade, preguiça eu não tenho!
Quanto à acetona, vou evitar, pois li em um fórum gringo que nunca deve-se deixar acetona entrar em contato com o blank.
Muito obrigado, mesmo!

Forte abraço a todos,

Eduardo

Eduardo tudo bem?

A Lamina não pode ser cega de maneira nenhuma e nem pode ter falha nela.
Já recebemos varas refeitas por algumas pessoas que chegou a tirar a casca igual cana, é um trabalho muito delicado a ser feito e de paciência.
Passe a lamina com muito cuidado e depois lixe delicadamente. Eu tenho um torno para lixar os blanks, ficam perfeitos.
Eduardo não use acetona e nenhum produto abrasivo. O Blank é feito com mantas de carbono (parece um tecido) você pode romper os módulos.

Você mesmo vai remontar? Porque não adianta tirar só entre os passadores, o certo é fazer no blank todo, senão fica horrível.

abr

Marcão
Olá, Marcão,

Eu remontar??? Deus me livre!!! Não tenho a pretensão, nem conhecimento , nem técnica e nem o meterial/equipamentos necessários!!!
Só quero mesmo retirar a pintura original que arranhou bastante e deixou a vara feia...nem vou mexer nos passadores não! Aliás o cabo dessa dita vara foi você quem fez pra mim, lindo, um dos mais bonitos que já vi!!!!
Anotei a dica de não poder usar lâmina cega, vou usar uma zerada!

Muito obrigado!

Forte abraço,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Fabio Escher
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 108
Registrado em: Sáb Out 10, 2009 7:51 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Escher » Seg Nov 17, 2014 8:19 am

Bom dia pessoal, ai vai meu 1 centavo de contribuição, a uns cinco anos atrás ganhei uma vara de um amigo, que era para molinete cujo a cor era muito feia, ai desmontei e montei para carretilha, eu usei removedor pastoso para remover a tinta antiga, e não tive problemas, e já fiz varias pescarias com ela.
nessa foto da para ter uma noção de como ficou o blanck.


Imagem

O removedor é esse da wanda, que segue o link.

http://www.repintura.com.br/wanda/Detal ... Produto=26

Espero que ajude.

Abraço.

Escher
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Seg Nov 17, 2014 9:44 am

Fabio,

No passado cheguei a usar massa de polir para finalizar a remoçao da pintura do blank.
Até agora eu tambem nao tive nenhum problema com o blank, mas acredito que a remoçao de tinta por meio fisico (lixa/estilete) seja o metodo mais seguro.

Atualmente uso uma ponta do Dremel que é tipo uma lixa muito fina.
Achei esse metodo o mais seguro, porem é muito demorado.

Produtos quimicos podem reagir com a resina que compoe o blank.

Abs.,
Avatar do usuário
Leonardo Vieira
CALOURO
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 5:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leonardo Vieira » Ter Nov 18, 2014 10:16 am

Acompanhando o tópico!!!

Eu coloco o blank no torno e passo a lixa nele, já fiz isso em duas. Ficou legal. Passo nessa sequencia: 380 600 1200 2000 sempre borrifando água não lixo a seco.
Leonardo de Cristo Vieira
Pescar, acima de Tudo, é estar em Paz Espírito e com o Corpo em Equilíbrio com a Natureza!!!

Imagem

CUSTOM BY LEO - Varas de Pesca Customizadas

Facebook.com/custombyleonardo

Pesque e Solte
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”