Falta tempo... sobram idéias... inacabadas

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Falta tempo... sobram idéias... inacabadas

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 11, 2006 7:47 pm

Eu não aguento ver um defunto e não chorar.... ...
Lá no http://www.tackleunderground.com tem um tutorial inacabado de molde de silicone.... Não aguentei esperar o autor colocar o que faltava e me meti em mais essa empreitada....

Comecei errado. Pensei.... se vou gastar material vou fazer uma isca mais cara... pra que vou copiar uma isca de 10 reais????
Escolhi uma Flat Crank.
C@g@d@... ... isca pequena com flutuabilidade crítica....

Não vou colocar o tutorial aqui, porque esse aqui http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=48 tá super detalhado... o que eu comecei fazendo diferente dele foi, no lugar de usar argila (clay) eu usei massa de modelar dessas de criança brincar. Isso eu acertei, facil de trabalhar e não faz sugeira.

Seguindo as dicas do tutorial gringo, produzi o molde....
Imagem

Aí fiz umas experiências com acrílico de aparelho ortodontico....
Imagem

Aí é que a coisa pegou.... isca pequena.... a "parede" de acrilico ficou grossa... aumentou o peso e comprometeu a flutuabilidade.... ... mesmo sem o rattling, ficou uma Flat crank sinking....

Aproveitei e testei colar os desenhos no acrilico usando a mesma técnica da colagem nas iscas de madeira.... Photoshop.... lambaris com o perfil devidamente modificado para Flat Crank....
Imagem

Colou....mas como não tinha dado nenhuma pigmentação no acrilico e nem uma pintura de fundo a isca ficou muito sem vida.... serviu apenas pra saber que dá certo a decoupagem no acrilico...
Imagem

Preciso tentar faze-la com uma parede mais fina ou ter paciencia e esperar o autor gringo terminar o tutorial dele.... Preciso moldar uma isca maior, onde um pequeno erro na parede não seja tão critico na flutuabilidade... Preciso.... ... preciso.... preciso....
Preciso parara de trabalhar... desse jeito não consigo fazer minhas iscas!!! quem dira pescar e testa-las...
abçs
:twisted:
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Abr 11, 2006 8:10 pm

zeh.. ainda assim.. te acho um artista !!
Avatar do usuário
Paulo Rogerio Silva
ANZOL DE OURO
Mensagens: 780
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 6:51 pm
Cidade:
Contato:

Ola Zé

Mensagem por Paulo Rogerio Silva » Ter Abr 11, 2006 8:17 pm

Boa noite Zé achei este forum por sua msg no Orkut sobre iscas artificiais e como disse nosso amigo vc é um artista cara, parabens.
brasil, regido desde abril de 1500 pela pureza da "lei de Gerson".

واحد عناق الشيعة

Imagemgif
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 11, 2006 8:56 pm

Bem vindo Roger.
Agradeço os elogios e espero encontra-lo mais vezes frequentando as páginas da Caterva.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Adriano Yudi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 500
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:20 am
Cidade:

Mensagem por Adriano Yudi » Ter Abr 11, 2006 9:29 pm

Oga escreveu:zeh.. ainda assim.. te acho um artista !!
Com certeza Zé!!!

Parabéns
Adriano Yudi Fukumitsu
Imagem
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Ter Abr 11, 2006 9:29 pm

ô loco Zé! Vc é o cara! parabéns mesmo!
Abraço,
Avatar do usuário
Luis Muller
ANZOL DE OURO
Mensagens: 535
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 9:38 pm
Cidade:

Mensagem por Luis Muller » Ter Abr 11, 2006 9:59 pm

Quero entrar nessa!
Avatar do usuário
Escorpionwild
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Ter Dez 27, 2005 6:45 am
Cidade:

Mensagem por Escorpionwild » Ter Abr 11, 2006 11:36 pm

Parabens ZE !!!

Cada dia que passa aprendo mais com você !!!!


Grande abraço !!!

Flavio
Avatar do usuário
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
Cidade:

Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Qua Abr 12, 2006 12:57 am

Show Zé!

Ao invés de acrílico ortodôntico, você pensou em algum outro tipo de material? Ou então fazer um molde inverso para que o acrílico fique distribuído uniformemente pelo corpo?

Bom, desse mal eu ainda não tô sofrendo... :lol: ...ainda...
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Avatar do usuário
Daniel Komatsu
ANZOL DE OURO
Mensagens: 632
Registrado em: Qui Jan 26, 2006 7:09 pm
Cidade:

Mensagem por Daniel Komatsu » Qua Abr 12, 2006 8:23 am

Putz Zé, parabéns.... vc tá dando show nas iscas e nas iniciativas...
Abraços
Daniel Komastu
Sempre esperando a próxima pescaria...rsrsrs
" Ao longo de nossas vidas devemos guardar cada pedra que encontramos em nossos caminhos para que no final possamos construir um forte Castelo"
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 12, 2006 8:36 am

djefi escreveu:Show Zé!

Ao invés de acrílico ortodôntico, você pensou em algum outro tipo de material? Ou então fazer um molde inverso para que o acrílico fique distribuído uniformemente pelo corpo?

Bom, desse mal eu ainda não tô sofrendo... :lol: ...ainda...
Não tentei outro material.... Tava pensando em verter parafina derretida no molde para criar uma parede fina e uniforme. Depois fazer o "contra-molde para conseguir paredes padronizadas.... Tô aceitando sugestões.... :roll: :roll:
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Abr 12, 2006 8:57 am

Vamos copiar as marias... rs... pintar e vender a preço de Ouro... hahahahahahahahahaha...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 12, 2006 9:07 am

Diego escreveu:Vamos copiar as marias... rs... pintar e vender a preço de Ouro... hahahahahahahahahaha...
:? :? :? iiiiiiiiii pelo visto já arrumei um "sócio" :D :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Qua Abr 12, 2006 9:08 am

VOU PARAR DE COMPRAR ISCAS VOU ESPERAR AS ZÉ LURES!!
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
Xico Jorge
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2075
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 7:45 pm
Cidade:

Mensagem por Xico Jorge » Qua Abr 12, 2006 9:24 am

Zuanon, acho que ele ficou ruim somente para os olhos do pescador, porque se você pensar que dentro d'água, nadando rapido, ele vai ficar muito próximo de um lambarí de verdade.

Para o predador o acabamento não importa, mas sim o nado.

Quanto a afundar, isso pode até ajudar naqueles dias em que o peixe está manhoso.
Carinho e afeto não combinam com elegância. Abaixo a elegância!
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Qua Abr 12, 2006 9:25 am

Zuanon,

você é fera!!!

Você impressiona a cada teste que faz.

Abs
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 12, 2006 10:08 am

Xico Jorge escreveu:Zuanon, acho que ele ficou ruim somente para os olhos do pescador, porque se você pensar que dentro d'água, nadando rapido, ele vai ficar muito próximo de um lambarí de verdade.

Para o predador o acabamento não importa, mas sim o nado.

Quanto a afundar, isso pode até ajudar naqueles dias em que o peixe está manhoso.
Acho que vc tem razão quanto a eficiencia, mas quando a gente ta criando ou trabalhando num projetinho desses, é dificil se contentar com meia boca.... mesmo que pegue peixe. Tb acho que vai funcionar....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
zepvneto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 79
Registrado em: Ter Abr 19, 2005 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por zepvneto » Qua Abr 12, 2006 10:13 am

Zé,

qual o material do molde???onde voce coprou????
Abracao

Jose Neto
Avatar do usuário
Hilton C Lellis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 798
Registrado em: Sex Jan 20, 2006 8:41 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hilton C Lellis » Qua Abr 12, 2006 10:20 am

Zuanon;

Que bom que vc gostou do site e está aplicando as técnicas mostradas.

Faço iscas com molde de silicone mas uso como material para a isca, poliuretano exandido de alta densidade. As iscas ficam um T com uma densidade um pouco maior que a da balsa.

O poli que uso (alta densidade) pesa 150 kg/m3 enquanto aquele material utilizado para chumbar portas e janelas, ou utilizado pelo pessoal que trabalha com fibra de vidro pesa 30 kg/m3.

O material comum é uma m****, a isca fica mole e quebra fácil.

O outro não, fica super dura e com uma superfície bem lisa.

O importante é misturar as duas partes na proporção indicada pelo fabricante e mexer bem, muito bem. O incoveniente é que o tempo entre mexer, colocar no molde e fechar é muito rápido. É importante também que o furo para a expansao do material tenha o tamanho certo. Pequeno o suficiente para criar pressao interna e ao mesmo tempo grande o suficiente para deixar o excesso de material sair.

Se vc quiser te indico o fornecedor, pois é muito dificil de encontar em lojas. Este material é utilizado para preencher colunas de concreto em pontes e barragens. É estrutural.

Abraços
Hilton
Avatar do usuário
Hilton C Lellis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 798
Registrado em: Sex Jan 20, 2006 8:41 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hilton C Lellis » Qua Abr 12, 2006 10:41 am

Dê uma olhada no tutorial do Husky sobe os moldes e também a colocação do poliuretano expandido dentro dele:

http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=16

Eu costumo colocar os chumbos (oliva 2, 3 e 4 gramas dependendo da isca, trabalho e etc.) no arame interno da isca. Assim vc pode experimentar pesos e posições diferentes dentro delas.

Uma outra dica legal, é fazer um secador de resina rotatória. Desta maneira a resina de acabamento final fica totalmente uniforme e com um P*** brilho legal.

Veja o resultado :

Imagem

Imagem

Imagem
Hilton
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Abr 12, 2006 10:57 am

Hilton, essa twicht tem uma pintura muito legal... ela parecer ter um brilho... é isso???? como se tivesse um "furta-cor"???? aparente na parte traseira da isca... é isso????

Muito fera...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 12, 2006 11:02 am

Hilton Lellis escreveu:Zuanon;

Que bom que vc gostou do site e está aplicando as técnicas mostradas.

Faço iscas com molde de silicone mas uso como material para a isca, poliuretano exandido de alta densidade. As iscas ficam um T com uma densidade um pouco maior que a da balsa.

O poli que uso (alta densidade) pesa 150 kg/m3 enquanto aquele material utilizado para chumbar portas e janelas, ou utilizado pelo pessoal que trabalha com fibra de vidro pesa 30 kg/m3.

O material comum é uma m****, a isca fica mole e quebra fácil.

O outro não, fica super dura e com uma superfície bem lisa.

O importante é misturar as duas partes na proporção indicada pelo fabricante e mexer bem, muito bem. O incoveniente é que o tempo entre mexer, colocar no molde e fechar é muito rápido. É importante também que o furo para a expansao do material tenha o tamanho certo. Pequeno o suficiente para criar pressao interna e ao mesmo tempo grande o suficiente para deixar o excesso de material sair.

Se vc quiser te indico o fornecedor, pois é muito dificil de encontar em lojas. Este material é utilizado para preencher colunas de concreto em pontes e barragens. É estrutural.

Abraços
Fala Hilton.... O Wagner , meu amigo começou a procurar o poliuretano expandido. Encontramos apenas o spray... mas ainda nã ocompramos. Nesse tutorial do Tackleunderground eles usam massa plástica de funilaria para fazer o molde. O Wagner já fez um molde, e o projeto tá parado aí....
Legal essas dicas... iram evitar muitos erros.

Além da falta de tempo.... tem a falta de grana.... esse mes gastei 300 reais em ferramentas.... estourou o orçamento... o poliuretano terá que esperar....

O secador rotatório tá quase pronto....

As suas iscas estão ótimas!!!

Valeu pelas dicas....deram uma alavancada grande nos projetos...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Qua Abr 12, 2006 11:36 am

MUITO LEGAL!

ZECA... vc precisa colocar embaixo do nome do Zuanon "Prof. Pardal"

Ele merece!
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Hilton C Lellis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 798
Registrado em: Sex Jan 20, 2006 8:41 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hilton C Lellis » Qua Abr 12, 2006 12:28 pm

Diego escreveu:Hilton, essa twicht tem uma pintura muito legal... ela parecer ter um brilho... é isso???? como se tivesse um "furta-cor"???? aparente na parte traseira da isca... é isso????

Muito fera...
Diego;

Na verdade, esse brilho que vc esta vendo na traseira da isca tem em toda ela, mas o efeito só apareceu aí por causa da luz na foto.
A isca foi feita de poliuretano expandido. Pintei inicialmente um fundo meio amarronzado e colei um adesivo holografico imitando escamas por cima. Dei uma camada de resina e pintei as costas e a barriga. Depois para finalizar dei mais uma mão de resina. Fica com um efeito muito legal. Bom para tucunas e traíras com água bem limpa.... ...
Hilton
Avatar do usuário
Hilton C Lellis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 798
Registrado em: Sex Jan 20, 2006 8:41 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hilton C Lellis » Qua Abr 12, 2006 12:39 pm

José Zuanon escreveu:
Hilton Lellis escreveu:Zuanon;

Que bom que vc gostou do site e está aplicando as técnicas mostradas.

Faço iscas com molde de silicone mas uso como material para a isca, poliuretano exandido de alta densidade. As iscas ficam um T com uma densidade um pouco maior que a da balsa.

O poli que uso (alta densidade) pesa 150 kg/m3 enquanto aquele material utilizado para chumbar portas e janelas, ou utilizado pelo pessoal que trabalha com fibra de vidro pesa 30 kg/m3.

O material comum é uma m****, a isca fica mole e quebra fácil.

O outro não, fica super dura e com uma superfície bem lisa.

O importante é misturar as duas partes na proporção indicada pelo fabricante e mexer bem, muito bem. O incoveniente é que o tempo entre mexer, colocar no molde e fechar é muito rápido. É importante também que o furo para a expansao do material tenha o tamanho certo. Pequeno o suficiente para criar pressao interna e ao mesmo tempo grande o suficiente para deixar o excesso de material sair.

Se vc quiser te indico o fornecedor, pois é muito dificil de encontar em lojas. Este material é utilizado para preencher colunas de concreto em pontes e barragens. É estrutural.

Abraços
Fala Hilton.... O Wagner , meu amigo começou a procurar o poliuretano expandido. Encontramos apenas o spray... mas ainda nã ocompramos. Nesse tutorial do Tackleunderground eles usam massa plástica de funilaria para fazer o molde. O Wagner já fez um molde, e o projeto tá parado aí....
Legal essas dicas... iram evitar muitos erros.

Além da falta de tempo.... tem a falta de grana.... esse mes gastei 300 reais em ferramentas.... estourou o orçamento... o poliuretano terá que esperar....

O secador rotatório tá quase pronto....

As suas iscas estão ótimas!!!

Valeu pelas dicas....deram uma alavancada grande nos projetos...
Não compre o poliuretano em spray. Não presta para isso e é uma m****. Tenho em casa o contato de onde comprar. Se nao me engano é uma empresa em Franca/SP. Mando p/ vc hoje a noite ou amanha cedo.

Quanto ao molde, tome o seguinte cuidado:

Ao tirar a peça ela vai sair exatamente do tamanho da isca que vc copiou. Quando resinar 1 ou 2 vezes vc vai acabar aumentando muito o volume dela (veja nas fotos dos protótipos). Esse modelo foi tirado de uma 28MR.

Costumo fazer o modelo da isca em balsa e tirar o molde. Aplico depois no molde uma camada de resina, deixo secar por 12 horas (rodando) e repito o processo (mais uma camada de resina e secagem).
Preparo o molde novamente, eliminado todas as rebarbas e eventuais imperfeições. Tiro uma isca de poli dele.
Temos entao uma isca igual a original porém com um volume menor de exatamente 2 camadas de resina.
Faço um novo molde, agora pronto para tirar as peças, pintar e resinar.
Hilton
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 12, 2006 4:49 pm

zepvneto escreveu:Zé,

qual o material do molde???onde voce coprou????
É o silicone vendido em lojas de artesanato. A mulherada usa pra fazer moldes de biscuit e fazer imã de geladeira.... Paguei 35 pilas um pote de 1 kg... nesse molde gastei mais ou menos uns 200 ... 250 g.

Nas lojas de produtos odontológicos tem uns mais caros.... chega até 90 reais o kg.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
felipe
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Abr 09, 2006 5:10 pm
Cidade:

Mensagem por felipe » Qua Abr 12, 2006 9:11 pm

parabens zé voce é o kara!!!
estou aki basicamente para aprender com vcs!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Abr 13, 2006 1:33 am

Ótimo Zé ... Parabéns ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Ter Abr 18, 2006 1:19 pm

parabéns Zé!!!

vc tá profissional mano!!!

abraço!

Fabio Santos
Imagem
Avatar do usuário
Edgar
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 167
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 1:13 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Edgar » Qua Abr 19, 2006 11:42 am

Essas iscas estão mto legais. Parabéns!

[]s
Edgar
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”