COMO NASCE UMA MOSCA

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

COMO NASCE UMA MOSCA

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Jul 08, 2006 1:30 am

Bom... fico sempre confuso sobre onde postar meus flies... queria colocar lá no tópico fixo "fotos de flies", mas lá já tá tão cheio... então vou postar aqui mesmo... peço desculpas de ante-mão...

o que quero colocar aqui é uma mosca que desenhei para pescar saicangas no inverno. neste período tem se mostrado irresistível...

em minhas últimas pescarías, observei a imensa quantidade de nymphas volumosas que existem no rio são joão e demais rios de SC... em especial as danmsel flies... moscas que imitam nymphas de libélula.

isso talvez explique a enorme eficiencia das wooly boggers de cores escuras por aqui...

as nossas danmsel aqui são na grande maioria de cor oliva e verde folha... e ficam enterradas junto as margens nos pedriscos e fundos de areia e quando maiores (depois de um ano embaixo do solo) passam a viver bem próximas a margem em baixo dos capins.

ainda tenho que estudar muito sobre elas... o que sei ainda é muito vago, mas o primário já consegui... capturar e fotografar uma.

após atar uma "centenas de moscas", cheguei a uma mosca volumosa, e que imita especificamente uma nympha... ao invés de somente fazer alusão a uma...

Imagem

aqui ela escalando uma rocha para secar e desdobrar as asas..

antes de continuar, vamos ver o que precisamos reunir para fazer uma isca que lembre esta nympha::

1 - é volumosa
2 - tem cabeça bem definida e grande
3 - tem torax volumoso
4 - tem asas subdesenvolvidas em tons de verde vivo
5 - é de cor oliva com toques castanhos e marrons
6 - seu abdomem é bem delineado e demarcado
7 - tem pata somente no torax
8 - tem 6 patas
9 - a calda tem uma mobilidade incrível
10- é fosca... sem brilhos

Imagem

a medida que as asas vão ficando leves, ela vai testando a mobilidade e o controle das mesmas.

Imagem

aqui, já um pouco mais seca, podemos observar suas asas se desdobrando.

Imagem

vou iniciar o desenvolvimento da nova nympha, partindo desta bead head prince.
pois julgo que ela tem parte das características que necessito:
head grande e brilhante, wings subdesenvolvidas, torax volumoso, abdomem segmentado (ribbing) e tail longo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

aqui podemos visualizar a nympha pronta...

-é volumosa
-é lastrada
-cabeça grande e destacada
-torax volumoso
-perninhas somente na altura do torax
-abdomem segmentado
-asas verdes com uma base branca para não perder a silueta em águas mais turvas (levando em consideração que ela fica sempre na sombra)
-calda atrativa e com muita mobilidade

Imagem

bom... minha intenção com este post é mostrar que não precisamos ser papagaios de moscas, e podemos criar nossas receitas a vontade, mas sigam uma base... uma linha de raciocínio bem primitiva... a de imitar a comida do peixe, depois, aos poucos, vamos dando mais liberdade aos materiais e concentrar nossas atenções aos gatilhos da isca, tipo, ela não precisa ter declaradamente pernas ou asas, e sim ter agregado a ela, elementos que lembrem estes itens...

afinal, o peixe não vai parar pra ver se a mosca tem uma perninha lisa e linda ou se tem uma centena de perninhas... mas se faltarem as perninhas... ele vai notar... (o que ele vai ver é somente uma silueta... se ele notar a falta de um movimento ou algum movimento errado e anti-natural, ele pode rejeitar a isca... acredito que o último fator determinante seja a cor.) a tonalidade é importante já a cor, não sei... tenho minhas dúvidas... prefiro estudar o comprimento da onda das cores do que a beleza de cada uma delas.

o gatilho dele naquele dia pode ser o simples movimentar das perninhas, ou as ondulações das asas, ou um reflexo, uma transparencia... uma determinada silueta, tudo vai depender de como a luz penetra na água e como ela é refletida até o peixe.... quais as interferencias que a água vai ocasionar nas cores... nos tons...

Todos sabemos que o vermelho não existe abaixo dos 3 metros de profundidade... mas o que poucos sabem é no que ele se transforma... ele vira castanho...
o azul claro em águas amareladas ou semi turvas vira geralmente verde.
e se a água for cristalina ou se tiver muita luz, ele vira branco... (isso é fotografia pura)

para entendermos melhor isso, imagine-se em um lugar onde existe um monte de coisas diferentes flutuando, algumas destas coisas são comida e outras não... vc consegue ver as coisas em milhares de tons de uma única cor... para ajudar, tem uma forte luz sendo jogada contra seus olhos te fazendo ver somente a silueta das coisas...
a pergunta é: COMO VC VAI SABER SE AQUELA SILUETA É COMIDA OU É MAIS UM PEDACINHO DE GRAVETO OU FOLHA????
vc vai começar a observar outros detalhes para decidir o que é comida ou não... um rabinho se mexendo, uma perninha, um brilho... algum elemento naquela condição de luz é que o peixe estará utilizando para eliminar ou eleger o que "provávelmente é comida"
o que devemos concentrar em nossas moscas, são os itens que possam imitar estes detalhes... gatilhos.
por isso as proporções são tão importantes... por isso o controle da ordem das cores é tão importante, peixes com dorsos escuros e laterais brilhantes... nymphas com perninhas, mobilidade de materiais, etc, etc, etc...


bom... coloquei aqui conhecimentos que foram acumulados dentro desta cuca perdida... por favor... se discordarem de algo ou se eu estiver declaradamente errado em alguma coisa, me corrijam.

Aprendendo juntos evoluimos juntos...

um forte abraço a todos e lembrem-se:

não sejam papagaios de moscas... esqueçam um pouco as clássicas e os patterns padronizados... sejam vcs memos... criem e recriem... reconstruam a pesca com mosca com cara de Brasil.
Editado pela última vez por Rubens Gorben em Sáb Jul 08, 2006 11:39 am, em um total de 2 vezes.
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Bela criação..

Mensagem por Rycardo Carvalho » Sáb Jul 08, 2006 10:52 am

  • Gostei da ninfa resultante... parabéns...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Sáb Jul 08, 2006 12:24 pm

Tá certo... Tem que olhar bem senão o peixe vai achar que é uma folha perdida na água hehehe... Gostei das moscas, parabéns !
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Sáb Jul 08, 2006 12:31 pm

Grande Rubens !

Gostei mto da mosca e da linha de pensamento empregada !

O primeiro passo da pesca com mosca, ao meu entendimento claro, é analizar o rio e com isto conseguir um bom palpite sobre o que os peixes (espécie pretendida) estão comendo... e daí sim a pescaria.

E aprendi esta lição este ano em ausente com o Márcio...

Também entendo que receita de atado, não é o fim... é só o começo...
A prince que vc usou como base tem muitíssimas variações tanto para ganhar volume quanto para ganhar movimento com e etc...
um exemplo maluco disso vi no chile, é comun Montana com rubber legs em azol 1/0 lastreado (!) veja em http://www.riosysenderos.com/baul/montanarubberlegs.htm

Ainda na montana gostei mto daquela montana com dubbing que vc me presenteou em Ausentes... tenho tentando atar algumas delas por aqui.


Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Jul 08, 2006 7:34 pm

Show Rubens ... Muito legal ...
Gostei da explanação e mais ainda da evolução da linha de racíocinio ...
Parabéns mesmo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Sáb Jul 08, 2006 8:33 pm

Muito legal Rubens!!!

Certamente me servirá de referência quando tiver atando.
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 10, 2006 10:14 am

Muuuito fera, Rubens... muito legal... se ao invés de verde usar vermelho???? será que funciona???? vou fazer algumas(posso copiar????) Prá usar por aí!!!!
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Seg Jul 10, 2006 1:45 pm

Diego escreveu:Muuuito fera, Rubens... muito legal... se ao invés de verde usar vermelho???? será que funciona???? vou fazer algumas(posso copiar????) Prá usar por aí!!!!
então... usa vermelho e já chama ela de Danmsel atractora...

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 10, 2006 2:15 pm

Rubens Gorben escreveu:
Diego escreveu:Muuuito fera, Rubens... muito legal... se ao invés de verde usar vermelho???? será que funciona???? vou fazer algumas(posso copiar????) Prá usar por aí!!!!
então... usa vermelho e já chama ela de Danmsel atractora...

abração
hahahahahahahahahahahahahahahaha... pódeixá... hahahahahahahaha... verde, preto... vou tentar fazer uma miscelânea de cores. Quem sabe a coisa rola...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”