Shapes de Hoje

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Shapes de Hoje

Mensagem por Rafael Almeida » Sáb Mai 10, 2008 5:04 pm

Fala ae Pessoal;

Tava meio desocupado e resolvi fazer mais alguns shapes, to fazendo na mão enquanto não termino o torno e a CNC (falta $$$).
Na segunda vou comprar mais tinta, pra terminar estas:

Imagem
Imagem

Essa foi a que eu mais gostei:
Imagem

E essa Também:
Imagem

E a bagunça que eu vou ter que arrumar:
Imagem

É isso ai, todas elas foram feitas com caixeta, passei as ripas na serra pra já ficarem com a espessura da isca, coloquei papel vegetal no monitor e fui riscando os moldes de acordo com fotos que eu tenho, risquei na caixeta e cortei com a tico-tico.

Espero que gostem.
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Mai 10, 2008 6:27 pm

gostei dos poppers... tanto do mais reto quanto desse parecido com a S-four.
Caixeta é bem dura, não? hehehe ainda bem que vc usa dremel...
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Sáb Mai 10, 2008 6:48 pm

Felipe;

Cara eu to usando a dremmel muito pouco, ele come muito a madeira, mesmo sem querer ela faz buracos nos shapes, o que eu to usando que ta dando certo é um taco de borracha desses de funileiro.

Eu moldo com o estilete e uso o taco para finalizar, como ele apoia bem a lixa, acaba gastando bem a madeira e deixando os shapes bem regulares.

Uso uma lixa 80 para dar forma e dou acabemento com 150, 200 e 320 no fim.
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Marcos Antonio
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1054
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 9:26 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Antonio » Sáb Mai 10, 2008 9:06 pm

Rafael ta mandando muito bem,os shapes tá coisa de primeira, essa que tá em cima da lixa é uma copia da xj da megabass. parabens. valeu.
Imagem

JESUS FARIA O QUE VOCÊ FEZ HOJE?
Avatar do usuário
Rodrigo Avileis
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 113
Registrado em: Seg Out 22, 2007 11:24 pm
Cidade:

parabéns...

Mensagem por Rodrigo Avileis » Sáb Mai 10, 2008 10:25 pm

Lindos shapes, parabéns.... ...
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Mai 10, 2008 10:26 pm

rafael_tst escreveu:Felipe;

Cara eu to usando a dremmel muito pouco, ele come muito a madeira, mesmo sem querer ela faz buracos nos shapes, o que eu to usando que ta dando certo é um taco de borracha desses de funileiro.

Eu moldo com o estilete e uso o taco para finalizar, como ele apoia bem a lixa, acaba gastando bem a madeira e deixando os shapes bem regulares.

Uso uma lixa 80 para dar forma e dou acabemento com 150, 200 e 320 no fim.
Uma peça que uso bastante no dremel é a lixa de pedra em forma de batom.
Realmente as lixas normais do dremel comem muito a madeira... são bem violentas, mas essas de pedra já vão até polindo...
Nas iscas de balsa eu só tenho usado dremel pras bigbaits... o resto dá pra fazer na mão mesmo.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Re: Shapes de Hoje

Mensagem por Rafael Durrégui » Dom Mai 11, 2008 10:58 am

rafael_tst escreveu:Fala ae Pessoal;

Tava meio desocupado e resolvi fazer mais alguns shapes, to fazendo na mão enquanto não termino o torno e a CNC (falta $$$).


Espero que gostem.
Belas iscas amigo.
Só uma coisa ... vc está construindo um torno com controle numérico por computador ?

Abraço.
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Dom Mai 11, 2008 11:07 am

Valew pessoal;

Rafael, eu to montando um torno simples mesmo, porém acoplado a ele, eu to banlando um duplicadora de iscas, onde eu colocarei uma matriz e poderei fazer as cópias dela, e fora isso a CNC.

Mas estou meio sem tempo ($$$), IPVA, contas....
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Dom Mai 11, 2008 11:30 am

rafael_tst escreveu:Valew pessoal;

Rafael, eu to montando um torno simples mesmo, porém acoplado a ele, eu to banlando um duplicadora de iscas, onde eu colocarei uma matriz e poderei fazer as cópias dela, e fora isso a CNC.

Mas estou meio sem tempo ($$$), IPVA, contas....
Rafael, eu tô esperando a sua CNC ficar pronta pra arriscar fazer a minha kkkkk...
Não pela parte mecânica, mas pela parte lógica rs... Eu entendo pouco de coisas que não são "home pc" rs... :roll: não tenho idéia de como fazer a placa, conectar tudo certinho num cabo LPT ou COM. Também nunca usei algum software que faça projetos em 3D.

E o principal né... Tem que ver se essa maquinina aguenta, sem sofrer muito, fresar metais... pelo menos alumínio.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Dom Mai 11, 2008 12:25 pm

Kazan;

Existem muitas variaveis, ex: Contrução e estrutura da CNC, tipo de freza, que maquina vc vai usar para frezar (dremmel, tupia, motor, etc).

Tudo isso junto é que vai dizer se sua CNC vai frezar MDF ou aluminio, as que são feitas em MDF, dificilmente vão conseguir frezar aluminio, por isso não montei a minha ainda, quero montar a estrutura toda de aluminio.

As feitas com MDF e corrediças de gavetas ficam muito frageis, com o tempo começam a ter folgas, por isso para ter uma razoavelmente parruda tem que construir em aluminio.

Pretendo montar a minha com aluminio de 10mm, e rolamentos de skate modelo abec1, os rolamentos são baratos, 8 por 10,00 preciso de 24 rolamentos, os motores eu já tenho, as guias também, são 6 guias retificadas, eu comprei aço trefilado a 9,00 cada guia de 20mm de espessura por 60 cm de comprimento.

Agora falta os fusos que são tipo de uma barra roscada, custam 160,00 2mts, que é o bastante.

Quanto a parte lógica da CNC, existem varios sites que ensinam vc a fazer a sua placa, ou então vc pode comprar uma pronta por cerca de 150,00 no ML, e mais a Fonte dos motores +- 100,00.

Ao todo:

3 motores: 40,0 cada = 120,00
6 guias: 9,00 cada = 54,00
Placa lógica = 150,00
24 rolamentos = 30,00
Fuso = 160,00
Pefil de aluminio +-= 30,00
Estrutura em aluminio = 100,00
Fonte de alimentação = 100,00
Um tupia para frezar = 120.00
Jogo de freza = 115,00

Total da Brincadeira: 1000,00, além disso ainda tem que contar custos com mão de obra de um torneiro mecânico, claro que com uma CNC da para se fazer muito mais coisas do que iscas, mas ainda esta fora do meu orçamento, por isso estou comprando as coisas aos poucos.

Outra coisa importante, é que eu pretendo usar CNC não só para iscas, se fosse só para iscas eu faria ela com MDF mesmo, ao invés de guias e rolamentos usaria as corrediças, o custo ficaria na casa dos 500,00.

Um detalhe, dependendo da CNC, ela pode demorar até 2 horas para se fazer meia isca( as iscas tem que ser feitas em duas metades no caso da CNC de 3 eixos).

Putz, escrevi pacas...
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Dom Mai 11, 2008 3:39 pm

Heheheh... por essa brincadeirinha e de outras que eu continuo fazendo iscas em balsa na mão mesmo rs...

Talvez a CNC seja melhor pra fazer moldes.
Pensa nos moldes pra iscas soft... Nos EUA eles vendem esses moldes em alumínio pra pessoa fazer as próprias iscas. É só esquentar o plástico próprio no microondas, colocar corante, sal, brilhos, etc e despejar no molde.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Paulo Stuginski
ANZOL DE OURO
Mensagens: 723
Registrado em: Dom Jun 10, 2007 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Stuginski » Dom Mai 11, 2008 4:25 pm

por esse preço continuo com o metodo antigo mesmo...
comecei a trabalhar caixeta, as unicas ferramentas extras são : uma grosa para madeira e um arco tici tico manual que deve chegar esta semana( o meu antigo sumiu na bagunça, tive que comprar outro) :lol:
gosto muito da balsa, porem a caixeta me entusiasmou bastante, é bem mais dura, porem a shape fica mais limpo, e mais dificil de errar com uma lixada mais pesada....menos lastro...e aguenta as tabaranas e trairas, peixe que mais pesco por aqui...
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”