removendo a tinta velha

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Paulo Stuginski
ANZOL DE OURO
Mensagens: 723
Registrado em: Dom Jun 10, 2007 10:49 pm
Cidade:

removendo a tinta velha

Mensagem por Paulo Stuginski » Sáb Mai 31, 2008 9:46 pm

Removendo Tinta... Quantas vezes você se arrependeu da pintura que fez e acharia melhor começar tudo de novo? Ou quando você recebe de presente uma sucata para restaurar? Muitas pessoas tentam tirar a pintura já aplicada com lixas, mas isso pode tirar as texturas e o resultado nem sempre é bom.
Esse artigo mostra as diversas opções de solventes para remover tinta. Alguns mais agressivos ao plástico, outros menos. Além disso, mostra qual a melhor opção para cada tipo de tinta.
Álcool: O álcool comum, que agora só é vendido em gel (esse texto refere-se ainda ao álcool líquido), é recomendando para remover a maioria das tintas em spray, independente do fabricante. Caso a peça seja pequena, pode-se deixá-la mergulhada por um período em um recipiente com álcool e depois passar um algodão para remover a tinta. Caso a peça seja grande, deve-se embeber algodão com álcool e passar na tinta, removendo-a com cuidado. O incoveniente desse material é que a peça fica ressecada após o processo e pode afetar a próxima pintura. Álcool remove facilmente tintas Humbrol e tintas acrílicas (Tamiya e Hobby Cores). O álcool em gel não dá resultados tão bons quanto o líquido. Soda Cáustica: É um material bastante agressivo, mas que não ataca o plástico. A vantagem é que a tinta praticamente some quando mergulhada nela. O incoveniente é que o material é muito perigoso e pode causar queimaduras graves se não for manuseado corretamente. Remove praticamente qualquer tinta, exceto Testors. A'pos o uso, recomenda-se limpar o kit com sabão em pó, usando uma escova de dentes. Acetona: Esse material deve ser usado com cuidado, pois danifica o plástico. Porém pode ser usado com algodão embebido e passado sobre a superfície desejada. Remove tinta Testors. Easy-Off: Esse é um produto de limpeza, vendido por um preço bastante em conta em qualquer supermercado. É uma variação mais fraca da soda cáustica e, mesmo corrosiva, pode ser usado sem tantos riscos. É uma espécie de pasta, que deve ser passada sobre a peça desejada e deixar por um período de descanso. Após tal período, deve-se passar uma escova de dentes molhada para tirar a tinta. Remove quase todas as tintas ápos algumas aplicações e pode ser usado para remover cera líquida. Não remove tintas Gunze. Fluído de freio: Encontrado em qualquer loja de auto-peças ou posto de gasolina. Deixa-se a peça submersa no fluído por alguns minutos. Dependendo da tinta ela dissolve ou descasca e pode ser retirada com uma escova de dentes. Após isso, precisa ser lavada com água e sabão para tirar o fluído, que tem consistência oleosa. Não ataca o plástico
para cromados coca-cola, deixe de molho.

O texto não é meu, foi garimpado em um site de plastimodelismo, mas serve muito bem para nos.
Avatar do usuário
Edson Mizuno
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 471
Registrado em: Sáb Fev 02, 2008 8:16 pm
Cidade:

Mensagem por Edson Mizuno » Sáb Mai 31, 2008 11:25 pm

Valeu Paulo.
Com certeza será de muita utilidade!
Obrigado...
abs
...abraços...
...Mizuno...
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Dom Jun 01, 2008 8:23 am

até a coca cola é usada ? vishhhhhhhhh
gostei da dica do óleo de freio !
abs
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Nelson Estêvão » Qua Jun 04, 2008 3:37 pm

belo post...
valeu sera de muita valia...
abraços
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”