Substituto de Calf Tail

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Substituto de Calf Tail

Mensagem por Gustavo Zagato » Dom Jul 09, 2006 12:03 pm

Srs,

Na falta de Calf tail no atado das Wulfs (Royal, White, Humpy)
existe algum substituto ?

Eu fiz uma experiência com um pouco de Ep Fiber branco...
ficou até que bacana, mas não testei ainda logo queria saber das experiências de vcs...

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Seg Jul 10, 2006 8:24 am

eu atei duas royal wolf utilizando deer hair branco... ele é mais fino que o elk... ajuda na fluabilidade melhor que o calf... (aliás, acho o calf nem flutua)
uma mosca que ví na caixa do Marroan, trazia um fino tecido no lugar do calf, e em sites japoneses, ví as asas da royal wulf feitas em papel seda encerados...

com o kawamoto ví moscas que utilizavam plástico de saquinho de supermercado branco, recortados e esticados na forma de asas...

e as mosca da Toril Kolbu utilizam finas fibras de polipropileno.

vc pode usas tbm penas brancas recortadas na forma das asas, fica muito bom e natural

agora, se quer a mesma aparencia do calf... acho que uma coisa que não falta aí em Sampa é gato... pega um angorá branco... e pronto... pelo e dubbing garantido por uns 10 anos.

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Jul 10, 2006 8:40 am

Fios desfiados de Polipropileno, principalmente aqueles utilizados em barbantes de presentes. Quebra op galhoa, além de possuírem boa flutuabilidade ...
Espumapack, aquele material utilizado para embalar artigos eletrônicos ... Não irá substituir o Calf, mas engana ...

E no atado, engana que eu gosto ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Jul 10, 2006 9:21 am

Valeu galera !!

vou tentar com os fios de prolipopileno pois acho devo ter uma série deles em casa hehehe...

Sabe que já tentei utilizar sacolas de supermercado diversas vezes.... nunca funcionou bem na hora de atar...

Depois vou postar as fotos dessa wulf com ep fiber que fiz bem como umas experiências com gafanhotos...

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 10, 2006 9:44 am

Tenho usado Yarn com Polipropileno(ou polypropilene Yarn), flutua muuuuuito e é bem fácil de trabalhar...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Jul 10, 2006 10:53 am

Diego escreveu:Tenho usado Yarn com Polipropileno(ou polypropilene Yarn), flutua muuuuuito e é bem fácil de trabalhar...
Grande Diego !

Uma pergunta, vc ata ele da mesma maneira que ataria com calf ?
um tuffo prejo ao longo do anzol e depois separa em 2 tufos menores ?

Fallow !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 10, 2006 10:57 am

jgzr escreveu:
Diego escreveu:Tenho usado Yarn com Polipropileno(ou polypropilene Yarn), flutua muuuuuito e é bem fácil de trabalhar...
Grande Diego !

Uma pergunta, vc ata ele da mesma maneira que ataria com calf ?
um tuffo prejo ao longo do anzol e depois separa em 2 tufos menores ?

Fallow !
Sim... sim... faço dessa forma... o bom é que vc. não precisa "bater" no stacker... rs... e é fácil de trabalhar com ele, além de vc. poder pintar com marca texto, prá ficar da cor que vc. quiser... tenho gostado bastante... fiz, há algum tempo(já tô sem depois da pescaria de ontem... ) algumas Royal Wulffs pequenas... usando ele...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
BB Perottoni
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 82
Registrado em: Dom Set 19, 2004 12:31 am
Cidade:

Mensagem por BB Perottoni » Seg Jul 10, 2006 11:09 am

Sou um pouco radical com essas coisas, mas lembrem-se que a Royal Wulff e todas as outras moscas criadas pelo Mestre Wulff têm uma característica em comum: nos idos de 1929, foi a primeira isca a ser feita utilizando pêlos para a confecção de asas e cauda

Há quase 80 anos ela é atada dessa maneira, foi criada por um dos maiores (ou o maior) pescador de todos os tempos !! Não creio que alguém com menos de 50 anos de pesca com mosca possa mudá-la, eheh

Pelo menos ate com deer hair que dá certo. O calf tail é melhor, mas o deer hair dá um resultado próximo do que se espera e não tira a "marca" da mosca.

Abraço
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 10, 2006 11:20 am

BB Perottoni escreveu:Sou um pouco radical com essas coisas, mas lembrem-se que a Royal Wulff e todas as outras moscas criadas pelo Mestre Wulff têm uma característica em comum: nos idos de 1929, foi a primeira isca a ser feita utilizando pêlos para a confecção de asas e cauda

Há quase 80 anos ela é atada dessa maneira, foi criada por um dos maiores (ou o maior) pescador de todos os tempos !! Não creio que alguém com menos de 50 anos de pesca com mosca possa mudá-la, eheh

Pelo menos ate com deer hair que dá certo. O calf tail é melhor, mas o deer hair dá um resultado próximo do que se espera e não tira a "marca" da mosca.

Abraço
Tá... digamos então que é uma Variação... hehehehehehehehehehe...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Jul 10, 2006 11:41 am

Eu uso o Antron Yarn.
Aqui uma asa com Calf tail
Imagem

e aqui uma com Yarn
Imagem
Esta segunda com a asa de yarn em forma de loop retem mais ar e promove uma boa flutuabilidade.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Jul 10, 2006 1:55 pm

Gostei de todas as dicas e considerações !

vou tentar possivelmente todas elas !

Zuannon Gostei bastante da 2a Mosca !!
vc tem a receita dela ai ?


Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Jul 10, 2006 2:27 pm

A idéia dessa mosca é fazer um emerger, que para os peixes (truta) representa o momento de maior vulnerabilidade do inseto = "comida facil", uma vez que na transição onde o inseto emerge da estagio de pulpa ou ninfa para a forma adulta é o momento em que não consegue nem nadar e nem voar.... o que representa uma oportunidade imperdível para o peixe. Saiu num artigo da Flyfisherman.... como eu não tinha todos os materiais necessários dei uma imporvisada. Depois eu coloco a receita com o material certo.
O anzol é um swimming nynph Mustad 80150BR.... # 10 talvez.... ...
A cauda são fiapos de cristal flash pra dar a idéia de parte do invólucro já vazio.
Na sequencia, o abdome é pena de pavão, parte quedeve absorver um pouco de água e ficar abaixo da linha de superfície.
O Torax é dubbing sintético, a asa é yarn e o hackle no estilo parachute, devem fazer essa parte da mosca ficar na superficie... momento em que as asas e parte do corpo sairam do invólucro....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 10, 2006 2:30 pm

José Zuanon escreveu:A idéia dessa mosca é fazer um emerger, que para os peixes (truta) representa o momento de maior vulnerabilidade do inseto = "comida facil", uma vez que na transição onde o inseto emerge da estagio de pulpa ou ninfa para a forma adulta é o momento em que não consegue nem nadar e nem voar.... o que representa uma oportunidade imperdível para o peixe. Saiu num artigo da Flyfisherman.... como eu não tinha todos os materiais necessários dei uma imporvisada. Depois eu coloco a receita com o material certo.
O anzol é um swimming nynph Mustad 80150BR.... # 10 talvez.... ...
A cauda são fiapos de cristal flash pra dar a idéia de parte do invólucro já vazio.
Na sequencia, o abdome é pena de pavão, parte quedeve absorver um pouco de água e ficar abaixo da linha de superfície.
O Torax é dubbing sintético, a asa é yarn e o hackle no estilo parachute, devem fazer essa parte da mosca ficar na superficie... momento em que as asas e parte do corpo sairam do invólucro....
Será que rola algo assim com anzol do tipo Scud e ao invés do Yarn o CDC???

Zé, ontem fui no Tietê, apesar de uma ou outra ação, o rio estava cheio e a água muito clara... nada de peixe, infelizmente...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Jul 10, 2006 3:12 pm

Pô !

Muito legal a mosquinha...
Na fly tier (ultima em banca) tem um artigo sobre como atar ninfas que estão saindo do casulo e/ou com nado invertido...

Mas ainda não são para o meu bico hehehe... demoro para chegar nesse ponto !

Já essa sua eu achei interessante pq me parece mais simples (com excessão do parachute) todo o resto dela é mais simples...

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Seg Jul 10, 2006 3:50 pm

eu uso polipropilene yarn. na ausencia deste uso lã acrilica desfiada. Tenho tido bons resultados nas moscas secas.

agora para royal wulffs tenho usado elk hair claro ou amarelo.
O Senhor! É Deus.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Jul 10, 2006 10:56 pm

Sam escreveu:eu uso polipropilene yarn. na ausencia deste uso lã acrilica desfiada. Tenho tido bons resultados nas moscas secas.

agora para royal wulffs tenho usado elk hair claro ou amarelo.
Legal Sam !

Esse Yarn eu tenho aqui sim com certeza hehehe !

Vou tentar atar uma wulfzinha com ele !

Valeu e até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Gerson P. Kavamoto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 10:15 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Gerson P. Kavamoto » Ter Jul 11, 2006 7:23 pm

Grande Augusto,
Joinha?? Tem praticado ???
Lembre-se que o calf tail na royal wullf ou parachutes serve mais como indicador visual do que para imitar asas... A flutuabilidade de uma mosca basicamente é feita por hackles, muitas voltas ela flutuará muito poucas voltas ela flutuará pouco.... Em aguas calmas (still water, lago, aguas fundas, etc..) uso apenas 3 voltas de hackles, a primeira volta entra na agua e fixa a mosca as outras 2 dão a sustentação, assim a mosca fica com menos volume e mais saborosa para trutas... Já em aguas rasas e rapida, usos entre 4 a 5 voltas, muita flutuabilidade não deixa a mosca se fixar na agua e descer na mesma velocidade da correnteza....
5 segundos de flutuação são suficientes para pescar em aguas rapidas, para manter esta média, uso dry shaker ou silicone.... ...
Se usarmos material muito pesado no indicador da royal wullf ou moscas de colar em hackle, perde o equilibriu e a mosca fica com o rabo levantado, fora da agua, consequentemente o anzol tb...
Sugiro vc fazer testes com anotações da quantidade de material alternativo usado para vc ter uma noção de até quanto pode colocar e qual efeito ela faz na agua.... ...
Um grande abraço
Gerson
PS: Lindas moscas do José Zuanon!!!! Parabéns!!!
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Ter Jul 11, 2006 10:38 pm

Gerson P. Kavamoto escreveu:Grande Augusto,
Joinha?? Tem praticado ???
Lembre-se que o calf tail na royal wullf ou parachutes serve mais como indicador visual do que para imitar asas... A flutuabilidade de uma mosca basicamente é feita por hackles, muitas voltas ela flutuará muito poucas voltas ela flutuará pouco.... Em aguas calmas (still water, lago, aguas fundas, etc..) uso apenas 3 voltas de hackles, a primeira volta entra na agua e fixa a mosca as outras 2 dão a sustentação, assim a mosca fica com menos volume e mais saborosa para trutas... Já em aguas rasas e rapida, usos entre 4 a 5 voltas, muita flutuabilidade não deixa a mosca se fixar na agua e descer na mesma velocidade da correnteza....
5 segundos de flutuação são suficientes para pescar em aguas rapidas, para manter esta média, uso dry shaker ou silicone.... ...
Se usarmos material muito pesado no indicador da royal wullf ou moscas de colar em hackle, perde o equilibriu e a mosca fica com o rabo levantado, fora da agua, consequentemente o anzol tb...
Sugiro vc fazer testes com anotações da quantidade de material alternativo usado para vc ter uma noção de até quanto pode colocar e qual efeito ela faz na agua.... ...
Um grande abraço
Gerson
PS: Lindas moscas do José Zuanon!!!! Parabéns!!!

Grande Prof. Kavamoto !

Tenho praticado sim ! Não na frequência que eu gostaria mas tenho praticado sim... hehehe principalmente o lançamento de linha sem fazer o Haul e o Roll cast bem como aqueles outro cast, acho que o nome é snake cast, mas principalmente a ancoragem da linha...

As dicas que vc nos passou a respeito de linhas sinking e como levanta-las fez toda a diferença na minha empreitada no chile hehehe !!
veja o tópico :

viewtopic.php?t=7160


Obrigado pelas dicas Sobre a Royal... De fato estou aprendendo a atar esta mosca, então tenho feito algumas experiências...

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Jul 12, 2006 11:48 am

Grande Mestre ...

É uma alegria sem par poder vê-lo aqui na Caterva, dividindo seus conhecimentos com seus discípulos ... Honre-nos sempre com seus ensinamentos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Jul 12, 2006 1:05 pm

Gerson P. Kavamoto escreveu: PS: Lindas moscas do José Zuanon!!!! Parabéns!!!
Com um elogio desses.... Ganhei a semana! :D :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”