iscas para tilapias

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Gelvane Geraldo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 7:43 pm
Cidade:

iscas para tilapias

Mensagem por Gelvane Geraldo » Dom Jan 15, 2012 10:28 am

ola pessoal,na minha regiao tem uma represa ,furnas ,com uma quantidade fantastica de tilapias,e gostaria de pesca-las no fly,mas nao sei qual iscas usar,ficarei muito agradecido aquele ki mi ajudar,abraços
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sáb Fev 04, 2012 10:14 pm

Gelvane,

Sou mera pretensa iniciante. Mas como, desde seu post, não tiveste uma resposta, vou dar um UP com um ponta-pé inicial. Baseio-me em experiências infelizmente raras ; que já foram prática corriqueiras de muitos...Depois , é torcer para que os experts complementem , abreviando-lhe a curiosidade, ok ?rs

Enquanto isto não acontece, sugiro então que, caso já não tenhas ( duvido), junte conhecimento sobre o cardápio de teu peixe alvo, considerando variações cf épocas, horários, e fatores diversos : o que, quando, e como ele está comendo . Depois, é tentar fazer ou arranjar iscas o + semelhantes possíveis, e tentar apresentá-las tal como são encontradas por seu peixe-alvo, nos diferentes momentos, penso eu.

Em diferentes épocas, capturar ( não importa o método) um exemplar de espécie ( abundante e não ameaçado de extinção, como é o caso) , sacrificá-lo ( aproveitando para saboreá-lo assado à beira d´água) e observar o interior de seu estômago, pode nos revelar grandes e "valiosas" surpresas... . Forma mais demorada e trabalhosa de obter a informação; todavia, a mais fiel, e que jamais desaparecerá de nossa memória.

Sei que eu só disse o óbvio. Mas às vezes ele também nos é útil..rs

Boa Sorte!
E se fizeres as descobertas, antes que lhe respondam, conte-nos os resultados. :wink:
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Re: iscas para tilapias

Mensagem por João Nicácio » Sex Mar 16, 2012 2:54 pm

Gelvane Geraldo escreveu:ola pessoal,na minha regiao tem uma represa ,furnas ,com uma quantidade fantastica de tilapias,e gostaria de pesca-las no fly,mas nao sei qual iscas usar,ficarei muito agradecido aquele ki mi ajudar,abraços
Gelvane, tente:
içás;
gafanhotos pequenos (#12 ou menores);
pequenos estrímeres;
E saiba que ela é manhosa.... ...
Quem sempre pesca tilápias na natureza é o Rafael Durrégue, de CTBA
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Gilberto Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 12:11 am
Cidade:

Mensagem por Gilberto Almeida » Ter Mai 29, 2012 6:31 pm

Exumando o tópico.

Embora a época da tilápia já tenha passado e agora a tarefa de capturá-las vá ficar muito mais difícil, lá vai.

Esse verão que passou tive muita acão em chernobil ant #10 e #8, peguei bastante coisa utilizando aranhas nessa mesma numeração, umas aranhas legais, são vendidas em uns kits da Umpqua, extremamente fáceis de atar e pega bem.

Outro padrão que sempre funciona é o soft hackle, sempre os uso bem pequeninos nº 14, 12 e elas respondem super bem. É uma mosca simples de atar, com cara de fly (diferente das moscas de eva) e que dá resultado.
Perto de muita água tudo é feliz
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Mensagem por José Ferreira » Ter Mai 29, 2012 9:30 pm

Gilberto Almeida escreveu:Exumando o tópico.

Embora a época da tilápia já tenha passado e agora a tarefa de capturá-las vá ficar muito mais difícil, lá vai.

Esse verão que passou tive muita acão em chernobil ant #10 e #8, peguei bastante coisa utilizando aranhas nessa mesma numeração, umas aranhas legais, são vendidas em uns kits da Umpqua, extremamente fáceis de atar e pega bem.

Outro padrão que sempre funciona é o soft hackle, sempre os uso bem pequeninos nº 14, 12 e elas respondem super bem. É uma mosca simples de atar, com cara de fly (diferente das moscas de eva) e que dá resultado.
BLZ Gilberto ?
Coloca umas fotos pra gente.
VLW
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Qua Mai 30, 2012 11:31 pm

Tilapia: Spider Soft Hackle
e ninfas (prince, Pheasant tail e zug bug)


:D
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Gilberto Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 12:11 am
Cidade:

Mensagem por Gilberto Almeida » Ter Jun 12, 2012 10:14 pm

José vão aí umas fotos, a qualidade está péssima, as fotos foram feitas por um celular xing ling, câmera VGA.

Aranha em ação:

Imagem

Imagem

Chernobil Ant em ação:

Imagem


A aranha a que me refiro é essa:

Imagem
Perto de muita água tudo é feliz
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qua Jun 13, 2012 9:02 pm

Gilberto Almeida escreveu:A aranha a que me refiro é essa:

Imagem
Cara...tenho UMA CAIXA cheinha delas...vou usar!!!Thanks, bro!
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Re: iscas para tilapias

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Dom Jun 17, 2012 2:39 pm

Gelvane Geraldo escreveu:ola pessoal,na minha regiao tem uma represa ,furnas ,com uma quantidade fantastica de tilapias,e gostaria de pesca-las no fly,mas nao sei qual iscas usar,ficarei muito agradecido aquele ki mi ajudar,abraços
:D :D :D

Ola Gelvane,

Antes de outras considerações é preciso saber qual a espécie de tilápias que habitam sua região.
Tilápias nilóticas se alimentam principalmente de phitoplancton e dificilmente atacam moscas ou ninfas, sendo sua captura com estes engôdos meramente casual.
Outras espécies e variedades como as rendali e Saint Peters, são onívoras e atacam moscas secas (entre as quais se incluem as terrestiais), ninfas e wets.
Sobre as moscas preferidas e mais eficazes, dependerá do local e ambiente de pesca bem como da época e estação do ano.
Certamente você precisará fazer suas próprias experimentações.

Grande abraço
Odimir
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”