Fly Kit

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Renato Ferencz
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 4:21 pm
Cidade:

Fly Kit

Mensagem por Renato Ferencz » Qui Abr 04, 2013 3:39 pm

Boa tarde a todos,

Comprei um kit pra atar moscas pra melhorar na brincadeira, e como estava achando tudo muito caro por aqui mandei vir de fora. (vi para vender esse mesmo kit usado aqui no BR por R$250,00)

Gostei bastante do kit, achei com um bom acabamento e bem portátil pois vem em uma caixa de madeira de aprox. 20cm X 10cm. Vejam as fotos o que acham?

Imagem

Imagem



Imagem


Só o bobbin que é muito fechado e não consigo deixá lo mais frouxo, o thread só sai rodando manualmente com força, alguma dica?

Agora só falta eu aprender a dar acabamento em minhas iscas porque nadar elas nadam bem... haha

Imagem
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Mensagem por José Ferreira » Qui Abr 04, 2013 8:44 pm

Muito Bom e Parabens.
Bem Vindo Amigão.
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Qui Abr 04, 2013 10:15 pm

Sobre a qualidade dos seus "brinquedos" eu não posso opinar, pois tenho uma morsa "made in eu mesmo" e uma G-teck, top de linha, fabricada aqui no Brasil pelo mestre do fly, Sr. Odimir Manoel Gaspar.
Todavia, se se sentir à vontade atando em uma morsa para mecânico de automóvel, em um alicate de pressão, numa morsa de mandril de furadeira ou numa renzetti, Nor-vise, g-teck etc, senta o dedo e ate, por que é bom demais.
Se pegar um peixe com sua isca, como eu já peguei vários, então, vc vai se apaixonar pelo fly e pelo atado.
Goste do material que vc tem e o aproveite ao máximo. Certamente vc partirá para outras experiências e outros "brinquedos".
Valeu
Abraços
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sex Abr 05, 2013 8:54 am

Os bobbins novos costumam vir com bastante pressão. O ideal é (delicadamente) forçar a abertura das "pernas" (no bom sentido), deixando mais frouxo. Se deixar na tensão original, com fio 6/0 ou menor ele vai arrebentar. O ideal é que ele solte a linha com tensão a medida que for atando a mosca. De resto, é aprender a brincar com todas as ferramentas.. hackle plier, dubbing twister, whip finisher, bodkin, line threader..
Bons atados.
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Fly Kit

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Abr 05, 2013 10:58 am

Renato Ferencz escreveu:Boa tarde a todos,

Comprei um kit pra atar moscas pra melhorar na brincadeira, e como estava achando tudo muito caro por aqui mandei vir de fora. (vi para vender esse mesmo kit usado aqui no BR por R$250,00)

Gostei bastante do kit, achei com um bom acabamento e bem portátil pois vem em uma caixa de madeira de aprox. 20cm X 10cm. Vejam as fotos o que acham?
Olá Renato

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Renato Ferencz
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 4:21 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Ferencz » Sex Abr 05, 2013 2:19 pm

Beto Akamine escreveu:Os bobbins novos costumam vir com bastante pressão. O ideal é (delicadamente) forçar a abertura das "pernas" (no bom sentido), deixando mais frouxo. Se deixar na tensão original, com fio 6/0 ou menor ele vai arrebentar. O ideal é que ele solte a linha com tensão a medida que for atando a mosca. De resto, é aprender a brincar com todas as ferramentas.. hackle plier, dubbing twister, whip finisher, bodkin, line threader..
Bons atados.
Beto Akamine

Mas acontece que o bobbin parece que foi feito para carretel menor do que esse padrão, a lateral dele trava com o plástico do carretel. Já forcei com mais força até que acho que deveria e não abriu as pernas nem um pouco, acho que só oferecendo dinheiro, hehe...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Abr 08, 2013 9:09 am

Renato Ferencz escreveu:
Beto Akamine escreveu:Os bobbins novos costumam vir com bastante pressão. O ideal é (delicadamente) forçar a abertura das "pernas" (no bom sentido), deixando mais frouxo. Se deixar na tensão original, com fio 6/0 ou menor ele vai arrebentar. O ideal é que ele solte a linha com tensão a medida que for atando a mosca. De resto, é aprender a brincar com todas as ferramentas.. hackle plier, dubbing twister, whip finisher, bodkin, line threader..
Bons atados.
Beto Akamine

Mas acontece que o bobbin parece que foi feito para carretel menor do que esse padrão, a lateral dele trava com o plástico do carretel. Já forcei com mais força até que acho que deveria e não abriu as pernas nem um pouco, acho que só oferecendo dinheiro, hehe...
Realmente, pelas fotos, dá pra ver que as hastes estão pegando na lateral do carretel.. acho que esse porta bobbin está meio fora de padrão.. acho que era bom investir em outro, de preferência com ponta de cerâmica.. veja com o Zanetti ou Durrégui.. eles tem e não é caro..
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Seg Abr 08, 2013 10:27 am

Fala Renato.
Basta vc entortar as hastes do bobbin com a mão para deixá-lo mais frouxo.

Abraço.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Dom Jul 28, 2013 10:59 pm

Renato Ferencz escreveu: Mas acontece que o bobbin parece que foi feito para carretel menor do que esse padrão, a lateral dele trava com o plástico do carretel. Já forcei com mais força até que acho que deveria e não abriu as pernas nem um pouco, acho que só oferecendo dinheiro, hehe...
Renato,
Mestre Akamine e colegas acima já disseram tudo!
Mas embora leiga-engatinhante; em parte por necessidade, parte por gostar de trabalhos manuais , tento fazer minhas ppias ferramentas viewtopic.php?t=84653&highlight= , e arriscaria:

Teu bobbin, de pernas curtas, parece + um "mini bobbin". Caso pareça difícil ajustá-lo ao carretel em uso; tvz fosse melhor usá-lo com carretéis menores, como os de "maq de costura" ou similares ( no link acima, foto de uma), após fechares as pernas dele cf ajuste que demandar pra manter pressão correta.

O + indicado é comprar um 2º Bobbin, de qualidade , cf indicado p Mestre Akamine. Quem ata, prefere mesmo ter vários, pra não ficar trocando de carretel, a cada uso de linha diversa.

Mas caso prefiras ajustar seu bobbin ao carretel mostrado, há outros modos, além do tentar abrir-lhes as pernas , delicadamente, com as mãos: Em analogia com uma forma humana, o bobbin da foto, de cabeça p baixo, exibe tronco, coxa, joelho, perna e "pé" ("prensa" que deveria ser única parte tocando carretel).

Percebe-se que o "pé"(prensa) chega a estar mal posicionado, devido pequenez do bobbin, onde a perna é que está prendendo indevidamente a lateral do carretel.

Se tá difícil abrir cada "coxa" do bobbin com as mãos, tvz pudesses usar 02 alicates em cada uma delas de cada vez, forçando até conseguires criar leve "articulação extra” ( pra fora) em cada. Provável que, depois, tenhas de fechar um pco cada "joelho" do bobbin, pra compensar o excesso de abertura. Pode haver risco de , assim, perder muito do efeito mola ( o que resultaria em baixa pressão).

Se por algum tempo não pretendes adquirir outro bobbin, é o que eu arriscaria [ claro que, sem forças para tal, preferiria usar um alicate + minha peq morsinha de bancada ( não de fly)].

Teu Bobbin (descrição e possibilidades) :
Imagem

Outro já com a "Articulação Extra na Coxa" :
Imagem
Foto/ Rick Morais http://caterva.com.br/forum/viewtopic.p ... highlight=

Outra possibilidade, seria "limar chanfrando" a lateral do carretel, de modo que não raspe na "perna" do bobbin.

Esperando somar a força dos colegas,
Boa Sorte!
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”