Help!!! Lider pra FLY!!!

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Help!!! Lider pra FLY!!!

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Jan 13, 2006 8:10 am

Como faço líder pra pesca de traira???
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jan 13, 2006 8:31 am

Usa um leader ^cônico torcido, Tippet 030 e na ponta do Tippet, um pedaço de multifilamento 030, 035 ou mais ... Há quem use um pedaço de aço flexivel, eu não gosto, tira a naturalidade do nado da isca.

Se vc precisar de multi, te vendo uns 50 cm ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Re: Help!!! Lider pra FLY!!!

Mensagem por Diego Sávio » Sex Jan 13, 2006 8:36 am

Fabiano da lapa escreveu:Como faço líder pra pesca de traira???
Rapaaaaz... qual o # da vara que vc. vai usar??? qual a linha que vai usar de tippet???? bom... vamos lá prá uma fórmula básica que vi no livro do Paulo César Domingues...
60% de butt, 20% de linha central e 20% de tippet que devem diminuir de 0,05 a no máximo 0,08 de diminuição de linha... e um choque tippet, eu uso um pedaço de multi(5 a 10 Cm) qdo pesco peixes com dentes, mas dá prá usar aço.
Vc. começou o líder com 0,40 (60%), 0,35 (20%) e 0,30 (20%)... o tamanho, pode ser o tamanho da vara... 9 pés... mas depende de como vc. prefere usar, de como está o peixe no dia...

Ah!!! O Líder pode ser mais segmentado, mas acho que o legal é, mesmo que segmentado usar com a perda de 0,05 ou 0,08 mm...

Não sei se te ajudei ou te confundi... rs...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Jan 13, 2006 8:37 am

NELSON MACIEL escreveu:Usa um leader ^cônico torcido, Tippet 030 e na ponta do Tippet, um pedaço de multifilamento 030, 035 ou mais ... Há quem use um pedaço de aço flexivel, eu não gosto, tira a naturalidade do nado da isca.

Se vc precisar de multi, te vendo uns 50 cm ...rs...
Valeu Nelsão!!
Vc tem as medidas exatas desse lider?
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Re: Help!!! Lider pra FLY!!!

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Jan 13, 2006 8:39 am

Diego escreveu:
Fabiano da lapa escreveu:Como faço líder pra pesca de traira???
Rapaaaaz... qual o # da vara que vc. vai usar??? qual a linha que vai usar de tippet???? bom... vamos lá prá uma fórmula básica que vi no livro do Paulo César Domingues...
60% de butt, 20% de linha central e 20% de tippet que devem diminuir de 0,05 a no máximo 0,08 de diminuição de linha... e um choque tippet, eu uso um pedaço de multi(5 a 10 Cm) qdo pesco peixes com dentes, mas dá prá usar aço.
Vc. começou o líder com 0,40 (60%), 0,35 (20%) e 0,30 (20%)... o tamanho, pode ser o tamanho da vara... 9 pés... mas depende de como vc. prefere usar, de como está o peixe no dia...

Ah!!! O Líder pode ser mais segmentado, mas acho que o legal é, mesmo que segmentado usar com a perda de 0,05 ou 0,08 mm...

Não sei se te ajudei ou te confundi... rs...
Estou usando uma 6# que o Beto Vaucher me emprestou, fiz um lider esses dias mas ficou ruim pra arremessar, vou tentar usar essa fórmula ai, valeu Diego!!!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jan 13, 2006 8:52 am

Fabiano da lapa escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Usa um leader ^cônico torcido, Tippet 030 e na ponta do Tippet, um pedaço de multifilamento 030, 035 ou mais ... Há quem use um pedaço de aço flexivel, eu não gosto, tira a naturalidade do nado da isca.

Se vc precisar de multi, te vendo uns 50 cm ...rs...
Valeu Nelsão!!
Vc tem as medidas exatas desse lider?


O lider torcido eu adquiro com o Nivaldo Guerreiro nivaldo.guerreiro@acervsys.com.br
Vc manda um e-mail para ele e pode encomendar que ele te manda pelo correio

VEJA O POST SOBRE OS LEADERS TORCIDOS AQUI
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Re: Help!!! Lider pra FLY!!!

Mensagem por Diego Sávio » Sex Jan 13, 2006 8:57 am

Fabiano da lapa escreveu:
Diego escreveu:
Fabiano da lapa escreveu:Como faço líder pra pesca de traira???
Rapaaaaz... qual o # da vara que vc. vai usar??? qual a linha que vai usar de tippet???? bom... vamos lá prá uma fórmula básica que vi no livro do Paulo César Domingues...
60% de butt, 20% de linha central e 20% de tippet que devem diminuir de 0,05 a no máximo 0,08 de diminuição de linha... e um choque tippet, eu uso um pedaço de multi(5 a 10 Cm) qdo pesco peixes com dentes, mas dá prá usar aço.
Vc. começou o líder com 0,40 (60%), 0,35 (20%) e 0,30 (20%)... o tamanho, pode ser o tamanho da vara... 9 pés... mas depende de como vc. prefere usar, de como está o peixe no dia...

Ah!!! O Líder pode ser mais segmentado, mas acho que o legal é, mesmo que segmentado usar com a perda de 0,05 ou 0,08 mm...

Não sei se te ajudei ou te confundi... rs...
Estou usando uma 6# que o Beto Vaucher me emprestou, fiz um lider esses dias mas ficou ruim pra arremessar, vou tentar usar essa fórmula ai, valeu Diego!!!
Então... acertei a fórmula... rs... pode pregar a 0,40, mesmo... rs... ou aumentar prá 0,50 no Butt do Líder... Ok???
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Jan 13, 2006 9:03 am

Blz Diego, vou tentar fazer!!!
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sex Jan 13, 2006 9:22 am

Fabiano
Eu costumo usar um leader simples pra traíras, na vara #8, composto de um butt 0.70mm de 90 cm + 0.60mm de 60 cm + 0.50 de 50 cm + 0.40 de 50cm. Na pontinha do tippet faço uma alça com double surgeons loop ou perfect loop, e prendo no loop-to-loop um pedaço de 20 cm de shock leader de fluorocarbon de 0.50 mm aproximadamente. Se for 100% FC aguenta na boa algumas mascadas das dentuças sem arrebentar. Se ficar muito desgastado depois de algumas capturas, corta um pedaço e ata a mosca novamente.
Esse leader bem pesado é necessário por causa das iscas para traíra, que são normalmente volumosas. Mas faça as variações que atenderem melhor o teu gosto. A regra do Diego de 60-20-20 é clássica e funciona muito bem, principalmente com leaders de 7 a 9 pés. Na pesca com mosca seca costuma-se usar muito a fórmula 40-20-40, e leaders de 9 a 16 pés.
Se o equipo for #6 eu começo com um butt de 0.55mm, e se for #4, butt de 0.45mm. Um butt forte é importante para transmitir bem a energia da linha de fly para o resto do leader.
Abs
Beto
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Jan 13, 2006 9:30 am

Beto Akamine escreveu:Fabiano
Eu costumo usar um leader simples pra traíras, na vara #8, composto de um butt 0.70mm de 90 cm + 0.60mm de 60 cm + 0.50 de 50 cm + 0.40 de 50cm. Na pontinha do tippet faço uma alça com double surgeons loop ou perfect loop, e prendo no loop-to-loop um pedaço de 20 cm de shock leader de fluorocarbon de 0.50 mm aproximadamente. Se for 100% FC aguenta na boa algumas mascadas das dentuças sem arrebentar. Se ficar muito desgastado depois de algumas capturas, corta um pedaço e ata a mosca novamente.
Esse leader bem pesado é necessário por causa das iscas para traíra, que são normalmente volumosas. Mas faça as variações que atenderem melhor o teu gosto. A regra do Diego de 60-20-20 é clássica e funciona muito bem, principalmente com leaders de 7 a 9 pés. Na pesca com mosca seca costuma-se usar muito a fórmula 40-20-40, e leaders de 9 a 16 pés.
Se o equipo for #6 eu começo com um butt de 0.55mm, e se for #4, butt de 0.45mm. Um butt forte é importante para transmitir bem a energia da linha de fly para o resto do leader.
Abs
Beto
Valeu Beto, estou anotando aqui pra tentar acertar hehe!!!
Avatar do usuário
BRUNO
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1011
Registrado em: Qui Set 30, 2004 3:01 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por BRUNO » Sex Jan 13, 2006 10:56 am

Fabiano , na minha #6 tenho usado o seguinte lider que meu amigo bb pepperoni me passou , bemmm simples e lôco de bom !

120 cm - 60 cm - 60 cm

0.50mm- 0.40mm - 0.30mm

ou da pra começar com 0.60 e terminar com 0.40

Ai no final você pode botar uns 10 cm de FC ou um empate de aço daqueles rígidos mesmo...

Tenho usado isso ai pra traíra e bass, e tem funcionado muito bem , pra popper , streamers e tudo mais !

Espero ter ajudado , no meio de tantos feras dando grandes dicas ai , o meu leader fico meio paioso....rsrs mas acho legal porque é bem simples...
SÓ O HOMEM DEGRADA O MEIO AMBIENTE ,
SÓ O HOMEM PODE RECUPERÁLO !!!
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sex Jan 13, 2006 1:57 pm

BRUNO escreveu:Fabiano , na minha #6 tenho usado o seguinte lider que meu amigo bb pepperoni me passou , bemmm simples e lôco de bom !

120 cm - 60 cm - 60 cm

0.50mm- 0.40mm - 0.30mm

ou da pra começar com 0.60 e terminar com 0.40

Ai no final você pode botar uns 10 cm de FC ou um empate de aço daqueles rígidos mesmo...

Tenho usado isso ai pra traíra e bass, e tem funcionado muito bem , pra popper , streamers e tudo mais !

Espero ter ajudado , no meio de tantos feras dando grandes dicas ai , o meu leader fico meio paioso....rsrs mas acho legal porque é bem simples...
Pimpolho, perfeito as dicas! O leader feito desse jeito é simples e funcional. Uma outra coisa que pode ser feito, mas é meio controverso, é colocar um micro-snap na ponta do shock tippet para não ter que ficar cortando e amarrando. Mas o uso de snap com fly é meio controverso. Eu uso nesses casos.
E o butt do leader normalmente é calculado como 80% da espessura do final da linha de fly na qual será amarrado. Numa linha WF regular, o butt é aproximadamente 0.55 mm para #6 e 0.70 mm para #8. Mas comporta variações, dependendo se você quer um butt mais rigido ou mais macio, iscas mais aerodinamicas ou mais volumosas, arremessos longos ou de precisão.... vixe, é coisa bagarai... he he..
Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Jan 13, 2006 3:03 pm

BRUNO escreveu:Fabiano , na minha #6 tenho usado o seguinte lider que meu amigo bb pepperoni me passou , bemmm simples e lôco de bom !

120 cm - 60 cm - 60 cm

0.50mm- 0.40mm - 0.30mm

ou da pra começar com 0.60 e terminar com 0.40

Ai no final você pode botar uns 10 cm de FC ou um empate de aço daqueles rígidos mesmo...

Tenho usado isso ai pra traíra e bass, e tem funcionado muito bem , pra popper , streamers e tudo mais !

Espero ter ajudado , no meio de tantos feras dando grandes dicas ai , o meu leader fico meio paioso....rsrs mas acho legal porque é bem simples...
hahah!! valeu pimpompolho!!! vou experimentar!!!
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Sex Jan 13, 2006 5:35 pm

FABIANO EU USO O MESMO LIDER PRA ROBALO.

Imagem
O Senhor! É Deus.
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Jan 13, 2006 6:15 pm

Legal Sam, jóia esse esquema!!!! Obrigado
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jan 13, 2006 9:05 pm

Fabiano,

Quando vier a Curitiba, me procura, te dou um leader cônico torcido para vc usar.
Vc nunca mais vai querer usar estes leaders com nós, ou colados ...
Me desculpe a sinceridade, mas leader com nó ou cola, na minha modesta opinião, é bagaça. Leader bom, ou é o cônico liso, ou é o cônico trançado.

E tenho dito ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Thiago Fly

Mensagem por Thiago Fly » Sex Jan 13, 2006 10:26 pm

particularmente. eu na minha pessoa, pessoalmente, assim dizendo de alma mesmo, de coracao..

odeio lider trançado.

Líder feito com FC é top de linha (trocadilho banal)

lider é uma questao q me assombra, sempre buscando melhorar melhorar melhorar

tem linhas de fly q sao cristal clear no tip, entao so precisa colocar um tippet de 60 cms q fica bacana. pra robalo fica bom. FC de 0,45mm.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Jan 14, 2006 8:32 am

Thiago Winston escreveu: ...particularmente. eu na minha pessoa, pessoalmente, assim dizendo de alma mesmo, de coracao...

Cara ...
Gostei dessa ... Achei muito meiga esta colocação ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Bem vou falar sobre minha experiência...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Dom Jan 15, 2006 1:18 pm

  • Gosto bastante dos cônicos comprados...Aqui em Bauru achamos com mais facilidade os da Cortland... Para os com nós uso a proporção que o Diego citou acima... Usei o trançado tb... ajuda no arremesso.. só que achei que dá muito nó de vento... minha impressão... se alguém puder ajudar a elucidar o porquê... ajudaria muito... Será CPI... (C* de pescador inexperiente)???? ehhehehe
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Re: Bem vou falar sobre minha experiência...

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jan 16, 2006 7:20 am

rycardo escreveu:Gosto bastante dos cônicos comprados...Aqui em Bauru achamos com mais facilidade os da Cortland... Para os com nós uso a proporção que o Diego citou acima... Usei o trançado tb... ajuda no arremesso.. só que achei que dá muito nó de vento... minha impressão... se alguém puder ajudar a elucidar o porquê... ajudaria muito... Será CPI... (C* de pescador inexperiente)???? ehhehehe
Eu acho que é pq vc. precisa pescar mais com fly e menos com linguiça... hahahahahahahahahahahhahahahahaha...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Jan 17, 2006 9:25 am

Nelson qtos dinheiros sai um trançado ?
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jan 17, 2006 9:37 am

POISNÃ escreveu:Nelson qtos dinheiros sai um trançado ?
CLIQUE AQUI E VEJA ... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”