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Enviado: Ter Jun 24, 2008 12:54 pm
por Paulo Lavado
woile escreveu:
fiz o teste sim, nao deu certo, a unica cor de tinta que cobre o foil sem expoi eh o preto mesmo... ...entao eh melhor mandar epoxi e correr pro abraço! hehe
Bom, era uma idéia para economizar no epóxi. Já que não dá certo, o negócio é tomar cuidado com o peso final da isca.
Abraço.
Enviado: Ter Jun 24, 2008 1:27 pm
por Felipe Kazan
Paulo Lavado escreveu:woile escreveu:
fiz o teste sim, nao deu certo, a unica cor de tinta que cobre o foil sem expoi eh o preto mesmo... ...entao eh melhor mandar epoxi e correr pro abraço! hehe
Bom, era uma idéia para economizar no epóxi. Já que não dá certo, o negócio é tomar cuidado com o peso final da isca.
Abraço.
Verniiiiiiizzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!!!!!!! de Poliéster ou até mesmo acrílico.
A camada fica fina, a tinta adere bem, e não pesa a mais na isca.
Enviado: Ter Jun 24, 2008 1:34 pm
por Woile Gonçalves
Felipe Kazan escreveu:Paulo Lavado escreveu:woile escreveu:
fiz o teste sim, nao deu certo, a unica cor de tinta que cobre o foil sem expoi eh o preto mesmo... ...entao eh melhor mandar epoxi e correr pro abraço! hehe
Bom, era uma idéia para economizar no epóxi. Já que não dá certo, o negócio é tomar cuidado com o peso final da isca.
Abraço.
Verniiiiiiizzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!!!!!!! de Poliéster ou até mesmo acrílico.
A camada fica fina, a tinta adere bem, e não pesa a mais na isca.
verniz de poliester? onde encontro isso?
Enviado: Ter Jun 24, 2008 6:11 pm
por Felipe Kazan
woile escreveu:Felipe Kazan escreveu:Paulo Lavado escreveu:woile escreveu:
fiz o teste sim, nao deu certo, a unica cor de tinta que cobre o foil sem expoi eh o preto mesmo... ...entao eh melhor mandar epoxi e correr pro abraço! hehe
Bom, era uma idéia para economizar no epóxi. Já que não dá certo, o negócio é tomar cuidado com o peso final da isca.
Abraço.
Verniiiiiiizzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!!!!!!! de Poliéster ou até mesmo acrílico.
A camada fica fina, a tinta adere bem, e não pesa a mais na isca.
verniz de poliester? onde encontro isso?
Em lojas de tintas pra carros.
Aplica por imersão.
É o monocomponente. Não é muito negócio pegar os bicomponentes pra fazer isso. Perde muito verniz.
Base poliéster incolor também funciona, mas é difícil achar uma realmente incolor. A maioria é meio leitosa.
Enviado: Ter Jun 24, 2008 6:45 pm
por Júnior Gabiru
O tutorial ficou muito bom... lendo ele até parece fácil de fazer... Mas com minhas habilidades, é difícil...
Não estou nem conseguindo entalhar a isca em madeira... Quem dera fazer um "revestimento" desses...
Parabéns!!!
Enviado: Qua Jun 25, 2008 8:06 am
por Paulo Lavado
Felipe Kazan escreveu:woile escreveu:Felipe Kazan escreveu:Paulo Lavado escreveu:woile escreveu:
fiz o teste sim, nao deu certo, a unica cor de tinta que cobre o foil sem expoi eh o preto mesmo... ...entao eh melhor mandar epoxi e correr pro abraço! hehe
Bom, era uma idéia para economizar no epóxi. Já que não dá certo, o negócio é tomar cuidado com o peso final da isca.
Abraço.
Verniiiiiiizzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!!!!!!! de Poliéster ou até mesmo acrílico.
A camada fica fina, a tinta adere bem, e não pesa a mais na isca.
verniz de poliester? onde encontro isso?
Em lojas de tintas pra carros.
Aplica por imersão.
É o monocomponente. Não é muito negócio pegar os bicomponentes pra fazer isso. Perde muito verniz.
Base poliéster incolor também funciona, mas é difícil achar uma realmente incolor. A maioria é meio leitosa.
Kazan, este verniz é caro? Andei aqui matutando ... ele não substitui a solução de copinhos plásticos como selante?
Abraço!
Enviado: Qua Jun 25, 2008 11:37 am
por Felipe Kazan
Paulo Lavado escreveu:Kazan, este verniz é caro? Andei aqui matutando ... ele não substitui a solução de copinhos plásticos como selante?
Abraço!
Até substitui, mas ele não deixa a madeira tão dura quanto a solução de copinhos. Mas no desespero, substitui sim.
Nem é caro não. Deve ser uns 10 a 15 reais 900mL.
Enviado: Sex Jul 11, 2008 1:05 pm
por Woile Gonçalves
Felipe Kazan escreveu:Paulo Lavado escreveu:Kazan, este verniz é caro? Andei aqui matutando ... ele não substitui a solução de copinhos plásticos como selante?
Abraço!
Até substitui, mas ele não deixa a madeira tão dura quanto a solução de copinhos. Mas no desespero, substitui sim.
Nem é caro não. Deve ser uns 10 a 15 reais 900mL.
E seladora para madeira? deixa bem dura e lisa como o epoxi será???
Enviado: Sex Jul 11, 2008 7:30 pm
por Eric Carreras
Show de bola esse tutorial... bem didatico... percebi que aqui no Caterva os tutoriais são mto interessantes... dá ate pra fazer uma apostila... abração e parabens pela confecção deste tutorial!
Enviado: Seg Jul 14, 2008 8:44 am
por Woile Gonçalves
Eric Carreras escreveu:Show de bola esse tutorial... bem didatico... percebi que aqui no Caterva os tutoriais são mto interessantes... dá ate pra fazer uma apostila... abração e parabens pela confecção deste tutorial!
Valeu eric!
Enviado: Ter Set 23, 2008 2:45 am
por Hercules Junior
Como eu faço pra dar acabamento no dorso e na barriga da isca? Pois os dois lados do foil dificilmente vão encontrar perfeitamente.
É com o estilete que da o acabamento?
Onde eu compro policabornato? Acrilico é mesma coisa?
Enviado: Ter Set 23, 2008 2:57 am
por Hercules Junior
como eu faço pra dar acabamento correto na hora de unir os dois lados do foil?
Enviado: Ter Set 23, 2008 8:44 am
por Paulo Lavado
herculesjunior escreveu:Como eu faço pra dar acabamento no dorso e na barriga da isca? Pois os dois lados do foil dificilmente vão encontrar perfeitamente.
É com o estilete que da o acabamento?
Onde eu compro policabornato? Acrilico é mesma coisa?
Bom dia, Hercules.
O lance do foil é o seguinte: normalmente se aplica dos lados da isca já impermeabilizada deixando o dorso e barriga sem foil. Depois disso, aplica-se uma camada de epóxi ou verniz para nivelar a isca e cobrir a saliência das bordas do foil. Daí vc pinta por cima e esconde as emendas do foil: pronto!
Com relação ao policarbonato, principalmente o de 2mm, está difícil de se achar. Eu estou para comprar de uma distribuidora e depois ver quem da caterva vai querer. Aguarde!
Abraço.
PS: acrílico não é a mesma coisa! Fica muito mais frágil e provavelmente vai quebrar logo.
Enviado: Qui Jan 01, 2009 5:02 pm
por Marcos Kaminski
PARABÉNS WOILE....
ESSE TUTORIAL FOI ESSENCIAL PRO MEU COMEÇO...
SÓ UMA DUVIDA DEPOIS DE APLICADO O FOIL DEVE-SE ERGULHAR A ISCA NUMA SOLUÇÃO TRANSPARENTE.,
ESSA SOLUÇÃO CHAMA-SE RESINA DE EPOXI ?
É A MESMA RESINA DE MADEIRA COMUM ? MAIS UMA PERGUNTINHA
VERNIZ ACRILICO DA PRA USAR NO LUGAR DA RESIN DE EPOXI ? ...
Enviado: Sáb Jan 03, 2009 9:24 pm
por Marcos Zotto
Marcos,
1 - Na opção resina epoxi, voce pode usar araldite ou equivalente - desde que seja bi-componente.
Se eu não me engano, ai em Portugal tem araldite.
Use pincel de cerdas longas e macias, para aplicar, sempre na mesma direção - não faça movimentos de vai e vem. Pode diluir um pouco a mistura com alcool isopropilico, mas dai aumenta o tempo de cura (secagem).
2 - Opção do verniz poliester - Comprado em lojas de tintas automotivas - pode ser aplicado com o mesmo pincel, ou por imersão.
3 - Verniz acrilico - Sim, pode ser usado como alternativa, mas procure evitar, pois é de pouca resistencia a agua salgada e raios solares.
4 - Verniz bi-componente - Comprado em lojas de tintas automotivas - pode ser aplicado com o mesmo pincel, ou por pistola ou aerógrafo - Faça a mistura numa tampa de refrigerante pet, usando um conta gotas - 5 gotas do catalisador para 20 do componente resina, dá para uma isca.
Se aplicar com pistola ou aerógrafo , precisa limpar bem com um thinner muito forte - classe 8000.
As melhores opções são a dois e a quatro - serviço para durar!
MUITO IMPORTANTE: SEMPRE use mascara, de preferencia aquelas de duas bolachas de carvão ativado - custa de 60 a 110 reais, mas é muito menos que um tratamento médico.
Toda tinta tem chumbo, que é altamente cancerigeno. Aqueles "cheirinhos" que a tinta exala, são vapores que vão direto para o seu figado, que é o filtro do organismo.
No mais é só festa.
Abs
Enviado: Qua Jun 03, 2009 5:00 pm
por Ricardo Diell
Olá Woile, Boa tarde !!
Show o trabalho, muito bom mesmo. acho que para fazer isso vou quer que testar em outro material, tá difícil de encontrar policarbonato por aqui.
Abraço,
Acabamento na aplicação do Araldite
Enviado: Qui Nov 19, 2009 9:01 am
por Fabricio Cespes
Primeiro parabenizo o Tutorial, estou começando agora a fabricar minhas iscas, e este fórum está sendo de grandíssima importância para este começo. E este é o meu primeiro comentário no fórum. Vi que alguns tem dúvidas quanto a aplicação do araldite. Vou explicar uma técnica para dar acabamento no araldite, que aprendi com um amigo chamado Beto lá de Londrina. Acredito que poucos conhecem essa técnica. Aprendi essa técnica para aplicar em pés de varas de madeira e na própria fibra da vara. Sem mais enrolação, Let's go.
Eu utilizo araldite 10min, pois o acabamento fica muito melhor e o 24 horas dá muito trabalho , pois escorre demais.
Aplico o araldite na madeira com os próprios dedos da mão, com isso posso sentir melhor a espessura da camada. faz-se movimentos com o dedo como se estivese esticando uma goma sobre a madeira. É preciso ser rápido pois a secagem do araldite é rápida.
Importante saber: se a área da madeira for grande pode-se passar por partes, já que a secagem é rápida.
Acabamento (parte nojenta!): Antes do araldite secar, ou seja, assim que você aplicar a camada do araldite que você deseja, limpe rapidamente os dedos com um pano encharcado em álcool. Em seguida cuspa (isso mesmo cuspo de saliva, é um pouco nojento mas é a melhor solução para o acabamento) na mão (dedos) e começe a fazer movimentos deslizando os dedos sobre a camada de araldite aplicada. Esses movimentos são feitos até você perceber que a área do araldite está uniforme e bem lisa. Outro detalhe, se você sentir que o araldite começa a colar nos dedos, cuspa novamente (que coisa nojenta, mas fica uma perfeição de acabamento), não tente usar água, pois não resolve fica maior lambança.
Obs.: em algumas ocasiões você percebe que na hora do acabamento o cuspe deixa áreas com tons leitosos, isso é normal, depois da completa secagem isto desaparecerá.
Caso a camada de araldite que passou não foi suficiente para cobrir toda área desejada, não tem problema, prepare mais cola e cubra a área restante, não esquecendo de sempre dar o acabamento "nojento".
Só uma coisa a salientar! Eu só conhenço o araldite como adesivo epóxi, (sei que existem outros) e existe um probleminha com ele. Ele não é dotado de proteção UV, portanto, com o passar do tempo ele fica um pouco amarelado, uma vez li que existe adesivo com este tipo de proteção, porém até o momento desconheço, se alguém de vocês conhecem por favor comentem. Obrigado.
Muito obrigado pelas contribuições de todos e espero muito ter ajudado vocês. Mais pra frente envio fotos, pois estou sem máquina no momento.
Re: Acabamento na aplicação do Araldite
Enviado: Qui Nov 19, 2009 10:35 pm
por NELSON MACIEL
cespes escreveu:Primeiro parabenizo o Tutorial, estou começando agora a fabricar minhas iscas, e este fórum está sendo de grandíssima importância para este começo. E este é o meu primeiro comentário no fórum. Vi que alguns tem dúvidas quanto a aplicação do araldite. Vou explicar uma técnica para dar acabamento no araldite, que aprendi com um amigo chamado Beto lá de Londrina. Acredito que poucos conhecem essa técnica. Aprendi essa técnica para aplicar em pés de varas de madeira e na própria fibra da vara. Sem mais enrolação, Let's go.
Eu utilizo araldite 10min, pois o acabamento fica muito melhor e o 24 horas dá muito trabalho , pois escorre demais.
Aplico o araldite na madeira com os próprios dedos da mão, com isso posso sentir melhor a espessura da camada. faz-se movimentos com o dedo como se estivese esticando uma goma sobre a madeira. É preciso ser rápido pois a secagem do araldite é rápida.
Importante saber: se a área da madeira for grande pode-se passar por partes, já que a secagem é rápida.
Acabamento (parte nojenta!): Antes do araldite secar, ou seja, assim que você aplicar a camada do araldite que você deseja, limpe rapidamente os dedos com um pano encharcado em álcool. Em seguida cuspa (isso mesmo cuspo de saliva, é um pouco nojento mas é a melhor solução para o acabamento) na mão (dedos) e começe a fazer movimentos deslizando os dedos sobre a camada de araldite aplicada. Esses movimentos são feitos até você perceber que a área do araldite está uniforme e bem lisa. Outro detalhe, se você sentir que o araldite começa a colar nos dedos, cuspa novamente (que coisa nojenta, mas fica uma perfeição de acabamento), não tente usar água, pois não resolve fica maior lambança.
Obs.: em algumas ocasiões você percebe que na hora do acabamento o cuspe deixa áreas com tons leitosos, isso é normal, depois da completa secagem isto desaparecerá.
Caso a camada de araldite que passou não foi suficiente para cobrir toda área desejada, não tem problema, prepare mais cola e cubra a área restante, não esquecendo de sempre dar o acabamento "nojento".
Só uma coisa a salientar! Eu só conhenço o araldite como adesivo epóxi, (sei que existem outros) e existe um probleminha com ele. Ele não é dotado de proteção UV, portanto, com o passar do tempo ele fica um pouco amarelado, uma vez li que existe adesivo com este tipo de proteção, porém até o momento desconheço, se alguém de vocês conhecem por favor comentem. Obrigado.
Muito obrigado pelas contribuições de todos e espero muito ter ajudado vocês. Mais pra frente envio fotos, pois estou sem máquina no momento.
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Obrigado
Enviado: Qui Set 15, 2011 10:27 pm
por Tadeu Brambilla
cara mt bom mt criatividade msm ... ... ...... ...