Tem um bom tempo que eu parei de fazer iscas de balsa, de lá pra cá eu me adaptei muito bem com formas e resinas, lí muitas coisas em sites de fora e adaptei ao material encontrado aqui no Brasil, desenvolví técnicas novas conforme os problemas foram aparecendo e hoje gostaria de compartilhas com vocês alguma coisa sobre formas e resinas.
Espero que esse tutorial ajude aos que querem aprender e incentive o compartilhamento de informações (coisa que tá meio em falta por aqui).
Antes de tudo precisa ficar claro que não quero incentivar nada como pirataria, falsificação de iscas e nada disso, quero discutir aqui uma técnica de artesanato, conhecimento técnico.
Pra começar escolha uma isca do seu gosto (começe com iscas grandes, são mais fáceis), nesse caso escolhi um trairão (por causa do tamanho e dos detalhes grandes da cabeça) e uma Red Pepper Jr (por ser uma isca média, além da curiosidade de saber se os pequenos detalhes do dorso sairiam).
Retire as garatéias e os olhos (eu sei que da dó).

Usando as partes do durepoxi (sem misturar para não perder) cole um palito de sorvete lateralmente a isca. O cuidado aqui é não passar o durepoxi da metade da isca.

Com o auxílio de outros dois palitos posicione as iscas deitadas e suspensas a 1 cm do fundo de um pote. menos de 1 cm é pouco e mais de 1 cm é disperdício de material.

Encha com silicone de artesanato até a metade das iscas, para ter certeza de que as linhas estarão alinhadas pode-se fazer uma prévia com água antes de jogar o silicone.

SOBRE SILICONE - Geralmente a "dureza" é definida pelas cores, o branco é a mais mole (mole demais) o azul é médio (muito bom) e o vermelho o mais duro (deve ser ótimo, nunca usei). Custa uns R$ 35,00 1 Kg.

Depois de seco o silicone, retire os palitos com o durepoxi e NÃO MEXA NAS ISCAS, esse é o pulo do gato, NÃO ENCOSTE NAS ISCAS.
Insira pequenos palitos que servirão de guias para o fechamento correto da forma deixe as pontas com cerca de 1 centímetro acima das iscas. Reforçando NNNNNNNNÃÃÃÃÃOOOOO MEEEEXXXXXXAAAAAA NAAAAAA IIIIIISSSSSSSCCCCCCAAAAAAAAAA !!!!!

Passe uma boa camada de desmoldante em spray em cima de tudo, sim deve ser spray para gerar uma pelicula por igual.

Cubra tudo com silicone.

Depois de bem seco desenforme e abra cuidadosamente as duas metades, ficará assim:

No meu exemplo eu fiz duas iscas então chegou o momento de separa-las.
Faça nas costas da isca (metade em cada banda) um buraco que servirá para injeção da resina. A visão aberta é essa:

Pronto, a forma está pronta para encher.
FAZENDO A ISCA
Começe pelo rattlin, do jeito que preferir, cuidado com o peso, deve ser o necessário para manter a isca na posição correta na água considerando o peso da garatéia, dica, a resina bóia menos que a balsa.

SOBRE A RESINA - Em casas especializadas peça pela resina mais fina que eles tiverem, compre um catalizador adicional para acelerar a secagem da isca será necessário também a microesfera de vidro (um pó de vidro que faz a resina boiar). Faça a mistura deixando o catalizador por último.
Encha aproximadamente 1/3 da isca e espere secar um pouco.

Abra cuidadosamente a forma o suficiente para colocar o rattlin na posição correta, se necessário adicione chumbo para lastrear.

Encha por completo a forma tomando cuidado para não deixar bolhas de ar.
Eu abri mais uma entrada no Trairão por causa do seu formato.

Agora é só esperar secar e desenformar.

Pronto, temos as iscas.
SOBRE OS PITÕES - Agora ou usamos pitões de rosca, ou fazemos igual a balsa, abre-se um pequeno corte na barriga e colocamos um arame ortodontico, a facilidade é que já está lastreada.
Os detalhes da red pepper não ficaram bons, acho que pra isso terei que alterar a proporção da resina, deixando-a menos oleosa. Em compensação o trairão ficou muito bom.

Mesmo tomando cuidado ficou uma bolha de ar, mas nada que uma massinha não resolva.

É isso ae, daqui pra frente é com a criatividade de vocês, eu não tive tempo de termina-las, mas qualquer dia eu termino e posto por aí.
Espero que esse tutorial incentive a colocação de mais matérias técnicas no fórum, o pessoal tá escondendo demais o jogo e esse não é o objetivo do fórum, tem muita gente que chega aprende e não retribui com nada.
Vamo lá galera, vamo agita isso aqui.
Abraço a todos.