Mini Tutorial para aplicação do Foil

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mini Tutorial para aplicação do Foil

Mensagem por Woile Gonçalves » Qua Jun 18, 2008 1:36 pm

Boas Tarde Galera!

Como havia prometido vou explicar pra vcs a técnica que estou usando para aplicação do foil nas iscas artificiais. É o meu primeiro tutorial, entao me desculpem se as fotos ficaram ruins ou se falei alguma bobagens. Espero que ajude quem estiver interessado. Então vamo lá

Primeiro faça o shape da isca de acordo com o modelo que queiram fazer.
ps:. nao lastreei ainda pq tava ansioso para testar esta técnica, hehe.. mas o correto eh deixar ela pronta antes de aplicar o foil.
Ps2:. Usem madeira balsa, eh mais facil conseguir uma superficie bem lisa.

Imagem
Imagem
Imagem

Feita esta etapa risquem o papel aluminio ( de cozinha mesmo ) no formado da isca ( de ambos os lados ) e colem o lado fosco do papel aluminio na fita dupla face ( encontrada facilmente em papelarias ).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Com estilete e uma placa de policarbonado faça cortes transversais na placa fazendo o desenho das escamas a ser marcada no foil antes da aplicação.

Imagem


Feita a placa, faça o decalque do foil ja colado na duplaface sobre a placa.


Imagem

ela ficara marcada de acordo com o desenho da placa formando as escamas do peixe.

Imagem

retire a fita branca da fita dupla face com cuidado.

Imagem

em seguida aplique com cuidado sobre a isca e é soh correr pro abraço! heheh...

Imagem
Imagem
Imagem


vou melhorar este tutorial este fim de semana, mas basicamente foi assim que eu consegui uma aplicação decente! hheheh

ps:. farei mais alguns testes e outras aplicaçoes do foil e postarei neste tutorial para que vcs possam analisar!

espero ter ajudado, qquer duvida eh soh gritar galera

Um grande abraço a todos.
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Qua Jun 18, 2008 3:22 pm

Muito bom!
Agora as dúvidas ... hehe. A fita dupla-face adere bem à isca? Você está usando mais alguma coisa para colar o alumínio além da fita? Tem policarbonato sobrando aí? hehe ... ... brincadeira.

A iniciativa de compartilhar com todos é louvável e exprime bem o "espírito Caterva". Obrigado!

Abraço
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Jun 18, 2008 3:47 pm

Legal ...

Muito bom ... Parabéns ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Edson Mizuno
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 471
Registrado em: Sáb Fev 02, 2008 8:16 pm
Cidade:

Mensagem por Edson Mizuno » Qua Jun 18, 2008 4:17 pm

Valew Woile.
Ficou muito bom.
Obrigado.
...abraços...
...Mizuno...
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qua Jun 18, 2008 4:19 pm

Paulo Lavado escreveu:Muito bom!
Agora as dúvidas ... hehe. A fita dupla-face adere bem à isca? Você está usando mais alguma coisa para colar o alumínio além da fita? Tem policarbonato sobrando aí? hehe ... ... brincadeira.

A iniciativa de compartilhar com todos é louvável e exprime bem o "espírito Caterva". Obrigado!

Abraço
sobre a fita, adere muiiiittooooo, mas muito mesmo, mas tem que ser aquela duplaface transparente tah!

como a fita cola muito nao usei nada alem dela pra fixar na isca, entao, de um lado da duplaface colo o foil e o outro uso pra fixar na isca, simples assim.

quanto ao policarbonato usei a ultima placa pra fazer as escamas, tah pra chegar mais, quando chegar eu te aviso.
sabe aquelas plaquetas de mesa onde colocam o nome do funcionário? aquelas usadas em plenárias e outras reuniões? entao! sao feitas de policarbonato..
sabe quando vc manda um cartucho pra recarga e ele volta com um lacre, tipo uma proteção de acrilico, aquilo tambem eh policarbonato..

no mais eh isso, qquer coisa eh soh chamar!!! valeu paulo, espero ter te ajudado!
abraço
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qua Jun 18, 2008 4:21 pm

NELSON MACIEL escreveu:Legal ...

Muito bom ... Parabéns ...
valeu nersão!!! dá pra colocar como fixo pra galera aproveitar? ainda vou melhorar o tutorial com outros desenhos e como fazer o rosto das iscas.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qua Jun 18, 2008 4:22 pm

Edson Mizuno escreveu:Valew Woile.
Ficou muito bom.
Obrigado.
entao Edson, será que tamo chegando nos pés dos japas? hehe falow
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qua Jun 18, 2008 4:45 pm

Valeu Nelson!!
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Qua Jun 18, 2008 4:58 pm

Caramba viu! Ficam mostrando essas coisas ... ... acabei de gastar 9,00 numa fita dupla-face, hehehehe...
Avatar do usuário
Edson Mizuno
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 471
Registrado em: Sáb Fev 02, 2008 8:16 pm
Cidade:

Mensagem por Edson Mizuno » Qua Jun 18, 2008 5:18 pm

woile escreveu:
Edson Mizuno escreveu:Valew Woile.
Ficou muito bom.
Obrigado.
entao Edson, será que tamo chegando nos pés dos japas? hehe falow
Eu????? nem na unha do dedinho.
Mas vc ta mandando muito bem!Continue prosperando!
E nos dando umas dicas! :wink:
...abraços...
...Mizuno...
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qua Jun 18, 2008 5:34 pm

Achei muito legal woile... Mas essa fita dupla face não solta com água? O problema que eu venho tendo é justamente quando alguma dentuça chega a passar o epoxi e fazer um furinho...
Se infiltrar água vai descolar fácil depois com qualquer mordida.
De qualquer forma, achei bem legal. Parece que a fita ajuda a moldar na isca sem formar as ranhuras no alumínio.
Parabéns mesmo!!!
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qua Jun 18, 2008 8:26 pm

Woile,muito bom parabéns.

At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 8:10 am

Paulo Lavado escreveu:Caramba viu! Ficam mostrando essas coisas ... ... acabei de gastar 9,00 numa fita dupla-face, hehehehe...
manda vê entao paulo!
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 8:11 am

Edson Mizuno escreveu:
woile escreveu:
Edson Mizuno escreveu:Valew Woile.
Ficou muito bom.
Obrigado.
entao Edson, será que tamo chegando nos pés dos japas? hehe falow
Eu????? nem na unha do dedinho.
Mas vc ta mandando muito bem!Continue prosperando!
E nos dando umas dicas! :wink:
valeu edson!
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Qui Jun 19, 2008 8:13 am

Felipe Kazan escreveu:Achei muito legal woile... Mas essa fita dupla face não solta com água? O problema que eu venho tendo é justamente quando alguma dentuça chega a passar o epoxi e fazer um furinho...
Se infiltrar água vai descolar fácil depois com qualquer mordida.
De qualquer forma, achei bem legal. Parece que a fita ajuda a moldar na isca sem formar as ranhuras no alumínio.
Parabéns mesmo!!!
Tive a mesma impressão do Kazan. Mas me parece que deve ser feito, primeiramente, um trabalho de impermeabilização e nivelamento da madeira. Se entrar água por qualquer furinho, a porosidade da madeira vai ajudar a descolar a fita. E quanto mais lisa e uniforme for a superfície, maior será a área de contato entre a fita e a isca, aproveitando-se toda a aderência da fita e diminuindo-se os espaços para propagação da umidade.

Fora isso, achei muito fácil colocar o foil dessa maneira (testei ontem ainda). Gostei do resultado final. Agora começa a fase de testes, hehe. Vou tentar fazer da maneira que descrevi acima: impermeabilizando a madeira e nivelando ao máximo a superfície. Acho que daí não vai ter problema, fica muito bom mesmo.

Abraço
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 8:22 am

Felipe Kazan escreveu:Achei muito legal woile... Mas essa fita dupla face não solta com água? O problema que eu venho tendo é justamente quando alguma dentuça chega a passar o epoxi e fazer um furinho...
Se infiltrar água vai descolar fácil depois com qualquer mordida.
De qualquer forma, achei bem legal. Parece que a fita ajuda a moldar na isca sem formar as ranhuras no alumínio.
Parabéns mesmo!!!
depois de colada diretamente na madeira crua é um deus nos acuda pra tirar, tentei tirar a fita de uma outra que tinha testado deixando por 2 horas na água e nada cara, consegui tirar a fita com muito sufoco mas acabou com a isca, fez cada buraco rapazz... como essas iscas feitas com foil sao feitas com duas camadas de epoxi, uma pra encobrir o corte do foil e a outra pra acabamento fica muito resistente cara, ficou até pra mim que pesco em costão cheio de pedras...
pode fazer o teste ae cara, da super certo..
lembro que uma vez o Hilton disse que aquela cromo tape dava um efeito bem legal, entao pensei, bom..aqui na minha cidade nao tem pra vender, comprar na net demora, pq nao fazer minha prórpria cromo tape, fiz e deu super certo! vai por mim cara! acho q naum tem jeito melhor conseguir um bom acabamento...a fita dá o mesmo resultado que o verniz mordente, porém é muito mais rápida para aplicar..

qq coisa falae felipe! abração!
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 8:28 am

Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:Achei muito legal woile... Mas essa fita dupla face não solta com água? O problema que eu venho tendo é justamente quando alguma dentuça chega a passar o epoxi e fazer um furinho...
Se infiltrar água vai descolar fácil depois com qualquer mordida.
De qualquer forma, achei bem legal. Parece que a fita ajuda a moldar na isca sem formar as ranhuras no alumínio.
Parabéns mesmo!!!
Tive a mesma impressão do Kazan. Mas me parece que deve ser feito, primeiramente, um trabalho de impermeabilização e nivelamento da madeira. Se entrar água por qualquer furinho, a porosidade da madeira vai ajudar a descolar a fita. E quanto mais lisa e uniforme for a superfície, maior será a área de contato entre a fita e a isca, aproveitando-se toda a aderência da fita e diminuindo-se os espaços para propagação da umidade.

Fora isso, achei muito fácil colocar o foil dessa maneira (testei ontem ainda). Gostei do resultado final. Agora começa a fase de testes, hehe. Vou tentar fazer da maneira que descrevi acima: impermeabilizando a madeira e nivelando ao máximo a superfície. Acho que daí não vai ter problema, fica muito bom mesmo.

Abraço
é isso ae paulo, acho que verniz antes da fita ja tá de bom tamanho... pra fazer a carinha das iscas use aquele aluminio de marmitas ( quentinhas ) por causa da espessura vai dar uma efeito de auto relevo.
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Qui Jun 19, 2008 8:30 am

woile, eu usei uma fita da Cremer. Será que a da Adelbrás ou a da 3M colam melhor?
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qui Jun 19, 2008 8:31 am

Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:Achei muito legal woile... Mas essa fita dupla face não solta com água? O problema que eu venho tendo é justamente quando alguma dentuça chega a passar o epoxi e fazer um furinho...
Se infiltrar água vai descolar fácil depois com qualquer mordida.
De qualquer forma, achei bem legal. Parece que a fita ajuda a moldar na isca sem formar as ranhuras no alumínio.
Parabéns mesmo!!!
Tive a mesma impressão do Kazan. Mas me parece que deve ser feito, primeiramente, um trabalho de impermeabilização e nivelamento da madeira. Se entrar água por qualquer furinho, a porosidade da madeira vai ajudar a descolar a fita. E quanto mais lisa e uniforme for a superfície, maior será a área de contato entre a fita e a isca, aproveitando-se toda a aderência da fita e diminuindo-se os espaços para propagação da umidade.

Fora isso, achei muito fácil colocar o foil dessa maneira (testei ontem ainda). Gostei do resultado final. Agora começa a fase de testes, hehe. Vou tentar fazer da maneira que descrevi acima: impermeabilizando a madeira e nivelando ao máximo a superfície. Acho que daí não vai ter problema, fica muito bom mesmo.

Abraço
Pior que dá problema... pelo menos comigo, com colas e adesivos base água, mesmo impermeabilizando a isca, depois de um furo, a água ia infiltrando.
Imagem
Imagem
Imagem

Essa isca, mesmo nas áreas que foi arrancado uma lasca ou perfurado bem fundo, estava muito bem impermeabilizada (dá pra reparar nas fotos) e continua até hoje, mas em volta dos furos, a água infiltrava um pouco e descolava o alumínio. Aí bastava uma mordida nos arredores que já descascava tudo.
Será que existe dessa fita dupla face com cola a prova dágua e com espessura tão fina quanto?
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 9:08 am

Paulo Lavado escreveu:woile, eu usei uma fita da Cremer. Será que a da Adelbrás ou a da 3M colam melhor?
da adelbrás eh o bixo cara! parece super bonder, gruda e nao sai..essa cremer nao conheco.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 9:13 am

Felipe Kazan escreveu:
Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:Achei muito legal woile... Mas essa fita dupla face não solta com água? O problema que eu venho tendo é justamente quando alguma dentuça chega a passar o epoxi e fazer um furinho...
Se infiltrar água vai descolar fácil depois com qualquer mordida.
De qualquer forma, achei bem legal. Parece que a fita ajuda a moldar na isca sem formar as ranhuras no alumínio.
Parabéns mesmo!!!
Tive a mesma impressão do Kazan. Mas me parece que deve ser feito, primeiramente, um trabalho de impermeabilização e nivelamento da madeira. Se entrar água por qualquer furinho, a porosidade da madeira vai ajudar a descolar a fita. E quanto mais lisa e uniforme for a superfície, maior será a área de contato entre a fita e a isca, aproveitando-se toda a aderência da fita e diminuindo-se os espaços para propagação da umidade.

Fora isso, achei muito fácil colocar o foil dessa maneira (testei ontem ainda). Gostei do resultado final. Agora começa a fase de testes, hehe. Vou tentar fazer da maneira que descrevi acima: impermeabilizando a madeira e nivelando ao máximo a superfície. Acho que daí não vai ter problema, fica muito bom mesmo.

Abraço
Pior que dá problema... pelo menos comigo, com colas e adesivos base água, mesmo impermeabilizando a isca, depois de um furo, a água ia infiltrando.
Imagem
Imagem
Imagem

Essa isca, mesmo nas áreas que foi arrancado uma lasca ou perfurado bem fundo, estava muito bem impermeabilizada (dá pra reparar nas fotos) e continua até hoje, mas em volta dos furos, a água infiltrava um pouco e descolava o alumínio. Aí bastava uma mordida nos arredores que já descascava tudo.
Será que existe dessa fita dupla face com cola a prova dágua e com espessura tão fina quanto?
pois eh, durar a vida todo eh que nao vai felipe, mas vou procurar ver aqui nao minha cidade se tem outro tipo de fita..pelos testes que eu fiz essa fita da adelbras eh o bixo cara, naum sai na agua nao nem perde aderencia..realmente ela cola muito.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 10:28 am

especificaçoes da fita utilizada na aplicação do foil.

FITA ADESIVA ADELBRAS 415
Dupla-Face Papel Crepado
Características
SUBSTRATO: -Papel Crepado Saturado com solução que o torna resistente e impermeável coberto com adesivo de ambos os lados.
ADESIVO: - Borracha Natural e Resinas Sintéticas.
APRESENTAÇÃO: -Papel Siliconizado ( antiaderente ) Amarelo tratado de ambos os lados.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qui Jun 19, 2008 12:12 pm

woile escreveu:especificaçoes da fita utilizada na aplicação do foil.

FITA ADESIVA ADELBRAS 415
Dupla-Face Papel Crepado
Características
SUBSTRATO: -Papel Crepado Saturado com solução que o torna resistente e impermeável coberto com adesivo de ambos os lados.
ADESIVO: - Borracha Natural e Resinas Sintéticas.
APRESENTAÇÃO: -Papel Siliconizado ( antiaderente ) Amarelo tratado de ambos os lados.
Interessante... vou ver se acho pra vender por aqui... A marca eu sei que se encontra por aqui sim.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Qui Jun 19, 2008 12:55 pm

Felipe Kazan escreveu:
woile escreveu:especificaçoes da fita utilizada na aplicação do foil.

FITA ADESIVA ADELBRAS 415
Dupla-Face Papel Crepado
Características
SUBSTRATO: -Papel Crepado Saturado com solução que o torna resistente e impermeável coberto com adesivo de ambos os lados.
ADESIVO: - Borracha Natural e Resinas Sintéticas.
APRESENTAÇÃO: -Papel Siliconizado ( antiaderente ) Amarelo tratado de ambos os lados.
Interessante... vou ver se acho pra vender por aqui... A marca eu sei que se encontra por aqui sim.
eh isso ae felipe, manda vê cara!!! num sai na agua de jeito nenhum véio..valeu
Avatar do usuário
Francisco S. Gonçalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 11:18 am
Cidade:

Mensagem por Francisco S. Gonçalves » Seg Jun 23, 2008 11:13 pm

Woile, nota 10 pro teu totorial!
como sou marinheiro de 1a. viagem, entendi que só precisava colar com a fitra adesiva. não entendi aquele lance que vc falou pro kazam, cfe. copiei, a seguir: "como essas iscas feitas com foil sao feitas com duas camadas de epoxi, uma pra encobrir o corte do foil e a outra pra acabamento fica muito resistente" - como é esse negócio do epoxi? é passado sobre toda a isca depois de colada? ou só nos encaixes? obrigado!

______________________________
TÉDIO É AQUELE ESPAÇO DE TEMPO
ENTRE UMA PESCARIA E OUTRA!
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Ter Jun 24, 2008 8:13 am

francisco sérgio gonçalve escreveu:Woile, nota 10 pro teu totorial!
como sou marinheiro de 1a. viagem, entendi que só precisava colar com a fitra adesiva. não entendi aquele lance que vc falou pro kazam, cfe. copiei, a seguir: "como essas iscas feitas com foil sao feitas com duas camadas de epoxi, uma pra encobrir o corte do foil e a outra pra acabamento fica muito resistente" - como é esse negócio do epoxi? é passado sobre toda a isca depois de colada? ou só nos encaixes? obrigado!
Nessa acho que eu posso te ajudar. O foil, mesmo sendo muito fino, tem uma espessura tal que após aplicado podemos sentir um desnível entre o mesmo e o corpo da isca. Geralmente, o foil não é aplicado sobre toda a superfície, por isso os cortes que o Woile mencionou. Esse desnível é um desastre para a pintura, pois sempre ficará aparente, não importa quantas demãos de tinta passarmos. Agora, se passar uma camada de epóxi logo após aplicar o foil e secar no secador giratório, o epóxi vai se espalhar uniformemente por todo o corpo da isca, eliminando o desnível entre o foil aplicado e a madeira. Depois, lixando suavemente os locais que receberão tinta, esconde-se a emenda do foil: Tá aí o segredo! Quando terminar, daí sim vem a camada final de epóxi, a do acabamento.

Espero ter ajudado.

Woile, se escrevi alguma coisa errada, me corrija.

Abraços,
Editado pela última vez por Paulo Lavado em Ter Jun 24, 2008 8:20 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Ter Jun 24, 2008 8:19 am

francisco sérgio gonçalve escreveu:Woile, nota 10 pro teu totorial!
como sou marinheiro de 1a. viagem, entendi que só precisava colar com a fitra adesiva. não entendi aquele lance que vc falou pro kazam, cfe. copiei, a seguir: "como essas iscas feitas com foil sao feitas com duas camadas de epoxi, uma pra encobrir o corte do foil e a outra pra acabamento fica muito resistente" - como é esse negócio do epoxi? é passado sobre toda a isca depois de colada? ou só nos encaixes? obrigado!

______________________________
TÉDIO É AQUELE ESPAÇO DE TEMPO
ENTRE UMA PESCARIA E OUTRA!
q bom que vc gostou do tutorial, meia boca mais ajuda neh! hehe..passa epoxi em toda ela e depois com tinta branca ( spray ) cobre as emendas..depois vc pode colorir a iscas com cores transfarente que fica show!..falow
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Ter Jun 24, 2008 8:23 am

Paulo Lavado escreveu:
francisco sérgio gonçalve escreveu:Woile, nota 10 pro teu totorial!
como sou marinheiro de 1a. viagem, entendi que só precisava colar com a fitra adesiva. não entendi aquele lance que vc falou pro kazam, cfe. copiei, a seguir: "como essas iscas feitas com foil sao feitas com duas camadas de epoxi, uma pra encobrir o corte do foil e a outra pra acabamento fica muito resistente" - como é esse negócio do epoxi? é passado sobre toda a isca depois de colada? ou só nos encaixes? obrigado!
Nessa acho que eu posso te ajudar. O foil, mesmo sendo muito fino, tem uma espessura tal que após aplicado podemos sentir um desnível entre o mesmo e o corpo da isca. Geralmente, o foil não é aplicado sobre toda a superfície, por isso os cortes que o Woile mencionou. Esse desnível é um desastre para a pintura, pois sempre ficará aparente, não importa quantas demãos de tinta passarmos. Agora, se passar uma camada de epóxi logo após aplicar o foil e secar no secador giratório, o epóxi vai se espalhar uniformemente por todo o corpo da isca, eliminando o desnível entre o foil aplicado e a madeira. Depois, lixando suavemente os locais que receberão tinta, esconde-se a emenda do foil: Tá aí o segredo! Quando terminar, daí sim vem a camada final de epóxi, a do acabamento.

Espero ter ajudado.

Woile, se escrevi alguma coisa errada, me corrija.

Abraços,
certíssimo paulo!!...eta forum bão esse neh! hehe
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Ter Jun 24, 2008 10:40 am

Esse me parece o procedimento padrão com foil. Você já conseguiu acabamento razoável sem essa primeira camada de epóxi? Lixando com lixa 600 ou 800 diretamente na emenda do foil será que é possível eliminar o desnível entre o foil e o corpo da isca? Me parece que se não houver este problema, a tinta branca, que tem grande poder de cobertura, pode esconder por si só a emenda.

Sei lá, qual a sua opinião?

Abraços.
Avatar do usuário
Woile Gonçalves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 832
Registrado em: Seg Abr 14, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por Woile Gonçalves » Ter Jun 24, 2008 11:46 am

Paulo Lavado escreveu:Esse me parece o procedimento padrão com foil. Você já conseguiu acabamento razoável sem essa primeira camada de epóxi? Lixando com lixa 600 ou 800 diretamente na emenda do foil será que é possível eliminar o desnível entre o foil e o corpo da isca? Me parece que se não houver este problema, a tinta branca, que tem grande poder de cobertura, pode esconder por si só a emenda.

Sei lá, qual a sua opinião?

Abraços.
fiz o teste sim, nao deu certo, a unica cor de tinta que cobre o foil sem expoi eh o preto mesmo....entao eh melhor mandar epoxi e correr pro abraço! hehe
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”