Personalização de varas

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Personalização de varas

Mensagem por Canali » Dom Abr 08, 2007 9:11 pm

Tive o prazer de ver as varas que o Nelson trouxe para o Balestra e para o Coutinho...

Serviço de primeiríssima categoria mesmo... Aqui no sul não tem quem faça nem parecido...

Parabéns Jansen...

Abraços

Ricardo
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Dom Abr 08, 2007 11:29 pm

Valeu Canali, obrigado pelo elogio...
Estou tentando contribuir um pouco para o crescimento da pesca esportiva no Brasil...
Desde 1997 monto varas e ultimamente tenho observado um aumento significativo pela procura de equipamentos de qualidade, seja carretilhas, varas, iscas, linhas, molinetes, etc...
Nos países onde a pesca esportiva é mais avançada, a qualidade e quantidade de materiais disponíveis oferecem ao pescador maior desempenho nas pescarias, podendo ele adequar facilmente o equipamento ao tipo de pescaria específico que costuma fazer.
Aqui em nosso país vejo uma dificuldade imensa em varas adequadas ou compatíveis às nossas necessidades, ex: quando a ação do blank está apropriada o tamanho do cabo não está legal... passadores em excesso, a menos ou mal distribuídos...comprimento da vara incompatível ...montagem fora da "espinha" do blank ...e por aí a fora...
Aí que entramos nós...os rodmakers, para tentar oferecer o máximo em qualidade aliado às necessidades do pescador, e ainda com um toque de personalização em qualquer parte dos itens que compõe uma vara.
O papel dos montadores não se limita só em fazer um acabamento magnífico, ao meu ver, temos como dever auxiliar os clientes na escolha da montagem da vara, ítens como: tamanho, ação, resistência, tipo e distribuição dos passadores, tamanho de cabo, peso de isca a ser usada, espécie e profundidade que pretende-se pescar, etc...tudo isso influencia na montagem de uma vara ideal.
E um detalhe importante, não nescessariamente varas absurdamente "caras" são sempre perfeitas, pode-se muito bem ter varas ótimas com preços relativamente baixos.
Acho que estamos no caminho certo, nós, amantes da pesca esportiva estamos se "virando" com o que temos e acompanhando a evolução mundial da pesca esportiva.
Canali, é uma pena que mora longe...gostaria de lhe mostrar uns trabalhos que fiz e estou fazendo com os blanks da Intergreen e St. Croix, passadores Fuji Alconite e SIC ...além de outras "loucuras".
Parabéns a turma da Caterva pelo empenho pelo nosso esporte!
Abraço e boas pescarias!
Jansen F. Irioda
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Seg Abr 09, 2007 1:09 am

Tchê, não tens do que agradecer, só elogiei um trabalho que achei muito bom e que merece ser "propagandeado" (Putz, me puxei nessa.. hehehheh)

Realmente, ao menos aqui no sul, há uma dificuldade tremenda de se achar produtos de qualidade, varas é pior ainda.... O que aparece é via contrabando ou senão caniços de produção em larga escala, que como tu disse, nem sempre são bons ou se prestam ao nosso uso.

Temos por aqui montadores de baixo/médio escalão que até atendem a necessidade imediata, mas quando se faz necessário algo mais refinado ou específico, estamos orfãos.

Comentei com o Oga numa conversa pelo MSN, e acho que com o Nelson ao vivo, que possuo duas varas do Haroldo... Gosto muito delas... Muito fortes!!!

Quanto a distância, te digo o mesmo, pena estarmos longe, senão com certeza teria algumas personalizadas especiais By Jensen!!!!! Mas quem sabe uma hora damos um jeito nisso...! E vamos nos virando... hehhehheh

E novamente parabéns a ti pela competência e a todos que levam a pesca realmente a sério....

Abração

Ricardo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Abr 09, 2007 5:04 pm

Canali,

Realmente, em Curitiba nós estamos muito bem acessorados ... E não creio que a distância seja empecilho para vc possuir varas customizadas com qualidade ... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Seg Abr 09, 2007 5:33 pm

É complicado sim Nelson, personalização* é bem pessoal, sendo repetitivo...

Alguns aspectos até podem ser tratados pela internet e telefone, mas os detalhes mesmo só ao vivo... Ainda mais que eu sou o chato dos chatos para essas coisas... hehehhehhe

Eu tenho varas Custom, não tenho varas personalizadas*... Diferencio esses dois termos da seguinte forma...

Customização é algo modificado seguindo certos padrões (Algo custom pode ser produzido em massa)
*Personalização é algo modificado seguindo as nessecidades específicas requeridas (Algo personalizado dificilmente pode ser feito em massa)

Tu pode notar que eu não mencionei Custom nenhuma vez nas mensagens anteriores.. hehhehehheh

Mas que vcs estão bem servidos aí é certo!

Abração

Ricarco
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Abr 09, 2007 5:52 pm

tem uns caras bons aqui em cwb.... ...

o baixinho e o italiano são muito bons..

vi os trabalhos do c. tanno.. do butyn... breda... excelentes...

me fugiu o nome de um conterrâneo q só pesca em manaus.. (coisa chata pra kct..rs..) .. o serviço dele é 100% tbém !!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Abr 09, 2007 7:40 pm

Oga escreveu:tem uns caras bons aqui em cwb.... ...

o baixinho e o italiano são muito bons..

vi os trabalhos do c. tanno.. do butyn... breda... excelentes...

me fugiu o nome de um conterrâneo q só pesca em manaus.. (coisa chata pra kct..rs..) .. o serviço dele é 100% tbém !!
O Ademar Mizouichi está morando em Manaus agora ..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Coutinho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 374
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 3:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Coutinho » Seg Abr 09, 2007 11:18 pm

Fala Jansen,

realmente, fiquei muito satisfeito com o trabalho de customização que vc fez.

De 1a. qualidade.

Agora só falta testar o equipamento. Vamos ver se essa vara que o Nelson me conversou é boa mesmo !? Hehehe.

Brincadeira, Nelson ! Material de 1a. !

Abraço a todos !
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Ter Abr 10, 2007 8:25 am

Valeu Coutinho,
Quando precisar...estamos à disposição!
Ótimas pescarias!!!
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Ter Abr 17, 2007 10:43 pm

Jensen, aproveitando...

Tenho uma vara, ou meia agora, de 9 pés... Marine Supreme... Vara muito boa por sinal...

Uns tempos atrás o segundo tramo explodiu, só consegui aproveitar os passadores... Não me pergunte como eu fiz isso... hehhehehheheh

Será q tem como arrumar algo que sirva nela ou já era??? Vale o custo de adaptar uma ponta pra ela?

Abraço

Ricardo
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Qua Abr 18, 2007 8:05 am

Canali,
Acho um pouco complicado p/ os dois lados,
Pra mim porque vou ter que achar um blank que "se encaixe" perfeitamente, tanto na emenda quanto na ação e resistencia da vara (infelizmente no Brasil não temos muitas opções).
Pra vc porque o custo de uma blank + montagem de passadores + transporte acredito que fique inviável...
De qualquer forma...tens fotos da 1/2 vara que possa me mandar?
Qual a libragem, casting dela?
Abraço,
Jansen
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qua Abr 18, 2007 11:28 am

Fala Tchê... Pois é, tem todos esses problemas....

Mas minha idéia veio pq derrepente tens ai algum blank velho ou resto de alguma vara que poderia servir... Acho que o grande problema seria o encaixe, resistencia e ação poderia até ser diferente....

Qualquer coisa é melhor do que ter meia vara, pois ela só está servindo para colocar linha nas carretilhas (restou um passador na metade de baixo)... hehehhehhehehhehe

Vou fazer umas fotos com os detalhes mais tarde e te mando....

Abração

Ricardo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Abr 18, 2007 11:43 am

Gurizada,
Na semana que vem estarei aí em POA. Posso trazer o caniço do Canali para o Jansen dar uma avaliada ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qui Abr 26, 2007 1:02 am

Jansen, te mandei mail com as fotos...

Nelson, valeu pela força, vamos ver o Jansen acha.

Abraço

Ricardo
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Sáb Abr 28, 2007 9:40 pm

Estou à procura!!!
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”