Mel Krieger e Mel Kriegers

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mel Krieger e Mel Kriegers

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Dez 16, 2013 11:11 pm

Até uma "naba pretensa iniciante limitada" que viu tão pouco de coisas afins, reconhece a grandiosidade do lendário Mel Krieger.

Entre mil feitos e algumas cenas que dele assisti, tocou-me fundo o "Down - Up.... ......Down-Up ! ", que com extrema vivacidade , carinhosamente o vejo e ouço ensinar-nos, a cada lembrança dessa Gde Figura ; desde qdo., acatando 1ªs indicações do "Kiouchi" Akamine San, corri ao Youtube atrás dos vídeos do Mel , em especial o do "Double Hall" c/ o Gde Mestre:

<object width="640" height="480"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/zcE-9WPuZ04?hl=pt_BR& ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/zcE-9WPuZ04?hl=pt_BR&version=3&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="640" height="480" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Independente dos tropeços que ainda vivencio, fez com que minhas mãos aprendessem, antes dos meus tico-tecos, a tradução e importante uso do seu “Down-Up....Down-up ! ”, que ecoaram-me, nalgum simular dos movimentos e noite adentro, invadindo sono e sonho naquelas noites ...:P . E por pouco não vivenciamos , aqui, cena semelhante á seguinte, porém com inversão dos papéis. :lol:

Imagem
Fonte: Deixo de citar por desconhecer, desculpando-me com o autor que a subscreve.

Saber nicas de inglês não impediu perceber a essência da instrução ; o didatismo, humor, alegria e...."doçura do Mel " :mrgreen: E dias após, lá estava a "teimosinha" arriscando os seus..."Down - Up.... ......Down-Up ! " hehe :
Imagem

Hoje Mel Krieger deve estar pescando noutras dimensões; ou voando nas asas de mil “mayflies mágicas", por inúmeros cursos d'água da Patagônia que tanto o encantou.

Mas sem jamais deixar de estar com cada de nós; ao nos deparamos com situações ou imagens que, de imediato, invocam suas carinhosas e alegres dicas, materializadas pela lembrança de sua vóz ou ilusória presença. Tal como ocorrem , noutras situações, as amáveis recordações dos que nos ensinaram algo, nestas aplicável.

Provável que seu espírito esteja, ainda, como que ecoando em alguns já "quase Mel Kriegers" entre nós 8) . Visto que, à sua maneira, não importa se escrevendo ou com imagens estáticas ou dinâmicas; mas imbuído/s do mesmo encanto e luminosidade, ainda se doam aos tantos discípulos que encontram em suas, já longas, jornadas.

E suas lembranças, já atreladas a nossa alma, igualmente nos acompanham, sempre !

Também a estes, com suas instruções de pesca e exemplos de Vida, c/ a doçura típica do “mel” ou do “Mel K.” ; nossa eterna gratidão, saudade e carinho; como se todos os dias fossem seus
aniversários ou Natal

E a todos, nosso melhor atado: Imagem

Editando: Diante das felicitações pela homenagem, devo dizer que, por maior que seja a significância dos ensinamentos do Mel e do vídeo em foco em meu "engatinhar"; a admiração pela pessoa fantástica que foi e é, este tópico é mero ecoar de bela homenagem, há muito lançada, noutra casa, por nosso "querido Ícone Odimir", em meio às milhares de boas sementes com as quais nos brinda.

Ilza (e família).
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Sáb Jan 18, 2014 11:36 pm, em um total de 2 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qua Dez 18, 2013 9:06 pm

Ilza, assino embaixo!
Tive a ventura de ter sobrinha da esposa estudando na Argentina (em Bs As, especificamente). Sabes aquela sobrinha querida, que vê na gente alguém mais chegado que o próprio pai? É ela!
Quando viu minha tralha, perguntou se tinha alguma coisa daquilo em Bs As. Quando lhe disse que tinha a tralha completa (#1, #3, #5, #7 e #9), e falei dos vídeos do Mel Krieger ("subtitulados" [legendados] por Gerardo Grau), pediu-me o endereço. E quando voltou para o casamento de sua irmã, trouxe na bagagem a série completa.
IURRUÚÚÚÚ!
Foi o meu melhor presente de Natal, só comparado ao material de atado que o querido e saudoso Luiz Fernando Pinheiro me mandou.
Recomendo a todos os mosqueiros brasileiros que assistam algum dos vídeos de Mel Krieger. De preferência, todos!
Ah, sim - Ilza, muitíssimo obrigado por nos trazer à lembrança uma pessoa tão humana e competente.
Abs
JN
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Dez 20, 2013 7:59 pm

Gde. Nicácio,
Que Coleção ! A que ganhaste, heim !? E Boa contribuição ao tópico!:wink:
Antecipo meus parabéns por ter uma sobrinha como a descrita. Deves ter feito por merecer.

Embora perdendo em beleza para a maioria dos outros vídeos do Mel que assisti no youtube, foquei o que facilitou-me, no Fly, o que se compara, tvz, aos primeiros passos de um bebê que, por longo tempo, só ameaçava ficar de pé ( e olha que ainda titubeio bastante..kkk) . Na ocasião, com meu incentivador vassalo sob crise de saúde e sem condição de qualquer demonstração física, com uma caneta que fosse (do que dizia intuir desde garoto); contei apenas com as imagens do "doce Mel", para "erguer-me" e arriscar "uns passos". Facilitou-me, mesmo em simplórias e curtas experiências, eternas emoções que não esperava tão cedo...

E como nos ensina o Sábio Odimir, Mel krieger deixou-nos imenso legado, que vai muito além das instruções de Fly: seus princípios conservacionistas, somados aos humanitários ( "obras valiosas de carater social para as crianças carentes da Patagonia"). Penso que ele não seria tão grandioso, fosse apenas um excelente instrutor ou pescador . Acho até que nem isto o seria, sem o leque de percepções conferidas apenas aos que evoluem em vários ângulos: intelectual, emocional e espiritual...; que os distancia de um Cérebro de Lata à lá Mágico de Oz. Daí sua candura, boas novas conservacionistas, compromissos sociais, etc., atrelados aos ensinamentos que semeava pelos campos onde pisou.

Mas além de focar a significância do tal vídeo em minha vida ( e sua provável utilidade aos iniciantes que a ele atentarem), o objetivo é um tributo ao Maravilhoso Mel e a algun/s "já quase Krieger"s" entre nós, cf meu antepenúltimo parág. Cada qual, com sua intensidade, merecedor de nosso reconhecimento.

Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sex Dez 20, 2013 8:23 pm

Tive a grata oportunidade de conhecer o Mestre Mel Krieger durante um evento do Pescaventura organizado pelo Rubinho em meados da década de 90 contando inclusive com a presença do nosso grande Nelson Maciel entre outros grandes nomes da pesca esportiva. O Mel possuía um carisma, simplicidade e pedagogia incomparáveis e que felizmente foram eternizados em vários vídeos para que as gerações posteriores possam hoje apreciar e aprender o seu legado. Parabéns Ilza por recordar e homenagear este grande ícone da pesca de fly!

Obs: Gostei da tua sacada na utilização do apóstrofo (Mel Krieger's) no título do tópico. Foi brilhante!

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Dez 23, 2013 8:24 am

Alcides Barbosa - Piska escreveu:Tive a grata oportunidade de conhecer o Mestre Mel Krieger durante um evento do Pescaventura organizado pelo Rubinho em meados da década de 90 contando inclusive com a presença do nosso grande Nelson Maciel entre outros grandes nomes da pesca esportiva. O Mel possuía um carisma, simplicidade e pedagogia incomparáveis e que felizmente foram eternizados em vários vídeos para que as gerações posteriores possam hoje apreciar e aprender o seu legado. Parabéns Ilza por recordar e homenagear este grande ícone da pesca de fly!

Obs: Gostei da tua sacada na utilização do apóstrofo (Mel Krieger's) no título do tópico. Foi brilhante!

Um abraço! 8)
Um grande cara ... Iluminado ...
Depois da volta dele trocamos algumas mensagens ...
Muito humilde, carismático e sempre pronto à auxiliar e ensinar ...

Belo tópico Ilza ...

Bela lembrança Piska ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Dez 24, 2013 8:28 am

Alcides Barbosa - Piska escreveu:Tive a grata oportunidade de conhecer o Mestre Mel Krieger durante um evento do Pescaventura organizado pelo Rubinho em meados da década de 90 contando inclusive com a presença do nosso grande Nelson Maciel entre outros grandes nomes da pesca esportiva. O Mel possuía um carisma, simplicidade e pedagogia incomparáveis e que felizmente foram eternizados em vários vídeos para que as gerações posteriores possam hoje apreciar e aprender o seu legado. Parabéns Ilza por recordar e homenagear este grande ícone da pesca de fly!

Obs: Gostei da tua sacada na utilização do apóstrofo (Mel Krieger's) no título do tópico. Foi brilhante!

Um abraço! 8)
:D
Olá, Piska.
Entre os tantos vídeos que do Mel assisti: o do encontro que mencionaste, com presença do Nerso e outros. Pra o Fly Br, imagino que momento tão histórico qto prazeiroso.

O mérito é todo "dele". A nós, o mínimo é reconhecer, curtir e eternizar suas doces msgs, exemplos e presença . E este tópico é mero ecoar de bela homenagem, há muito lançada, noutra casa, por nosso querido Ícone Odimir, em meio a todas as boas sementes com as quais nos brinda.

Confesso que, naba em iglês, o possível apóstrofo me passou despercebido. Cf assessoria familiar, boa ideia, c tudo nela implícito! :wink: Teríamos: "Mel Krieger, Mel Krieger's e Mel Kriegers" [/I]
. Os últimos, alusivos a algun/s mestre/s entre nós, que tb se doa/m infinitamente ; estando p/ o Fly Br como Mel p/ o Fly em geral. E tb merece/m , cada qual a seu modo, nosso reconhecimento, gratidão e imenso carinho. Evito nome/s p não ser injusta; nem parecer puxa saco do/s que vejo de modo especialíssimo.

Parabéns por estares presente " àquele encontro".
Belo complemento ao tópico, Piska!
Abç
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Sex Dez 27, 2013 7:08 am, em um total de 5 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Dez 24, 2013 8:46 am

NELSON MACIEL escreveu:
Um grande cara ... Iluminado ...
Depois da volta dele trocamos algumas mensagens ...
Muito humilde, carismático e sempre pronto à auxiliar e ensinar ...

Belo tópico Ilza ...

Bela lembrança Piska ...
:D Oi, Nelson.
Alegre surpresa qdo o vi no vídeo do Mega encontro citado.
Pessoas como Mel não morrem. Nem as sementes que espalham .
Vlw o apoio !
abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Dez 24, 2013 9:25 am

Grande Ilza, parabéns pela vontade de se aperfeiçoar na nobre arte! Esse é o caminho trilhado por aqueles que atingiram seus objetivos.. e traçam novas metas!

Barreira da linguagem? Falta de um orientador presencial? Você superou isso com vontade. "Quem quer, acha um caminho. Quem não quer, acha uma desculpa!".

Sem desmerecer todos os outros grandes mestres, mas o Mel tinha um carisma e um didatismo ímpar. Seu corpo material se foi, mas seu legado e espírito permanecerá eternizado em seus vídeos e milhares de "alunos" pelo mundo.

Se um dia tiver a oportunidade de assistir ao Beginnings, do Mel, é fantástico, o vídeo que, acredito, mais captou o Mel carismático e alegre.

Outra boa opção seriam os vídeos da Joan Wulff, viúva do lendário Lee Wulff, que adota a escola do arremesso com mínimo esforço, uma abordagem bem voltada às mulheres e pescadores que querem levar a mosca ao invés de lançá-la. Lefty Kreh também aborda a escola mais "leve", muito indicada para as mulheres também.

Keep walking, keep fishing.. fly fishing! rs.

Abraços e boas festas

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 24, 2013 10:59 am

Ilza Gonçalves escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Um grande cara ... Iluminado ...
Depois da volta dele trocamos algumas mensagens ...
Muito humilde, carismático e sempre pronto à auxiliar e ensinar ...

Belo tópico Ilza ...

Bela lembrança Piska ...
:D Oi, Nelson.
Alegre surpresa qdo o vi no vídeo do Mega encontro citado.
Pessoas como Mel não morrem. Nem as sementes que espalham .
Vlw o apoio !
abç
Não sei qual vídeo você assistiu, mas estes são do programa Pesca Dinâmica, que estava presente ao evento :

<object width="480" height="360"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/RYqBYy3Fra4?hl=pt_BR& ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/RYqBYy3Fra4?hl=pt_BR&version=3&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="480" height="360" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

<object width="480" height="360"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/x9gpzCfaksQ?hl=pt_BR& ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/x9gpzCfaksQ?hl=pt_BR&version=3&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="480" height="360" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qua Dez 25, 2013 6:13 pm

Kiouchi Akamine San,
Meeenos, meeenos. Na gentileza , excedem :D
Assisti ao "começos" e muitos mais sim, do Mel e outros entre Joan , Lefty, e principalmente das novas escolas "two hands" ( escrevi certo?) etc.
Vlw pelas indicações : sempre que dá a gente quer ver mais um cadinho :roll:
Gde abç e os votos de sempre!

Nerso,
Fora de Sampa (provável pesca inclusa...UHuu!!) , acessando com chip TIM :x :x , não tenho como confirmar. Mas bem provável ser este o vídeo em que, há muito, o vi, junto a muita gente, hoje de ponta. Entre umas cenas recordadas, a do Mel corrigindo, carinhosamente, a postura/movimento de alguns. Momento histórico!
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Sex Jan 17, 2014 6:52 pm, em um total de 1 vez.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sex Dez 27, 2013 1:06 pm

Ilza Gonçalves escreveu:Kiouchi Akamine San,
Meeenos, meeenos. Ainda bem que sei que, na gentileza , excedem :D
Assisti ao "começos" e muitos mais sim, do Mel e outros entre Joan , Lefty, e principalmente das novas escolas "two hands" ( escrevi certo?) etc. Vlw pelas indicações : sempre que dá a gente quer ver mais um cadinho :roll:
Gde abç e os votos de sempre!
É a minha última mania, Ilza.. rs.. arremessos com varas de duas mãos, de spey e switch.. outro mundo, totalmente diferente, mas conexo com o FF tradicional, tanto que podemos migrar várias técnicas do spey para a varas tradicionais. Papo para muito chimarrão! rs. Single spey, double spey, anchor point, snap T, C, Z, Perry Poke, snake roll, shooting spey.. logo agora que eu achava que sabia alguma coisa de flyfishing... rs..
Keep Walking e sucesso!
Grande abraço
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Jan 13, 2014 9:36 pm

Beto Akamine escreveu:
É a minha última mania, Ilza.. rs.. arremessos com varas de duas mãos, de spey e switch.. outro mundo, totalmente diferente, mas conexo com o FF tradicional, tanto que podemos migrar várias técnicas do spey para a varas tradicionais. Papo para muito chimarrão! rs. Single spey, double spey, anchor point, snap T, C, Z, Perry Poke, snake roll, shooting spey.. logo agora que eu achava que sabia alguma coisa de flyfishing... rs..
Keep Walking e sucesso!
Grande abraço
Beto Akamine
:D
Estava fora e sem Net. Releve a demora em responder.

Com pouco tempo e neurônios pra aprender; só de ouvir sobre as diferentes técnicas citadas e relembrar vídeos vistos Imagem:shock: ,
dá um nó na minha cabeça...

Fascinante, sem dúvida. Vagarinho, a gente tenta apreender alguma coisa...rs. E mais a frente, quem sabe, não arriscamos alg prática, modesta que seja ?

Já que é tua "nova mania"; breve, nós leig(a)os já deveremos contar com um vasto "Tutorial ", no Caterva, sobre Tema tão escasso ou quase inexiste entre nós. 8). Não é ?? :lol:
Gde Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”