Tilápia.

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Tilápia.

Mensagem por Ricardo Luiz » Qua Dez 24, 2008 1:47 pm

Como pescar Tilápia com fly em um ambiente natural, sem cevas, sem rações alguém me ajuda elas tem acima de 4 kg seguramente.
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Qua Dez 24, 2008 1:52 pm

poe uma folha de capim gordura e amara junto do olho do anzol !!!!!
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qua Dez 24, 2008 4:09 pm

Com uma 12 e chumbo grosso eu garanto!!!!
uasuasuasuasuasuausa! hehehe
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Re: Tilápia.

Mensagem por João Nicácio » Qua Dez 24, 2008 8:29 pm

Ricardo Luiz escreveu:Como pescar Tilápia com fly em um ambiente natural, sem cevas, sem rações alguém me ajuda elas tem acima de 4 kg seguramente.
Ricardo, a tilápia é nilótica ou do congo?
Tem certeza de que elas tem acima de 4 kg?
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Qui Dez 25, 2008 2:58 am

João certeza absoluta e provavelmente são do Nilo. Eu consegui pescar uma no bait com uma isca de hélice mas ela escapou pois a garatéia da isca enroscou num tronco aí vc já sabe o final.
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Brow...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Qui Dez 25, 2008 5:56 am

Tilápia de 4kgs é monstra... veja esta ai... :D

Imagem

4kgs e algumas gramas.... toda disforme.. kkk

se forem deste porte.. vai ter de ser bem fisgada....

abraços...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
José Bogo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1391
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:16 pm
Cidade:

Mensagem por José Bogo » Qui Dez 25, 2008 8:47 am

Lá no Mina D'Água tem umas grandonas também!!! rsrsrsrs
Mas é difícil pegarem em artificial.... :roll:

Imagem
---------------------------
Zé Bogo

CATERVA "Apanho da mulher na pescaria"
---------------------------

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"

Imagem
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qui Dez 25, 2008 10:46 am

Experimenta o "Streamer para tilápia", a "Içá" e o "Besouro".
As receitas? Em www.flyfishing.com.br , na aba "Receitas para atar"
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Egidio Chaves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:05 am
Cidade:

Mensagem por Egidio Chaves » Qui Dez 25, 2008 4:33 pm

Utilize uma varejeira, retire o fio de aço e ponha uma linha 0,40mm no lugar e use uma miçanga antes e após a isca. Dá bom resultado, se quiser pode por uma peninha na garateia, use vara acima de #7 para poder arremessar.
Valeu.
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Qui Dez 25, 2008 4:58 pm

obrigado a todos continuo aceitando sugestões e feliz ano novo .
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qui Dez 25, 2008 9:07 pm

egidio escreveu:Utilize uma varejeira, retire o fio de aço e ponha uma linha 0,40mm no lugar e use uma miçanga antes e após a isca. Dá bom resultado, se quiser pode por uma peninha na garateia, use vara acima de #7 para poder arremessar.
Valeu.
Muito boa a lembrança, Egidio.
O passo-a-passo dessa varejeira "adaptada" está em http://www.fishpoint.com.br/2006/spin.htm
Vá lá e boa pescaria!
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Marcelo Ortega
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1578
Registrado em: Qua Out 22, 2008 9:42 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Ortega » Sex Dez 26, 2008 11:38 am

E ae beleza ricardo, aque na regiao do rio tiete em ibitinga a gente usa o camarãozinho de rio o famoso (PITÚ), a gente usa nolinete UL ou vara telescópica longa de pelo menos 5mts e boia ou de fundo mesmo mas pra pesca de fundo tem que estar sem vento nenhum, aqui essa modalidade é infalivel, e os camaraozinhos a gente pega na peneira é só iscar pelo rabo e deixar o bichinho vivo.


Abraços,
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Sex Dez 26, 2008 3:14 pm

MARCELO ORTEGA escreveu:E ae beleza ricardo, aque na regiao do rio tiete em ibitinga a gente usa o camarãozinho de rio o famoso (PITÚ)...
Marcelo, vc não tem uma foto dele? De que tamanho eles são aí, normalmente (os que vcs pegam)?
Creio que dá para atar um shrimp para tentar as bichinhas...
Abs
João
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Marcelo Ortega
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1578
Registrado em: Qua Out 22, 2008 9:42 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Ortega » Sex Dez 26, 2008 3:44 pm

Olá Joao, olha eles tem em média 20mm, mas tem uns maiorzinhos, e quanto a atar eles não se aguentam a chicotada do arremeço, pois são meio frageis, eles morrem facil tambem por isso desenvolvi um esqueminha de bomba de ar 12vts pra mante-los vivos é praticamente aquele porta isca que se vende em algumas lojas. \\\\\agora se vc iscar eles numa telescópica com boia eles duram razoavelmente, pelo menos até elas abocanharem, o legal é que sempre entra um tucuna ou um apaiari tambem.
Não tenho fotos infelismente.

Abraços,
Avatar do usuário
Marcelo Ortega
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1578
Registrado em: Qua Out 22, 2008 9:42 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Ortega » Sex Dez 26, 2008 3:58 pm

Infelismente aqui na regiao de pederneiras existe um lugar que se chama paturis, um lugar super 10 pra pegar umas tilapias saradas, mas por conta de uns depredadores e picaretas de REDE, que não são proficionais, acabaram com as gorduchas com aquele método de cercar os barrancos e bater ná água com garrafas pets amarrdas na ponta, assim espanta o peixe pra rede, ja foram avisadas as autoridades mas nada se fes então as bitelas que lá abitavam não se encontra mais lá era considerado um lugar show, mas conseguiram acabar com os pacús, tilapias apaiaris e tucunas, realmente uma pena mesmo, pois quem tinha propriedade na regiao ficou muito P*** pela depredação e nada se foi feito.
E o pior que quando a gente ia chamar a autoridades eles diziam, SR. VAMOS AUTUAR UNS COITADOS DESSE, PRA QUE, ELES JA NUM TEM NADA VAMOS TIRAR O QUE DELES, AS REDES APREENDEMOS, ELES COMPRAM NOVAMENTE, isso me doeu os ouvidos e quase me danei por responder mau ao policial ambietal no qual ele ia ter razão em me ferrar pela maneira que retruquei a ele, mas infelismente existe essas coisas ainda.



Abraços,
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Sex Dez 26, 2008 7:57 pm

MARCELO ORTEGA escreveu:Olá Joao, olha eles tem em média 20mm, mas tem uns maiorzinhos, e quanto a atar eles não se aguentam a chicotada do arremesso, pois são meio frageis...
Marcelo, não quero atá-los num anzol, eles mesmos - quero é atar uma isca de fly (mosca) que imite os pitus, para tentar algumas em minha chácara.
abs
joão
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sex Dez 26, 2008 10:06 pm

João Nicácio R. Filho escreveu:
MARCELO ORTEGA escreveu:Olá Joao, olha eles tem em média 20mm, mas tem uns maiorzinhos, e quanto a atar eles não se aguentam a chicotada do arremesso, pois são meio frageis...
Marcelo, não quero atá-los num anzol, eles mesmos - quero é atar uma isca de fly (mosca) que imite os pitus, para tentar algumas em minha chácara.
abs
joão
aliás a pergunta foi como pegá-los no fly...
e é só falar em tilápias que o pessoal fica nervoso... ninguém tem muito sucesso com elas se não for na varejeira. Por isso que vários pescadores experientes responderam com "brincadeiras"...
Ricardo, não te preocupe, ninguém está querendo esconder o jogo, é que as tilápias são difíceis mesmo e poucos têm a resposta pra te dar!
Quem tem tido sucesso com elas no fly é o Durreggae, daqui a pouco ele aparece por aqui dando as dicas, mas sei que ele pega bem na bead-head prince em anzol pequeno, #16 ou #18
Vai nas dicas do João Nicácio que são quentes!
abraços!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sex Dez 26, 2008 10:10 pm

Imagem

essa foi na lã-ball (infelizmente, rsrs)
mas tbem pretendo capturá-las sem ceva...nada fácil!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Sáb Dez 27, 2008 1:54 am

As dicas estão sendo proveitosas e pelo visto vejo que alguns tem preferencia pela varejeira . Farei um apanhado de todas as dicas já que noto que a pesca da tilápia exige uma técnica mais rebuscada, mais tenho certeza que contando com a ajuda de vcs logo estarei mostrando um exemplar ou mais já que se trata de um cardume . Observação as tilápias foram soltas faz sete anos e nunca ninguém pescou e nem tratou elas , portanto elas tem uma vida totalmente selvagem.
Avatar do usuário
Marcelo Ortega
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1578
Registrado em: Qua Out 22, 2008 9:42 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Ortega » Sáb Dez 27, 2008 7:17 am

Isso mesmo Igor, ninguem esta escondendo nada não, e acho que entendi errado a pergunta, não tinha entendido que era pra atar no fly, hehe nem sou pescador dessa modalidade, e o que eu to xeretando aqui né, hehehehe. Foi mau tá, é que eu sou meio varejeiro tambem e costumo pega-las em rios e não em pesqueiros por isso dei minha dica.
Valeu pessoal, desculpa minha intrmossão tá.hehe.



Abração,
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Sáb Dez 27, 2008 10:28 am

não estava brincando quando falei do capim gordura , e uma boa isca , e só da para arremeçar sem boia chumbada no fly .
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sáb Dez 27, 2008 1:47 pm

Tranquilo Marcelo, só escrevi isso porque sabia que a intenção era ajudar! Talvez tuas dicas possam inspirar um "atado" de uma mosca produtiva pras tilápias.
abraço!
MARCELO ORTEGA escreveu:Isso mesmo Igor, ninguem esta escondendo nada não, e acho que entendi errado a pergunta, não tinha entendido que era pra atar no fly, hehe nem sou pescador dessa modalidade, e o que eu to xeretando aqui né, hehehehe. Foi mau tá, é que eu sou meio varejeiro tambem e costumo pega-las em rios e não em pesqueiros por isso dei minha dica.
Valeu pessoal, desculpa minha intrmossão tá.hehe.



Abração,
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sáb Dez 27, 2008 1:55 pm

Semionovas escreveu:não estava brincando quando falei do capim gordura , e uma boa isca , e só da para arremeçar sem boia chumbada no fly .
Semionovas
pega sim, mas pra mim seria o mesmo que iscar uma minhoca e pescar trutas com equipo de fly, ou então tascar um naco de fígado na garatéia duma isca de bait.
Minha intenção foi trazer de volta o foco da pergunta, porque também quero aprender sobre as tilápias no fly.
abraço!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

uma ninfazinha...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Sáb Dez 27, 2008 2:52 pm

Uma ninfazinha lastreada.. tipo Phaisant Tail.. funciona bem tb..
arremessa em cima das bolhas... abraços...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Dom Dez 28, 2008 8:12 am

Um fato que eu não comentei é que fisguei um tilápia no bait com uma isca de hélice depois de uma duas horas de tentativas só que ela escapou pois a garatéia da isca enroscou num pau aí já viu. Mas foi só ela , acho que descobri a forma de trabalhar a isca no finalzinho da tarde ( toques bem curtos mas constantes ). Obs: Era um cadurme alvoroçado , jogava a isca bem onde elas estavam e elas as vezes assustavam com o tamanho ou acompanhavam a isca que estava em um trabalho um pouco lento , mas quando acelerei um pouco engatei uma. Por isso que acredito que o fly vai dar melhor resultado pela apresentação da isca.
Avatar do usuário
Mario Eiras Filho
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 20, 2007 8:02 pm
Cidade:

Tilapia

Mensagem por Mario Eiras Filho » Dom Dez 28, 2008 6:34 pm

A Tilapia é um peixe onivoro, ou seja come de tudo de larvas de insetos a alevinos, brotos de de plantas etc.. Porém letagica e lenta com a água fria abaixo dos 28 graus C.
A primeira coisa que devemos ter em mente é a especie. A dita Rendali atacará iscas artificais mais naturalmente, a nilotica nem tanto. Se o lago fro povoado com niloticas recomendo desistir do fly.
Outro quesito será que a Tilapia não abandona a zona de conforto térmico para atacar uma isca seja qual for. Em dias muito quentes e com a água em alta submergindo o capim de margem pode-se ver até o capim balançar acima da tona, praticamente elas começam a pastar. Nestas condições o Spin N´glo funcionara radicamente assim como pequenos Streamers de marabou.
È preciso ter em conta que geralmente o pescador de mosca estara preconcebido no uso de linhas floating. Muito bem, NA PESCA EM LAGOS OU REPRESAS ("STILL WATER" ) SEJA QUAL FOR A ESPÉCIE A OPÇÃO PRINCIPAL SEMPRE DEVERÁ SER POR LINHAS SINKING. Isto se deve ao fato de que as criaturas irão buscar conforto térmico nos dias mais frios e nos dias mais quentes quanto maior a temperatura da água menor a quantidade de oxigênio dissolvido na mesma. As criaturas então habitarão estas zonas em curtissimos períodos do dia e isto só se o alimento ali estiver.
O uso de linhas sinking, na técnca cont down ira calibrar a zona de strike lhe dando controle sobre a profundidade. Um streamer mesmo que lastreado quando tracionado por uma linha floating, não nadara mais que 20 cm de profundidade.
A predisposição em utilizar linhas floating tem origem na influência americana e norte europeia de pesca com mosca. Foram desenvolvidas para uso em rios de corredieras que geralmente são resultados de degelos. Baixa lamina de água e baixa temperatura, a turbulencia da corredeira oxigênia a água e torna a primeira lamina muito confortável para as criaturas deste meio ambiente.
Então a primeira regra seria dar preferência para as linhas sinking. A segunda e mais importante seria a mosca. Muito bem que tipo de inseto poderia ser mais atrativo para a Tilapia. No Brasil em nossas represas a maior quantidade de insetos aquatiocs estara localizada nas Odonatas, (libélulas) e são abundantes isto proque toleram baixos indices de oxigênio dissolvido, imitações de ninfas de Odonatas são uma boa escolha e dentre elas o proprio Wolly Buger em tamanho correto e em trabalho de recolhimento correto. É uma pesca muito técnica e que requer paciência.
Eu tenho insistido com alguns amigos que o brasileiro precisa se especializar mais no uso de linhas sinking, visto que pro ter matriz energética hidráulica são muitas as nossas represas. Eu as tenho usado com muito sucesso no Black Bass principalmente na condição "suspenso" onde os rigis de bait wacky, jig wack, midosto, Neko e etc.. funcionam bem. As Tilápias não são diferentes.


Abraços
Mario (Gardé)

Democracia no terceiro mundo se resume a um bando de idiotas que pensa poder governar melhor do que um ditador cretino e corrupto. O problema é que quando o povo toma o palácio não sabe como dar a descarga.
Avatar do usuário
Carlos André Blatt
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 121
Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 10:45 am
Cidade:

Mensagem por Carlos André Blatt » Dom Dez 28, 2008 7:45 pm

:D :D :D :D :D :D :D
Tilapias no fly são um desafio muito interessante.
Aqui no NE, mesmo quando vou ao pesque-pague, só uso ninfas e por vzs moscas secas. Mas até hoje o melhor resultado q obtive foi com as ninfas trabalhadas lentamente próximo o fundo. Pode ser uma Pheasant tail, hare's ear, bead head, DAmsel (odonata).
Abraço.
...DE FLY É BEM MELHOR!
Imagem
Avatar do usuário
Thiago Carceroni
CALOURO
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 21, 2008 11:26 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Carceroni » Dom Dez 28, 2008 8:25 pm

Pego bastante tilapias nos pesque e solte da regiao de BH na maioria das vezes com Rolha em anzol chinú 5 ou 6.

Ou Hairball verde ou branco... é fatal!

Hoje mesmo estive mesmo debaixo de muita chuva no Pesqueiro do nosso amigo Guilherme - DINO - no Kafundó e tirei 6 tilápias...

[]´s
Thiago.
FlyFisher - BH, MG
Bait Casting.
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Re: Tilapia

Mensagem por João Nicácio » Dom Dez 28, 2008 8:59 pm

Mario Eiras Filho escreveu:...È preciso ter em conta que geralmente o pescador de mosca estara preconcebido no uso de linhas floating. Muito bem, NA PESCA EM LAGOS OU REPRESAS ("STILL WATER" )
Gardé, "still water" são as águas de represas ou lagos?
Aqui em nosso país, com o clima que temos (principalmente na Amazônia), você não as classificaria como "warm water"?
Abs
João
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Seg Dez 29, 2008 3:56 am

O Mário muito bom seu raciocínio , mas a represa tem no máximo 1.5m de profundidade e com muita vegetação, lodo e no seu começo muito pau caído e árvores secas ( paliteiros ) diga de passagem onde ocorrem os ataques então eu descarto as linhas sinking ( pois vão enroscar ) embora pode ser a linha ideal em outro local de pesca . As tilápias como disse acima estão alvoroçadas ( totalmente ativas ) e caçando ( não sei o que ) . Moro em Mato Grosso do Sul que nessa época do ano o calor está em uns dos mais fortes do país então dificilmente estará abaixo de 28 graus , mas vc foi muito feliz em termos de oxigenação da água pois elas só atacam no final da tarde onde a água estará mais fria e com certeza melhor oxigenada. Então a linha tem que ser floating mas qual tipo de isca usar , como trabalhar e como apresentá-la; continuo aceitando opiniões e sugestões . Desejo um feliz ano novo a todos com muita paz, saúde e sucesso e muito peixe também rs.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”