Rod building amador

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Rod building amador

Mensagem por Stefano Bracco » Qua Jul 24, 2013 11:37 pm

Já faz um tempinho que frequento a sala de rod building e notei que são poucos os montadores/ customizadores de varas que são amadores/hobbistas, ou seja, que não tem o rod building como fim lucrativo.

Talvez eu esteja errado na questão de sermos em poucos, mas acredito não estar errado quando afirmo que faltam tópicos de montadores/customizadores amadores.

Dando uma olhada na sala dos Lure Makers, percebi uma maior participação de hobbistas/amadores, que fazem a própria isca para ter a satisfação de pescar algo com o fruto do próprio trabalho.

Qual a opinião do pessoal? O Rod building ainda é um hobby muito caro? O pessoal está escondido? E’ mesmo falta de interesse? O pessoal tem medo que alguém roube a ideia/experiência para ganhar um dinheirinho?

Comparando com os fóruns la de fora, me parece que a sala seja somente um vitrine de exposição para os profissionais. Nada contra isso, mas seria legal ler experiências positivas e negativas do pessoal amador, que às vezes é taxado como uma alguém que faz a coisa mal feita, mas nem sempre é assim.
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Re: Rod building amador

Mensagem por CustombyMarco » Qui Jul 25, 2013 12:05 pm

Stefano Bracco escreveu:Já faz um tempinho que frequento a sala de rod building e notei que são poucos os montadores/ customizadores de varas que são amadores/hobbistas, ou seja, que não tem o rod building como fim lucrativo.

Talvez eu esteja errado na questão de sermos em poucos, mas acredito não estar errado quando afirmo que faltam tópicos de montadores/customizadores amadores.

Dando uma olhada na sala dos Lure Makers, percebi uma maior participação de hobbistas/amadores, que fazem a própria isca para ter a satisfação de pescar algo com o fruto do próprio trabalho.

Qual a opinião do pessoal? O Rod building ainda é um hobby muito caro? O pessoal está escondido? E’ mesmo falta de interesse? O pessoal tem medo que alguém roube a ideia/experiência para ganhar um dinheirinho?

Comparando com os fóruns la de fora, me parece que a sala seja somente um vitrine de exposição para os profissionais. Nada contra isso, mas seria legal ler experiências positivas e negativas do pessoal amador, que às vezes é taxado como uma alguém que faz a coisa mal feita, mas nem sempre é assim.
Stefano sempre foi um hoby caro e mesmo lá fora é caro, e é um engano seu que a maioria lá fora seja amador, muito pelo contrario são em sua maioria aposentados que ganham com este trabalho haja visto que uma das perguntas mais realizadas em fóruns é qual o formulário para se pagar os impostos? Como calcular o custo de uma vara, etc.

Stefano quanto ao fato de não postarem aqui ou acola eu também acho estranho principalmente os "profissionais" não postarem. Ai eu acho que é bem o que cito acima, como se fosse algo impressionante coisa do outro mundo ou mesmo a descoberta das Américas. Pode ser também não terem trabalhos para postarem.

Stefano eu penso o seguinte quanto ao profissionalismo desta arte: profissional RB para mim é não ter tempo para outra atividade a não ser customizar varas de pesca, não é o fato de você montar um cabo ou passador fazer chevrons ou mesmo abrir um site etc pode se alto intitular um profissional. Nunca vou desmerecer ou mesmo questionar os que estão tentando mas, para se dizer profissionais, acredito que tem um longo caminho á percorrer, e isso é em tudo nessa vida. Concorda?

Achei legal este seu tópico, vamos ver as opiniões!

Abr Marcão
Imagem
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qui Jul 25, 2013 12:14 pm

Editado.



Peço desculpas a quem já leu o que eu tinha escrito. Escrevi sem pensar. Baita erro meu.




Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Ricardo C. Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Sáb Mar 31, 2012 8:17 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo C. Oliveira » Qui Jul 25, 2013 2:51 pm

É, aqui geralmente só se usa para vitrine, não deve ter amadores. Pois ninguem posta ideias ou duvidas no subgrupo. Bom, pelo menos nunca vi. Tavles msgs em private. Mas nada muito publico.
"Em busca da pesca perfeita, pois a proxima é sempre melhor que a anterior"
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Qui Jul 25, 2013 4:11 pm

Ricardo C. Oliveira escreveu:É, aqui geralmente só se usa para vitrine, não deve ter amadores. Pois ninguem posta ideias ou duvidas no subgrupo. Bom, pelo menos nunca vi. Tavles msgs em private. Mas nada muito publico.
Resposta pela parte que nos toca

Só uma pergunta Ricardo: você já olhou os posts fixos? E tinha muito mais! e olhou todas as páginas? Ninguém nega informações. Com certeza passamos muitas informações por MP, até mesmo ensinamos a montar uma vara por MP ou e-mail.

E o pior quando postamos algo diferente que pode ser usado como idéia pelos amadores chamam nosso trabalho de boiolice ,v*******, Frufru, frescura e etc. Estou errado?

Acredito que esta havendo um pouco de injustiça de sua aparte, inclusive com o que realizou o tópico pois ele é um dos que mais contribui nesta área neste fórum, o que não vejo de alguns montadores que falam que são os caras!

Marcão
Imagem
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Re: Rod building amador

Mensagem por Stefano Bracco » Qui Jul 25, 2013 6:11 pm

Obrigado Marco,

tambem estou curioso sobre as opinioes.

CustombyMarco escreveu: Stefano sempre foi um hoby caro e mesmo lá fora é caro, e é um engano seu que a maioria lá fora seja amador, muito pelo contrario são em sua maioria aposentados que ganham com este trabalho haja visto que uma das perguntas mais realizadas em fóruns é qual o formulário para se pagar os impostos? Como calcular o custo de uma vara, etc.


Ok, posso estar enganado em afirmar que a maioria é profissional, mas pelo menos la fora vemos bem mais debates, duvidas, experiencia e topicos dos amadores.
Pelo jeito, aqui, nos amadores do RB somos moscas brancas kkkk... (ou estamos escondidos ???)
Vendo o tópico do lures makers pensei que tivesse mais gente que gostasse de RB como hobby.

CustombyMarco escreveu:Stefano quanto ao fato de não postarem aqui ou acola eu também acho estranho principalmente os "profissionais" não postarem. Ai eu acho que é bem o que cito acima, como se fosse algo impressionante coisa do outro mundo ou mesmo a descoberta das Américas. Pode ser também não terem trabalhos para postarem.


Stefano eu penso o seguinte quanto ao profissionalismo desta arte: profissional RB para mim é não ter tempo para outra atividade a não ser customizar varas de pesca, não é o fato de você montar um cabo ou passador fazer chevrons ou mesmo abrir um site etc pode se alto intitular um profissional. Nunca vou desmerecer ou mesmo questionar os que estão tentando mas, para se dizer profissionais, acredito que tem um longo caminho á percorrer, e isso é em tudo nessa vida. Concorda?

Quanto ao definir um profissional acredito que sejam necessários inúmeros adjetivos, alem dos aspectos que você já postou.

A meu ver o profissional deve conhecer e gostar da arte, oferecer garantia do serviço feito e do material vendido, dar assistência técnica, definir e atender prazos, aconselhar o cliente, etc...

Nesse tópico não quis descer em detalhes sobre o profissionalismo da atividade. Poderia ser uma tema de longa discussão.
Aqui quis definir o “profissional” simplesmente como aquele que lucra com o RB.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Qui Jul 25, 2013 6:16 pm

Ricardo C. Oliveira escreveu:É, aqui geralmente só se usa para vitrine, não deve ter amadores. Pois ninguem posta ideias ou duvidas no subgrupo. Bom, pelo menos nunca vi. Tavles msgs em private. Mas nada muito publico.
Sei que nao é muito Ricardo, mas tento retribuir minhas experiencia com o pessoal.
Quanto a nao ter amadores, como postei acima, acho que sou umas das poucas moscas brancas.... kkkkk. :lol:
Avatar do usuário
Ricardo C. Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Sáb Mar 31, 2012 8:17 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo C. Oliveira » Qui Jul 25, 2013 6:38 pm

CustombyMarco escreveu:
Ricardo C. Oliveira escreveu:É, aqui geralmente só se usa para vitrine, não deve ter amadores. Pois ninguem posta ideias ou duvidas no subgrupo. Bom, pelo menos nunca vi. Tavles msgs em private. Mas nada muito publico.
Resposta pela parte que nos toca

Só uma pergunta Ricardo: você já olhou os posts fixos? E tinha muito mais! e olhou todas as páginas? Ninguém nega informações. Com certeza passamos muitas informações por MP, até mesmo ensinamos a montar uma vara por MP ou e-mail.

E o pior quando postamos algo diferente que pode ser usado como idéia pelos amadores chamam nosso trabalho de boiolice ,v*******, Frufru, frescura e etc. Estou errado?

Acredito que esta havendo um pouco de injustiça de sua aparte, inclusive com o que realizou o tópico pois ele é um dos que mais contribui nesta área neste fórum, o que não vejo de alguns montadores que falam que são os caras!

Marcão
Me desculpe Marcos, estes fixos são posts antigos, stefano se refere à algo novo, atual. Coisa que volto a afirmar, não possuir. Eu de minha parte aprecio a vara pela qualidade do material e não pelos frufrus como o Sr. cita acima. Mas isso é algo pessoal. Que não deve refletir no trabalho que o Sr. faz e que deve continuar, pos é renomado aqui e fora do brasil.
"Em busca da pesca perfeita, pois a proxima é sempre melhor que a anterior"
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qui Jul 25, 2013 11:28 pm

Fala Stefano.

No meu caso sou um hobbista que encontrei no Rod Building uma maneira de sustentar meu vício...rs
Sempre pesquei pouco por falta de $$$.
Sempre tentei consertar minhas varas, trocar passadores, limpar carretilhas, enfim economizar onde dava pra poder pescar.

O rodbuilding veio de maneira natural por volta de 98 quando comecei a participar de foruns americanos e procurar informações sobre o assunto.
Ainda participo de foruns americanos pela quantidade e qualidade de informações. Lá tem muito hobbista, e as informações fluem com mais facilidade.

Aqui no Brasil só posto fotos de trabalhos que realizo a amigos, pessoas que me mandam MP pela Caterva e outros que entram no meu site.
E estou tendo uma boa resposta daquilo que estou fazendo, o que me deixa muito feliz.

Já tive algumas idéias de fazer alguns vídeos explicativos do que faço e como faço, mas aí não quero dar a cara a tapa.
Sou apenas um hobbista que os amigos entram em contato e o dinheiro que entra, compro mais droga pra saciar o vício....rsrsrs

Mas tenho uma dívida com vc Stefano.
Roubo descaradamente as suas dicas...kkkk....


Abraço
Rick
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qui Jul 25, 2013 11:35 pm

Ricardo C. Oliveira escreveu:É, aqui geralmente só se usa para vitrine, não deve ter amadores. Pois ninguem posta ideias ou duvidas no subgrupo. Bom, pelo menos nunca vi. Tavles msgs em private. Mas nada muito publico.
Fala Xará...

Aqui no Brasil a coisa é diferente.
Se vc comparar o fluxo de mensagens no próprio Lure Makers com o Rodbuilding, aqui é mais um mural.

A quantidade de hobbistas é pequena pela pouca quantidade de informações e dificuldade de compra de peças.

Mas a coisa está desenvolvendo, vejo várias pessoas montando suas próprias varas, correndo atrás de informações e fazendo cursos.
Aqui mesmo em SP converso com vários montadores pequenos, trocamos experiências e idéias.

Vamos ver nos próximos anos o que acontece.


Abraço
Rick
Avatar do usuário
Masayuki Sakurai
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 359
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 6:26 pm
Cidade:

Mensagem por Masayuki Sakurai » Sex Jul 26, 2013 1:43 pm

Como diz o Marco e a Bete, sou o que chamam de "amador". Fiz curso de montagem de varas em S.Paulo, e hoje monto varas e refaço as que tenho, graças a muitas informações que eles passam para mim. Sou muito grato a família By Marco. Compro deles, passadores, blancks, cabos e demais acessórios. Atendo eventualmente algum amigo, que conhece o meu trabalho e no mais é para mim,pois, tenho mais de 40 varas "desequilibradas" para o meu gosto. Nas horas de folga customizo iscas artificiais, aquelas que não pega, faço pinturas especiais, e ainda faço snaps, trailers, bóias, etc... Tenho muita coisa para fazer, para curtir a minha aposentadoria do Banco do Brasil.
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Re: Rod building amador

Mensagem por CustombyMarco » Sex Jul 26, 2013 3:04 pm

Stefano Bracco escreveu:Obrigado Marco,

tambem estou curioso sobre as opinioes.

CustombyMarco escreveu: Stefano sempre foi um hoby caro e mesmo lá fora é caro, e é um engano seu que a maioria lá fora seja amador, muito pelo contrario são em sua maioria aposentados que ganham com este trabalho haja visto que uma das perguntas mais realizadas em fóruns é qual o formulário para se pagar os impostos? Como calcular o custo de uma vara, etc.
Ok!


Ok, posso estar enganado em afirmar que a maioria é profissional, mas pelo menos la fora vemos bem mais debates, duvidas, experiencia e topicos dos amadores.
Pelo jeito, aqui, nos amadores do RB somos moscas brancas kkkk... (ou estamos escondidos ???)
Vendo o tópico do lures makers pensei que tivesse mais gente que gostasse de RB como hobby.

Stefano, você participa que eu sei . Infelizmente nós ainda não temos um Fórum ou algo parecido por aqui que é dedicado tão somente a arte de RB para os vivem da arte ou o amador male ma posta-se um fontinha de peixes nesses foruns e não aceitam certos tipos de comentários ou perguntas pois se não tem o que falar ou agregar eles te cortam ou fazem como se você não existisse, alias seria o certo pelos fóruns hehehehe evitaria um monte conversa que não agrega e não leva á nada

Quanto aos amadores realmente são poucos mas há 10 anos atrás nem isso havia ( Amadores) ou mesmo hobby imagine há 20 anos então hehehehehe. Mas se Deus deixar ainda verei não como nos EUA JP etc mas bem próximo pois em minha opinião somos bem mais criativos, caprichosos, exigentes, e temos bom gosto, o problema pode ter certeza é o custo Brasil para este tipo de componentes o que não é o caso dos lure maker, acredito que tem pelo menos 98% dos componentes usados por eles que são nacionais

CustombyMarco escreveu:Stefano quanto ao fato de não postarem aqui ou acola eu também acho estranho principalmente os "profissionais" não postarem. Ai eu acho que é bem o que cito acima, como se fosse algo impressionante coisa do outro mundo ou mesmo a descoberta das Américas. Pode ser também não terem trabalhos para postarem.


Stefano eu penso o seguinte quanto ao profissionalismo desta arte: profissional RB para mim é não ter tempo para outra atividade a não ser customizar varas de pesca, não é o fato de você montar um cabo ou passador fazer chevrons ou mesmo abrir um site etc pode se alto intitular um profissional. Nunca vou desmerecer ou mesmo questionar os que estão tentando mas, para se dizer profissionais, acredito que tem um longo caminho á percorrer, e isso é em tudo nessa vida. Concorda?

Quanto ao definir um profissional acredito que sejam necessários inúmeros adjetivos, alem dos aspectos que você já postou.

A meu ver o profissional deve conhecer e gostar da arte, oferecer garantia do serviço feito e do material vendido, dar assistência técnica, definir e atender prazos, aconselhar o cliente, etc...


Ai sim!! Corretíssimo!

Nesse tópico não quis descer em detalhes sobre o profissionalismo da atividade. Poderia ser uma tema de longa discussão.
Aqui quis definir o “profissional” simplesmente como aquele que lucra com o RB.
Ok!
Imagem
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dair Helaehil » Sex Jul 26, 2013 9:59 pm

Stefano, muito interessante este tópico.
Não conheço quase nada do assunto, mas vou me arriscar a dar meu pitaco.

Você mesmo se considera um RB hobbista .Você não tem nesta atividade o lucro como fim.Você não necessita de uma vitrine para aparecer.Você deve utilizar o Fórum para pesquisar materiais, ver tendencias, etc...

Creio(mera suposição de um leigo) que o "aparato" necessário para montagem de uma vara não seja tão simples.Pelo menos um secador giratório para secar a resina.Ferramentas para acertar os furos do EVA ou cortiça. Algo para torneá-los.Conhecimento dos componentes corretos.Conhecimento das técnicas necessárias para que a vara fique equilibrada, etc..etc..

Muito diferente do que pegar um pedaço de caxeta e ,com um estilete e lixa, fazer um shape de isca.Se errar, perdeu um pedaço de pau.

Um bom blank(sim, você não vai fazer sua vara com um blank meia-boca)deve custar algo em torno de R$100,00.Um jogo de passadores Fuji, talvez até mais do que isso.Mais reel set, fore grip, etc...

O custo agregado é alto.Não é pra qualquer um cometer erros.Talvez não tenhamos tantos hobbistas assim no Brasil.Por isso só aparecem os realmente profissionais.
Os que, eventualmente, procuram fazer cursos, tendem a se profissionalizar.

PS: opinião de um leigo total

abraço
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Jul 28, 2013 2:40 pm

Rick Morais escreveu:
Já tive algumas idéias de fazer alguns vídeos explicativos do que faço e como faço, mas aí não quero dar a cara a tapa.
Sou apenas um hobbista que os amigos entram em contato e o dinheiro que entra, compro mais droga pra saciar o vício... ...rsrsrs
Rick, quando compartilho meu modo de fazer algo ou uma experiência não tenho a pretensão de mostrar o modo certo de fazer ou ser o dono da verdade. Na verdade espero criticas, ou dicas, pois nem sempre vemos todos os aspectos daquilo que estamos fazendo. Isso ajuda a melhorar aquilo que estamos fazendo (enriquece nosso conhecimento). Nao precisamo temer de colocar a cara a tapa kkkk.
Quanto ao vicio, eu entendo bem. Esse RB é bem viciante kkkk

Rick Morais escreveu: Mas tenho uma dívida com vc Stefano.
Roubo descaradamente as suas dicas...kkkk....


Abraço
Rick
Deve nada, compartilho as experiência para também serem usadas...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Jul 28, 2013 2:41 pm

Masayuki Sakurai escreveu:Como diz o Marco e a Bete, sou o que chamam de "amador". Fiz curso de montagem de varas em S.Paulo, e hoje monto varas e refaço as que tenho, graças a muitas informações que eles passam para mim. Sou muito grato a família By Marco. Compro deles, passadores, blancks, cabos e demais acessórios. Atendo eventualmente algum amigo, que conhece o meu trabalho e no mais é para mim,pois, tenho mais de 40 varas "desequilibradas" para o meu gosto. Nas horas de folga customizo iscas artificiais, aquelas que não pega, faço pinturas especiais, e ainda faço snaps, trailers, bóias, etc... Tenho muita coisa para fazer, para curtir a minha aposentadoria do Banco do Brasil.
Masayuki, essa sua ideia é a mesma que sigo.
Também só monto varas para mim e as vezes para um ou outro parceiro de pesca que me conhece e conhece meu trabalho, mas nunca cobro nada, à exceção do material utilizado para a montagem.
Isso é bom... Ajuda a melhorar a qualidade das montagens, pois notei que a cada montagem tenho um pequeno upgrade de qualidade.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Jul 28, 2013 3:00 pm

Dair Helaehil escreveu:Stefano, muito interessante este tópico.
Não conheço quase nada do assunto, mas vou me arriscar a dar meu pitaco.

Você mesmo se considera um RB hobbista .Você não tem nesta atividade o lucro como fim.Você não necessita de uma vitrine para aparecer.Você deve utilizar o Fórum para pesquisar materiais, ver tendencias, etc...

Creio(mera suposição de um leigo) que o "aparato" necessário para montagem de uma vara não seja tão simples.Pelo menos um secador giratório para secar a resina.Ferramentas para acertar os furos do EVA ou cortiça. Algo para torneá-los.Conhecimento dos componentes corretos.Conhecimento das técnicas necessárias para que a vara fique equilibrada, etc..etc..

Muito diferente do que pegar um pedaço de caxeta e ,com um estilete e lixa, fazer um shape de isca.Se errar, perdeu um pedaço de pau.

Um bom blank(sim, você não vai fazer sua vara com um blank meia-boca)deve custar algo em torno de R$100,00.Um jogo de passadores Fuji, talvez até mais do que isso.Mais reel set, fore grip, etc...

O custo agregado é alto.Não é pra qualquer um cometer erros.Talvez não tenhamos tantos hobbistas assim no Brasil.Por isso só aparecem os realmente profissionais.
Os que, eventualmente, procuram fazer cursos, tendem a se profissionalizar.

PS: opinião de um leigo total

abraço
Obrigado Dair,

A questão do custo do hobby eu também coloquei com uma possível barreira do RB amador.

E’ verdade que os materiais para montar as varas são caros, mas quanto às ferramentas e equipamentos, esses podem ser feitos em casa. Meus escareadores sao caseiros, tenho uma mesa te torno para amarraçao de linha tambem caseiro (mas agora uso um da FLEX COAT).
Os meus tornos para cabos sao feitos com furadeiras (o pessoal da sala ta cansado de ver eles kkkk e olha que tem mais um que estou projetando com motor de maquina de costura kkkk). Tornos para secagem de vara tambem podem ser feitos com a bricolagem.
Um pouco de criatividade ajuda nessas horas.


Precisa-se ter muita paciência para ter o RB como hobby, pelo menos para mim é assim. Gosto de comprar e montar o material aos poucos. Minhas varas demoram meses para serem acabadas e esse tempão não é devido so à compra do material. A montagem também é bem sossegada kkk.

Abs.,
Avatar do usuário
Douglas Rinco
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1514
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 7:59 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Rinco » Dom Jul 28, 2013 3:00 pm

Me considero um hobbysta, apesar que uso a customização para completar minha renda....

Acredito que é um hobby caro sim, mais mesmo assim existe muita gente na "moita" que tem medo expor seus trabalhos e levar chumbo, coisa que não acontece, pois eu no inicio dei minha cara a tapa aqui com meus primeiros trabalhos, e sim recebi muitas criticas, mais foram criticas construtivas que me ajudaram e ajudam até hoje a melhorar cada dias mais.... ( o Marcão foi o principal, sempre puxava e puxa até hoje minha orelha quando vê algo que eu faço e ele acha que pode ser melhorado...rsrsrsr )

o que mais me deixa chateado dentro desse universo são as pessoas que começam, montam 3 a 4 varas e já acham que sabem o suficiente para serem melhores que quem faz isso a 10 ou 20 anos.... ...( ISSO NÃO É UMA COMPETIÇÃO )

E tem também aqueles que não sabem tirar nada de proveitoso quando alguem que está no ramo a anos dá uma dica, chama o cara de arrogante, etc.... .....

Aquino Brasil o RB tem muito a decolar, como o Marcão disse, somos muito mais criativos que os gringos, o que falta aqui é o respeito um pelo outro, falta darmos mais creditos a aqueles que fizeram e fazem muito pelo mercado.... ....


Forte abraço :mrgreen:
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: Rod building amador

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Jul 28, 2013 3:03 pm

Stefano Bracco escreveu:Já faz um tempinho que frequento a sala de rod building e notei que são poucos os montadores/ customizadores de varas que são amadores/hobbistas, ou seja, que não tem o rod building como fim lucrativo.

Talvez eu esteja errado na questão de sermos em poucos, mas acredito não estar errado quando afirmo que faltam tópicos de montadores/customizadores amadores.

Dando uma olhada na sala dos Lure Makers, percebi uma maior participação de hobbistas/amadores, que fazem a própria isca para ter a satisfação de pescar algo com o fruto do próprio trabalho.

Qual a opinião do pessoal? O Rod building ainda é um hobby muito caro? O pessoal está escondido? E’ mesmo falta de interesse? O pessoal tem medo que alguém roube a ideia/experiência para ganhar um dinheirinho?

Comparando com os fóruns la de fora, me parece que a sala seja somente um vitrine de exposição para os profissionais. Nada contra isso, mas seria legal ler experiências positivas e negativas do pessoal amador, que às vezes é taxado como uma alguém que faz a coisa mal feita, mas nem sempre é assim.

Stefano boa tarde, vendo os quesitos que expôs, acredito que pelo meu jeito de ver não acho um hobby caro, principalmente quando a pessoa resolve reutilizar a própria vara para dar uma up grade.

Cabe salientar que uma vara exposta por um RB profissional pode levar muita gente ao engano de ser um material caro, principalmente porque o preço não é exposto. Hoje existem excelentes opções a baixo custo e não deixando muito a desejar, juntando a criatividade das pessoas podem sair muitas coisas legais.

Um fator preponderante a se levar em consideração é que quando montamos nossas próprias varas podemos testa-las antes do acabamento final e assim ajusta-la mais que um profissional faria.

Quanto a esconder o jogo não acredito que amadores o fariam.
Imagem
Avatar do usuário
Alex Wisch
ANZOL DE OURO
Mensagens: 669
Registrado em: Seg Set 19, 2011 12:45 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Wisch » Dom Jul 28, 2013 3:08 pm

Eu montei uma varinha em 2012,de la pra ca montei mais 3,estou na compra de material para customizar mais 2,mas e ai onde esta o problema????
Simplesmente a distancia dos materiais,compro da CBM,o frete é o mais caro de tudo,pra customizar um blanck meia boca,não sai menos de 200,00,não que o material seja assim tão caro,mas como disse o frete arrebenta a gente.... ...

Alguns talvez não mostram seu trabalho por medo,mas medo não leva a lugar nenhum,temos de mostrar mesmo que não seja bom o trabalho,pois assim os mais experientes dão os devidos pitacos,isso aconteceu comigo.... ... só temos a aprender com isso.... ...
Ja com os Lure Makes,temos condições de improvisar mais,as chances de encontrar o material que precisamos perto de nós é maior,já com varas,não temos Reel seat em todos os lugares,tampouco passadores,resina,etc....
Eu estou me aventurando na confecção dos cabos(madeira sarã),estou com dois prontos.... ....mas pra mim tem a facilidade,pois a madeira tenho aqui na fazenda ai fa fica mais em conta....mas pra quem mora na cidade complica,a menos que esteja próximo de SP,PR....ou acesso fácil a compras no EUA.... ... ...

Mas muito legal mesmo o tópico...tenho certeza que vai acrescentar muito aos RB(hobbistas ou não)... ....eu ja aprendi um pouco com o que esta escrito daqui para trás....
Abraços;;;;;
Devolverás hoje e terás para pescar amanhã...
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Seg Jul 29, 2013 2:57 pm

Douglas Rinco escreveu:Me considero um hobbysta, apesar que uso a customização para completar minha renda....

Acredito que é um hobby caro sim, mais mesmo assim existe muita gente na "moita" que tem medo expor seus trabalhos e levar chumbo, coisa que não acontece, pois eu no inicio dei minha cara a tapa aqui com meus primeiros trabalhos, e sim recebi muitas criticas, mais foram criticas construtivas que me ajudaram e ajudam até hoje a melhorar cada dias mais.... ( o Marcão foi o principal, sempre puxava e puxa até hoje minha orelha quando vê algo que eu faço e ele acha que pode ser melhorado...rsrsrsr )

o que mais me deixa chateado dentro desse universo são as pessoas que começam, montam 3 a 4 varas e já acham que sabem o suficiente para serem melhores que quem faz isso a 10 ou 20 anos.... ...( ISSO NÃO É UMA COMPETIÇÃO )

FATO

E tem também aqueles que não sabem tirar nada de proveitoso quando alguem que está no ramo a anos dá uma dica, chama o cara de arrogante, etc.... .....

A pior!!! Dno da verdade, não me aventuro a dar meus conselhos ou mesmo pitaco aos iniciantes devido a isso . Pois já fui chamado até de Lord, resolvi ficar quieto pois não merecia nem resposta a altura! o que não é normal de minha parte

Aquino Brasil o RB tem muito a decolar, como o Marcão disse, somos muito mais criativos que os gringos, o que falta aqui é o respeito um pelo outro, falta darmos mais creditos a aqueles que fizeram e fazem muito pelo mercado.... ....

FATO!


Forte abraço :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Seg Jul 29, 2013 3:01 pm

Dair Helaehil escreveu:Stefano, muito interessante este tópico.
Não conheço quase nada do assunto, mas vou me arriscar a dar meu pitaco.

Você mesmo se considera um RB hobbista .Você não tem nesta atividade o lucro como fim.Você não necessita de uma vitrine para aparecer.Você deve utilizar o Fórum para pesquisar materiais, ver tendencias, etc...

Creio(mera suposição de um leigo) que o "aparato" necessário para montagem de uma vara não seja tão simples.Pelo menos um secador giratório para secar a resina.Ferramentas para acertar os furos do EVA ou cortiça. Algo para torneá-los.Conhecimento dos componentes corretos.Conhecimento das técnicas necessárias para que a vara fique equilibrada, etc..etc..

Muito diferente do que pegar um pedaço de caxeta e ,com um estilete e lixa, fazer um shape de isca.Se errar, perdeu um pedaço de pau.

Perfeito! e resumido

Um bom blank(sim, você não vai fazer sua vara com um blank meia-boca)deve custar algo em torno de R$100,00.Um jogo de passadores Fuji, talvez até mais do que isso.Mais reel set, fore grip, etc...

O custo agregado é alto.Não é pra qualquer um cometer erros.Talvez não tenhamos tantos hobbistas assim no Brasil.Por isso só aparecem os realmente profissionais.
Os que, eventualmente, procuram fazer cursos, tendem a se profissionalizar.



FATO!
PS: opinião de um leigo total

abraço
Imagem
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Seg Jul 29, 2013 3:13 pm

Alex Wisch escreveu:Eu montei uma varinha em 2012,de la pra ca montei mais 3,estou na compra de material para customizar mais 2,mas e ai onde esta o problema????
Simplesmente a distancia dos materiais,compro da CBM,o frete é o mais caro de tudo,pra customizar um blanck meia boca,não sai menos de 200,00,não que o material seja assim tão caro,mas como disse o frete arrebenta a gente.... ...

Alguns talvez não mostram seu trabalho por medo,mas medo não leva a lugar nenhum,temos de mostrar mesmo que não seja bom o trabalho,pois assim os mais experientes dão os devidos pitacos,isso aconteceu comigo.... ... só temos a aprender com isso.... ...
Ja com os Lure Makes,temos condições de improvisar mais,as chances de encontrar o material que precisamos perto de nós é maior,já com varas,não temos Reel seat em todos os lugares,tampouco passadores,resina,etc....
Eu estou me aventurando na confecção dos cabos(madeira sarã),estou com dois prontos.... ....mas pra mim tem a facilidade,pois a madeira tenho aqui na fazenda ai fa fica mais em conta... ...mas pra quem mora na cidade complica,a menos que esteja próximo de SP,PR... ...ou acesso fácil a compras no EUA.... ... ...

Mas muito legal mesmo o tópico...tenho certeza que vai acrescentar muito aos RB(hobbistas ou não)... ....eu ja aprendi um pouco com o que esta escrito daqui para trás....
Abraços;;;;;
Não deve ser assim!!! Eu jamais falaria algo para desanimar ou mesmo como muitos dizem ser Dno da verdade , porem quando falo é puramente uma critica construtiva, logicamente eu estaria dando tiro no pé agindo ou pensando assim mas, sei também quando só querem levar vantagem. De Gerson todos temos um pouco mas, tem pessoas que são demais!
Imagem
Avatar do usuário
Alex Wisch
ANZOL DE OURO
Mensagens: 669
Registrado em: Seg Set 19, 2011 12:45 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Wisch » Seg Jul 29, 2013 4:18 pm

CustombyMarco escreveu:
Alex Wisch escreveu:Eu montei uma varinha em 2012,de la pra ca montei mais 3,estou na compra de material para customizar mais 2,mas e ai onde esta o problema????
Simplesmente a distancia dos materiais,compro da CBM,o frete é o mais caro de tudo,pra customizar um blanck meia boca,não sai menos de 200,00,não que o material seja assim tão caro,mas como disse o frete arrebenta a gente.... ...

Alguns talvez não mostram seu trabalho por medo,mas medo não leva a lugar nenhum,temos de mostrar mesmo que não seja bom o trabalho,pois assim os mais experientes dão os devidos pitacos,isso aconteceu comigo.... ... só temos a aprender com isso.... ...
Ja com os Lure Makes,temos condições de improvisar mais,as chances de encontrar o material que precisamos perto de nós é maior,já com varas,não temos Reel seat em todos os lugares,tampouco passadores,resina,etc....
Eu estou me aventurando na confecção dos cabos(madeira sarã),estou com dois prontos.... ....mas pra mim tem a facilidade,pois a madeira tenho aqui na fazenda ai fa fica mais em conta... ...mas pra quem mora na cidade complica,a menos que esteja próximo de SP,PR... ...ou acesso fácil a compras no EUA.... ... ...

Mas muito legal mesmo o tópico...tenho certeza que vai acrescentar muito aos RB(hobbistas ou não)... ....eu ja aprendi um pouco com o que esta escrito daqui para trás....
Abraços;;;;;
Não deve ser assim!!! Eu jamais falaria algo para desanimar ou mesmo como muitos dizem ser Dno da verdade , porem quando falo é puramente uma critica construtiva, logicamente eu estaria dando tiro no pé agindo ou pensando assim mas, sei também quando só querem levar vantagem. De Gerson todos temos um pouco mas, tem pessoas que são demais!


Marcão e Marbele e Cia,se todos fossem igual a vocês,seria um mundo 100% melhor(sem puxar saco de ninguém,mas vocês merecem esse puxãozinho) vocês são impares,tanto como profissionais tanto quanto como pessoas.... ...
Se não fossse voces estaria ate hoje pescando com varas comerciais.... .... e não conheceria nada(apesar de conhecer pouco) sobre RB....
Abraços.... ....
Devolverás hoje e terás para pescar amanhã...
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Re: Rod building amador

Mensagem por Wagner Vieira » Seg Jul 29, 2013 7:12 pm

Angelo Roberto escreveu:
Stefano boa tarde, vendo os quesitos que expôs, acredito que pelo meu jeito de ver não acho um hobby caro, principalmente quando a pessoa resolve reutilizar a própria vara para dar uma up grade.

Cabe salientar que uma vara exposta por um RB profissional pode levar muita gente ao engano de ser um material caro, principalmente porque o preço não é exposto. Hoje existem excelentes opções a baixo custo e não deixando muito a desejar, juntando a criatividade das pessoas podem sair muitas coisas legais.

Um fator preponderante a se levar em consideração é que quando montamos nossas próprias varas podemos testa-las antes do acabamento final e assim ajusta-la mais que um profissional faria.

Quanto a esconder o jogo não acredito que amadores o fariam.

Angelo, boa noite.

Hoje, isto é exatamente o que estou fazendo.

Temos muitos blanks ruins por aí, mas também existem aqueles que realmente valem a pena um tratamento especial e diferenciado.
Como vou sabe qual é o bom sem a experiência com ele? R: Perguntando e ficando atento a comentários, dicas, etc... Toda informação é bem vinda. Sempre que preciso eu recorro ao Marcão e Jansen.

Tem muita varinha hoje nas lojas com equipamentos top, e com precinho muito convidativo que podem ser melhoradas em muitos aspectos. Ex: Peso, equilibrio, alinhamento ou troca de passadores, tipo de cabo, etc... As opções são muitas, mas pra isso o montador (hobista) tem que ter coragem, curiosidade e algum trocadinho sobrando. Já remontei uma pancada de modelos, por curiosidade, necessidade, etc... Entre elas: Daiwas, Shimanos, Okumas, Quantum, Abu Garcia, Marine Sports, Sumax, etc... As Mariners tem uns equipamentos que remontados ficam pra lá de bom. Sumax idem.

É dificil encontrar material barato. Nem vou dizer aqui no Brasil, porque lá fora também é caro. Impossível você trazer um blank e achar que não vai ser taxado. (rssss). Qualquer outro item pode parecer barato, mas tem impostos e frete e não compensa trazer em pequenas quantidades, a não ser que o cidadão esteja querendo algo exclusivo, diferente, neste caso eu recorreria ao importado. Nunca precisei fazer isso por necessidade, aqui no Brasil eu compro do Marcão e do Pietro da Moro. Sempre fui muito bem atendido por eles e o preço é bacana.
Muito poucos sabem, mas quando você compra com o Marcão você não vira só um cliente, mas também um Amigo. Quem hoje envia mercadoria antes mesmo de receber o pagamento? A Bete é uma pessoa extremamente atenciosa e te ajuda de N maneiras, até mesmo com assuntos que não diz respeito ao trabalho dela. Quando eu faço uma compra lá e tenho qualquer tipo de dúvida com relação a material, melhor sistema de montagem, etc... já recebo uma aula juntamente com o material. ISSO NÃO TEM PREÇO.

Todo meu material (varas) hoje fui eu mesmo quem montou. Tenho muitos amigos, colegas, parentes, etc. que usam varas que foram montadas por mim. Não sou profissa, mas sempre tento fazer o melhor possível e com muito carinho. Como se fosse pra mim. Eu, assim como o Stefano não cobro por meu trabalho, em muitas vezes nem as peças eu cobro. Eu faço porque gosto e gosto muito do que faço.
Sempre que alguém me manda MP a respeito de valores e etc, acreditem, muita gente manda. Eu sempre indico os montadores que conheço e se mesmo assim o vivente quiser que eu faça, então eu faço.


Gosto muito deste site e deste fórum em especial. O Nelson e o Jansen foram os primeiros que viram minha primeira montagem (numa Pizza da Caterva). Os materiais na época, foram cedidos pelo Marcão. Baita presentasso.

Este espaço é especial. Tem muita dica, é só ler e procurar com atenção. Eu já tive a paciência de ler todos os tópicos desta sala.


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Ago 04, 2013 9:50 pm

Pelo andamento do tópico, me pareceu que a maioria acha que o RB amador seja um hobby caro, apesar dos upgrades das varas serem mais acessíveis à maioria.

O fato de ser um hobby caro é a causa dos poucos RB amadores. Desses poucos, a maioria fica escondido por temer de levar chumbo ao expor sua ideia/trabalho ou sei la porque.

Acredito então, que poderíamos deixar para traz esse negocio de um se achar melhor que o outro, que o outro é dono da verdade, etc... e simplesmente expormos nossas ideias com fundamento e debatermos de forma racional.

Vamos tentar virar a pagina e seremos mais compreensivos um com os outros...

Quem tem boas intenções, nada tem a temer.

Valeu.

Abs.,
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Seg Ago 05, 2013 11:08 am

Stefano Bracco escreveu:Pelo andamento do tópico, me pareceu que a maioria acha que o RB amador seja um hobby caro, apesar dos upgrades das varas serem mais acessíveis à maioria.

O fato de ser um hobby caro é a causa dos poucos RB amadores. Desses poucos, a maioria fica escondido por temer de levar chumbo ao expor sua ideia/trabalho ou sei la porque.

Acredito então, que poderíamos deixar para traz esse negocio de um se achar melhor que o outro, que o outro é dono da verdade, etc... e simplesmente expormos nossas ideias com fundamento e debatermos de forma racional.

Vamos tentar virar a pagina e seremos mais compreensivos um com os outros...

Quem tem boas intenções, nada tem a temer.

Valeu.

Abs.,
FATO!!!!! bem defino stefano!

Marcão
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Ago 05, 2013 4:04 pm

Stefano Bracco escreveu:Pelo andamento do tópico, me pareceu que a maioria acha que o RB amador seja um hobby caro, apesar dos upgrades das varas serem mais acessíveis à maioria.

O fato de ser um hobby caro é a causa dos poucos RB amadores. Desses poucos, a maioria fica escondido por temer de levar chumbo ao expor sua ideia/trabalho ou sei la porque.

Acredito então, que poderíamos deixar para traz esse negocio de um se achar melhor que o outro, que o outro é dono da verdade, etc... e simplesmente expormos nossas ideias com fundamento e debatermos de forma racional.

Vamos tentar virar a pagina e seremos mais compreensivos um com os outros...

Quem tem boas intenções, nada tem a temer.

Valeu.

Abs.,
Foi com esta intenção que abri este espaço ...
E procuro interferir o mínimo possível para que todos se sintam à vontade para debater, trocar idéias e progredir na arte, assim como ocorre no Lures Makers.
Vamos ver se isso acontrecerá por aqui ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”