Varas de Fly Geologic - Alguém conhece???

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Gustavo Peruko
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Out 08, 2004 5:15 pm
Cidade:

Varas de Fly Geologic - Alguém conhece???

Mensagem por Gustavo Peruko » Sáb Fev 04, 2006 1:06 pm

Então...
Já andei pesquisando mas gostaria de saber a opinião do pessoal aqui... vcs conhecem essas varas? Saiu num anuncio da loja esportiva Declathon (acho que é assim que se escreve) na P&Cia de Janeiro... seria uma boa aquisição pra iniciar? (Rel. custo beneficio) levando em conta que não costumo conseguir pescar muito frequentemente... na verdade não pretendo deixar o Bait, seria para peixes pequenos, labaris e pequenas tilápias... Qual número me daria mais "flexibilidade" de peixes para pescar? meio que dentro desses padrões...
abçs!! :D
Gustavo Peruko
Guarulhos-SP
peruko@gmail.com
Kayak Fishing
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Dom Fev 05, 2006 9:07 am

Peruko.

Vou separar sua pergunta em 3:

1ª Alguém conhece a vara Geologic?
Eu conheço. Tenho uma há aproximadamente um ano - modelo Fly 100 (aquela mais barata do anúncio). Gosto dela, é uma vara leve e de ação moderada. O custo benefício é excelente. Já ouvi relatos de problemas com os passadores das numerações mais altas, por serem muito estreitos, dificultando os arremessos, mas da minha eu não tenho reclamação.

2ª Seria uma boa opção para iniciar?
A melhor opção para iniciar é fazer um curso. Eu fiz na FlyCast (www.flycast.com.br). O ideal é que você faça o curso antes de comprar qualquer coisa, pois na parte teórica você aprenderá sobre equipamentos, e na parte prática você poderá experimentar equipamentos diferentes.

3ª Numeração de vara para lambaris e pequenas tilápias
Para lambaris e pequenas tilápias o ideal seria número #2 ou #3. A Geologic produz apenas de #4, #6 e #8.

Espero ter ajudado.

1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

opa...!!!

Mensagem por Rubens Gorben » Dom Fev 05, 2006 1:21 pm

O Marcos tem toda razão e está te dando certamente o melhor conselho.

Se fosse pra te somente uma vara, eu particularmente, escolheria uma vara #4.
pois se vc for pescar somente em rios... ela vai te atender com os lambarís, as saicangas e alguns jacundás, e em rios que desaguam em mangues, rasos e com fundo de pedras, vai rolar até uns robalinhos sem dificuldade... e se vc for pescar em pesque e pague.... ela vai aguentar bem as tilápias, carpas e derrepente até um pacuzinho.... pois todos estes irão atacar as moscas de ração flutuante que vc fizer. e infelizmente, com ração e em pesque pague vc não consegue ser muito seletivo...
a #4 tbm vai te favorecer no sentido de te ajudar a arremessar pequenos streamers e pequenos poppers sem problema e a enfrentar dias com uma brisa mais acentuada... e depois... se vc quiser usara aquelas "varegeiras" horríveis, batata... a #4 é a vara...


Só mais uma coisa, leia a bula atentamente... o Fly tem apresentado efeitos colaterais em alguns baiteiros... por exemplo... O Eloy Labatut... adora bait e agora, adora spinners... mas está amarrado en fly tying e ata os melhores camarões que eu já ví na vida... O rafael Fernandez... adora bait e pescou a vida toda com artificiais... e agora, está até customizando varas de fly... O Zé Bernardes... baiteiro de carteirnha... tsc, tsc, tsc... este não tem mais volta... agora é fly fisherman de carteirinha (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs)

eu fiz vários cursos...
fiz um com o zenizir em Manaus, com o Beto Vaucher em curitiba e fiz o avançado com o Gerson kawamoto em SP.

E recomendo mesmo que se faça o curso antes de comprar os equipamentos... vc pode falar com o Fabiano da Lapa... ele fez o curso com o Beto Vaucher, foi pescar uns dois finais de semana com material emprestado dos amigos e agora já está se sentindo apto a escolher o equipamento que vai servir-lo melhor...

O fly é um experimento e aprendizado que vc vai levar para a vida toda... mesmo que vc tenha o equipamento em casa e não pesque... vc sempre vai olhar para ele e imaginar aquelas corredeiras geladas da patagônia, e aquela truta arco-íris dentre suas mãos...ou aquele riozinho que vc viu outro dia na estrada... e uma saicanga gigante na ponta da linha...
E mais do que isso... vai imaginar o peixe da sua vida sendo controlado apenas por seus dedos e musculos... sem o advento da tecnologia ou das engrenagens e rolamentos de uma carretilha... sem rebocar o peixe... e sabendo que o único elo de ligação entre vcs se chama tippet e tem apenas 0.15
ou 0.17 (rsrsrsrsrsrsrsrs) a parada é forte cumpadi.... te prepara...

abração

R.Gorben
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Seg Fev 06, 2006 1:23 am

o Marcos e o Rubens tem razão. sem fazer curso é entrar em canoa furada. depois que vc aprende descobre que gastou dinheiro com equipamento inadequado pros seus objetivos.
outra coisa: não dá pra falar que vc vai de vez largar do bait. bait e fly são pescarias diferentes, às vezes vai melhor de bait, às vezes de fly, às vezes dá pra conciliar. eu achava que teria apenas um equipamento de Fly, hoje tenho uma 2, uma 4, uma 6 e duas 8. ato bem meia boca, hehehe, mas faço as iscas que preciso, desde mosquinhas pra lambari até deceivers enormes pra dourados/tucunões. o babado é forte, fio. quando a mosca te morde, já elvis... mas aprenda a arremessar com alguém que saiba e teste equipos diferentes. assim vc vai saber selecionar a melhor vara pra comprar e não vai gastar dinheiro à toa. o rubens escolheria uma #4, eu já ficaria com a #6, pq eu vou mais atrás de traíras, tucunas e até bass e ainda dá pra encarar umas tilápias neste mesmo equipo com pouca perda de emoção. é muito pessoal, mas vale a pena aprender antes de sair gastando. espero ter ajudado, abraços
Avatar do usuário
Gustavo Peruko
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Sex Out 08, 2004 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Gustavo Peruko » Seg Fev 06, 2006 11:44 pm

Valeu Marcos Goncalves, Rubens Gorben e Ricardo Haruo pelas manifestações! Tenham certeza que suas dicas realmente ajudaram, vou pesquisar um pouco mais e ver se consigo experimentar alguns equipos antes de comprar...
Mas Rubens, não tem perigo não, nem vou ler a bula rsss... sou apaixonado pelos peixinhos de plástico, pescar robalo no stick não tem preço!! Penso no Fly para complementar minhas opções de pesca, principalmente peixes pequenos, acho que no caso seria algo n° 2 ou 3... mas se só terei um conjunto talvez vá prum 4.... ... mas só experimentando pra saber mesmo...
Abçs!!!
Gustavo Peruko
Guarulhos-SP
peruko@gmail.com
Kayak Fishing
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Fev 06, 2006 11:55 pm

Peruko,

Estas varas se não me falha a memória, são exclusivas da loja Declathon, aqui em Curitiba, que eu saiba, nunca apareceram ... Infelizmente não posso opinar pois nunca tive a oportunidade de experimentá-las.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
ALEX-Aldefly
ANZOL DE OURO
Mensagens: 579
Registrado em: Ter Dez 06, 2005 10:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ALEX-Aldefly » Qua Fev 15, 2006 10:27 pm

em adição a essa opção da vara vendida pela decathlon ( geologic ),
eu acho q uma opção boa possa ser a vara SUMAX Appolus vendida pela
loja curitibana www.pescatropical.com.br ( link> http://www.ciashop.com.br/pescatropical ... t%5Fid=301 )

eu comprei uma 5/6 lá ( parece q não tem mais essa em estoque ) e dois amigos a 4/5... varinha muito boa!
comprei uma 4/5 mas não a usei ainda...
mas as considero opções boas prá quem pretende iniciar...

[]s

alex
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”