Dúvida: Vara X Linha (libragem) - Teste Força

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Rodolfo Korch
CALOURO
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Jul 07, 2011 3:00 pm
Cidade:

Dúvida: Vara X Linha (libragem) - Teste Força

Mensagem por Rodolfo Korch » Seg Dez 16, 2013 7:49 am

Olá pessoal.

Hoje fiz alguns testes pra saber a força exercida na linha, levando as varas ao limite.

Utilizei três varas diferentes, ambas em carbono:

- 15lbs, ação rápida;
- 30lbs, ação extra rápida;
- 70lbs, ação extra rápida.

Passei uma linha nos passadores e amarrei na balança digital. Depois de tudo bem preso e balança zerada, fiz força até onde considerei ser o limite das varas, passando pouca coisa dos 90º. Mais que isso acho que quebrava, pois a linha já encostava no corpo das varas.

Imagem

Resultado na digital:

- 15lbs - 0,7Kg;
- 30lbs - 1,5Kg;
- 70lbs - 8Kg.

Ou seja, uma vara com especificação de 70lbs ou 31Kg, a força máxima exercida na linha será de 8Kg.

Pergunto:

A vara com especificação 70lbs ou 31Kg só suporta 8Kg, como determinar a força que uma vara aguenta?
Por que especificar o uso de linhas entre 40 e 70lbs, se a força máxima na linha só será 8Kg? Posso usar então uma linha com resistência de 18lbs que vai resistir tranquilamente? :?:
E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. Mt. 4-19

Imagem

"Pesque e solte, pratique essa idéia!
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Qua Dez 18, 2013 1:36 pm

Nossa, somente 0,7kg na 15lb? Tenho certeza que uma linha fluor 10lb estoura com um tucuna de 10kg, mesmo que na vara tenha somente 0,7kg . . . será que é pq o nó é frágil nas mono e a resistência a golpes rápidos do peixe é pequena nas multi?

Exemplo:

Uma multi estoura se der cabeleira no carretel e a isca é pesada.
Uma mono de até menor libragem guenta . . .

isso deve ser devido a elasticidade diferente de ambas!

mas legal o post, sempre tenho duvidas quanto a isso!
uma coisa eu garanto, uma fluor de 20lb vai perder bem menos tucuna que uma multi de 20lb. experiencia propria! (e com elasticidade pequena nas duas: menor no multi)
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Dez 18, 2013 2:08 pm

Rodolfo,

Em um teste deste, deverá ser levado em consideração o ponto de quebra delas... Senão, ficaria só no "achismo"...
Eu fiz algo semelhante tem algum tempo atrás, e pra você ter uma idéia, o blank de 12lbs quebrou com 23lbs de pressão.


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Jonatas Krug
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Jonatas Krug » Qui Dez 19, 2013 8:21 pm

Acho que se o teste for feito com um ângulo mais aberto da vara em relação a linha, de tal forma que se consiga envergar o blank até as proximidades do cabo os resultados seriam mais confiáveis.
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”