Dúvidas ..

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Luiz Guilherme
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Out 31, 2006 2:22 pm
Cidade:

Dúvidas ..

Mensagem por Luiz Guilherme » Seg Mai 02, 2011 12:49 pm

Então, ganhei um equipo de fly.. Modelo SLV da Okuma, pra começar a gostar acho que está bom, certo?

Tentei uns casts com ele, mas sempre fico com o pensamento que estou fazendo algo errado, pois volta e meia consigo jogar um pouco mais longe ..

Queria saber, pescando com um poper, minha vara é numero 5, estou com uma linha 5-6 wf .. qual a distancia média dos arremessos?

O tamanho ideal dos streamers? Um poper bom, que eu possa pegar peixes de, suponhamos 2 Kgs ?

Assisti alguns vídeos, lí alguma coisa também, mas gostaria de uma opinião mais centrada, creio que ajuda com meu problema..

Agradeço, um abraço.
Imagem

CATERVA OESTE! Pesca Esportiva Medianeira

Engenharia de Pesca / Toledo-Pr
Avatar do usuário
matheus pavarina
ANZOL DE OURO
Mensagens: 551
Registrado em: Dom Out 19, 2008 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por matheus pavarina » Seg Mai 02, 2011 5:36 pm

Olá Luiz,
sou novato também mas te passo algumas impressões que estou vivendo:
* considero arremessos de 10 a 15 metros (desde que confortáveis e com boa apresentação) muito bons e mais que suficientes pra pescar na maioria das situações;
* com a minha 5 consigo arremessar alguns streamers # 1 e 2 (1/0 acima fica pesado e atrapalha pra mim);
* peso de peixe é uma questão relativa demais pra fly, com a minha 5 já tirei redondos de 6 kg em represa, não é uma situação das mais indicadas pra esse equipo, a briga fica muito longa e arriscada, também acho mais dependente da isca que queres arremessar, do vento e de outras situações de pesca;
* Dá uma lida no Livro do Paulo César, tem me ajudado muito, um curso é o próximo passo (pra mim ao menos).
Abraço e parabéns pela iniciação no fly, antes de tudo se divirta, não desanime com as primeiras dificuldades, a pesca com mosca é muito gratificante e prazerosa, sobretudo se tivermos empenho.
Avatar do usuário
Claudemilson de Bortoli
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 12:04 pm
Cidade:

Re: Dúvidas ..

Mensagem por Claudemilson de Bortoli » Ter Mai 03, 2011 12:35 pm

Luiz Guilherme escreveu:Então, ganhei um equipo de fly.. Modelo SLV da Okuma, pra começar a gostar acho que está bom, certo?

Tentei uns casts com ele, mas sempre fico com o pensamento que estou fazendo algo errado, pois volta e meia consigo jogar um pouco mais longe ..

Queria saber, pescando com um poper, minha vara é numero 5, estou com uma linha 5-6 wf .. qual a distancia média dos arremessos?

O tamanho ideal dos streamers? Um poper bom, que eu possa pegar peixes de, suponhamos 2 Kgs ?

Assisti alguns vídeos, lí alguma coisa também, mas gostaria de uma opinião mais centrada, creio que ajuda com meu problema..

Agradeço, um abraço.
Bicho , tem um monte de pescador de mosca aí no PR, a começar pelo Nelson, tem o Beto Voucher que inclusive dá cursos de arremessos.

Meu conselho sería pra vc procurar fazer um cursinho, vai te ajudar uma barbaridade e encurtar demais o caminho ao sucesso.

Com um popper ou Streamer a apresentação não será nunca sutil, e dá pra arremessar com prática a distancias um pouco maiores. Pórém as vezes o cara se esforça pra arremessar a 15 mestros e o troféu está a 5metros a nossa frente.

Já ví tirarem Dourados de cerca de 5Kg com vara #4, tudo depende de paciência e como trabalhar o peixe.
Vou pescar...não necessariamente pegar peixe!!!
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: Dúvidas ..

Mensagem por Beto Akamine » Ter Mai 03, 2011 2:28 pm

De bortoli escreveu:
Luiz Guilherme escreveu:Então, ganhei um equipo de fly.. Modelo SLV da Okuma, pra começar a gostar acho que está bom, certo?

Tentei uns casts com ele, mas sempre fico com o pensamento que estou fazendo algo errado, pois volta e meia consigo jogar um pouco mais longe ..

Queria saber, pescando com um poper, minha vara é numero 5, estou com uma linha 5-6 wf .. qual a distancia média dos arremessos?

O tamanho ideal dos streamers? Um poper bom, que eu possa pegar peixes de, suponhamos 2 Kgs ?

Assisti alguns vídeos, lí alguma coisa também, mas gostaria de uma opinião mais centrada, creio que ajuda com meu problema..

Agradeço, um abraço.
Bicho , tem um monte de pescador de mosca aí no PR, a começar pelo Nelson, tem o Beto Voucher que inclusive dá cursos de arremessos.

Meu conselho sería pra vc procurar fazer um cursinho, vai te ajudar uma barbaridade e encurtar demais o caminho ao sucesso.

Com um popper ou Streamer a apresentação não será nunca sutil, e dá pra arremessar com prática a distancias um pouco maiores. Pórém as vezes o cara se esforça pra arremessar a 15 mestros e o troféu está a 5metros a nossa frente.

Já ví tirarem Dourados de cerca de 5Kg com vara #4, tudo depende de paciência e como trabalhar o peixe.
De Bortoli, concordo contigo, um cursinho é a melhor opção para uma evolução rápida e sem vícios... mas acho que o amigo mora em Medianeira, perto de Foz do Iguaçu, e eu não conheço nenhum instrutor de fly pr´aquelas bandas.

Se puder fazer um cursinho, melhor. Na falta, leia muito (a indicação do livro do PCD é boa e, se tiver paciência, os artigos que escrevi aqui no Caterva), assista alguns vídeos (tem o do PCD e do Luiz Fernando, em português.. em inglês tem vários excelentes) e, quando puder, vá pescar com alguém experiente na modalidade.

Tenho as carretilhas Okuma SLV e acho uma ótimo custo-benefício.. se as varas seguirem a mesma qualidade, deve ser um bom equipamento para iniciar. Com uma vara #5 dá pra arremessar os poppers e streamers menores, mas eu usaria essa numeração de equipamento mais para as iscas menores e apresentações mais delicadas. Aproveita e vai visitar o De Bortoli e vão atrás de umas trutinhas em Ausentes.. rs...

Abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Claudemilson de Bortoli
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 12:04 pm
Cidade:

Mensagem por Claudemilson de Bortoli » Ter Mai 03, 2011 7:43 pm

O Beto como sempre matou a pau!! e dá uma olhada nos trabalho dele aqui no Caterva.

Aproveitando o gancho sobre Ausentes, teremos a abertura oficial da temporada no dia 21 de Maio, eu estarei lá e com certeza posso ajudar os amigos no for necessário.
Vou pescar...não necessariamente pegar peixe!!!
Avatar do usuário
Edno Nunes Pires
ANZOL DE OURO
Mensagens: 554
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:30 pm
Cidade:

Mensagem por Edno Nunes Pires » Ter Mai 03, 2011 8:07 pm

Guilherme ...pena estar longe daqui de maringá.... ..., as vezes no´s fazemos o fly bicho papão, e não nada além de outra modalidade de pesca, talvez até mais simples que o bait, apenas não é divulgado como deveria e os materiais não estão disponiveis como em outras modalidades, talvez seja mais simples que arremessar de carretilha, não da cabeleira , com o tempo ata suas moscas e se torna um pescador atento a natureza descobrindo coisa simples que lhe ajudaram a ter mais sucesso em suas investidas.
Pescar de fly não é o ultimpo passo da loucura como alguns dizem, é simples basta ter boa vontade e atenção.
Um curso ajuda muito a economizar tempo e dinheiro, ler também ajuda muito, da uma passadinha no www.pescacommosca.com.br, no www.mosqueirosdorio.com.br e no www.flyfishingbrasil.net, leia, leia tudo , vai ver que suas duvidas iram sumir....
quando quiser me da um toque...costumo guiar alguns amigos no paranazão.
abçs
Edno
abçs
Edno
Avatar do usuário
Luiz Guilherme
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Out 31, 2006 2:22 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Guilherme » Qua Mai 04, 2011 3:38 pm

matheus pavarina escreveu:Olá Luiz,
sou novato também mas te passo algumas impressões que estou vivendo:
* considero arremessos de 10 a 15 metros (desde que confortáveis e com boa apresentação) muito bons e mais que suficientes pra pescar na maioria das situações;
* com a minha 5 consigo arremessar alguns streamers # 1 e 2 (1/0 acima fica pesado e atrapalha pra mim);
* peso de peixe é uma questão relativa demais pra fly, com a minha 5 já tirei redondos de 6 kg em represa, não é uma situação das mais indicadas pra esse equipo, a briga fica muito longa e arriscada, também acho mais dependente da isca que queres arremessar, do vento e de outras situações de pesca;
* Dá uma lida no Livro do Paulo César, tem me ajudado muito, um curso é o próximo passo (pra mim ao menos).
Abraço e parabéns pela iniciação no fly, antes de tudo se divirta, não desanime com as primeiras dificuldades, a pesca com mosca é muito gratificante e prazerosa, sobretudo se tivermos empenho.
Valeu pelas dicas Matheus, vou por em prática isso..

Abraço
Imagem

CATERVA OESTE! Pesca Esportiva Medianeira

Engenharia de Pesca / Toledo-Pr
Avatar do usuário
Luiz Guilherme
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Out 31, 2006 2:22 pm
Cidade:

Re: Dúvidas ..

Mensagem por Luiz Guilherme » Qua Mai 04, 2011 3:40 pm

De bortoli escreveu:
Luiz Guilherme escreveu:Então, ganhei um equipo de fly.. Modelo SLV da Okuma, pra começar a gostar acho que está bom, certo?

Tentei uns casts com ele, mas sempre fico com o pensamento que estou fazendo algo errado, pois volta e meia consigo jogar um pouco mais longe ..

Queria saber, pescando com um poper, minha vara é numero 5, estou com uma linha 5-6 wf .. qual a distancia média dos arremessos?

O tamanho ideal dos streamers? Um poper bom, que eu possa pegar peixes de, suponhamos 2 Kgs ?

Assisti alguns vídeos, lí alguma coisa também, mas gostaria de uma opinião mais centrada, creio que ajuda com meu problema..

Agradeço, um abraço.
Bicho , tem um monte de pescador de mosca aí no PR, a começar pelo Nelson, tem o Beto Voucher que inclusive dá cursos de arremessos.

Meu conselho sería pra vc procurar fazer um cursinho, vai te ajudar uma barbaridade e encurtar demais o caminho ao sucesso.

Com um popper ou Streamer a apresentação não será nunca sutil, e dá pra arremessar com prática a distancias um pouco maiores. Pórém as vezes o cara se esforça pra arremessar a 15 mestros e o troféu está a 5metros a nossa frente.

Já ví tirarem Dourados de cerca de 5Kg com vara #4, tudo depende de paciência e como trabalhar o peixe.
Pois é, já passei por experiencias assim no bait, peixe perto, arremessos precisos, etc ..

Já li bastante e assisti vários vídeos, vou tirar um dia para treinar e ver oque vai dar .. Curso pra min é complicado, estou longe de um, mas qndo pinta oportunidade, não vou deixar passar ..

Abraço
Imagem

CATERVA OESTE! Pesca Esportiva Medianeira

Engenharia de Pesca / Toledo-Pr
Avatar do usuário
Luiz Guilherme
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Out 31, 2006 2:22 pm
Cidade:

Re: Dúvidas ..

Mensagem por Luiz Guilherme » Qua Mai 04, 2011 3:42 pm

Beto Akamine escreveu:
De bortoli escreveu:
Luiz Guilherme escreveu:Então, ganhei um equipo de fly.. Modelo SLV da Okuma, pra começar a gostar acho que está bom, certo?

Tentei uns casts com ele, mas sempre fico com o pensamento que estou fazendo algo errado, pois volta e meia consigo jogar um pouco mais longe ..

Queria saber, pescando com um poper, minha vara é numero 5, estou com uma linha 5-6 wf .. qual a distancia média dos arremessos?

O tamanho ideal dos streamers? Um poper bom, que eu possa pegar peixes de, suponhamos 2 Kgs ?

Assisti alguns vídeos, lí alguma coisa também, mas gostaria de uma opinião mais centrada, creio que ajuda com meu problema..

Agradeço, um abraço.
Bicho , tem um monte de pescador de mosca aí no PR, a começar pelo Nelson, tem o Beto Voucher que inclusive dá cursos de arremessos.

Meu conselho sería pra vc procurar fazer um cursinho, vai te ajudar uma barbaridade e encurtar demais o caminho ao sucesso.

Com um popper ou Streamer a apresentação não será nunca sutil, e dá pra arremessar com prática a distancias um pouco maiores. Pórém as vezes o cara se esforça pra arremessar a 15 mestros e o troféu está a 5metros a nossa frente.

Já ví tirarem Dourados de cerca de 5Kg com vara #4, tudo depende de paciência e como trabalhar o peixe.
De Bortoli, concordo contigo, um cursinho é a melhor opção para uma evolução rápida e sem vícios... mas acho que o amigo mora em Medianeira, perto de Foz do Iguaçu, e eu não conheço nenhum instrutor de fly pr´aquelas bandas.

Se puder fazer um cursinho, melhor. Na falta, leia muito (a indicação do livro do PCD é boa e, se tiver paciência, os artigos que escrevi aqui no Caterva), assista alguns vídeos (tem o do PCD e do Luiz Fernando, em português.. em inglês tem vários excelentes) e, quando puder, vá pescar com alguém experiente na modalidade.

Tenho as carretilhas Okuma SLV e acho uma ótimo custo-benefício.. se as varas seguirem a mesma qualidade, deve ser um bom equipamento para iniciar. Com uma vara #5 dá pra arremessar os poppers e streamers menores, mas eu usaria essa numeração de equipamento mais para as iscas menores e apresentações mais delicadas. Aproveita e vai visitar o De Bortoli e vão atrás de umas trutinhas em Ausentes.. rs...

Abs

Beto Akamine
Fala Betão, beleza?

Já li seus textos aqui, show mesmo, tirei muitas dúvidas, aprendi um bocado com eles ..

Esse é o problema, os cursos estão longes, e sair para fazer apenas um curso, não rola no momento.. qndo pintar oportunidade vamos ver oq dá!

Qnto a pescar umas trutas, tenho que pegar um pouco de prática ainda, mas com certeza, será uma boa pescaria, tenho vontade de fazer sim!

Abraço
Imagem

CATERVA OESTE! Pesca Esportiva Medianeira

Engenharia de Pesca / Toledo-Pr
Avatar do usuário
Luiz Guilherme
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Out 31, 2006 2:22 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Guilherme » Qua Mai 04, 2011 4:01 pm

Edno Nunes Pires escreveu:Guilherme ...pena estar longe daqui de maringá.... ..., as vezes no´s fazemos o fly bicho papão, e não nada além de outra modalidade de pesca, talvez até mais simples que o bait, apenas não é divulgado como deveria e os materiais não estão disponiveis como em outras modalidades, talvez seja mais simples que arremessar de carretilha, não da cabeleira , com o tempo ata suas moscas e se torna um pescador atento a natureza descobrindo coisa simples que lhe ajudaram a ter mais sucesso em suas investidas.
Pescar de fly não é o ultimpo passo da loucura como alguns dizem, é simples basta ter boa vontade e atenção.
Um curso ajuda muito a economizar tempo e dinheiro, ler também ajuda muito, da uma passadinha no www.pescacommosca.com.br, no www.mosqueirosdorio.com.br e no www.flyfishingbrasil.net, leia, leia tudo , vai ver que suas duvidas iram sumir....
quando quiser me da um toque...costumo guiar alguns amigos no paranazão.
abçs
Edno
abçs
Edno
Eai Edno, então cara .. uma no paranazão seria boa idéia! Uns douradinhos lá, sempre pegam.. esses dias eu tava imaginando um fly lá, aqueles cardumes de dourados e piracas pequenas, deve ser um show a parte!

Vou treinar um pouco ainda, vamos ver oque vai dar..

Abraço
Imagem

CATERVA OESTE! Pesca Esportiva Medianeira

Engenharia de Pesca / Toledo-Pr
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Mai 05, 2011 6:05 pm

De bortoli escreveu:O Beto como sempre matou a pau!! e dá uma olhada nos trabalho dele aqui no Caterva.

Aproveitando o gancho sobre Ausentes, teremos a abertura oficial da temporada no dia 21 de Maio, eu estarei lá e com certeza posso ajudar os amigos no for necessário.
Grande De Bortoli
Falhei em Ausentes em 2010 e não vou de novo em 2011.. saudades daquelas paragens, da comidinha da Rosana e do bom papo do Tonico e Samuel.. em 2012 tentarei aparecer na abertura.
Abração parceiro
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: Dúvidas ..

Mensagem por Beto Akamine » Qui Mai 05, 2011 6:16 pm

Luiz Guilherme escreveu: Fala Betão, beleza?

Já li seus textos aqui, show mesmo, tirei muitas dúvidas, aprendi um bocado com eles ..

Esse é o problema, os cursos estão longes, e sair para fazer apenas um curso, não rola no momento.. qndo pintar oportunidade vamos ver oq dá!

Qnto a pescar umas trutas, tenho que pegar um pouco de prática ainda, mas com certeza, será uma boa pescaria, tenho vontade de fazer sim!

Abraço
Olá Luiz!
Realmente, dependendo de onde estamos fica complicado mesmo fazer um curso. Mas você já começou certo, buscando informações e procurando assimilar bem a teoria e depois praticar.
Se tiver uma vara quebrada aí, monte um vara de treino de fly. Treinar "indoor" ajuda bastante no entendimento da formação dos loops, controle da linha.. depois é só extrapolar para um conjunto normal..

Grosso modo, é um varinha de um metro com um sistema de lã de tapeceiro trançado, de modo que você tenha uma seção cônica.. vixe, to tentando achar alguma imagem que possa ajudar, mas tá difícil.. rs

Acho que o Beto Vaucher (Fly Sul) ou o Thiago Zanetti (Fly Shop Brazil) devem ter esse dispositivo..

Qualquer dúvida, pode perguntar..

Abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Claudemilson de Bortoli
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 12:04 pm
Cidade:

Mensagem por Claudemilson de Bortoli » Sex Mai 06, 2011 6:13 pm

Beto Akamine escreveu:
De bortoli escreveu:O Beto como sempre matou a pau!! e dá uma olhada nos trabalho dele aqui no Caterva.

Aproveitando o gancho sobre Ausentes, teremos a abertura oficial da temporada no dia 21 de Maio, eu estarei lá e com certeza posso ajudar os amigos no for necessário.
Grande De Bortoli
Falhei em Ausentes em 2010 e não vou de novo em 2011.. saudades daquelas paragens, da comidinha da Rosana e do bom papo do Tonico e Samuel.. em 2012 tentarei aparecer na abertura.
Abração parceiro
Beto Akamine
Beto, que pena que não vais poder ir este ano, que promete ser um ano muito bom em vista de alguma melhorias que estão sendo feitas lá , e a idéia é que em 2012 seja melhor ainda.

De bortoli
Vou pescar...não necessariamente pegar peixe!!!
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”