Leader - Só pode ser cônico?

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Adriano C. de Freitas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Fev 09, 2011 1:18 pm
Cidade:

Leader - Só pode ser cônico?

Mensagem por Adriano C. de Freitas » Seg Nov 21, 2011 10:39 am

Adquiri meu 1° conjunto de fly, e começaram a surgir as dúvidas.

Li pouco ainda sobre a modalidade, mas reparei que o leader é cônico (pode ser adquirido sem nós, ou pode ser feito a partir de emendas de linhas mono)

Meu equipamento é um conjunto da Geologic, numeração #4 / #5 que usarei para tilapias, lambaris, trairas e no máximo alguma carpa ou pacu pequeno que entrar por engano, posto isso, minha dúvida é:

- Qual tamanho de líder é mais recomendável para essa numeração?

- Qual o maior e o menor diâmetro do leader conico para essa numeração?

- Porque precisa ser cônico? Não posso utilizar um leader 0,25mm por exemplo?

Grato a todos pela paciência e pela ajuda! :D
Avatar do usuário
Rui Roberto Fava
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 238
Registrado em: Seg Out 15, 2007 4:36 pm
Cidade:

Re: Leader - Só pode ser cônico?

Mensagem por Rui Roberto Fava » Seg Nov 21, 2011 1:35 pm

Olá Adriano,

O líder tem que ser cônico ou montado a partir de uma linha mono mais grossa (but - de +- 0,70 a 0,50mm) até a ponta mais fina (tippet - de +- 0,15 a 0,30mm dependendo do peixe alvo), para que seja feita a transferência de movimento da linha de fly para a mosca. A grosso modo seria transferir a energia total para o "but" do líder e decrescendo até o "tippet" para que a mosca pouse suavemente....deu pra entender ??
Quanto ao tamanho do líder do líder ou bitola do mesmo vai sempre ser definido pelo seu peixe alvo. No final do líder (tippet) vc emenda um arranque de nylon ou fluorcarbon (+- 15 a 30 cm) para resistir na boca do peixe e trocar a mosca sem cortar o líder.
Na realidade é isto em linhas beeeeeem gerais, aqui mesmo no "Canto das Moscas" vc vai achar muita informação postada pelo Beto Akimine (de maneira bem clara e simples) que deve ajudar muito no seu aprendizado.
Todos os posts a partir destes:
viewtopic.php?t=35453
viewtopic.php?t=21803

abço.
Adriano C. de Freitas escreveu:Adquiri meu 1° conjunto de fly, e começaram a surgir as dúvidas.

Li pouco ainda sobre a modalidade, mas reparei que o leader é cônico (pode ser adquirido sem nós, ou pode ser feito a partir de emendas de linhas mono)

Meu equipamento é um conjunto da Geologic, numeração #4 / #5 que usarei para tilapias, lambaris, trairas e no máximo alguma carpa ou pacu pequeno que entrar por engano, posto isso, minha dúvida é:

- Qual tamanho de líder é mais recomendável para essa numeração?

- Qual o maior e o menor diâmetro do leader conico para essa numeração?

- Porque precisa ser cônico? Não posso utilizar um leader 0,25mm por exemplo?

Grato a todos pela paciência e pela ajuda! :D
Avatar do usuário
Adriano C. de Freitas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Fev 09, 2011 1:18 pm
Cidade:

Re: Leader - Só pode ser cônico?

Mensagem por Adriano C. de Freitas » Ter Nov 22, 2011 6:33 am

Rui Roberto Fava escreveu:Olá Adriano,

O líder tem que ser cônico ou montado a partir de uma linha mono mais grossa (but - de +- 0,70 a 0,50mm) até a ponta mais fina (tippet - de +- 0,15 a 0,30mm dependendo do peixe alvo), para que seja feita a transferência de movimento da linha de fly para a mosca. A grosso modo seria transferir a energia total para o "but" do líder e decrescendo até o "tippet" para que a mosca pouse suavemente... ...deu pra entender ??
Quanto ao tamanho do líder do líder ou bitola do mesmo vai sempre ser definido pelo seu peixe alvo. No final do líder (tippet) vc emenda um arranque de nylon ou fluorcarbon (+- 15 a 30 cm) para resistir na boca do peixe e trocar a mosca sem cortar o líder.
Na realidade é isto em linhas beeeeeem gerais, aqui mesmo no "Canto das Moscas" vc vai achar muita informação postada pelo Beto Akimine (de maneira bem clara e simples) que deve ajudar muito no seu aprendizado.
Todos os posts a partir destes:
viewtopic.php?t=35453
viewtopic.php?t=21803

abço.
Adriano C. de Freitas escreveu:Adquiri meu 1° conjunto de fly, e começaram a surgir as dúvidas.

Li pouco ainda sobre a modalidade, mas reparei que o leader é cônico (pode ser adquirido sem nós, ou pode ser feito a partir de emendas de linhas mono)

Meu equipamento é um conjunto da Geologic, numeração #4 / #5 que usarei para tilapias, lambaris, trairas e no máximo alguma carpa ou pacu pequeno que entrar por engano, posto isso, minha dúvida é:

- Qual tamanho de líder é mais recomendável para essa numeração?

- Qual o maior e o menor diâmetro do leader conico para essa numeração?

- Porque precisa ser cônico? Não posso utilizar um leader 0,25mm por exemplo?

Grato a todos pela paciência e pela ajuda! :D
Rui, muito obrigado pela ajuda!! Já me tirou algumas duvidas e um começo do que procurar sobre líder!!

Abs!!
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”