Linha WF/F - Como estar sempre flutuando!

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Linha WF/F - Como estar sempre flutuando!

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Sex Jun 27, 2014 4:34 pm

Fallllaaaaaaa galera!

Pergunta, depois de pescar o dia todo com uma linha WF/F, algumas vezes no fim da tarde ela começa a perder sustentabilidade na água e afundar.
Minha pergunta é simples, como manter a linha sempre flutuando? Qual a manutenção devemos dar? Durante a pescaria, há como prevenir? Abs!!!!
Avatar do usuário
Giuliano Sousa Alves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 681
Registrado em: Seg Mar 08, 2010 1:34 pm
Apelido: GiulianoSA
Cidade: Pelotas
Estado: RS

Mensagem por Giuliano Sousa Alves » Seg Jun 30, 2014 9:40 am

Gabriel,

Dá uma olhada na FSB. As vezes um condicionante se faz necessário.
http://www.lojafsb.com.br/dressing-tiem ... de-linha.-
Para limpeza um produto bom é este:
http://www.flydospampas.com.br/cleaner-line-jet.html

Abç
Giuliano S. Alves
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Dom Jul 06, 2014 7:44 pm

:D :D :D

Ola Gabriel.

Como o Giuliano indicou por vezes é necessário fazer uma limpeza e aplicar um produto conhecido como "line dressing".
Existem várias marcas no mercado e todos cumprem bem esta função.
Quando se pesca em P&P, a gordura da ração fornecida aos peixes fica impregnada na linha que acaba acumulando sujeira, fazendo com que a linha afunde.
Este inconveniente é acentuado quando se utiliza linhas destinadas a pesca em água salgada, pescando em água doce.
Estas linhas desenvolvidas para água de maior densidade, tem flutuabilidade menor quando usadas em água doce.

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Seg Jul 07, 2014 11:27 am

Odimir,

Justamente! Percebo que as linhas de água salgada perdem flutuabilidade mais rapidamente em água doce.
Porém, não existem muitas linhas de água doce indicadas para o clima bastante quente de algumas regiões brasileiras. Você teria alguma indicação?

Grande abs!

Gabriel
Avatar do usuário
Giuliano Sousa Alves
ANZOL DE OURO
Mensagens: 681
Registrado em: Seg Mar 08, 2010 1:34 pm
Apelido: GiulianoSA
Cidade: Pelotas
Estado: RS

Mensagem por Giuliano Sousa Alves » Seg Jul 07, 2014 11:30 am

E a Cortland Tucunaré?
Giuliano S. Alves
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Jul 07, 2014 12:15 pm

Gabriel Paggiaro escreveu:Odimir,

Justamente! Percebo que as linhas de água salgada perdem flutuabilidade mais rapidamente em água doce.
Porém, não existem muitas linhas de água doce indicadas para o clima bastante quente de algumas regiões brasileiras. Você teria alguma indicação?

Grande abs!

Gabriel
:D :D :D

Gabriel,

Realmente não dispomos de muitas opções de linhas para estas condições, além das linhas do tipo "bass bug taper", disponíveis a partir da numeração #6 produzidas por vários fabricantes como esta da Rio :

http://www.rioproducts.com/fly-lines/fr ... outh-bass/


Também uso a linha Rio Outbond Short tropicalizada na versão WFF, e não verifiquei problemas de flutuabilidade.
Como o Giuliano citou, a Cortland desenvolveu a linha "Tucunaré" especificamente para as condições de clima e águas do Brasil.
Contudo não posso opinar porque não testei.

Abraços
Odimir
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Seg Jul 07, 2014 1:02 pm

Realmente, a outbound short é legal a flutuabilidade. Pesquei com ela apenas em pesqueiro, e mesmo com a gordura na água ela ficou firme!
A smallmouth bass eu pesquei somente no rio Piracicaba, ainda não sei do desempenho em aguas calmas. pareceu boa.

Problemas maiores eu tive com uma SA mastery sharkskin saltwater pescando por 3 dias seguidos tucuna em araçatuba a 30 graus. mesmo no inverno e a agua menos quente, usando tippet de fluor p isca afunda um pouco, ela começou a afundar de ponta no fim do dia.
ontem fui pro parana em panorama e uma SA mastery bruce chard series pescada por 2,5h foi OK, apesar de eu achar de no fim ela começou a baixar a ponta, mesmo tendi sido pescada de tippet de mono.

Eu tenho dressing, passei só uma vez, na smallmouth. Lavei a linha em balde com agua e detergente e passei. Alguem tem uma boa dica de como passar o dressing?


a Cortland é uma linha no nivel das SA e RIO? E a airflo? Nivel top ou intermediario?


Abs novamente!
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Jul 07, 2014 8:11 pm

:D :D :D

Gabriel,

O dressing pode ser aplicado com pedaço de feltro ou flanela.
Sempre que possível costumo aplicar, recolho a linha na carretilha, e no dia seguinte
passo uma flanela removendo o excesso e polindo a linha.

Todos os fabricantes citados são tradicionais e conceituados e fabricam excelentes linhas de mosca.

Grande abraço
Odimir
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”