spiral wrap

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

spiral wrap

Mensagem por Ricardo Truite » Seg Nov 24, 2008 1:22 am

Existe algum beneficio desse tipo de montagem alem de eliminar a tendência do blank virar qdo se está brigando com um peixe? Varas nesse sistema arremessam igual as convencionais? A sensibilidade muda?
Avatar do usuário
Jorge Toniolo Pozzobon
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2204
Registrado em: Sáb Out 04, 2008 5:31 pm
Cidade:
Contato:

Re: spiral wrap

Mensagem por Jorge Toniolo Pozzobon » Seg Nov 24, 2008 5:41 am

Truite escreveu:Existe algum beneficio desse tipo de montagem alem de eliminar a tendência do blank virar qdo se está brigando com um peixe? Varas nesse sistema arremessam igual as convencionais? A sensibilidade muda?
Truite,
Existem alguns tipos de montagem em espiral, cada um com suas vantagens, uma delas já citaste, a sensibilidade não muda e eventuais mudanças de distancia de arremesso não são significativas.
1. Em varas oceânicas, dependendo do blank, são quase indispensáveis, em função do grande esforço a que esses blanks são submetidos.
2. O mesmo acontece com varas longas de praia e, mesmo varas de bait acima de 6'.6", pois devido a altura dos passadores vão ter tendência à torção do blank. Já notaste que a maior ou quase totalidade das varas de praia encontradas no comércio são montadas para molinete.
3. Em varas abaixo de 6'6" a indicação é apara aquelas de ação não rápida, pois sofrem uma torção muito grande na hora da briga.
Qual o tipo de montagem em espiral adequado?
Existem alguns tipos de montagem e, quem vai definir é o tipo de blank, como em qualquer montagem em espiral ou não. Pois hoje há muita conversa mole a respeito de montagem de passadores, tipo vara boa tem que ter tantos passadores, conceito disso e daquilo, a maior parte disso pura bobagem, ou como a gente diz aqui no sul "tertúlia flácida para acalentar bovinos" traduzindo " conversa mole pra boi dormir", quem dita as regras sempre é o blank´, é ele que vai dizer ao montador quantos passadores ele precisa.
a. Espiral completo: A montagem é feita com cada passador sendo colocado progressivamente em direção ao lado de baixo e daí seguem todos em baixo.
b. Espiral rápido: muito usado nos Estdos Unidos em montagem de varas de praia e bait acima de 6'6" da seguinte forma: primeiro passador, posição normal ou seja 0º do blank, segundo passador em 90º e terceiro passador em 180º e daí por diante, como vara para molinete.
c. Sem passador de transição: Vem sendo aperfeiçoado e já tenho usado com sucesso, em vez do segundo passador, é colocado no blank um ou dois anéis de cerâmica ou pedras como ágata entre o primeiro e segundo passador para a linha deslizar. Este tipo de montagem já dá torção zero ao blank.
Considerações: Mesmo a montagem em espiral vai geral algum stress no blank, exceção a última montagem com deslizamento por fora em que o stress é zero. A Daiwa e uma outra fábrica americana em certa época lançaram belas varas interline, as que eu considero ideais em termos de torção de blank para bait casting, porém eram varas um pouco caras e parece que o mercado não as suportou. Tanto é que minha favorita para a pesca de tucunarés na Amazônia é uma Daiwa Interline 15/30 lbs. que remontei.
Espero ter ajudado e também espero que os colegas tenham algo mais a acrescentar.
Abraços
A vara de pesca deve ser adaptada ao pescador e não o pescador se adaptar à vara.
Imagem
www.rodsbyjorge.com.br
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Ter Nov 25, 2008 9:10 pm

Truite,
Outra função para esse tipo de montagem:
Para "pindocar"( pescaria de fundo com j-jigs, camarões artificiais e shads) com multifilamento, essa montagem evita muito aquelas famosas "laçadas" que o multi faz nos passadores com montagens convencionais.
Abraço!
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Nov 25, 2008 9:17 pm

pra corrico tbém..
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”