Porque você pesca com mosca ?

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Porque você pesca com mosca ?

Mensagem por Rafael Durrégui » Ter Set 28, 2010 10:19 am

Amigos, vou colocar um breve depoimento do meu fascínio pelas moscas e peço que vocês também digam o que lhes atrai no fly.
Meu maior t**** na coisa é poder imitar o alimento do peixe e enganá-lo.
As vezes, em alguns poucos minutos na água, um único peixe me faz colocar o barco em cima da carreta e ir embora, com o dever cumprido e "pescado".
Pra mim, a produtividade perdeu seu lugar para o desafio.
Minhas moscas, poucas delas seguem receitas e podem ser chamadas de nomes tradicionais. A grande maioria delas têm um toque "Durréguiano" que me deixa orgulhoso quando engano algum peixe com elas.

A possibilidade de estar pescando sentado na mesa de atado, imaginando o alimento do meu oponente e tentando imitá-lo em cima de um anzol.
A capacidade que o fly nos dá de adaptação.
"Vi carpas comendo pequenas sementes na superfície."
Só o fly pode dar uma solução, e ainda melhor, quem vai achá-la é você.

Por essas e outras que o fly me conquistou, e hoje sou 100% fly em qualquer situação.

Baita abraço.
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Ter Set 28, 2010 10:57 am

Bacana a idéia do tópico parceiro.

Então... Para mim o fascínio do fly é a delicadeza, a paciência e a calma que as coisas devem ser feitas...
O fly para mim é uma modalidade que, diferentemente do bait, me leva a reflexão e me remete a uma paz de espírito fantástica.

Divido da mesma opinião que você onde colocou que a produtividade deu lugar ao desafio... Para mim só o fato de estar caminhando em um rio, fazendo os casts e tentando apresentar a mosca de uma maneira coerente ao peixe, é mais que suficiente para estar 100% realizado em uma pescaria de fly. Isso não acontece com o bait.

Pena não ter mais oportunidades de usar o fly...
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
ALEX-Aldefly
ANZOL DE OURO
Mensagens: 579
Registrado em: Ter Dez 06, 2005 10:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ALEX-Aldefly » Ter Set 28, 2010 11:08 am

caro durrégui, não diria q penso 100% como vc, em relação aos motivos de ser hoje 100% flyzeiro, mas esse desafio de "achar soluções" que não estejam numa "pequena caixa exposta numa loja onde encontro uma isca feita em série, numa máquina injetora", é um dos maiores atrativos do fly.

abs.
alex
www.flyfishingbrasil.net
fórum exclusivo de fly
visite-nos!
Imagem
Avatar do usuário
Franklin Salgado
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 62
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Franklin Salgado » Ter Set 28, 2010 3:23 pm

Outro dia um amigo me perguntou: Franklin, porque você só pesca com fly?
Porque no fly tenho tudo que preciso. O fly me proporciona conhecer lugares e pessoas que jamais conheceria em outras modalidades, me tornou mais paciente, observador, tenaz e acima de tudo mais apaixonado pela natureza.
Em qual outra modalidade de pesca o praticante dedica horas de estudo com o intuito de enganar sua presa?
Quem de nós não entende pelo menos um pouco de entomologia?
Pessoas que nunca fizeram trabalhos manuais se tornam verdadeiros artesãos numa mesa de atado. Por esses e outros motivos sou apaixonado pelo fly.
Não sou de maneira nenhuma radical, se a pessoa gosta de pescar com vara de bambu e minhoca, ótimo, temos que fazer o que nos deixa feliz.
Hoje não tenho mais a necessidade de pescar, más sim de estar no rio, com minha vara de fly em punho e no tippet aquela mosca que atei especialmente para aquela ocasião. Se não pegar nada, tudo bem, com certeza aprendi algo. Isso me faz feliz.
Abraço a todos.

http://flynaticos.blogspot.com/
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Set 29, 2010 9:48 am

Estou afastado da pesca com mosca por conta das customizações e de uma especie de tendinite que me incomoda...

Mas vejo a coisa da seguinte maneira: Quando pesco de bait, que geralmente é tucunaré, é uma coisa mas "sangue no zóio"... mais "muscular"...

Na pesca com mosca, principalmente quando a gente sabe que o peixe "está ali"é mais "sutilieza", mais estratégia... espreita... é uma pecaria onde geralmente quantidade e tamanho não importam...
Um único peixe pego no dia é suficiente para a sensação de "To pescado".

Agora quanto a questão de ser 100% fly... um boa metafora seria:
Não conseguiria viver só de salada e peito de frango.... a picanha no ponto é uma delicia!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Tarcizo Pinheiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Jul 23, 2006 2:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tarcizo Pinheiro » Dom Out 03, 2010 3:51 pm

José Zuanon escreveu:Estou afastado da pesca com mosca por conta das customizações e de uma especie de tendinite que me incomoda...

Mas vejo a coisa da seguinte maneira: Quando pesco de bait, que geralmente é tucunaré, é uma coisa mas "sangue no zóio"... mais "muscular"...

Na pesca com mosca, principalmente quando a gente sabe que o peixe "está ali"é mais "sutilieza", mais estratégia... espreita... é uma pecaria onde geralmente quantidade e tamanho não importam...
Um único peixe pego no dia é suficiente para a sensação de "To pescado".

Agora quanto a questão de ser 100% fly... um boa metafora seria:
Não conseguiria viver só de salada e peito de frango.... a picanha no ponto é uma delicia!
Eu vivo soh com picanha ao ponto!

100% fly
Imagem
Avatar do usuário
Beto Vaucher
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 303
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:23 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Beto Vaucher » Dom Out 03, 2010 10:39 pm

As vezes penso que o FLY é um pouco como aquela musica :
... eu quero uma casa no campo...

Depois de pescar com muita tralha, varias varas, caixas de iscas ,barcos,
etc etc etc ect etc etc etc etc etc

O encontro com a Pesca com Mosca me apresentou uma possibilidade simples e independente de pescarias.
Seja de peixes pequenos ou grandes trofeus. Alem disso o contato com o rio me faz sentir parte daquela natureza enquanto pesco.

Por isso tambem sou 100% fly há mais de 13 anos.

abraços
Beto Vaucher
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por Flavio Tannus » Seg Out 04, 2010 1:36 pm

Sofri uma pequena lesão na coluna praticando Team Roping,( Laço em Dupla, segue o link para quem não conhece: http://www.youtube.com/watch?v=sVm-0s5D3r4 ) inclusive ja ganhei algumas motocas de prêmio, rs... que me deixou com uma pequena alteração no equilibrio, mais nada tão grave. Ficaria grave se eu não parasse, hehehehehe...
Então, como eu já tinha uma admiração pelo Fly Fishing, comecei a pescar. Para mim o fly é uma terapia de valor inestimável e que já começa nas primeiras horas do dia. Acredito que é o mesmo que acontece com um compositor musical. Andando pela rua, trabalhando, observando a natureza ou até mesmo acordando no meio da noite, vem a inspiração. Daí, "Tchan"... senta e faz. Daí o final nem sempre é como pensamos, porque a emoção supera a razão. Acreditem... nunca fiz uma isca repetida! A não ser os hair ball.
abs
www.extremejigs.com
Os melhores jigs do mundo!
Avatar do usuário
Alicio Camargo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Mar 16, 2009 3:18 pm
Cidade:

Mensagem por Alicio Camargo » Qua Out 06, 2010 9:59 am

Cada "balangada" na linha uma descoberta, e em cada descoberta uma surpresa que caminha com alegria.

O peixe é o de menos.
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Seg Out 18, 2010 5:33 pm

Maneiro rapazeada ...
Ninguém mais ?

Franklin ... gostei disso.

"Hoje não tenho mais a necessidade de pescar, más sim de estar no rio, com minha vara de fly em punho e no tippet aquela mosca que atei especialmente para aquela ocasião. Se não pegar nada, tudo bem, com certeza aprendi algo. Isso me faz feliz."

Abraço.
Avatar do usuário
Franklin Salgado
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 62
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Franklin Salgado » Seg Out 18, 2010 6:08 pm

Obrigado Rafael.
Abração.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Out 20, 2010 10:33 am

Porque...

em dias de maré mais parada, quando o robalo está manhoso, um streamer trabalhando lentamente é umas das poucas iscas que funcionam..

para a tilápia, não tem igual, superando spinners, polaquinhas e cigarrinhas...

ver uma truta abocanhando uma mosca seca é Mastercard total, não tem preço! O arremesso preciso, o peixe que sobe para analisar a mosca que desce à deriva na corrente e a abocanhá suavemente, levando-a para o fundo, se sentir fisgado e iniciar a briga....

mesmo um predador voraz com o tucunaré é seduzido pela "dança da mosca"... ... peixe arisco que se recusa a subir após ser bombardeado por grandes hélices e poppers barulhentos, subitamente vê algo cair sem ruído na água e iniciar um nado errático, lento, sutil. Aproxima-se cauteloso e suga aquele suposto peixinho moribundo em sua bocarra, até sentir a ponta do anzol do streamer enganador...

um baby tarpon pulando alucinadamente para se livrar da mosca, cachorras largas desembestando corredeira abaixo e o pescador tentando controlar a linha na carretilha de recolhimento simples, dourado-do-mar levando a isca para o fundo e a vara de 9 pés envergada até o cabo, bass estourando num hairbug weedless que vinha passeando sobre a vegetação..

Ou...

apenas o barulho da água correndo, a plasticidade da linha dançando no ar num suave e compassado vai-e-vem da vara, o loop perfeito, o pouso suave no filme d´água, olhos acompanhando a descida da mosca na corrente, o lambari que vem rápido da corrente e toma a isca para si..

o barco descendo a maré, um buraco em meio à vegetação aparece, só há uma chance, o pescador efetua o pick-up, lança linha e a mosca, fecha o loop com um haul no último instante, o loop adentra o pequeno espaço e deposita a isca lá no fundo, próximo à margem. Uma puxada na linha, um "ploc" do popper, o rebojo do robalo fazendo sumir a isca e a linha esticando...

o caminhar pela beira do rio, água na cintura, linha em laçadas na mão esquerda, arremesso longo corrente acima, a "tuvira" de pêlo de coelho nadando em pulsos erráticos passa em frente ao dourado que aguardava no poço, em meio à corrente....

Difícil explicar o porquê em poucas palavras..

Abração meu amigo Durrégui!

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Mocellin
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 270
Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:20 pm
Cidade:

Mensagem por Mocellin » Qua Out 20, 2010 9:07 pm

Talvez eu seja um pouco diferente do pessoal que respondeu até agora, pois não sou 100% fly. Gosto muito, e sempre vou gostar de pescar de bait, pois é uma pescaria que me deu muitas alegrias e certamente vai me dar muito mais. Mas porque pescar de fly ??? ao meu ver, o fly é uma pescaria que se interage muito com a natureza, com o ambiente que se está pescando, e isso é o principal motivo que me fez aprender a pescar de fly. Sair rio a fora pescando não tem explicação !!!

Muito me cativou o fato de eu mesmo atar minhas moscas, ou seja, eu tentar imitar o alimento do peixe, seja ele qual for, e este motivo que me levou a sentir prazer em pescar algumas espécies que antes não me interessavam. Lembro que antes do fly, não sentia a menor vontade de pescar lambari por exemplo, ou tilípia, agora, com o fly, concidero uma pescaria excelente.

Outro motivo por pescar de fly, é pelo fato de ter + uma opção de pesca, pois para a pessoa que gosta de pescar, opçoes são sempre importantes.

Abraço a todos !!!
Avatar do usuário
Eduardo Ribas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1077
Registrado em: Seg Ago 23, 2010 12:52 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Ribas » Qui Out 21, 2010 4:18 pm

Estou começando agora nessa arte, e depois desse mês estudando e comprando equipamento, já me considero um "nó cego jr", ou seja, ja li muuuuuita coisa,e ainda não sei quase nada...

Pesco com mosca (ou melhor, estou começando a pescar com mosca), porque na primeira vez que fiz a linha voar, mesmo que sem técnica alguma, achei isso fascinante. Talvez pela fisica da coisa, ou como disse o amigo ali, por ser "exótico". Só sei que nem peixe precisei pegar pra ser contaminado pelo vírus do fly!

Uma coisa que eu acho que chama atenção e não vi ninguém mencionar ainda é, principalmente na pesca com dries, o fato de não ter um "peso extra" na ponta da linha, ou seja, arremessar a linha sem nada ou com mosca é praticamente a mesma coisa, e isso torna a ação do peixe e a briga, na minha opnião, mais emocionante. Pelo menos eu acho isso, não sei se vocês concordam.

abraços
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Out 30, 2010 7:23 pm

Pesco com mosca porque é simples, me causa extase, me dá prazer ...

Infelizmente não posso pescar quanto eu gostaria e quanto eu necessito ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fernando Oliveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 11:00 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Oliveira » Seg Nov 01, 2010 9:33 am

Eu fui hipnotizado pelo ballet da linha cortando o ar.
Fernando Oliveira
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Sáb Nov 06, 2010 1:01 pm

NELSON MACIEL escreveu:Infelizmente não posso pescar quanto eu gostaria e quanto eu necessito ...
Este é um mal que me atinge também.

Francamente eu gasto 90% do tempo da minha vida ajeitando problemas, resolvendo situações complicadas, fazendo a vontade de terceiros para poder desfrutar de poucas horas pescando.

Tá tudo errado, tinha que ser o inverso. :lol:
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Sex Fev 18, 2011 3:11 pm

Bacana demais as respostas amigos.

:D
Avatar do usuário
matheus pavarina
ANZOL DE OURO
Mensagens: 551
Registrado em: Dom Out 19, 2008 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por matheus pavarina » Sex Fev 18, 2011 5:21 pm

apesar de pescar a pouco tempo com mosca
Por que vc pesca com mosca?
hoje pelo prazer enorme que proporciona
antes pensava na produtividade maior (e em algumas situações é uma grande vantagem do fly, a produtividade é significativamente maior)
não sou 100%, nem sei se um dia serei, também não vejo problema em não ser, mas se antes eu pensava no fly pela produtividade, hoje penso prazer e na paz.
Abraço a todos, belos depoimentos
Avatar do usuário
Maiky Duhatschek
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 307
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 7:07 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maiky Duhatschek » Sex Fev 18, 2011 9:32 pm

bom, ingressei faz pouco tempo na modalidade, mas já sou um apaixonado, e já pratico a pesca com mosca em 90% de minhas pescarias. O prazer de estar ali, com uma mosca atada para aquela ocasião já marca a pescaria, agora poder sentir o peixe diretamente na linha durante a briga, é uma sensação inexplicável!!
Abraço
Avatar do usuário
Diego Neves
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 7:40 am
Cidade:

Mensagem por Diego Neves » Seg Fev 21, 2011 9:08 am

bom... aqui em sc pelo que pude ver, pouca gente pratica, ai um certo dia esta na net conversando com meu amigo glyco e ele me deu a ideia de começar a praticar com fly, sei lá achei tao estranho mais ao mesmo tempo fiquei facinado com os videos que busquei procurar no youtube, entao comprei um kit para comprar, para ajudar aqui na minha cidade nao acho nenhuma loja de pesca que venda kit ou vara ou carretilha de fly NADA NADA NADA, entao conseguir pela net mesmo, apos 1 semana tava a vara em casa e pronta pra testar, com dicas do glyco começei a praticar, ele me dava dicas pela net e eu bota em pratica no sitio.. foi uma beleza!! vo dizer que onde vou pescar agora a vara de fly vai cmg!! algo que foi paixao a primeira vista!!!!
Recomendo sempre!!!
Avatar do usuário
Rubens Rabello
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 223
Registrado em: Seg Jul 26, 2010 4:51 pm
Cidade:

Mensagem por Rubens Rabello » Ter Mar 15, 2011 3:12 am

To começando a ficar empolgado.... ...

tenho dois equipamentos de fly um 6 o outro 8, e umas 40 iscas variadas, comprei a uns 8 anos.... ... nunca usei, nunca tive a oportunidade de pescar com esse equipamento.... ... treinos logo que comprei, quase consegui pegar um pardal e quase fisgo minha esposa.... he he he, depois de tanta embaraceira nas arvores acabei desistindo. mas acho que vou começar.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Abr 17, 2011 7:14 am

Rubens Rabello escreveu:To começando a ficar empolgado.... ...

tenho dois equipamentos de fly um 6 o outro 8, e umas 40 iscas variadas, comprei a uns 8 anos.... ... nunca usei, nunca tive a oportunidade de pescar com esse equipamento.... ... treinos logo que comprei, quase consegui pegar um pardal e quase fisgo minha esposa.... he he he, depois de tanta embaraceira nas arvores acabei desistindo. mas acho que vou começar.
Rubens
Respondi há pouco pára o Paulo e repitop para vc ...

Não fique só no ensinamento via Fóruns / DVDs.
Procure as orientações de um praticante que possa te acompanhar e te auxiliar no aprendizado. Isso garante a não assimilação de vícios resultantes do Bait Casting, o que é muito comum entre aqueles que se iniciam de forma autodidata ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”