AJUDA - FLY PARA TRAÍRAS

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

AJUDA - FLY PARA TRAÍRAS

Mensagem por Alex Carvalho » Qua Jul 13, 2011 10:13 am

Amigos, ingressei-me neste maravilhoso mundo do fly recentemente, buscando voltar a pescar alguns peixes que há muito não pescava, como tilápias, matrinxãs, pacus, etc.... ...

Acontece que, ainda, assim, nos açudes que frequento têm muitas traíras e recentemente perdi duas lindas iscas para traíras de grande porte, mesmo usando aproximadamente 10cm de fluorcarbono.

Gostaria, se possível, de indicação de linha de aço bem fina, que não atrapalhe o lançamento da isca nem comprometa o seu uso.

Agradeço desde já.

Abraços!!!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Jul 13, 2011 10:39 am

Alex, tenho usado um shock tippet de fluor de 30lbs e tem aguentado bem. Mas se as traíras aí forem muito gras, pode por um micro-snap (o fas-snap tamanho grande) preso com um pedaço de 10cm de arame de aço rígido de 0.30mm. Se o peixe estiver arisco, pode colocar a mesma medida de aço maleável de 15lbs, mas desfia rápido depois de uns 3 ou 4 peixes.
O problema do aço é que atrapalha na ação das iscas de superfície.
Abs
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Qua Jul 13, 2011 12:41 pm

Beto Akamine escreveu:Alex, tenho usado um shock tippet de fluor de 30lbs e tem aguentado bem. Mas se as traíras aí forem muito gras, pode por um micro-snap (o fas-snap tamanho grande) preso com um pedaço de 10cm de arame de aço rígido de 0.30mm. Se o peixe estiver arisco, pode colocar a mesma medida de aço maleável de 15lbs, mas desfia rápido depois de uns 3 ou 4 peixes.
O problema do aço é que atrapalha na ação das iscas de superfície.
Abs
Beto Akamine
Valeu, Beto!!

Como sempre atencioso e solícito!

P.S.: Não querendo abusar, mas já abusando da sua imensa boa-vontade :oops: :oops: , teria como enviar uma foto deste material e me informar onde encontro?

Vou verificar com o Thiago Zanetti.

Muito obrigado!

Abração!!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Jul 13, 2011 2:22 pm

Alex Carvalho escreveu:
Beto Akamine escreveu:Alex, tenho usado um shock tippet de fluor de 30lbs e tem aguentado bem. Mas se as traíras aí forem muito gras, pode por um micro-snap (o fas-snap tamanho grande) preso com um pedaço de 10cm de arame de aço rígido de 0.30mm. Se o peixe estiver arisco, pode colocar a mesma medida de aço maleável de 15lbs, mas desfia rápido depois de uns 3 ou 4 peixes.
O problema do aço é que atrapalha na ação das iscas de superfície.
Abs
Beto Akamine
Valeu, Beto!!

Como sempre atencioso e solícito!

P.S.: Não querendo abusar, mas já abusando da sua imensa boa-vontade :oops: :oops: , teria como enviar uma foto deste material e me informar onde encontro?

Vou verificar com o Thiago Zanetti.

Muito obrigado!

Abração!!!
Fala, Alex, tudo bem?
Infelizmente estou com o quarto de pesca interditado por causa da reforma e não tenho como postar foto dos materiais. Vamos ver se essas informações ajudam:
- uso um de 15lbs da Mason, de aço mas flexível, que permite amarrar diretamente a mosca, usando o "eight knot" (nó 8). Embora seja muito bom, não dura muito. Para traíras aguenta uns 3 peixes bons, nos dourados, troco a cada bom peixe, pois fica detonado;
- os cabos de aço nacionais são bem mais duros na mesma libragem, mas bem mais baratos também. O ideal nesse caso é prender um pequeno snap numa ponta, trançar e soldar com isqueiro. Na outra ponta faz o mesmo com um girador pequeno ou uma alça livre;
- arama de aço duro de inox tem nacional, de 15 a 30 lbs, que segura bem, dura mais, mas se o peixe estiver arisco, refuga bastante. e para fazer um acabamento legal nas extremidades, precisa uma boa dose de paciência ou uma boa maquininha (eu uso uma bogus tacklemaker);
- antes usava o fluor 30lbs da Seaguar (kureha) que é caro, mas muito bom. Ultimamente tenho usado os da vexter mesmo, pelo preço, mas a qualidade e resistência é bem inferior para a mesma libragem. Mas aguenta também. Só checar o estado a cada peixe fisgado e trocar se estiver ralado.

O Zanetti deve ter, se não tiver, ele traz.

Ah, outra opção é fazer uma caixa de moscas exclusivas para peixes de dentes. Tenho para saltwater (anchovas, espadas, etc) e freshwater (dourados, tabaranas, traíras, etc). Nessas iscas, faço o empate de arame rígido direto no olho do anzol de cada mosca. Use um arame de inox rígido e fino e molde o olhal com um alicate de bico fino e outro olhal na outra extremidade, para amarrar no tippet.

Abraços

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Qua Jul 13, 2011 4:21 pm

SEM COMENTÁRIOS, Beto!!!

Apenas o meu sincero MUITO OBRIGADO!!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Maiky Duhatschek
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 307
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 7:07 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maiky Duhatschek » Qua Jul 13, 2011 9:24 pm

bom, eu uso apenas um pedaço de linha 0,60mm como shock tippet, cerca de 20 a 30cm.
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Qui Jul 14, 2011 7:22 am

Maiky Duhatschek escreveu:bom, eu uso apenas um pedaço de linha 0,60mm como shock tippet, cerca de 20 a 30cm.

Valeu pela dica, Maiky!!

O problema é que algumas iscas, como a popper que tenho, não tem um olho de anzol que aceite uma linha desta milimetragem, pois, além de tudo, ainda tem a linha anti-enrosco passando pelo olho do anzol.

Mas, muito obrigado pela atenção dispensada e o cuidado em orientar.

Abração!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Eduardo Ribas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1077
Registrado em: Seg Ago 23, 2010 12:52 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Ribas » Qui Jul 14, 2011 8:56 am

eu tentei usar cabinho de aço uma vez mas achei que a isca ficou muito "morta".. a nao ser que seja um P*** streamer gigante, dai quem sabe nao faça tanta diferença...

a maioria do pessoal fica só no fluoro mesmo, mas é aquela coisa, se a bruta pegar no dente, pode por fluoro 300lbs que ela corta como se fosse bolo de fuba! chega a esfarelar! hahahaha

boa sorte com as dentuças ai!
abração
Avatar do usuário
Douglas Duhatschek
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 8:40 pm
Cidade:

Mensagem por Douglas Duhatschek » Qui Jul 14, 2011 1:40 pm

Eu uso um pedaço de linha monofilamento de nylon 0,35, e ela resiste bem, ainda nao perdi nenhuma isca para as traíras com essa linha, porém, após cada ataque, cada peixe pego, não se esqueça de conferir se esta tudo em ordem com o tippet...
Avatar do usuário
Maiky Duhatschek
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 307
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 7:07 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maiky Duhatschek » Qui Jul 14, 2011 1:44 pm

Alex Carvalho escreveu:
Maiky Duhatschek escreveu:bom, eu uso apenas um pedaço de linha 0,60mm como shock tippet, cerca de 20 a 30cm.

Valeu pela dica, Maiky!!

O problema é que algumas iscas, como a popper que tenho, não tem um olho de anzol que aceite uma linha desta milimetragem, pois, além de tudo, ainda tem a linha anti-enrosco passando pelo olho do anzol.

Mas, muito obrigado pela atenção dispensada e o cuidado em orientar.

Abração!!
Alex, é vc que ata suas moscas?? se sim, tente atar o anti-enrosco sem passar pelo olho do anzol. Se não, tu pode utilizar uma pequeno snap (bem pegueno mesmo). Se tu não encontrar, o Glico tem uns snap's pequenos (nunca usei mas dizem ser muito bons).

Abraço
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Sex Jul 15, 2011 1:29 pm

Eduardo Ribas escreveu:eu tentei usar cabinho de aço uma vez mas achei que a isca ficou muito "morta".. a nao ser que seja um P*** streamer gigante, dai quem sabe nao faça tanta diferença...

a maioria do pessoal fica só no fluoro mesmo, mas é aquela coisa, se a bruta pegar no dente, pode por fluoro 300lbs que ela corta como se fosse bolo de fuba! chega a esfarelar! hahahaha

boa sorte com as dentuças ai!
abração
Valeu, Eduardo!!

Realmente não dá pra esperar o mesmo trabalho de iscas tão leves anexadas a um cabinho de aço, mesmo que bem leve.

Com relação ao fluorcarbono é isso aí. Se pegar, não tem jeito. Foi o que aconteceu comigo. Duas grandes traíras que engoliram as iscas e ficaram com a dentição cortando a linha (como se fosse bolo de fubá) :lol: :lol:

Ótima definição! :lol:

Abraço!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Sex Jul 15, 2011 1:35 pm

Douglas Duhatschek escreveu:Eu uso um pedaço de linha monofilamento de nylon 0,35, e ela resiste bem, ainda nao perdi nenhuma isca para as traíras com essa linha, porém, após cada ataque, cada peixe pego, não se esqueça de conferir se esta tudo em ordem com o tippet...
Valeu, Douglas!!

Mas, mesmo com leader de fluorcarbono as traíras que bateram levaram com tudo. Mas, faz parte!!

Abração!!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Sex Jul 15, 2011 1:54 pm

Maiky Duhatschek escreveu:
Alex Carvalho escreveu:
Maiky Duhatschek escreveu:bom, eu uso apenas um pedaço de linha 0,60mm como shock tippet, cerca de 20 a 30cm.

Valeu pela dica, Maiky!!

O problema é que algumas iscas, como a popper que tenho, não tem um olho de anzol que aceite uma linha desta milimetragem, pois, além de tudo, ainda tem a linha anti-enrosco passando pelo olho do anzol.

Mas, muito obrigado pela atenção dispensada e o cuidado em orientar.

Abração!!
Alex, é vc que ata suas moscas?? se sim, tente atar o anti-enrosco sem passar pelo olho do anzol. Se não, tu pode utilizar uma pequeno snap (bem pegueno mesmo). Se tu não encontrar, o Glico tem uns snap's pequenos (nunca usei mas dizem ser muito bons).

Abraço
Maiky, tô só começando a pescar de fly agora. Não sou eu que ato minhas iscas. Tenho snaps do Glico (são espetaculares), mas ainda assim, elas desbalanceiam um pouco as iscas de fly.

Abração!!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Sex Jul 15, 2011 2:55 pm

shock tippet é melhor que aço, aço afunda isca.


https://www.lojamestre.com.br/lojas/loj ... fluoroflex.


0,584 mm 44 libras
Disponibilidade: Entrega Imediata

prender a isca com um loop perfeito, já ajuda.
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Sáb Jul 16, 2011 10:14 am

Thiago Zanetti FSB escreveu:shock tippet é melhor que aço, aço afunda isca.


https://www.lojamestre.com.br/lojas/loj ... fluoroflex.


0,584 mm 44 libras
Disponibilidade: Entrega Imediata

prender a isca com um loop perfeito, já ajuda.
Valeu, Thiago!!!

Devo comprar o shock tippet com você em breve, pois quero alguns outros itens da sua loja que muito me interessam.

Obrigado!!

Abraço!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Qua Jul 20, 2011 1:31 pm

Mais uma vez, obrigado a todos que me auxiliaram com todo tipo de informação relevante relacionada ao meu tópico. Com orgulho, informo que pesquei minha primeira traíra no fly no domingo passado. :P :P

viewtopic.php?t=65160

Imagem

Imagem

A sensação foi indescritível!!

Abraços a todos!!!
**** Alex Carvalho ****
Avatar do usuário
Diego Thomas - Chameco
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Abr 24, 2009 12:54 pm
Cidade:

Mensagem por Diego Thomas - Chameco » Ter Ago 02, 2011 10:42 pm

Tche, faz um líder torcido de fluorcoated apenas, de maneira que se a dentuça cortar uma linha o líder não se desfaça.
"Fish and let live"
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Qui Ago 04, 2011 9:54 am

Diego Thomas - Chameco escreveu:Tche, faz um líder torcido de fluorcoated apenas, de maneira que se a dentuça cortar uma linha o líder não se desfaça.
Valeu pela dica, Diego!!

Abração!!
**** Alex Carvalho ****
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”