pintura em papel de seda - ajuda!

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Thiago F. Rovere
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Ter Mar 25, 2008 10:12 pm
Cidade:

pintura em papel de seda - ajuda!

Mensagem por Thiago F. Rovere » Dom Abr 06, 2008 10:35 pm

alguem poderia postar um passo a passo de como fazer em papel de seda a pintura e o processo de colagem nas iscas?

obrigado a todos!
Avatar do usuário
Thiago F. Rovere
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Ter Mar 25, 2008 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago F. Rovere » Seg Abr 07, 2008 1:49 pm

???????????????
Avatar do usuário
Andre Iguti
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1312
Registrado em: Sex Mar 24, 2006 9:54 am
Cidade:

Mensagem por Andre Iguti » Seg Abr 07, 2008 5:19 pm

Fala com o Ze Zuannon que ele manja dessa tecnica
·...¸><((((º>
.··´¯`·.¸.·><((((º>
·.¸.·´¯`·...¸.·><((((º>



Andre Iguti
SJC/SP - Brazil

七転び八起き
(Sete quedas oito levantadas - Provérbio japonês)
Avatar do usuário
Kenzo Nishimura
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 10:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Kenzo Nishimura » Ter Mai 20, 2008 8:42 am

Rola usar papel de seda sim, se vc. já sabe como fazer a colagem, é só impermeabilisar com verniz acrilico, ou qualquer outro. Eu prefiro usar resina, pois deixa mais resistente as mordidas....
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Ter Mai 20, 2008 11:49 am

Eu também queria saber mais sobre isso. Se é papel comum? Se imprime em impressora comum? Qual a cor da seda? Qual resina? hehehehee.... ...
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Ter Mai 20, 2008 1:37 pm

Binhofish escreveu:Eu também queria saber mais sobre isso. Se é papel comum? Se imprime em impressora comum? Qual a cor da seda? Qual resina? hehehehee.... ...
Binho,

Papel de seda branco com impressora jato de tinta. Cole o papel de seda em uma folha de sulfite A4 deixando a parte fosca da seda para cima. Imprima o desenho desejado na seda. Faça as pinturas nas partes da isca que não serão cobertas pela seda. Passe goma laca na parte de trás do desenho e na isca. Deixe secar. Passe uma segunda mão de goma-laca e ficará grudento igual durex. Cole o desenho na isca e faça o acabamento com epóxi deixando a isca secar num secador giratório para que o epóxi cubra toda a isca de maneira uniforme.

Bom, os créditos não são meus, fui "pescando" pelo fórum. Essa é a teoria, na hora aparecem algumas dificuldades que vão sendo superadas com a prática. Se quiser saber maiores detalhes, mande MP para o Zuanon.

Abraços.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Mai 20, 2008 5:29 pm

Se o Paulo me permite, farei algumas correções sobre o texto dele marcando minhas considerações em negrito... meu pc de casa ta dando pau, e estou no trabalho agora....



Papel de seda branco com impressora jato de tinta. Eu só uso Epson com tinta resitente à água.Cole somente as bordas do papel de seda em uma folha de sulfite A4 deixando a parte fosca da seda para cima. Imprima o desenho desejado na seda. Faça as pinturas com tinta spray ou outra que esteja acostumado em toda a isca e não só nas partes da isca que não serão cobertas pela seda. Passe goma laca na parte de trás do desenho e na isca. Não deixe secar. Este lance de passar uma segunda demão não é de goma-laca, Esse lance é com verniz mordente para ficar grudento igual durex.Isso é usado pra colar o papel aluminio na isca. Cole o desenho na isca e faça o acabamento com epóxi deixando a isca secar num secador giratório para que o epóxi cubra toda a isca de maneira uniforme.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Ter Mai 20, 2008 6:04 pm

Muito bom Paulo e Zuanon. O problema só vai ser o secador. Depois vou ver se acho esse epóxi por aqui e tentar. Tô até vendo a lambança hehehehee

Obrigado!
Avatar do usuário
Paulo Stuginski
ANZOL DE OURO
Mensagens: 723
Registrado em: Dom Jun 10, 2007 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Stuginski » Qua Mai 21, 2008 12:34 am

Zuanon, por falar em secador, deu certo o motor :?:
Paulo Lavado
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Lavado » Qua Mai 21, 2008 10:04 am

José Zuanon escreveu:Se o Paulo me permite, farei algumas correções sobre o texto dele marcando minhas considerações em negrito... meu pc de casa ta dando pau, e estou no trabalho agora....



Papel de seda branco com impressora jato de tinta. Eu só uso Epson com tinta resitente à água.Cole somente as bordas do papel de seda em uma folha de sulfite A4 deixando a parte fosca da seda para cima. Imprima o desenho desejado na seda. Faça as pinturas com tinta spray ou outra que esteja acostumado em toda a isca e não só nas partes da isca que não serão cobertas pela seda. Passe goma laca na parte de trás do desenho e na isca. Não deixe secar. Este lance de passar uma segunda demão não é de goma-laca, Esse lance é com verniz mordente para ficar grudento igual durex.Isso é usado pra colar o papel aluminio na isca. Cole o desenho na isca e faça o acabamento com epóxi deixando a isca secar num secador giratório para que o epóxi cubra toda a isca de maneira uniforme.
Hehehe ... tô me sentindo uma criança levando bronca da tia na escola ... hehe. Claro que permito as correções do Zuanon. Como eu disse, ele é o cara que mais sabe a respeito da pintura utilizando papel de seda aqui na Caterva. Com relação à goma-laca ... acho que foi isso que me fez errar algumas vezes, hehe. Nas últimas iscas que pintei só usei seda para colocar nomes e logotipos, coisas pequenas.

Sobre o secador, tem um tutorial do Zuanon no fórum. Montei o meu com base naquele, e funciona bem.

Mas é isso, abraços e boa sorte!
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”