Ajuda em confecção de iscas:Colar papel aluminio

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Leonardo Bacchini
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Nov 13, 2006 8:09 pm
Cidade:
Contato:

Ajuda em confecção de iscas:Colar papel aluminio

Mensagem por Leonardo Bacchini » Sex Fev 08, 2008 10:11 pm

Olá amigos pescadores e luremakes da caterva se possível gostaria de algumas dicas sobre umas iscas que estou querendo fazer.

É o seguinte já percebi que algumas iscas de alguns amigos luremakes aqui da caterva possui por baixo da tinta uma folha de papel aluminio.
Da a impressão que a pintura fica relçada.

Gostaria se alguem conhece a técnica pudesse me dar algumas dicas de como colar o papel aluminio o que tem de se fazer antes da colagem,os materias utilizados etc.

Agradesso desde ja.

E para contribuir com alguma coisa aí vai.

Ha algum tempo atrás tinha alguém procurando informações sobre confecção de jumping jigs.
pesquizando a net achei este site japonês.
ww9.tiki.ne.jp/~reibon/koubou/jigmakesiricon.htm
Espero que ajude alguém em alguma coisa.
Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Fev 09, 2008 1:33 am

Fala Léo.
Eu tenho tentado colocar o "foil" de alumínio em algumas iscas. Estou tendo problemas é com a durabilidade depois de umas dentadas de traíra, mas de resto, fica bom sim.

Tenho usado cascola pra colar o papel alumínio nas iscas ou, mais fácil de trabalhar, cascorex amarela (pra madeira).
Você coloca a folha de alumínio e vai contornando a isca com os dedos mesmo. Depois, com um pedaço de papel ou plástico macio, friccione para diminuir as imperfeições. Feito isto, você pega uma espátula ou faca sem corte e faça os detalhes das escamas e o que mais quiser.
Feito isso é só pintar.

O problema é só questão de perfurar... O alumínio não adere tão bem na madeira quanto a pintura diretamente nela. Daí quando traíra morde, arranca as lascas da pintura junto com o alumínio.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Sáb Fev 09, 2008 4:41 am

Kazan pensei em uma coisa tipo aluminio tambem mas 'e na verdade a embalegem de um creme de barbear e um adesivo com efeito holografico...sera que da certo?!!
Doidera de pescador mas faze o que?!hehe
Depois vou ver se tiro umas fotos pra tentar ilustrar melhor o que estou falando...
Abraco
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Sáb Fev 09, 2008 4:48 am

Tipo esses aqui:
Imagem

Imagem

Imagem
Tem um efeito muito parecido com algumas iscas...
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
Marcos Antonio
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1054
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 9:26 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Antonio » Sáb Fev 09, 2008 10:49 am

Felipe Kazan escreveu:Fala Léo.
Eu tenho tentado colocar o "foil" de alumínio em algumas iscas. Estou tendo problemas é com a durabilidade depois de umas dentadas de traíra, mas de resto, fica bom sim.

Tenho usado cascola pra colar o papel alumínio nas iscas ou, mais fácil de trabalhar, cascorex amarela (pra madeira).
Você coloca a folha de alumínio e vai contornando a isca com os dedos mesmo. Depois, com um pedaço de papel ou plástico macio, friccione para diminuir as imperfeições. Feito isto, você pega uma espátula ou faca sem corte e faça os detalhes das escamas e o que mais quiser.
Feito isso é só pintar.

O problema é só questão de perfurar... O alumínio não adere tão bem na madeira quanto a pintura diretamente nela. Daí quando traíra morde, arranca as lascas da pintura junto com o alumínio.
felipe aproveitando esse assunto,queria acrescentar que na ora de fazer as escamas no papel aluminio pode se usar a rosca de um parafuso as frezas da rosca em diagonal e depois no inverso para completar o desnho das escamas,ou tambem a lima friccionando que é bem interressante e fica muito legal,fica show.
espero ter ajudado um pouco para melhor acabamento.

abrç.Markin Skeeter
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Fev 09, 2008 1:43 pm

Este papel holográfico é encontrado em lojas que vendem material para serigrafia ... E é auto adesivo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Fev 09, 2008 2:25 pm

Esse papel holográfico dá certo sim... só tem um porém... É muito grosso e deforma pouco, não contornando tão bem a isca (mesmo quando aplicado com calor).
Se for um aplique pequeno na lateral da isca, onde não haja muita curvatura, dá muito certo.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Leonardo Bacchini
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Nov 13, 2006 8:09 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leonardo Bacchini » Sáb Fev 09, 2008 10:12 pm

Obrigado a todos pelas dicas.
Vou tentar fazer algumas depois posto as fotos to com problema com a máquina digital vou tentar com o celular.
A respeito de se colar adesivo holográfico nas iscas,percebi em uma isca que tenho é uma Yo-zuri Tobimaru Jr.holográfica não sei se alguem conhece, ela tem barbela um pouco grande,nela percebi que o adesivo não é inteiriço mas divido em partes coladas ao longo da isca mas bem perto uns dos outros dando a impressão de ser um só.
Assim fica mais facil de colar o adesivo pois suas propriedades não permitem que seja moldado ao redor da isca como o papel alumínio.

Grande abraço a todos.
Imagem
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Dom Fev 10, 2008 12:30 am

Léo escreveu:Obrigado a todos pelas dicas.
Vou tentar fazer algumas depois posto as fotos to com problema com a máquina digital vou tentar com o celular.
A respeito de se colar adesivo holográfico nas iscas,percebi em uma isca que tenho é uma Yo-zuri Tobimaru Jr.holográfica não sei se alguem conhece, ela tem barbela um pouco grande,nela percebi que o adesivo não é inteiriço mas divido em partes coladas ao longo da isca mas bem perto uns dos outros dando a impressão de ser um só.
Assim fica mais facil de colar o adesivo pois suas propriedades não permitem que seja moldado ao redor da isca como o papel alumínio.

Grande abraço a todos.
Deve dar certo hehehe... mas haja trabalho pra fazer isso artesanalmente rs...
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Dom Fev 10, 2008 4:18 am

NELSON MACIEL escreveu:Este papel holográfico é encontrado em lojas que vendem material para serigrafia ... E é auto adesivo ...
Bacana Tio!
Agora me conta uma coisa:o que 'e serigrafia????!!!hahahahaahhahaa
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Fev 10, 2008 9:46 am

Gabriel Guimarães escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Este papel holográfico é encontrado em lojas que vendem material para serigrafia ... E é auto adesivo ...
Bacana Tio!
Agora me conta uma coisa:o que 'e serigrafia????!!!hahahahaahhahaa
Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda, náilon ou poliéster, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.

É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Também pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

A serigrafia caracteriza-se como um dos processos da gravura, determinado de gravura permeográfica.

A palavra permeográfica, pretende enfatizar que não há realização de sulcos e cortes com retirada de matéria da matriz. O processo se dá no plano, ou seja na superfície da tela serigráfica, que é sensibilizada por processos foto-sensibilizantes e químicos. O princípio básico da serigrafia é relacionado freqüentemente ao mesmo princípio do estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato (suporte).

O termo serigrafia (serigraph, em inglês) é creditado a Anthony Velonis, que influenciado por Carl Zigrosser, crítico, editor e nos anos 40, curador de gravuras do Philadelphia Museum of Art, propôs a palavra serigraph (em inglês), do grego sericos (seda), e graphos (escrever), para modificar os aspectos comerciais associados ao processo, distinguindo o trabalho de criação realizado por um artista dos trabalhos destinadas ao uso comercial, industrial ou puramente reprodutivo.

Velonis também escreveu um livro em 1939, intitulado Silk Screen Technique (New York: Creative Crafts Press, 1939) que foi usado como "how-to" manual de outras divisões de posters. Ele viajou extensivamente orientando os artistas da FAP sobre a técnica da serigrafia.


Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Serigrafia
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Dom Fev 10, 2008 12:12 pm

Boa Tio... Sempre quis saber como eles faziam essas telas... pra deixar umas partes vazadas e outras não... hehehe
Caterva também é cultura!!! :D
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Seg Fev 11, 2008 2:03 am

NELSON MACIEL escreveu:
Gabriel Guimarães escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Este papel holográfico é encontrado em lojas que vendem material para serigrafia ... E é auto adesivo ...
Bacana Tio!
Agora me conta uma coisa:o que 'e serigrafia????!!!hahahahaahhahaa
Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda, náilon ou poliéster, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.

É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Também pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

A serigrafia caracteriza-se como um dos processos da gravura, determinado de gravura permeográfica.

A palavra permeográfica, pretende enfatizar que não há realização de sulcos e cortes com retirada de matéria da matriz. O processo se dá no plano, ou seja na superfície da tela serigráfica, que é sensibilizada por processos foto-sensibilizantes e químicos. O princípio básico da serigrafia é relacionado freqüentemente ao mesmo princípio do estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato (suporte).

O termo serigrafia (serigraph, em inglês) é creditado a Anthony Velonis, que influenciado por Carl Zigrosser, crítico, editor e nos anos 40, curador de gravuras do Philadelphia Museum of Art, propôs a palavra serigraph (em inglês), do grego sericos (seda), e graphos (escrever), para modificar os aspectos comerciais associados ao processo, distinguindo o trabalho de criação realizado por um artista dos trabalhos destinadas ao uso comercial, industrial ou puramente reprodutivo.

Velonis também escreveu um livro em 1939, intitulado Silk Screen Technique (New York: Creative Crafts Press, 1939) que foi usado como "how-to" manual de outras divisões de posters. Ele viajou extensivamente orientando os artistas da FAP sobre a técnica da serigrafia.


Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Serigrafia
Falou e disse Tio!Conhecimento nunca 'e demais!!
Valeu pela ajuda
Abraco
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Dom Abr 27, 2008 6:50 pm

Para fazer as escamas no papel aluminio faça o seguinte:

Pegue uma folha ou pedaço de papel aluminio ( Eu estou usando um papel aluminio que comprei em uma loja de armarinhos (Armarinhos fernado), ela vem em pacotes de 100 folhas, o aluminio é bemmmm fino, custa 3,00 o pacote, tem de todas as cores, todas metalizadas, esse papel é usado para fazer guardanapos decorativos.).

Pegue um pedaço de tela, pode ser essa tela verde que vende em materias de contrução, aquela que o pessoal usa para evitar que os mosquitos entrem em casa, ou tela de padaria, é uma tela que na padaria o pessoal coloca em cima dos pães para evitar moscas..

Coloque a tela em cima do aluminio, com um chinelo de borracha (havaianas) você aperta a tela contra o aluminio, quando você tirar a tela o aluminio ficará todo marcado com o desenho da tela.

Para colar, compre verniz mordente, ele é vendido em lojas que vendem material para pintura de quadros, eu também comprei no Armarinhos fernandes, paguei 2,50 no vidro com 200 ml.

Aplique 2 demãos nas costas do aluminio (parte fosca), passe a primeira, espere secar e passe a segunda, o aluminio fica igual a durex, faça o mesmo na madeira, posicione o papel em cima da isca, e com uma esponja de lavar louça, aquela que é amarela e verde, aperte bem suavemente o aluminio, faça um lado de cada vez, espere secar um dia para fazer o outro, aplique bastante verniz ou epoxi, pois o aluminio realmente é muito sensivel...

Essas foram dicas que o Zuanos me passou, portanto os créditos são dele.

Eu fiz o teste em um pedaço de madeira, e gostei bastante do resultado.
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Ter Abr 29, 2008 7:00 pm

Desculpa de entrar nesse assunto gente.
Mas eu estou testando a silver-tape cromoada. usada para tunning de carros.
Ela é bem flexivel. E o adesivo é extra forte.
Em breve vou mostrar uns poppers feitos com esse material.
O Senhor! É Deus.
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Ter Abr 29, 2008 7:48 pm

Eu estava atrás dessa fita, eu comprei uma aqui, cromada também, porém depois que você passa a fita, o correto é vc passar verniz PU ou epoxi, e a fita em contato com estes materiais fica cinza, ou seja o cromado dela some.

Hoje fiz mais algumas com papel aluminio, vou ver se tiro umas fotos, é que a minha camera é um LIXO.
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Ter Abr 29, 2008 7:58 pm

Ve se ajuda em alguma coisa:

O verniz e a goma-laca, o verniz é o da direita, antes de passar o verniz passe goma-laca purificada na isca, e passe o verniz na ISCA e não no aluminio, use uma esponja para apertar o aluminio:

Imagem

Agora o papel que eu usei que comprei no Armarinhos Fernando e uma isca já "cromada":

Imagem

As fotos não são boas, mas a intenção é ajudar...
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 29, 2008 9:28 pm

Rafael, vc experimentou passar a goma laca por cima do "papel chumbo" colorido?

To perguntando porque uma vez comprei um papel desse dourado. quando passei goma laca (que é solúvel em álcool) a cor dourada borrou tudo e ficou um aluminio manchado.

Testa num pedacinho do colorido, dourado... passa goma laca e veja se não desbota....

abraço
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Paulo Stuginski
ANZOL DE OURO
Mensagens: 723
Registrado em: Dom Jun 10, 2007 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Stuginski » Qua Abr 30, 2008 1:09 am

Desbota, este aluminio e conhecido como papel chumbo, usado para embrulhar bombons ok, eu so uso dele, é bem fino, porem so uso o prata que não contem corantes...colo com epoxi 10, antes de colar faco todas as escamas e detalhes com filo e telas, pois apos a colagem a coisa pega e não da para fazer mais nada( so 8 minutos para acomodar a folha sem estragar tudo), antes porem dou um banho na isca com goma laca indiana, ajuda endurecer a madeira( a purificada nao serve, pois não penetra tanto na madeira).
mais uma dica, a goma laca quanto mais tempo temperada melhor...(vem em flocos como asa de barata).
este alumino funciona como se fosse papel de seda, o trabalho e o mesmo, porem ele rasga com mais facilidade, tem que ter paciencia ate pegar o jeito.
Avatar do usuário
Rafael Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 408
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 2:01 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Almeida » Qua Abr 30, 2008 3:03 am

Paulo e Zuanon;

Eu só comprei o prata, como eu aplico um lado de cada vez, sempre o primeiro lado feito fica todo sujo de verniz, eu limpei ele com thinner e não tive nenhum problema, vou comprar o colorido para testar.

E na hora de aplicar eu uso uma esponja, passo o verniz na isca, 5 minutos depois eu posiciono o papel em cima e com uma esponja eu vou acertanto, porém ele fica todo enrrugado, ai tenho que acertar ele com o dedo, esfregando bastante, como a folha é bem fina pensei que ele iria rasgar fácil, mas por incrivel que parece ele fica bem resistente, não rasga fácil não, só pra ter uma idéia, uma vez na colagem ficou uma pedrinha embaixo do aluminio, ai tive que tirar ele, tive raspar com estilete, e lixar bastante pra soltar, eu já usei o papel aluminio de cozinha e achei bem pior de trabalhar, este por ser mais fino é mais fácil de revestir a isca.


Quanto a goma laca, na própria embalagem do verniz mordente ele recomenda que se aplique antes um ou duas demãos de Goma-Laca purificada, já trabalhei com marcenaria e sei qual é a goma asa de barata.

O acabamento que a goma purificada deixa é bem parecido com o de seladora para madeira (nitroculose).

Só mais uma dica pro pessoal que for tentar:

deize a isca o mais lisa possivel, qualquer imperfeição da isca pula aos aos olhos depois de foliada, faça um lado de cada vez.

Amanhã vou ver se pego uma camera boa emprestada, ai monto um tutorial com bastante fotos.
Apanhando no fly...
Avatar do usuário
Paulo Stuginski
ANZOL DE OURO
Mensagens: 723
Registrado em: Dom Jun 10, 2007 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Stuginski » Qua Abr 30, 2008 6:45 pm

Rafel, eu faço um lado de cada vez tb ,porem a minha não da imperfeições....prefiro a epoxi por ser mais resistente,não solta quado o peixe detona a pobre isca ok..tomo muito cuidado com sugeira na alumino, como residuos de gordura ( das mãos), resto de colas e vernizes nem pensar ok...
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”