Dúvida com linha e leader

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Dúvida com linha e leader

Mensagem por Rodrigo Lima » Qua Jul 25, 2012 11:20 am

Pessoal, comprei uma vara de fly Okuma SLV #5/6 + carretilha Okuma Sierra 5/6.

Estou iniciando agora no fly, nunca sequer dei um arremesso pra saber como é.

Minha dúvida é:

Qual linha usar? Pelo que pesquisei, o tamanho ideal é #6 mesmo. Mas qualquer uma floating #6? Queria opiniões de marca e modelo especificamente.

E o leader? Estava pensando em um leader cônico de fábrica 0x ou 1x.

O conjunto vai ser usado basicamente para pescar black bass e tilápias em lagos e eventualmente tabaranas no rio.

Desde já agradeço

Abraçoooo
/ct0
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: Dúvida com linha e leader

Mensagem por Beto Akamine » Qua Jul 25, 2012 3:32 pm

Rodrigo Lima escreveu:Pessoal, comprei uma vara de fly Okuma SLV #5/6 + carretilha Okuma Sierra 5/6.

Estou iniciando agora no fly, nunca sequer dei um arremesso pra saber como é.

Minha dúvida é:

Qual linha usar? Pelo que pesquisei, o tamanho ideal é #6 mesmo. Mas qualquer uma floating #6? Queria opiniões de marca e modelo especificamente.

E o leader? Estava pensando em um leader cônico de fábrica 0x ou 1x.

O conjunto vai ser usado basicamente para pescar black bass e tilápias em lagos e eventualmente tabaranas no rio.

Desde já agradeço

Abraçoooo
Rodrigão, tudo bem?
A linha floating é a mais versátil e por isso é a mais usada.
Dentre as linhas floating, você vai encontrar vários perfis (shapes) diferentes. Alguns priorizam a distância do arremesso (WF), outros facilitam o arremesso de iscas mais volumosas ou pesadas (BBT), outras focam na delicadeza de apresentação (TT, DT).
Considerando que você pretende pescar black bass, tilápias e tabaranas, é melhor priorizar uma linha que lhe dê mais distância de arremesso e facilidade no arremesso de iscas maiores. Procure pelo perfil chamado weight forward (peso à frente). Como teu equipamento é #6, a sigla da linha é WF-6-F (weight forward número 6 floating).
Tente comprar a melhor linha que seu bolso permitir, pois ela, junto com a vara, são os dois principais itens do conjunto de fly. Marcas.. tem muitas.. com muitos preços.. se quiser algo mais básico, as 333HT da Cortland e as Mainstream da Rio quebram o galho. Se quiser algo melhor, aí vai de gosto, pois o preço fica muito próximo. Minha preferência pessoal são as triangle taper (um tipo de linha WF com afunilamento especial que permite uma apresentação mais delicada) da Royal Wulff Co., as clássicas 444 e 555 da Cortrland, as Clouser e Windcutter da Rio, as novas Sharkskin da Scientific Angler.
O leader.. vai ser diferente para os 3 peixes que você citou. Se quiser colocar um e deixar, coloque um leader cônico de 7´5 0x ou 00x. Se for para os blacks ou tubaranas, ate direto a mosca no tippet do leader cônico (ou use um mini-snap para não cortar demais e encurtar o leader) e quando for para as tilápias bote um pedaço de tippet de 8 a 10 lbs de monofilamento, de 50cm a 1.5m dependendo do quão ariscos vão estar os peixes.
Qualquer dúvida dá um grito!
Abs
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Re: Dúvida com linha e leader

Mensagem por Rodrigo Lima » Qua Jul 25, 2012 3:40 pm

Beto Akamine escreveu:
Rodrigo Lima escreveu:Pessoal, comprei uma vara de fly Okuma SLV #5/6 + carretilha Okuma Sierra 5/6.

Estou iniciando agora no fly, nunca sequer dei um arremesso pra saber como é.

Minha dúvida é:

Qual linha usar? Pelo que pesquisei, o tamanho ideal é #6 mesmo. Mas qualquer uma floating #6? Queria opiniões de marca e modelo especificamente.

E o leader? Estava pensando em um leader cônico de fábrica 0x ou 1x.

O conjunto vai ser usado basicamente para pescar black bass e tilápias em lagos e eventualmente tabaranas no rio.

Desde já agradeço

Abraçoooo
Rodrigão, tudo bem?
A linha floating é a mais versátil e por isso é a mais usada.
Dentre as linhas floating, você vai encontrar vários perfis (shapes) diferentes. Alguns priorizam a distância do arremesso (WF), outros facilitam o arremesso de iscas mais volumosas ou pesadas (BBT), outras focam na delicadeza de apresentação (TT, DT).
Considerando que você pretende pescar black bass, tilápias e tabaranas, é melhor priorizar uma linha que lhe dê mais distância de arremesso e facilidade no arremesso de iscas maiores. Procure pelo perfil chamado weight forward (peso à frente). Como teu equipamento é #6, a sigla da linha é WF-6-F (weight forward número 6 floating).
Tente comprar a melhor linha que seu bolso permitir, pois ela, junto com a vara, são os dois principais itens do conjunto de fly. Marcas.. tem muitas.. com muitos preços.. se quiser algo mais básico, as 333HT da Cortland e as Mainstream da Rio quebram o galho. Se quiser algo melhor, aí vai de gosto, pois o preço fica muito próximo. Minha preferência pessoal são as triangle taper (um tipo de linha WF com afunilamento especial que permite uma apresentação mais delicada) da Royal Wulff Co., as clássicas 444 e 555 da Cortrland, as Clouser e Windcutter da Rio, as novas Sharkskin da Scientific Angler.
O leader.. vai ser diferente para os 3 peixes que você citou. Se quiser colocar um e deixar, coloque um leader cônico de 7´5 0x ou 00x. Se for para os blacks ou tubaranas, ate direto a mosca no tippet do leader cônico (ou use um mini-snap para não cortar demais e encurtar o leader) e quando for para as tilápias bote um pedaço de tippet de 8 a 10 lbs de monofilamento, de 50cm a 1.5m dependendo do quão ariscos vão estar os peixes.
Qualquer dúvida dá um grito!
Abs
Beto Akamine
Aí sim vi vantagem hein!!! Explicou tudo o que eu precisava saber....

Mas aguarde, que vou perguntar muito mais....hahahaha

Valeuuuuuu mano!!! A traíra sem espinha tá aqui te esperando!!!

Abraçoooo
/ct0
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: Dúvida com linha e leader

Mensagem por Beto Akamine » Qua Jul 25, 2012 4:00 pm

Rodrigo Lima escreveu:
Beto Akamine escreveu:
Rodrigo Lima escreveu:Pessoal, comprei uma vara de fly Okuma SLV #5/6 + carretilha Okuma Sierra 5/6.

Estou iniciando agora no fly, nunca sequer dei um arremesso pra saber como é.

Minha dúvida é:

Qual linha usar? Pelo que pesquisei, o tamanho ideal é #6 mesmo. Mas qualquer uma floating #6? Queria opiniões de marca e modelo especificamente.

E o leader? Estava pensando em um leader cônico de fábrica 0x ou 1x.

O conjunto vai ser usado basicamente para pescar black bass e tilápias em lagos e eventualmente tabaranas no rio.

Desde já agradeço

Abraçoooo
Rodrigão, tudo bem?
A linha floating é a mais versátil e por isso é a mais usada.
Dentre as linhas floating, você vai encontrar vários perfis (shapes) diferentes. Alguns priorizam a distância do arremesso (WF), outros facilitam o arremesso de iscas mais volumosas ou pesadas (BBT), outras focam na delicadeza de apresentação (TT, DT).
Considerando que você pretende pescar black bass, tilápias e tabaranas, é melhor priorizar uma linha que lhe dê mais distância de arremesso e facilidade no arremesso de iscas maiores. Procure pelo perfil chamado weight forward (peso à frente). Como teu equipamento é #6, a sigla da linha é WF-6-F (weight forward número 6 floating).
Tente comprar a melhor linha que seu bolso permitir, pois ela, junto com a vara, são os dois principais itens do conjunto de fly. Marcas.. tem muitas.. com muitos preços.. se quiser algo mais básico, as 333HT da Cortland e as Mainstream da Rio quebram o galho. Se quiser algo melhor, aí vai de gosto, pois o preço fica muito próximo. Minha preferência pessoal são as triangle taper (um tipo de linha WF com afunilamento especial que permite uma apresentação mais delicada) da Royal Wulff Co., as clássicas 444 e 555 da Cortrland, as Clouser e Windcutter da Rio, as novas Sharkskin da Scientific Angler.
O leader.. vai ser diferente para os 3 peixes que você citou. Se quiser colocar um e deixar, coloque um leader cônico de 7´5 0x ou 00x. Se for para os blacks ou tubaranas, ate direto a mosca no tippet do leader cônico (ou use um mini-snap para não cortar demais e encurtar o leader) e quando for para as tilápias bote um pedaço de tippet de 8 a 10 lbs de monofilamento, de 50cm a 1.5m dependendo do quão ariscos vão estar os peixes.
Qualquer dúvida dá um grito!
Abs
Beto Akamine
Aí sim vi vantagem hein!!! Explicou tudo o que eu precisava saber....

Mas aguarde, que vou perguntar muito mais... ...hahahaha

Valeuuuuuu mano!!! A traíra sem espinha tá aqui te esperando!!!

Abraçoooo
huahua.. guarda essa traíra desespinhada que uma hora baixo aí na região...
Fique à vontade para perguntar.. meu mail.. betoakamine@gmail.com
Abx
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Mensagem por José Ferreira » Qua Jul 25, 2012 9:09 pm

BLZ Rodrigo ?
Também estou iniciando e esta explicação do Beto foi muito boa mesmo.
Apanhei bastante com líder cônico de 9,0 pés mas depois que diminuí para 5,0 e 6,5 pés melhorou muito.
Agora comprei uns trançados do guerreiro no FFB e quando usar te dou um alô.
Todos falam muito bem.
VLW
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qui Jul 26, 2012 11:20 am

José Ferreira escreveu:BLZ Rodrigo ?
Também estou iniciando e esta explicação do Beto foi muito boa mesmo.
Apanhei bastante com líder cônico de 9,0 pés mas depois que diminuí para 5,0 e 6,5 pés melhorou muito.
Agora comprei uns trançados do guerreiro no FFB e quando usar te dou um alô.
Todos falam muito bem.
VLW
Valeuuuu Zé, vamos nos falando.

Abraçooo
/ct0
Avatar do usuário
Zenizir
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Out 21, 2005 4:32 am
Cidade:

Mensagem por Zenizir » Dom Jul 29, 2012 3:21 pm

Oi Rodrigo.

Eu gravei um programa sobre pesca com fly, acho que pode te ajudar, os links são os seguintes:
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=YX3esWmKYog&feature=plcp
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=TSQIuJ8Dg5k&feature=plcp
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=CGhrackwVBM&feature=plcp

Um abraço
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Seg Jul 30, 2012 9:48 am

Num outro tópico o próprio Beto comentou uma coisa que achei interessante... como a vara é 5/6, e pelo tipo de pescaria que ele quer fazer, não seria mais interessante usar uma linha 5 ao invés de 6? Para que a vara fique mais rápida (pois a linha é mais leve).

Rodrigo, também estou migrando para o fly e te digo... vale a pena! :)

Abraços
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qui Ago 09, 2012 8:01 am

Zenizir escreveu:Oi Rodrigo.

Eu gravei um programa sobre pesca com fly, acho que pode te ajudar, os links são os seguintes:
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=YX3esWmKYog&feature=plcp
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=TSQIuJ8Dg5k&feature=plcp
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=CGhrackwVBM&feature=plcp

Um abraço
Grande Zenizir, sensacional o programa.... ... tem uma didática muito boa....bem fácil de entender.

Obrigado

Abraço
/ct0
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qui Ago 09, 2012 8:04 am

Vitor Isaia escreveu:Num outro tópico o próprio Beto comentou uma coisa que achei interessante... como a vara é 5/6, e pelo tipo de pescaria que ele quer fazer, não seria mais interessante usar uma linha 5 ao invés de 6? Para que a vara fique mais rápida (pois a linha é mais leve).

Rodrigo, também estou migrando para o fly e te digo... vale a pena! :)

Abraços
Valeuuuu Vitão....

Então, sobre a linha, eu perguntei pra várias pessoas.... ...% me disse que pra começar, a #6 seria ideal.... ... estiver mais adaptado, aí sim dá pra colocar uma #5.

Ainda não arremessei nenhuma vez pra saber....vamos ver se no fds consigo testar o equipamento....

Abraçoooo
/ct0
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sáb Out 05, 2013 3:21 pm

Ressuscitando o tópico....kkkkkkkkkkkkk Ainda nao tinho lido e achei as dicas muito úteis!

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”