Preciso de ajuda com mocas pequenas, para iscar

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Preciso de ajuda com mocas pequenas, para iscar

Mensagem por Mauro Nakatani » Seg Mar 24, 2014 8:39 am

Quando vou trocar a mosca, não consigo passar a linha no olho do anzol, por ser muito pequeno, e as vezes tem um restinho de cola ou linha, qual a dica que você me dão, eu vi na net que deixam montado um pequeno loop para facilitar isso ajuda, atrapalha, os anzois que uso são bem pequenos, 6mm de comprimento, e o olho é bem pequeno mesmo, uma linha de mono 0,20 não passa.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Rodrigo R Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 154
Registrado em: Qua Out 19, 2011 12:12 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo R Oliveira » Ter Mar 25, 2014 11:26 am

Acredito que seu tippet nao esteja adequado para a mosca que está usando, se está usando uma mosca pequena ( ex: p/ lambari) um tippet 0,12~0,15mm está mais do que bom para isso..

Para as trutas em ausentes eu uso tipper 0,15mm ou Leader conico 4x ou 5x.
Avatar do usuário
Rodrigo R Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 154
Registrado em: Qua Out 19, 2011 12:12 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo R Oliveira » Ter Mar 25, 2014 11:28 am

Outra coisa é sempre ter uma agulha ou algo do tipo para limpar alguma sobra de cola que fica na hora de finalizar a mosca.
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Mar 25, 2014 1:50 pm

Também tenho esse problema, visto que uso óculos de grau, e em diversas situações pesco sem o óculos de grau. Nesse caso, em moscas que tenho dificuldade de achar o buraco (olha a mente poluida kkkk), deixo ela atada e faço um pequeno loop, que ato na ponta do tippet.
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Adauto Trute
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Jun 09, 2007 5:55 pm
Cidade:

Re: Preciso de ajuda com mocas pequenas, para iscar

Mensagem por Adauto Trute » Ter Mar 25, 2014 3:46 pm

Mauro Nakatani escreveu:Quando vou trocar a mosca, não consigo passar a linha no olho do anzol, por ser muito pequeno, e as vezes tem um restinho de cola ou linha, qual a dica que você me dão, eu vi na net que deixam montado um pequeno loop para facilitar isso ajuda, atrapalha, os anzois que uso são bem pequenos, 6mm de comprimento, e o olho é bem pequeno mesmo, uma linha de mono 0,20 não passa.
Mauro: navegando pela web, num site USA, vi um aparelhinho por U$13,00 chamado "Magnetic Tippet Threader", que serve para passar a linha de nylon pelos olhos de pequenos anzois de fly.... .... quem sabe voce consegue importá-lo.
Um abraço e olhos de águia, não de "aguia", ADAUTO.
Grato,
drtrute
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Qua Mar 26, 2014 3:31 pm

Mauro,

Logo que acabo de atar e colocar a gotícula de cola para travar o nó de acabamento, passo uma fibra de pena de pavão pelo olho do anzol, as barbas da pena limparão o olho o deixando livre de cola.

Mas ainda assim, pode acontecer da cola escorrer e entupir depois, entre as tralhas que levo pra pescar está um cortador de linha que tem uma ponta, ajuda a desobistruir nessas horas:

Imagem

Na falta deste, pode usar uma outra mosca, tentando desobistruir com a ponta do anzol.

A dica do Adauto também é muito boa. Tenho esse pequeno acessório que ajuda bastante na maioria das situações:

Imagem

Só não funciona muito bem quando a mosca tem uma cabeça mais volumosa como por exemplo uma Elk Hair Caddis.

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
Adauto Trute
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Jun 09, 2007 5:55 pm
Cidade:

Mensagem por Adauto Trute » Qui Mar 27, 2014 8:31 pm

André S. Ribeiro escreveu:Mauro,

Logo que acabo de atar e colocar a gotícula de cola para travar o nó de acabamento, passo uma fibra de pena de pavão pelo olho do anzol, as barbas da pena limparão o olho o deixando livre de cola.

Mas ainda assim, pode acontecer da cola escorrer e entupir depois, entre as tralhas que levo pra pescar está um cortador de linha que tem uma ponta, ajuda a desobistruir nessas horas:

Imagem

Na falta deste, pode usar uma outra mosca, tentando desobistruir com a ponta do anzol.

Andre: a tal traquitana que falei é essa mesmo que voce mostrou.
obrigado, um abraço, ADAUTO.

A dica do Adauto também é muito boa. Tenho esse pequeno acessório que ajuda bastante na maioria das situações:

Imagem

Só não funciona muito bem quando a mosca tem uma cabeça mais volumosa como por exemplo uma Elk Hair Caddis.

Grande Abraço :wink:
Grato,
drtrute
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Sex Mar 28, 2014 1:00 pm

:D :D :D

Ola Mauro,

Além do uso de um tippet com diâmetro compatível com o tamanho do anzól,é importante limpar o olho do anzol logo após
a aplicação do "head cement", o que pode ser feito passando-se a ponta de qualquer pena que tenha um diâmetro pequeno da
raque (haste central).
Isto evitará aborrecimentos durante a ação de pesca.

A Daiichi fabrica uma série de anzóis denominada 1110 (big eye), que apresenta o olho propositalmente grande para facilitar o
seu atado à ponta do tippet.

http://www.anglersportgroup.com/product ... Cat2ID=149

Abração
Odimir
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”