Revestimento de iscas: THINNER E COPOS DESCARTÁVEIS.

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Revestimento de iscas: THINNER E COPOS DESCARTÁVEIS.

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 18, 2006 9:12 pm

Finalmente conseguimos um resultado satisfatório. Como vcs sabem estavamos (eu e o Wagner) testando o revestimento de iscas com copos descartáveis dissolvidos em thinner. Após algumas tentativas com diferentes marcas de thinner e copos plasticos conseguimos um resultado satisfatório com essa solução de revestimento.

Conseguimos uma ótima diluição com o Thinner Farben, da empresa ZANATA. É o Thinner 7000 - ref. 557.000 que é indicado para:
"Diluição de seladores, vernizes, primers e lacas nitrocelulose. Boa resistência ao branqueamento."
Utilizei copos descartáveis do tipo "quase transparente" ou translúcidos. Os copos brancos podem ser usados para obter uma solução mais branca que pode ser usada como seladora e já da um fundo mais branco na isca, mas não é recomendado como revestimento externo.
Aqueles copos totalmente transparentes parece que tem PVC na composição e não derretem nesse thinner.
Eu e o Wagner andamos por lojas de tintas e oficinas de funilaria e pintura. São encontrados vários tipos de thinner e não consegui nenhuma boa diluição com numeração abaixo de 7000.

Vamos ao resultado:

Esta isca recebeu uma camada de tinta branca PVA (do tipo usada para pintar paredes) como fundo.

Visão geral da isca pronta
Imagem

Em seguida apliquei 3 camadas da solução de revestimento sendo um mergulho seguido de um tempo de secagem de 15 min. Um segundo mergulho e novo tempo de secagem de 15 min.... ... um terceiro mergulho e secagem de 24 horas. Não testei um tempo menor de secagem, apenas segui as instruções do tutorial dos gringos. A isca ficou com um aspecto legal (esqueci de fotografar essa fase).

Aqui um detalhe da barriga da isca pra ter idéia do shape:
Imagem

A próxima fase do teste foi tentar aplicar o desenho impresso sobre essa camada plastificada. Usei o mesmo método, e o papel aderiu da mesma forma que adere na madeira, sem problemas.

Aqui um detalhe do dorso da isca pra ter idéia do shape:
Imagem

Na sequência o teste foi aplicar tinta preta no dorso plastificado. Mais uma vez usei a tinta acrílica decorativa da Decorfix e ela teve boa aderência ao revestimento plastificado.

Aqui um detalhe da frente da isca pra ter idéia do shape:
Imagem

Finalmente a aplicação da solução de revestimento por cima de tudo isso.... novamente a sequência de tres mergulhos e tempo final de secagem de 24 horas.... Eu usei um pedacinho de papel higiênico para limpar as ferragens antes da secagem pra evitar que elas ficassem obstruidas pelo plástico.

Aqui um close para tentar mostrar o resultado final do revestimento. A isca fica levemente opaca ou fosca.... acredito que se passar uma camada de verniz vitral ficará com um ótimo brilho... mas acho que vou deixar assim...

Imagem

Resolvi editar esse tópico pois faz muito tempo que o escrevi e a prática de hoje é outra.... ... Depois de alguns dias a pintura começou a "fosquear" e o desenho ficou "esbranquiçado"... ... realmente essa solução só serviu para impermeabilizar a madeira, como acabamento foi reprovada...
Hoje em dia, depois da isca devidamente lixada eu faço os banhos na solução. No priemiro banho deixo de 30 a 40 seg submersa e é possivel ver as bolhinhas de ar saindo da madeira. Retiro lentamente par que escorra sem pingar. Deixo secar por 15 a 30 minutos, faço outro banho, só que rápido, tipo 5 segundos, retiro lentamente e deixo secar....
As vezes a madeira ainda está "respirando" e o ar que sai da isca forma micro bolhas dando um aspecto aspero.... após a secagem passo uma lixa bem fininha pra quebrar as bolhas e faço um terceiro banho.... Se o as pecto ficou bem liso, paro aqui e só pinto a isca no dia seguinte.... As vezes faço um quarto banhopra conseguir uma superficie mais lisa....


Espero que gostem... foram horas de testes e trabalho... mas quando tiver um tucuninha ou um jacundá pendurado na garatéia vai ter valido cada minuto gasto...
abç
Editado pela última vez por José Zuanon em Qua Jul 09, 2008 4:10 pm, em um total de 1 vez.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabio Pulzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 3:39 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Pulzi » Ter Abr 18, 2006 10:39 pm

Parabens vc é um genio nisso hehehehe ficou otima ... ... humm uma dessa la em epitacio ia matar a pau ehhehehe
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Ter Abr 18, 2006 10:47 pm

Tu tá ficando profissional heim!!!! Show.... Muito bacana mesmo!

Reserva um lamba desses pra mim! Tem um dourado num lago aqui que vai adorar... :twisted:

Abraço

Ricardo
Avatar do usuário
Paulo Rogerio Silva
ANZOL DE OURO
Mensagens: 780
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 6:51 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Paulo Rogerio Silva » Ter Abr 18, 2006 10:51 pm

Parabens Zé ficou otimo, agora 2 duvidas.
Voce acha melhor tentar este metodo como o gringo, parece que ele aplicou direto na madeira para dar um revestimento para pintar depois?
Sera que da pra guradar este thinner misturado para ser usado denovo?

Abs
brasil, regido desde abril de 1500 pela pureza da "lei de Gerson".

واحد عناق الشيعة

Imagemgif
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 18, 2006 11:06 pm

R0GER escreveu:Parabens Zé ficou otimo, agora 2 duvidas.
Voce acha melhor tentar este metodo como o gringo, parece que ele aplicou direto na madeira para dar um revestimento para pintar depois?
Sera que da pra guradar este thinner misturado para ser usado denovo?

Abs
Em uma outra isca eu apliquei direto na madeira e ficou bem selada. Eu achei melhor assim... primeiro dando uma cor de fundo depois fazendo o resto do processo.
Claro qu dá pra guardar. Eu fiz a mistura num vidro de azeitona daqueles mais estreitos. É só fechar bem... quando baixar o nível, é só acrescentar um pouco mais de thinner e copinhos....
Uma coisa que acho que ficará bom é pintar a isca com tinta acrílica, tipo branca com dorso amarelo. E numa solução de revestimento misturar um pouco de purpurina (gliter deve ficar meio grosseiro), e aplicar sobre a isca. Pr último pintar ou colar os olhos.
Sábado comprei um spray chartrose e um glow.... pra novas experiencias... :twisted: :twisted: :twisted:

Tá faltando tempo.... estou com umas 10 iscas inacabadas...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Paulo Rogerio Silva
ANZOL DE OURO
Mensagens: 780
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 6:51 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Paulo Rogerio Silva » Ter Abr 18, 2006 11:14 pm

Legal Zé pretendo comecar as minhas experiencias tb.
Esse forum tem tanta informação e voces incentivando com seus trabalhos que da uma put... vontade de tentar fazer tb.

Abs
brasil, regido desde abril de 1500 pela pureza da "lei de Gerson".

واحد عناق الشيعة

Imagemgif
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Abr 19, 2006 9:50 am

Parabéns Zé ...
Você é "o Cara"...
Por favor, reúna tudo isso num só tutorial e prepare para enviar para o Zeca ... Será página da seção "MADE IN BRAZIL" ...

Ilustrando, os copos de café são fabricados em Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), considerado um termo plástico menos nobre. Os copos que não dissolvem-se neste thinner, provavelmente são fabricados em Polipropileno (PP), já que a adição de PVC (PoliCloreto de Vinila) ao PSAI não é compatível, pois o PVC ao ser aquecido para laminação chapa, libera vapores de Cloro que danificam a superfície dos rolos que fazem a laminação da massa de plástico aquecida.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Daniel Komatsu
ANZOL DE OURO
Mensagens: 632
Registrado em: Qui Jan 26, 2006 7:09 pm
Cidade:

Mensagem por Daniel Komatsu » Qua Abr 19, 2006 10:00 am

Eita Zé, num tem nem o que falar cara... logo logo to sentindo que teremos umas ZuanonLures prontas pra Epitácio...hehehehe
Abraços
Daniel Komastu
Sempre esperando a próxima pescaria...rsrsrs
" Ao longo de nossas vidas devemos guardar cada pedra que encontramos em nossos caminhos para que no final possamos construir um forte Castelo"
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Qua Abr 19, 2006 8:54 pm

Pô...valeu Zuanon!

Estava ansioso pra fazer nas minhas iscas!
Esse lambari dá pau em muita isca que vende por aí!
Valeu pela dedicação!!!!

Ficou animal!!!


Fabio santos
Tiago Mazzer
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 204
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 9:55 am
Cidade:

Mensagem por Tiago Mazzer » Sex Abr 21, 2006 12:41 am

kra..parabens...paguei um pau pra vc..mandou mto bem!
soh por curiosidade..qto tempo levou pra esta isca ficar pronta?
aquele abraço e parabens novamente!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Abr 21, 2006 8:24 am

Tiago Mazzer escreveu:kra..parabens...paguei um pau pra vc..mandou mto bem!
soh por curiosidade..qto tempo levou pra esta isca ficar pronta?
aquele abraço e parabens novamente!
Desconsiderando o lance de 24 horas de secagem nas etapas de revestimento, por que isso não é "hora de trabalho" propriamente dita.
também sem cosniderar o tempo de secagem da colagem da isca...

Levo de uma a duas horas fazendo uma isca.... cortando... shapeando.... lixando, pintando, etc.

Tento fazer um trabalho em série... corto várias, seleciono os pares, faço as caixas de rattling e lastro, lastreio, colo, faço o shape geral.... depois o refinado, lixo, aplico o fundo.... Então é dificil dizer exatamente quanto tempo leva uma isca.... mas acho que de 1 a 2 horas seria um bom chute.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Alequisandra
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1629
Registrado em: Ter Abr 12, 2005 1:26 pm
Cidade:

Mensagem por Alequisandra » Sex Abr 21, 2006 8:43 am

amigo parabéns tu ta profissional.
beijao.
"Toda profissão é grande quando exercida com grandeza."
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Jul 01, 2006 4:07 pm

Pô Zuanon... Agora compra um aerógrafo que tudo fica bala...
Aquele lance que eu te falei por e-mail vou ser teimoso e vou testar... Um amigo meu usa aquela resina, mas pra fazer peças maciças. Daqui uma ou duas semanas te conto o resultado.

Abração!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sáb Jul 01, 2006 8:14 pm

Sobre esse lance do revestimento plastico como finalização, algumas iscas depois de algum tempo ficaram opacas.
Parece que a madeira"transpirou" por dentro do revestimento e a isca ficou fosca, sem brilho....
Não estou usando mais pra revestimento. Revestimento agora só com epoxi. Como disse o Hilton, fica muito bom e resistente.... :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Hilton C Lellis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 798
Registrado em: Sex Jan 20, 2006 8:41 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hilton C Lellis » Seg Jul 03, 2006 1:03 pm

Aí Zé, dá-lhe tackle underground.... ... ...... ... .... Que legal que vc está fazendo, testando, correndo atrás.... .....

Quanto a essa técnica nunca consegui uma boa aderência do material à madeira ou às iscas pintadas.

Sou mai o epoxi.... ... ......
Hilton
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Ter Jul 04, 2006 8:08 am

Cara

Que coisa de louco, sua isquinha está muito louca.

parabéns

Abração
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Jul 04, 2006 8:58 am

Zé , você é um artista parabens , a evolução dessa sua isca esta sendo muito rápida , fantástico .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Ter Jul 04, 2006 12:37 pm

Caramba Zé ... muito boas mesmo !!!
Até anima a tentar fazer algumas.
Coloca fotos das ferramentas que vc usa aí, a lixadeira em especial.
O zé realmente é um baita artesão. Fico impressionado com o capricho.
Parabéns.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Mai 12, 2008 11:19 am

Pode mover este tópico também para o "fazendo arte"
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Mai 12, 2008 12:10 pm

FOI
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”