COMO FAZER A ESCOLHA DO BLANCK DE UMA VARA?

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

COMO FAZER A ESCOLHA DO BLANCK DE UMA VARA?

Mensagem por Heitor César Maia » Qua Abr 10, 2013 6:49 pm

Aos amigos ROD BUILDERS saudações, por várias vezes já me deparei com dúvidas sobre a escolha correta do blanck de uma vara, pricipalmente na compra de varas comerciais, já prontas como as Shimanos, Daiwas, Marine Sports, Sumax, etc.
Nas varas customizadas as dúvidas são menos frequentes, pois aí temos um contato maior com os customizadores e nossas necessidades são logo resolvidas.

As dúvidas mais frequentes:

Qual o tamanho da vara a ser usada?
Qual o blanck ideal para determinados tipos de pesca?
Qual a ação do blanck?
Qual a especificação do blanck, IM6, IM8, IM10, ou, HM65, HM85, etc?
Quantos passadores devemos usar?
Qual o tamanho do cabo?

Observando os tópicos deste forum pude me deparar com belissimas explicações sobre os componentes, passadores, tipos de cabos e outros mais, mas com relação principalmente ao blanck não vi muitas explicações.
No mercado existe uma infinidade de varas com as especificações muito parecidas mas preços bem diferentes.
Em verdade gostaria da colaboração dos amigos na criação de um tópico fixo que pudesse auxiliar a todos, principalmente aos iniciantes desta nobre arte de Rod Builders e aos neofitos da pesca esportiva.
Agradeço a todos antecipadamente, forte abraço.
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Sáb Abr 13, 2013 2:37 pm

Heitor,
Segue abaixo respostas para suas perguntas.

1) O tamanho de vara depende muito do tipo de pescaria e também do gosto do pescador. Distancia do arremesso, condições do local de pesca, como por exemplo, local cheio de estruturas ou local mais “limpo”, e o tipo do peixe alvo são fatores que podem influenciar na escolha do tamanho da vara.
E’ costume nacional usar varas de carretilhas menores de 6’. La fora é mais raro ver o pessoal usar esse tamanho de vara com carretilha, em geral eles usam varas maiores de 6’.

2) Blank ideal ??? Vai depender de quanto você tem pra gastar e o tipo de pescador que é.

O ideal seria ter um blank mais leve possível e com maior durabilidade.

Mas não quebre a cabeça SÓ com a questão do modulo da vara. Todas as componentes da vara e suas características como reel seat, numero, qualidade, posicionamento e amarração dos passadores, local da espinha, tamanho e tipo de cabo, ação, indicação de linha e de arremesso da vara e TAMBÉM a composição do blank são os fatores que determinam a qualidade de uma boa vara. E’ um questão de balanceamento das componentes. Você deve montar sua vara conhecendo o seu tipo pesca, seus cuidados com a vara e todas as suas outras características de pesca.

3)Em condição de esforço, mais rápido é o blank e mais próximo da ponta ele se dobra (ao contrario um vara mais lenta que se dobra por todo o corpo).
Duas varas com mesmas carecateristicas de arremesso e libragem de vara, mas com ação diferente terão um comportamento diferente não hora de arremessar, trabalhar a isca e brigar com o peixe.

Por exemplo:
Na hora do arremesso , uma vara de ação mais rápida tende a dobra mais a ponta e volta mais rápido em sua posição inicial, enquanto a vara de ação mais lenta dobra mais e demora um pouco mais pra voltar em sua posição inicial.

Varas mais rápidas tendem transmitir uma maior sensibilidade e mais força na hora da fisgada.

4) As varas de carbono são feitos de fibra de carbono. O material do blank é classificado em base a uma medida chamada psi (Pound per Square Inch = libra por polegada quadrada). O psi é a quantidade de carga por polegada quadrada da secção transversal (quanta força o material aguenta até ele quebrar).

Blanks com alto psi, ou alto modulo, aguentam mais força de tração e são mais sensíveis e mais leves, porem são mais caros e mais frágeis, no sentido que se você bater com eles em algum lugar eles quebram mais fácil.

Em geral pode-se dizer que um blank de alto modulo tem um desempenho melhor, porem é mais frágil e precisa-se tomar mais cuidado com ele.

Se você for um pescador mais desleixado é aconselhável você escolher um modulo do blank mais baixo (perdera’ um pouco no desempenho, mas ganhará mais resistência caso o blank bata em algum lugar).

Não esquenta a cabeça com esse negocio de IM6, IM7, IM8, HM65, HMinfinito.... .... Um IM6 de uma empresa pode ser IM8 de outra. Alem disso tem marcas que declaram IM/HM altissimo, mas na verdade somente uma pequeníssima porcentagem da vara é feita com esse modulo e o resto da vara é feito com um modulomais baixo. Essas indicações são meio que relativas... O certo seria usar psi.

5) Quanto ao numero e ao tamanho de passadores tudo depende... O ideal seria usar menos passadores possíveis, os mais leves e os menores passadores possiveis, mas isso não é regra. Como sempre, vai depender da vara e do tipo de pescaria.

6) Quanto ao tamanho do cabo, isso depende também do pescador e do tipo de pesca. Um cabo maior permite você ter mais alavanca na hora de vc brigar com o peixe, alem disso te permite arremessar com duas mãos. Em geral varas para pescaria mais leve não precisa de cabo muito comprido, já pescaria mais pesada onde você precisa de alavanca pra brigar com o peixe é necessário um cabo maior.

Por exemplo:
Eu pesco quase exclusivamente de caiaque em mangue e especialmente em costeira (robalos, garoupinhas e badejinhos, galos, guaiviras, espadas, bicudas, ciobas, etc...). Prefiro, varas mais curtas, “coringas” e com cabos menores. Um cabo mais comprido fica batendo no colete especialmente na hora de trabalhar jigheads e pequenos jumpin’ jigs. Varas curtas são mais praticas dentro do caiaque. No meu caso não gosto de levar uma vara pra jighead, uma pra jumpin’ jig e uma para plug. Prefiro montar varas que consigam servir paras todas as modalidades.

Em fim, como deve ter percebido, montar uma vara é uma questão de achar o melhor equilíbrio para o seu gosto e suas características de pesca. Às vezes você renuncia uma característica para compensar em outra.
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

Mensagem por Heitor César Maia » Seg Abr 15, 2013 4:22 pm

Stefano saudações, muito obrigado pelas respostas e também pela paciência em respondê-las, o texto ficou buito bom, abraços.
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”