Para os que pretendem fazer vara de bambu - parte 3

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Beto Saldanha
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 1:20 pm
Cidade:

Para os que pretendem fazer vara de bambu - parte 3

Mensagem por Beto Saldanha » Qui Mai 12, 2011 1:51 pm

1 – O que eu estou querendo fazer?
2 – O que estou fazendo para conseguir meu objetivo?
3 – Esta funcionando?



Inicialmente as varas eram feitas de madeira ( greenheart, ash, hickory, lancewood , ...). Por volta de 1850, um americano chamado Samuel Phillippe começou a fazer para uso próprio varas de bambu. Isto já havia sido feito antes, mas só para partes da vara. As experiências foram muitas – varas com 2, 3, 4, 5, 6, e até 12 partes. O bambu usado, até os anos 30 era chamado de Calcuta - Calcuta não é uma espécie de bambu, é um nome genérico. Deram este nome por ser o bambu daquela época proveniente da India.
Um professor de botânica, McClure foi a China em 1927 e classificou uma grande variedade de bambus chineses – entre eles estava o Tonkin, ao qual deu o nome de Arundinaria amabilis – adorável bambu. Pelas suas qualidades o Tonkin substituiu rapidamente o Calcuta ( provavelmente um Phylostachys) que passou a ser praticamente o único bambu usado para fabricar as varas.
Varas de bambu e também as de madeira foram usadas até a 2º guerra, quando apareceu o fiberglass, no início as varas de plástico eram muito ruins e não afetaram muito o comércio das varas de bambu. Com o aperfeiçoamento das varas de plástico os fabricantes de varas de bambu foram acabando. Varas de plástico se prestam a grandes produções e são baratas – o que custa caro é a grife – para piorar as coisas, em 1950 houve um embargo as importações da China e não se conseguia importar o bambu ( Tonkin é natural das províncias de Kwangsi e Kwangtung e não de Tonkin como pode parecer). Pelos anos 70 surgiu a fibra de carbono - foi o inicio do fim do fiberglass.
Por volta de 1975, amadores americanos começaram a fabricar para uso próprio varas de bambu. O inicio deve ter sido lento, havia pouca informação ( quem sabia guardava segredo), a internet não existia e eram poucas as publicações sobre o assunto.
Em 1977 foi publicado o livro sobre o Garrisson – e em 92 o do Cattanach – e logo em seguida a internet , esses foram, provavelmente, os fatores de divulgação dos métodos de fabricação das varas.
É muito complicado e caro importar bambu, é preciso licenças especiais, certificados de diversos órgãos, despachantes, e quando o bambu chegar vai ficar em quarentena até ser examinado por fiscais do ministério da agricultura, com as tarifas de armazenamento correndo por sua conta.
A solução é usar bambu disponível por aqui. Já experimentei vários – os que melhor resultado apresentaram foram os Phylostachys – Moso, Madake, Hachiku e o Phylostachys Aurea. Mas é preciso escolher. A diferença entre os bambus de um mesmo local é muito grande. O que diferencia uns dos outros é a quantidade do que os americanos chamam de “Power Fibers” – Quanto mais melhor e o teor de humidade, quanto menor melhor
Imagem

Também é preciso deixar o bambu secar bem – dependendo do clima pode levar um ano ou mais. Quando verde o teor de humidade é aproximadamente 88%, seco 9%. O bambu quando colhido tem a cor verde pastel e quando seco fica pardo amarelado. Se não estiver seco sua vara vai ser mais parecida com um macarrão cozido e vai deformar com a maior facilidade.
Outra dado muito importante é a idade do bambu que vai ser colhido – deve ter pelo menos uns 5 anos. Leia o publicado neste estudo.
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/ ... 7109/11270
Como você, muito provavelmente, vai usar um Phylostachys começam os problemas. Toda a literatura e receita de varas é para Tonkin, que é muito diferente dos Phylostachys. É preciso fazer adaptações nas receitas. Quando usava os phylostachys aumentava em 7% as medidas, mesmo assim as varas ficavam meio fracas para a linha recomendada. A muito só uso Tonkin, daí ter pouco a falar sobre este assunto. Cada um vai ter que fazer suas experiências.
Existem vários programas para projetar as varas. Eu prefiro o RodDna - http://www.highsierrarods.com/bamboorodtaperdesign.html - Existe uma versão mais simples, grátis e muito boa http://www.highsierrarods.com/roddna_download.htm
Outros programas:
http://www.hexrod.net/Hexrod/hexrod.html
http://searcysowbug.blogspot.com/2008/0 ... nload.html
http://www.maxrod.net/cgi-bin/webmgr/sh ... dynarodeng
Recomendo que os interessados começem a se familiarizar com eles e ai façam sua escolha.

No próximo capítulo – mais uma engenhoca necessária e começando sua vara.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”