Ensaio de um Tutorial...

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
pescador_acm
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jun 09, 2005 4:20 pm
Cidade:

Re: Ensaio de um Tutorial...

Mensagem por pescador_acm » Qua Mai 10, 2006 10:14 pm

José Zuanon escreveu:O pessoal tá me cobrando uns tutoriais... o tempo tá curto... então vai este "ensaio de tutorial pro pessoal ter uma idéia.

Primeiro eu usei uma ripa de balsa de 6mm (1/4') de espessura. Cortei tiras longitudinais acompanhando o sentido das fibras da madeira com largura varinando entre 2 e 2,5 cm. Essas tiras foram cortadas em pares de pedaços menores com tamanhos variados de 4,5cm até 8cm.

Imagem

Agrupados os pares, foram feitas caixas de lastro na metade posterior das iscas do tipo "trick" que funcionam como stick e possuem uma garatéia só.

Imagem

Nas iscas com duas garatéias a caixa de lastro fica mais centralizada.

Em seguida é feita a ferragem. Eu uso fio de ortodontia. Eu prefiro esse tipo devido a sua têmpera que permite fazer com mais facilidade as curvas e dobras necessárias. Eu uso também os alicates de ortodontia para fazer essas dobras. Existem uma infinidade de modelos desenhados para fazer tipos específicos de dobras e curvas nos fios.

Imagem

Eu dobro as pontas dos fios de maneira que possam ser cravadas na madeira, aumentando assim a resistência à tração.
Imagem
Nesta isca de duas garatéias pode-se notar a caixa de lastro mais centralizada.
Imagem

Nesta outra isca maior, podemos ver a caixa de lastro centralizada e a caixa de ratling. Desenhei o perfil da isca tb pelo lado de dentro para que fique mais didático....
Imagem

Em seguida as partes são coladas com cola de madeira Cascorex (amarelada). Nas iscas que possuem ratling é preciso tomar muito cuidado na colagem. Eu tenho usado bolinhas de aço nestas iscas. Uso grampos C e ripinhas para proteger as iscas na hora do aperto.
Imagem

Depois de coladas, desenho o perfil das iscas e faço os cortes e a "lapidação". As caixas de lastro e ratling eu faço usando um mini formão,estiletes, etc.
A lapidação da isca eu uso uma navalha descartável. No laboratório onde trabalho faço contes histológicos num micrótomo. Este aparelho usa navalhas descartáveis para tirar cortes de 5 micrometros de espessura. Depois de alguns blocos cortados, essas navalhas são descartadas. Eu as reutilizo nas minhas iscas. Com uma navalha usada consigo lapidar umas 3 iscas antes dela perder totalmente o corte.

Nessa hora é preciso cuidado pra não atingir nem a caixa de ratling nem a de lastro.
Deixo o dorso das iscas mais "gordo" e as barricas e a cauda mais "magras".
Depois dou acabamento com lixa d'água por serem mais resistentes.
Imagem
Imagem
Imagem

Depois vem a pintura o e/ou a colagem da imagem de papel, etc....
mas isso fica pra proxima edição.... ...
Cara, vc é um verdadeiro artista. Parabens!!! Qual a sua provissão? Ao
ver seu material (alicates, arames) lembrei logo de minha namorada, ela faz odontologia e no final de semana passado estava tentado ajuda-la a entortar estes araminhos. Da próxima vez faço os pitões de minhas iscas (sem ela saber é claro :D )
André Cordeiro Macedo Maciel
====================
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Re: Ensaio de um Tutorial...

Mensagem por José Zuanon » Qui Mai 11, 2006 8:39 am

pescador_acm escreveu:
Cara, vc é um verdadeiro artista. Parabens!!! Qual a sua provissão? Ao
ver seu material (alicates, arames) lembrei logo de minha namorada, ela faz odontologia e no final de semana passado estava tentado ajuda-la a entortar estes araminhos. Da próxima vez faço os pitões de minhas iscas (sem ela saber é claro :D )
Eu sou biólogo, mas trabalho num laboratorio de patologia da faculdade de odontologia de Araraquara- UNESP.... minha esposa é dentista... os alicates eu "peguei emprestado" dela.... ... os arames de orto eu comprei.... como o empréstimo dos alicates já passou dos 5 anos, por "uso capião" já se tornaram minha propriedade, o que a obrigou a comprar novos para ela.... ... Tinha um amigo meu que trabalhava no laboratório de ortodontia e me deu umas dicas de como usar esses arames e alicates...
abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sáb Jul 01, 2006 8:50 am

Algumas pessoas me escreveram que não estavam conseguindo o acesso no forum do Tackleunderground ( [url]http://www.%20tackleunderground.com[/url] ) que foi uma indicação do Hilton e eu usei muito na confecção de minhas iscas. O Forum deles também passou por problemas e está sendo reestruturado.... Algumas partes ainda não foram 100% restauradas, como é o caso dos tutoriais, mas o administrador promete que em breve tudo estará funcionando regularmente. A Galeria de fotos foi 100% recuperada, mas não está aceitando novas fotos.
Ou seja, as "instabilidades" e problemas não acontecem só com a Caterva....
Mas como a gente eles estão funcioando novamente.
abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Seg Jul 10, 2006 1:10 pm

Fala Zé,


Segui o exemplo de seus tutoriais, mas sem os materiais e ferramentas adequados!

Saiu estas "trapizombas" aqui. rsss... mas vai melhorar!!!

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6276.jpg

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6277.jpg

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6285.jpg

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6286.jpg

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6281.jpg

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6284.jpg

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6287.jpg

http://i39.photobucket.com/albums/e151/ ... P_6288.jpg

Eu gostaria de ter feito ratlin nesta ultima, mas a pressa foi tanta...rssss

A pintura também ficou horrível, mas não tenho pincel e nem tintas adequadas, então utilizei tinta de piso...rssss... as cores foram criadas com misturas.

Abraços

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Jul 10, 2006 2:16 pm

Goste iprincipalmente do shape da 2ª e 3ª isca. Realmente a pintura não ficou uma formosura :D :D :D :D :D Materiais inadequados limitam o resultado final realmente.... mas é questão de treino, e ir pegando as manhas....
A pequenina de barbela provavelmente deve estar bem leve o que vai dificultar os arremessos. É dificil conseguir um equilibrio "peso/balistica" em iscas pequenas, mas quando a gente acerta são matadeiras... já errei várias....
Aqui a gente mostra os "sucessos"... ... os tombos e cabeçadas a gente gurada pra gente.... ...

Algumas técnicas de pintura de artesanato resultam em coisas interessantes. Após aplicar a cor de fundo, experimente molhar um pequeno pedaço de esponja na tinta e fazer manchas irregulares "esponjiadas"... ...
abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Ter Jul 11, 2006 8:38 am

Olá Zuanon, bom dia!


Esta pequenina foi a que mais gostei!
Pintei com esta cor, porque li em mensagem do Canali que a cor ROSA/PINK é matadeira pras saicangas. Como aqui perto de casa tem rios excelentes e com saicangas gigantes, resolvi tentar fazer uma...rsss

Coloquei garatéias nela e fiz ela nadar na banheira do meu filho...rsss...ficou bem legal e equilibrada o nado dela.
Ela tem 4 gramas sem garatéias, não ficou muito leve não. Com 4 cm de comprimento (sem a barbela).
Vou gravar um videozinho dela nadando na banheira e vou postar aqui, mas antes tenho que pegar minha máquina com meu cunhado!


Abração


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
visoreh
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 1:50 am
Cidade:

Mensagem por visoreh » Ter Fev 20, 2007 1:11 am

Opa.. show de bola Zuanon .. após seu "ensaio de tutorial", estou pensando seriamente em tentar fazer uma isca, mas até aprender vai demora bastante tempo ..
abraço
lauroreis
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Mar 11, 2007 12:35 pm
Cidade:

Parabéns

Mensagem por lauroreis » Seg Mar 12, 2007 2:23 pm

Parabéns José Zuanon, você é realmente o Rei das Iscas. Trabalho ficou joia e o Tutorial excelente. Explica pra gente como imprimir em papel de seda. Que papel é esse? A impressora jato de tinta imprime nesse papel? e o brilho sobre as escamas? Informa também a dimensão do arame de aço, como fazer aquela argola tão redondinha. Sei que vou levar muito tempo para realizar um trabalho aceitável, porem tenho todo tempo do mundo (sou aposentado). Obrigado por dividir conosco suas experiências na fabricação de iscas. Forte abraço e continue os Tutoriais que ficaram joia.

PS : Essa é minha primeira mensagem para o grupo. Não sou muito de escrever, mas não me contive ao apreciar o trabalho zeloso do Zuanon, espero que o grupo me aceite (sou um pescador minhoca... rsrsrs... sem experiência). Acabo de comprar uma carretilha para pesca de Tucunarés e acredito que vou precisar papear muito com voces.javascript:emoticon(':oops:')
Embarassed
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Mar 12, 2007 6:53 pm

Bem vindo Lauro reis.
Sinta-se em casa.
No alto desta página tem o link PESQUISAR. Com essa ferramenta vc encotrará outras informações e tutoriais. Perdidos nesses tópicos tem esses detalhes que vc perguntou, como o diametro do arame, papel de seda, etc. Tem tutorial de ratling de iscas, etc....
Aproveite bem o site e se persisitirem as duvidas é só dizer que estamos aqui para compartilhar informações a fazer amizades.
abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Parabéns

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Mar 13, 2007 1:35 am

lauroreis escreveu:Parabéns José Zuanon, você é realmente o Rei das Iscas. Trabalho ficou joia e o Tutorial excelente. Explica pra gente como imprimir em papel de seda. Que papel é esse? A impressora jato de tinta imprime nesse papel? e o brilho sobre as escamas? Informa também a dimensão do arame de aço, como fazer aquela argola tão redondinha. Sei que vou levar muito tempo para realizar um trabalho aceitável, porem tenho todo tempo do mundo (sou aposentado). Obrigado por dividir conosco suas experiências na fabricação de iscas. Forte abraço e continue os Tutoriais que ficaram joia.

PS : Essa é minha primeira mensagem para o grupo. Não sou muito de escrever, mas não me contive ao apreciar o trabalho zeloso do Zuanon, espero que o grupo me aceite (sou um pescador minhoca... rsrsrs... sem experiência). Acabo de comprar uma carretilha para pesca de Tucunarés e acredito que vou precisar papear muito com voces.javascript:emoticon(':oops:')
Embarassed


Olá Lauro ... Seja bem vindo. Sinta-de em casa. Precisando, é só dar um baita berro .. .
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Kenzo Nishimura
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 10:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Kenzo Nishimura » Seg Jul 02, 2007 11:51 pm

Muito bom o tópico! Já tinha tentado fazer com madeira balsa, mas não tive um resultado tão bom... Foi de muita ajuda o tópico!!!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jul 03, 2007 12:24 am

Kenzo escreveu:Muito bom o tópico! Já tinha tentado fazer com madeira balsa, mas não tive um resultado tão bom... Foi de muita ajuda o tópico!!!

Olá Kenzo,

Seja bem vindo à Caterva.

Sinta-se em casa e entre Amigos ...
Conte-nos onde pesca e qual sua espécie de peixe preferida ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos Silva
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Mar 18, 2008 12:25 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Silva » Ter Abr 01, 2008 11:52 am

Zuanon, eu comecei a fazer algumas iscas em madeira balsa, conforme você nos orientou com o exelente tutorial....
Porém acho que minhas iscas estão meio "quadradas"...
Teria como postar algum esquema para que possa conseguir fazer o bichinho direitinho???

Obs: cara, parabens por suas criações.... ficaram show!!!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 01, 2008 1:09 pm

carlossilva escreveu:Zuanon, eu comecei a fazer algumas iscas em madeira balsa, conforme você nos orientou com o exelente tutorial....
Porém acho que minhas iscas estão meio "quadradas"...
Teria como postar algum esquema para que possa conseguir fazer o bichinho direitinho???

Obs: cara, parabens por suas criações.... ficaram show!!!!
É um pouco de estilete e muita lixa...paciencia, lixa, paciencia, lixa...

Aqui tem uma gambiarra americana pra lixar iscas... da uma olhada....
http://www.tackleunderground.com/forum/ ... res-4.html
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Qui Mai 01, 2008 8:48 am

Hehehe;

Nesse Post que o Zuanon indicou, os gringos fazem umas iscas gigantes, dependendo da onde o cara for pescar, os peixes se aproximam dela, não para comer, e sim para acasalar....

Tem cada plug que da medo...

Hehehe, desculpe a brincadeira, não consegui me controlar.
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Alexandre P. de Souza
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 99
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 10:31 pm
Cidade:

Re: Ensaio de um Tutorial...

Mensagem por Alexandre P. de Souza » Sex Abr 17, 2009 1:09 pm

caro amigo sou novato no caterva mas como todos sou fanatico com a pesca. Eu gostaria de uma informação, pois também faço algumas isquinhas,gostaria de saber como consigo estes papeis ou adesivos não sei como chamam que imitam as escamas, que agente tanto ve nestas iscas industrializadas.
Meus parabéns estou tentando acompanhar as informações que vc já editou vc e mesmo um artista .obrigado. ALEXANDRE OURO PRETO MG.
Avatar do usuário
Tiago B. Zimer
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 5:54 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago B. Zimer » Dom Abr 19, 2009 8:00 pm

Valeu Zuanon, agora ja da pra começa a feze as minhas
Antes pescar um dia inteiro na chuva a estudar num dia ensolarado.

Imagem
mbohn
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 7:41 am
Cidade:

Mensagem por mbohn » Qui Mar 04, 2010 3:27 pm

Ae, muito bom os tópicos relacionados a lures aquino caterva!!!
Zuanon, show teus shapes, gostaria de questionar uma coisa nesse processo, como você faz para lapidar o bloco, lixar e etc depois de fechal-a com os pitões (arame) já no lugar? não afeta eles?
[]'s!
Avatar do usuário
Douglas Tessaroli
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Mai 15, 2010 10:16 pm
Cidade:

Mensagem por Douglas Tessaroli » Qua Jun 16, 2010 4:27 pm

Zuanon, vi seu tutorial, não entendi e peço esclarecimento sobre o lastro.

Que material preenche qual medida do mesmo.


Help, Help


Douglas Tessaroli
Avatar do usuário
Carlos Benatti Neto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 9:58 am
Cidade:

Mensagem por Carlos Benatti Neto » Sex Jun 18, 2010 3:33 pm

Douglas, o lastro é geralmente um pedaço de chumbo, e o tamanho varia para cada corpo de isca... é tentativa e erro até chegar na proporção certa.
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”