Traira Chocando ???

As Dentuças, como são carinhosamente chamadas por seus admiradores, é uma das primeiras espécies esportiva a ser capturada por muitos dos Pescadores que se dedicam à Pesca com Iscas Artificiais ...
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Traira Chocando ???

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Jan 31, 2008 12:20 pm

Bom pessoal, estou começando a ficar meio sem jeito de tirar a prova de algumas teorias daqui da região. Não sei se todos lembram, mas comentei em algum tópico que fui pescar umas dentuças aqui em uma chácara, e nós passávamos a isca na frente, em cima, encostando nas costas e nada delas atacarem. Aqui no forum comentaram algo sobre o dia estar muito quente, que elas ficam meio "preguiçosas". Mas, falando com um pescador daqui da região, o cara é meio que o conselheiro de pesca da região, tem uma oficina de manutenção em carreta e molinete... Ele disse que nessa época do ano as dentuças estão chocando e isso faz com que ataquem menos. Só que aqui no site estou vendo vários relatos de boas pescas das danadas e lá na chácara ainda ta ruim... também cheguei a pensar que lá tem comida em excesso, tem tanto carazinho que se for para pescar eles, a isca não chega nem a afundar completamente, é de enjoar.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Re: Traira Chocando ???

Mensagem por Alexandre Dick » Qui Jan 31, 2008 12:34 pm

alexandre_sms escreveu:Bom pessoal, estou começando a ficar meio sem jeito de tirar a prova de algumas teorias daqui da região. Não sei se todos lembram, mas comentei em algum tópico que fui pescar umas dentuças aqui em uma chácara, e nós passávamos a isca na frente, em cima, encostando nas costas e nada delas atacarem. Aqui no forum comentaram algo sobre o dia estar muito quente, que elas ficam meio "preguiçosas". Mas, falando com um pescador daqui da região, o cara é meio que o conselheiro de pesca da região, tem uma oficina de manutenção em carreta e molinete... Ele disse que nessa época do ano as dentuças estão chocando e isso faz com que ataquem menos. Só que aqui no site estou vendo vários relatos de boas pescas das danadas e lá na chácara ainda ta ruim... também cheguei a pensar que lá tem comida em excesso, tem tanto carazinho que se for para pescar eles, a isca não chega nem a afundar completamente, é de enjoar.
Traíra é peixe de hábito noturno ... a noite as pescarias sempre são mais produtivas ... tente pescá-las bem cedinho ou anoitecendo e sempre rente as margens do açude.
Elas gostam de iscas barulhentas se for na superfície ( Z90, Jumpin Minnow, Firestick ). Se for de meia-água, tente usar a fat-rap, é mortal.
Isso de chocar acho que não influencia muito não, até por que agora na piracema, estamos pegando muita traíra no lago. Em outras épocas isso não ocorria com facilidade. Não sei se é atípico, mas agora na piracema, elas andam "fumando uns", pq tão realmente doidas, como diz o Thiago.
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Jan 31, 2008 12:39 pm

A última vez que tentei pegar la uma foi até engraçado, estava com um dos famosos frogline, jogava na vejetação e ia trazendo.... a dentuça saia da toca e ia seguindo o sapinho, na hora do bote... virava e voltava pra toca. Fiz isso umas 20 vezes e em todas ela veio seguindo e voltou. Ja eram umas 18:00. Vou ver se fico qualquer dia até mais tarde para tentar. Valeu pela dica.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Qui Jan 31, 2008 12:50 pm

Traíra é mais ou menos o que o Dick disse, nas margens perto de "tranqueiras", se elas não estão comendo faz elas atacarem a isca por irritação mesmo. Tenta no início da manhã (bem cedo) e no fim da tarde até depois do sol se pôr.
Vai fazendo experiência de iscas, trabalhos e horários que daqui a pouco tu acerta a mão.
Abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qui Jan 31, 2008 12:56 pm

Tchê, nessa época, em reprodução, elas não atacam por estarem no choco ou ninho, e nem mesmo por raiva (isso de atacar por raiva ocorre antes do periodo de acasalamento)... Aqui no sul a reprodução começa em novembro e vai até meados de fevereiro... Isso se tratando de água parada, não em rios.

O detalhe é que nem todas entram em reprodução ao mesmo tempo, as grandes entram e saem antes das menores... Daí se consegue pescar trairas mesmo nessa época.

Antes e depois de terem reproduzido elas ficam literalmente malucas, pois precisam fazer gordura para o periodo seguinte.

O lance desta que tu cita ter seguido a isca é diferente, ela está ativa, mas ou de barriga muito cheia ou um pouco letárgica em função do calor e/ou temperatura da água, por exemplo.
Uma dica é variar a velocidade do trabalho da isca, mais rápido ou mais lento, e próximo ao ponto onde ela está, dar uma pequena pausa no trabalho da isca até que sumam as marolas, se não atacar, trabalhe novamente com toques curtos e rápidos para fazer a isca "fugir" da predadora.

Varie a cor e/ou o modelo da Frog, pode ser que instigue o instinto "assassino" dela.. ehhehheh

Dá uma olhada nas fotos (Imagens) do site, muitas daquelas trairas foram pêgas em situações parecidas com essa que tu descreveu.

Em tempo, eu, particularmente, detesto pescar trairas com iscas artificiais a noite, os sentidos delas ficam muito menos funcionais, ou seja, o raio de ação que elas caçam fica muito estrito... Com isca natural é outro papo...

Abraço

Ricardo
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Qui Jan 31, 2008 2:25 pm

Canali,
As últimas pescarias que fiz eram repletas das traíras miúdas, tive muito problema pra fisgá-las devido o tamanho das frogs que possuo, quais as menores frogs que vcs estão produzindo?
Júnior
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Jan 31, 2008 2:32 pm

Gabiru_nh escreveu:Canali,
As últimas pescarias que fiz eram repletas das traíras miúdas, tive muito problema pra fisgá-las devido o tamanho das frogs que possuo, quais as menores frogs que vcs estão produzindo?
Comigo é a mesma coisa Gabiru... nesse lugar onde vou as trairas tem no max. 20 cm.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Sex Fev 01, 2008 7:22 am

Alexandre e Gabiru

Eu tenho a frogline que vocês precisam... hehehehehhe !!!!!! É um ratinho com orelhas de mais ou menos 3 cm que pega até pensamento de traira !!!!!!! Não ecapa uma... atacou ficou !!!!!

Vou postar a foto pra vocês verem e pro meus amigos Canali e Balestra começarem a produzi-las novamente...

Enquanto isso vou pegando com ela...
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Sex Fev 01, 2008 7:28 am

Douglas Lenz escreveu:Alexandre e Gabiru

Eu tenho a frogline que vocês precisam... hehehehehhe !!!!!! É um ratinho com orelhas de mais ou menos 3 cm que pega até pensamento de traira !!!!!!! Não ecapa uma... atacou ficou !!!!!

Vou postar a foto pra vocês verem e pro meus amigos Canali e Balestra começarem a produzi-las novamente...

Enquanto isso vou pegando com ela...
Eu vi uma isca em formato de rato no catelogo da Sugoi. Mas não tinha detalhes sobre o anzol.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Sex Fev 01, 2008 7:41 am

Gabiru_nh escreveu:Canali,
As últimas pescarias que fiz eram repletas das traíras miúdas, tive muito problema pra fisgá-las devido o tamanho das frogs que possuo, quais as menores frogs que vcs estão produzindo?
Hoje a linha parte de 5cms, se não me engano... (sem contar as cerdas)

Mas vem coisa nova por ai...

Uma dica de cocheira... Corta as cerdas, deixa só o talinho ou então só alguns fiapos.... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Douglas Lenz escreveu:...Vou postar a foto pra vocês verem e pro meus amigos Canali e Balestra começarem a produzi-las novamente...
hhehhehehhhe... Calma... Nos aguarde.... :twisted:

Abração

Ricardo
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Sáb Fev 02, 2008 3:41 am

Fala Alexandre!
Ja encarei varias situacoes parecidas com as que voce esta descrevendo...
Pra pegar trairas desse tamanho tenta o seguinte:
Primeiro voce tem que descobrir onde elas estao atacando,superfice,meia agua ou fundo.Voce descobre isso testando iscas que trabalham em cada uma dessas zonas de ataque.Pra superficie eu tentaria qualquer tipo de sapo(como os da frogline ou qualquer outro),sticks,zaras,helices,jitterbugs e poppers!As que eu mais gosto sao os poppers por fazerem muito barulho na agua.As helices tambem sao muito boas!Tente a firestick da intergreen(stick) que eu tambem gosto muito!Faz muitoooo barulho!!helice tente alguma coisa como o baby torpedo da heddon.Como popper tente os poppers da rebel que sao muito bons.Os jitterbugs da arbogast tambem sao mortais!!Tem sempre que testar.As iscas que funcionam melhor variam de lugar pra lugar entao so por treste voce vai descobrir!
Pra meia agua tente alguma isca que voce goste!Das que eu gosto sao as x-raps ghost e clown,flash minnow da MS,inna 70 ou a fat rap!Mas o que mais uso pra pegar as dentucas na meia agua sao os spinners!Na verdade sao essas as iscas que mais gosto!Os da blue fox pra mim sao os melhores disparados(Vibrax)!Tem tambem os da deconto que sao muito bons,principalmente os brancos(desculpa esqueci o nome) se lembrar posto aqui!Spinners sao pra mim as iscas coringas pra pescar trairas!
No fundo tente o han han ou pequenos jig hgeads com grubs!Funcionam muito bem!Tem tambem os shads da storm(tipo uma swimbait) que pegam muito!
Enfim depois de testar isso tudo acho que voce com certeza vai ter algum resultado!
Se for tentar pescar a noite vai so de iscas de superficie e muitoooo barulhentas!
De manhazinha deve ser o melhor horario pra voce tentar acertar as dentucas ja que voce relatou que a agua esta muito quente...
Enfim!Espero ter ajudado!Qualquer outra duvida troca uma ideia com o Rodriguinho daqui de BH porque ele sempre tira umas ogras!Conhece muito...
Posta o relato depois!
Abraco
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Sáb Fev 02, 2008 7:43 am

Obrigado pelas dicas Gabriel e todo o pessoal que postou aqui. Peguei vários pontos falhos no que eu estava fazendo com esses comentários, vamos por em prática agora. Valeu novamente pessoal.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Dom Fev 03, 2008 11:08 pm

Rapaz, intrigante, pois a época da 'chocadeira' delas devia ter acabado, pois elas comem os peixes de piracema... mas intrigante saber que ainda estão na choca...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Jerry . Brandes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Fev 06, 2008 7:49 am
Cidade:

Mensagem por Jerry . Brandes » Sáb Abr 26, 2008 9:39 pm

E aí Aexamdre blz ? As traíras nào estavam chocando ainda, apenas '"namorando "' quando isso acontece vc pode cutucar elas com a ponta da vara que elas saem e logo voltam pro lugar, isso acontece durante alguns dias por ano , mas nào todas ao mesmo tempo, simplesmente elas não se alimentam, já tive várias experiencias assim, em uma semana vc pode voltar lá e psecar numa boa .
Abraços
Avatar do usuário
Rafael Catimba
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Sex Dez 14, 2007 4:20 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Catimba » Dom Abr 27, 2008 10:40 pm

Pessoal, aqui na nossa região as dentuças estão Loucas. Nos pesqueiros é uma ação atrás da outra.

Abraço,
Rafael Catimba
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Dom Abr 27, 2008 11:04 pm

Douglas Lenz escreveu: Vou postar a foto pra vocês verem e pro meus amigos Canali e Balestra começarem a produzi-las novamente...
Já que o Canali ainda não arrumou as frogs pequenas, posta aí a foto pra fazer uma pressão... :twisted: :twisted: :twisted:
Júnior
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Abr 29, 2008 12:17 am

Xandele meu fio, pesque os karás primeiro, depois vc tenta as trairas...hehehehehe....limpa o tanque que vc tira elas do lugar...hehehehe

brincadeira cara, nao li o que os outros disseram, mas sei la, eu tentaria bastante isca com ratlin forte....sei la....

abraço
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Anderson Luiz
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 12:48 pm
Cidade:
Contato:

trairas

Mensagem por Anderson Luiz » Dom Jun 06, 2010 9:40 pm

o visinho como vai
cara tem dias que parece que elas não querem nada realmente na nossa região acontece mas todos as dicas estão postadas ai com os comentarios de nossos colegas.
aqui no iguaçu não sei se vc ta indo pescar ta saindo no lambari vivo bastante.
vamos marcar um dia destes vc vem pra Palmeira ou eu desço ai de bote vamos pescar juntos.
Existem dois tipos fundamentais de pescadores: aquele que pesca por esporte e aquele que pesca por peixe.
Responder

Voltar para “- TRAÍRA -”