ROBALOS EM ITACARÉ - BAHIA

Relatos em tempo real das pescarias ... Poste aqui a sua aventura e fique ligado nas pescarias realizadas ...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

ROBALOS EM ITACARÉ - BAHIA

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sáb Nov 13, 2004 6:51 pm

Imagem

Bem pessoal, estou de volta a BH. Passei 1 semana em Itacaré e posso dizer que se eu não tivesse minha empresa e outras coisas aqui em BH me mudaria para lá com certeza.

Descobri coisas muito, mas muito interessantes. Uma cidade no meio da mata atlantica, cheia de praias maravilhosas e muitos, mas muitos rios cortando as florestas - o que significa muita vida e muitos peixes. Conversando com locais descobri um imenso potencial para pesca esportiva no local, não somente do robalo mas de outros peixes esportivos de água doce e salgada.

O robalo reina nos mangues, mas tb podem ser fisgados caranhas e xareus (alguns acima dos 10 kg).

Cheguei na cidade e logo no segundo dia fui para um local conhecido com o sugestivo nome de PONTA DO XARÉL. Fui tentar umas isquinhas e logo de cara tomei uma porrada em um shad da storme, mas perdi a ferrada. Depois no camarão DOA tive uma pegada (já estava anoitecendo) e perdi novamente. Voltei pra casa e a mão coçando pra pescar.

Tinha um passeio de canoa pelo mangue que levava até uma cachoeira. Conheci uns locais que me indicaram um canoeiro que conhecia o mangue e era pescador. O combinado seria que subiriamos o mangue na enxente da maré até a cachoeira, ficariamos lá durante o reponto e voltariamos na vazante, sempre pescando.

Subindo o rio eu fui tentando apenas no bait, algumas ações e nenhuma efetiva - Em um ponto arremessei uma isca transparente e um robalinho atacou. Foi fotografado e liberado. Mais um pouco a frente novo arremesso e outro robalo, desta vez um pouco maior, mas ainda pequeno.

Chegamos na cachoeira fomos conhecer. Uma queda d'água e um poço cheio de PITUS gigantes, alguns do tamanho de lagostas e alguns jacundás nadando - pesca proibida nestes locais.

Depois de nadar bastante voltamos, era hora da vazante. Mudei de tática e montei o fly, mas desta vez montei o #8 - com medo de entrar algo maior e a #4 nao suportar.

Atei uma seaducer e o canoeiro me olhando com cara de quem nao acredita que aquilo pegava peixe. Olhei pra ele e disse, ta assustado? Ele respondeu que queria só ver aquilo pegando peixe.

Quando iniciei os arremessos ele se assustou ainda mais - e logo no primeiro pincho o primeiro robalo segue a isca e nao ataca - arremessei novamente no mesmo local e ele morde com vontade. Era pequeno e a vara nem sentiu. Fomos descendo e vários peixes foram sendo fisgados e o Raymundo (canoeiro) cada vez aprendendo mais como colocar o barco na posicao e os bons locais para arremesso. E agora acreditando naquela peninha amarela. E foi assim, vários robalos o dia todo - já no final paramos em cima de uma galhada e fiz um arremesso e um rebojo grande na isca - perdi talvez o maior... mas neste ponto foram vários tricks. Paramos pra almocar no restaurante do Miguel, um pescador profissional muto gente fina e conhece aquele rio como ninguem. Comemos, papeamos bastante - vimos alguns guaiamuns e logo voltamos a luta com os robalos. Depois do almoço (16:30) a maré já estava baixa e diminuiram muito as acoes, mas ainda deu pra fisgar o último - em uma praia já chegando no local de desembarque.

Chegamos e eu estava feliz por ter fisgado o meu primeiro robalo, tanto no bait como no fly - mas faltou o gosto de fisgar algo que fizesse a vara envergar mesmo... Então marquei com ele para o dia seguinte, a maré estava subindo por volta das 10 da manha, entao marcamos as 11 horas - fariamos o mesmo, só que nao teriamos almoco e nem a cachoeira.

Encontrei com ele na canoa as 11 horas e subimos - logo notei que a maré já estava em um ponto bom, e a água muito, muito limpa - dava pra ver o peixe saindo das galhadas e seguindo a isca e atacando. Desta vez fui apenas de fly e apenas na #4, tinha atado iscas na noite anterior especialmente para esta numeracao e nas cores que foram eficientes no dia anterior (amarelas com vermelho - amarelas com azul).

Era lindo ver os peixes saindo de traz das raizes e atacando sua isca - alguns atacavam 4 vezes até acertar o bote. Desta vez apostei com o Budião (apelido do guia) - Ele pescaria com isca viva e da forma que estava acostumado e eu somente com fly - veriamos quem pegaria mais. Em um ponto do mangue eu tenho um ataque e perdi o peixe por ferrar antes da hora, em seguida a isca do Budiao foi atacada e este foi fisgado, 1x0 para a isca viva. Depois desta iniciou a virada, 1x1, 1x2, 1x3 e foi assim, antes do reponto eu já estava a 3 contra 1, foi quando chegamos em um praço do mangue que sempre saiu peixe, em uma sobra, debaixo de uma arvore caida sairam nada mais que 3 tricks no fly e nenhum na isca viva - chegou o reponto da maré e iniciamos nossa volta, fisguei mais alguns e peramos no Miguel para tomar uma água e reiniaciar a peleja. Figuei mais um proximo ao restaurante e o Budiao desistiu da isca viva. até este momento o placar ja passava dos 7 contra 1. Passamos por uma parte que a água entrava muito dentro da vegetacao, o que dificultava os arremessos de fly, na outra margem o barranco era mais proximo da água, e as raizes mais atrativas. Boa hora pra mudar - neste momento a maré corria forte e era dificil de manter o barco na distancia boa pro arremesso - e parecia que eu estava iluminado, porque pescando robalos no mangue e nao tinha perdido nenhuma isca - olhei um ponto atras de uma arvore caida e arremessei, deixei a maré levar a isca uns segundos e dei dois puxoes, um vulto prata saiu e pegou com vontade a isca, a vara envergou inteira e eu gritei - este é grande - tira o barco que ele vai entrar na arvore - com a maré puxando forte e jogando para cima do mangue - o guia tentando tirar o barco no remo e o peixe dando cabecadas na tentativa de entrar nos galhos, e eu com uma vara #4 - full flex - tentando segurar e gritando - tira o barco.... conseguimos fazer a volta mas logo em seguida a corrente jogava o barco no mangue e o peixe tentava novamente se esconder - ai ele dá um salto e vimos o tamalho da encrenca - um robalo peva grande para aquela numeracao de vara com a ajuda da corrente vazante da maré jogando para dentro do mangue.

Uns 150 m abaixo conseguimos levantar o peixe para a fotografia... Pronto, já no final do dia, era o último ponto de pesca Deus me deu a oportunidade de fisgar este peixe, em um equipamento leve que deu todo o gosto a esta captura. Desta vez eu não soltei o peixe, ele foi o meu jantar nesta noite. Levei o peixe como um presente a minha namorada que perdeu um dia das férias dela para que eu pudesse pescar, e nada mais justo do que eu retribuir com um belo jantar com um peixe fresco, fruto desta pescaria. Cheguei no hotel e ela abriu um sorrizo vendo o peixe na minha mão e minha cara de felicidade, tomei banho e fomos a um restaurante que iria preparar o peixe.

Depois deste dia não precisava mais pescar, meu objetivo já tinha sido cumprido - pescar um robalo de porte.

Algumas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem
Rafting no Rio dos Contos

Imagem
Depois do rafting um almoço maravilhoso... Olha esta pituzada... meu Deus que saudade....

Imagem
O único robalo na isca viva...

Imagem
Rio dos Contos - pra quem não sabe neste ponto do rio pode-se pescar alem de robalos de porte, xareus, tucunarés e até cachorra - acrete se quiser - lá é conhecida como pescada goiva - e outros peixes que por terem os nomes modificados localmente não pude identificar quais eram.

Imagem
O jantar... robalo pescado e frito na hora - estava perfeito.

Bem pessoal, estou estudando a possibilidade de levar um grupo para pescar na regiao, quem tiver interesse entre em contato comigo. Ou quem quiser ir antes disso tb entrem em contato pois tenho muita informacao para passar além dos contatos com os guias certos.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Mauro Novalo
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2280
Registrado em: Sex Set 17, 2004 8:53 am
Cidade:

Mensagem por Mauro Novalo » Sáb Nov 13, 2004 7:21 pm

Ae Zeca
Bela pescaria..
bonito lugar
otimas fotos..
parabens
abraço
abraço

Mauro
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Nov 13, 2004 7:22 pm

Grande Zeca ...
Seja bem vindo em seu retorno à casa ...
Belo relato, e como falei diversas vezes, espero que vc não tenha se estressado de tanto pescar ...rs ...
Pela descrição, um local maravilhoso ... Os trickinhos devem ter sidos maravilhosos ... E aquele frito então ... Abriu meu apetite ...rs...
Belas fotos Zeca, não fotografou a cachoeira ?
Em sua ausência muita coisa aconteceu, a mais importante delas, como vc poderá ver, é a criação oficial da Caterva Paulista ...
É bonito ver esta semente germinando ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sáb Nov 13, 2004 8:46 pm

Zeca...

ESPETACULAR ESSA VIAGEM HEIM !!!!!

Tesao as fotos tio..
Avatar do usuário
Leo do Mangue
ANZOL DE OURO
Mensagens: 998
Registrado em: Qui Set 23, 2004 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Leo do Mangue » Ter Nov 16, 2004 7:30 am

Amigo Zeca.... num preciso nem dizer né? Nota 12!
Show de bola mesmo.
Leo Mange
Pescador sonhador e Analista Web
Sam the crazy one

Mensagem por Sam the crazy one » Ter Nov 16, 2004 7:59 pm

Ae!!!!

Zeca me manda um e-mail. to doido pra arriscar uns robalos Bahianos Oxente.

Falows!
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Ter Nov 16, 2004 8:21 pm

Zeca.
Muito legal sua pescaria e seu relato.
Quando puder, poste uma foto da(s) isca(s) utilizada(s).
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Nov 16, 2004 8:34 pm

Amanha mesmo faço isso - vou fotogravar a isca e posto aqui... ela esta detonada de tanto peixe, mas da pra mostrar.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Qua Nov 17, 2004 8:48 am

Sam the crazy one escreveu:Ae!!!!

Zeca me manda um e-mail. to doido pra arriscar uns robalos Bahianos Oxente.

Falows!

Oras esqueci de logar onti!!!!

Mas Zeca!!!!

Meu filho o q vc figou na praia minino? Fala pra nois!!!!

Quando voltamos pra kiri???

Um abraço!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Nov 17, 2004 9:13 am

Sam escreveu:
Sam the crazy one escreveu:Ae!!!!

Zeca me manda um e-mail. to doido pra arriscar uns robalos Bahianos Oxente.

Falows!

Oras esqueci de logar onti!!!!

Mas Zeca!!!!

Meu filho o q vc figou na praia minino? Fala pra nois!!!!

Quando voltamos pra kiri???

Um abraço!
Grande Sam ... Bom te ver por aqui ... Participe mais, sua presença muito nos alegra ...
Não suma, Mestre dos Poppers ... Aliás, faz tempo que não vemos nada teu postado por aqui ... Manda fotos das tuas obras de arte ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Nov 17, 2004 9:26 am

Sam escreveu:
Sam the crazy one escreveu:Ae!!!!

Zeca me manda um e-mail. to doido pra arriscar uns robalos Bahianos Oxente.

Falows!

Oras esqueci de logar onti!!!!

Mas Zeca!!!!

Meu filho o q vc figou na praia minino? Fala pra nois!!!!

Quando voltamos pra kiri???

Um abraço!

Sam, os robalos eu pesquei no mangue do rio dos contos, mas na foto da praia ai eu estava pescando sobre um recife que a água cobria, tinha um monte de peixe nadando mas nenhum atacou a isca. A intenção desta foto foi ver como estou arremessando, minha postura, a Rita fez um monte pra depois eu ver como está a minha postura.

Cara, se quer pescar robalos baianos Itacaré é o lugar. Uma infinidade de rios, mangues e praias maravilhosas. E olha que eu nem fui nos rios mais piscosos que ficam nas praias de Jeribucaçu e Itacarezinho. Isso sem contar a cidade de Taboquinhas, que são as corredeiras do rio dos contos - nos remansos é possível fisgar tucunas, xareus e robalos - todos juntos e em alguns pontos até mesmo umas cachorras. Na peninsula de Maraú no mergulho algumas pessoas viram barracudas e moreias - com certeza tem outros predadores.

Tem muita opção - e no mar tem grande quantidade de dourados e a saida de pesca pro mar deve ficar mais ou menos uns 150 a 200 reais. Mas se vc for com os pescadores (pra ficar de um dia pro outro) eles nem cobram - tem que fazer amizade com eles.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Responder

Voltar para “- CATERVA NEWS - FÓRUM DE RELATOS”