Ajuda espaçamento passadores

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Luiz Sergio
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 8:32 pm
Cidade:

Ajuda espaçamento passadores

Mensagem por Luiz Sergio » Qua Jan 28, 2009 11:00 am

Pessoal, tenho uma vara Shina Sports que inicialmente era de 5'3", e aumentei para 5'9" que ficou com uma ação muito boa. consigo arremessos bem confortáveis com a mesma. Porem acho que possui poucos passadores (5 se não me engano). Alquem poderia me ajudar informando qual seria o numero adequado e qual o espaçamento dos mesmos?
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qua Jan 28, 2009 11:16 am

Primeiro, depende se é uma vara para molinete ou carretilha. Segundo, é preciso saber qual a ação da vara e qual o fim a que ela se destina. Varas de mesmo comprimento para diferentes tipos de pescaria podem levar montagens e quantidade diferentes de passadores. Além do mais, a ação pode ser influenciada pelo tamanho, peso e número de passadores, uma mudança neles poderá influenciar bastante nas características da vara. Terceiro, você tem que notar a necessidade de se colocar mais passadores numa situação real de pesca.
Recomendo que leve a vara num bom rodmaker para que ele possa avaliar a vara e te dar uma boa noção do que pode ser feito com ela, pois qualquer coisa escrita aqui não passará de mera especulação.
Abraços.
Imagem
Avatar do usuário
Jorge Toniolo Pozzobon
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2204
Registrado em: Sáb Out 04, 2008 5:31 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jorge Toniolo Pozzobon » Qua Jan 28, 2009 11:23 am

Ricardo Haruo escreveu:Primeiro, depende se é uma vara para molinete ou carretilha. Segundo, é preciso saber qual a ação da vara e qual o fim a que ela se destina. Varas de mesmo comprimento para diferentes tipos de pescaria podem levar montagens e quantidade diferentes de passadores. Além do mais, a ação pode ser influenciada pelo tamanho, peso e número de passadores, uma mudança neles poderá influenciar bastante nas características da vara. Terceiro, você tem que notar a necessidade de se colocar mais passadores numa situação real de pesca.
Recomendo que leve a vara num bom rodmaker para que ele possa avaliar a vara e te dar uma boa noção do que pode ser feito com ela, pois qualquer coisa escrita aqui não passará de mera especulação.
Abraços.
Falou praticamente tudo Ricardo, o blank é que dita a necessidade de passadores, agora se a vara foi deixada mais mais comprida, mudou as características da vara e provavelmente ela necessite mais passadores e nova montagem deles adequando ao novo comprimento.
Um rodmaker de gabarito poderá te aconselhar o que fazer, mas com certeza tem que ser modificada.
Abraços
A vara de pesca deve ser adaptada ao pescador e não o pescador se adaptar à vara.
Imagem
www.rodsbyjorge.com.br
Avatar do usuário
Luiz Sergio
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 8:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Sergio » Qua Jan 28, 2009 1:32 pm

Obrigado,
Mas como proximo a minha região nao é facil encontrar pessoal especializado, tento ir especulando. a vara é para carretilha, 17 lb, ação média. O blank parece ser bom, por isso estou insistindo em modifica-lo. como inicialmente já vem com numero reduzido de passadores, não pretendo aproveitá-los. Se tiverem alguma dica sobre como espaçar os mesmos (já li algum coisa sobre manter 48 cm entre o primeiro e o reel seat), por favor me auxiliem.
Avatar do usuário
Doniseti Gentil
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1122
Registrado em: Qua Jul 04, 2007 2:04 pm
Cidade:

Mensagem por Doniseti Gentil » Qua Jan 28, 2009 4:18 pm

Luser escreveu:Obrigado,
Mas como proximo a minha região nao é facil encontrar pessoal especializado, tento ir especulando. a vara é para carretilha, 17 lb, ação média. O blank parece ser bom, por isso estou insistindo em modifica-lo. como inicialmente já vem com numero reduzido de passadores, não pretendo aproveitá-los. Se tiverem alguma dica sobre como espaçar os mesmos (já li algum coisa sobre manter 48 cm entre o primeiro e o reel seat), por favor me auxiliem.
Não entendo nada de montagem de varas, fiz algumas experiências apenas por curiosidade. Como os mestres já disseram, o blank é que determina o numero e o espaçamento dos passadores. Tenho uns esquemas de distribuição de passadores "new concept" que peguei na internet. Caso seja isso que vc está procurando, mande o seu endereço de email por mp que te mando o arquivo.
Abraço.
"Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar." - Sr. Madruga - filósofo mexicano.
Avatar do usuário
Luiz Sergio
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 8:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Sergio » Qua Jan 28, 2009 9:58 pm

Doni, agradeço bela boa vontade, mas já consegui estes dados. Será que funciona bem com passadores que não sejam da fuji?
abç,
Avatar do usuário
Doniseti Gentil
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1122
Registrado em: Qua Jul 04, 2007 2:04 pm
Cidade:

Mensagem por Doniseti Gentil » Qui Jan 29, 2009 7:35 am

Luser escreveu:Doni, agradeço bela boa vontade, mas já consegui estes dados. Será que funciona bem com passadores que não sejam da fuji?
abç,
Acredito que funciona sim, porém, acho que o sistema fuji new concept serve prá dar uma idéia de quantidade e disposição dos passadores, mas como os blanks variam muito quanto a ação e material empregado na construção, o esquema deve variar de uma vara para outra. Falo isso baseado em teorias, pois não sei montar varas. Não dá pra fazer um teste antes da amarração final dos passadores? Talvez prendendo com fita adesiva, passando uma linha por eles e tensionando essa linha fazendo a vara vergar? Daria pra ter uma noção pela curva se eles estão numa posição legal.
Espero não ter falado muita besteira rsrsrs!
Abraço.
"Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar." - Sr. Madruga - filósofo mexicano.
Avatar do usuário
Jorge Toniolo Pozzobon
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2204
Registrado em: Sáb Out 04, 2008 5:31 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jorge Toniolo Pozzobon » Qui Jan 29, 2009 9:06 am

Doni escreveu:
Luser escreveu:Doni, agradeço bela boa vontade, mas já consegui estes dados. Será que funciona bem com passadores que não sejam da fuji?
abç,
Acredito que funciona sim, porém, acho que o sistema fuji new concept serve prá dar uma idéia de quantidade e disposição dos passadores, mas como os blanks variam muito quanto a ação e material empregado na construção, o esquema deve variar de uma vara para outra. Falo isso baseado em teorias, pois não sei montar varas. Não dá pra fazer um teste antes da amarração final dos passadores? Talvez prendendo com fita adesiva, passando uma linha por eles e tensionando essa linha fazendo a vara vergar? Daria pra ter uma noção pela curva se eles estão numa posição legal.
Espero não ter falado muita besteira rsrsrs!
Abraço.
Luser, O Doni tem razão só testando no blank, mas vai aí mais ou menos uma regrinha (não muita rígida), blank duro = menos passadores, blank mole = mais passadores, importante é que o blank em trabalho máximo, a linha passe pelos passadores sem tocar o blank.
Abraços.
A vara de pesca deve ser adaptada ao pescador e não o pescador se adaptar à vara.
Imagem
www.rodsbyjorge.com.br
Avatar do usuário
Luiz Sergio
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 8:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Sergio » Qui Jan 29, 2009 8:55 pm

Valeu, Doni e Jorge. Assim que tiver tempo vou fazer estes testes.
Isto posto, acho que até a altura dos passadores vai influenciar.
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”