Quem pesca com SPEY ?

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
juarez
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 26, 2007 10:30 pm
Cidade:

Quem pesca com SPEY ?

Mensagem por juarez » Seg Nov 17, 2008 10:49 pm

Olá pessoal. Desde junho deste ano venho praticando o SPEY. Acho que era o que faltava para completar o fly. Principalmente para o Brasil, onde temos peixes como dourado, cachorra, tucunares etc....Onde precisamos utilizar iscas de porte médio a grande. Minhas primeiras impreções são. 1) O arremeço cança bem menos por utilizar as duas mãos. 2) Você pode incrementar muito mais as iscas Ex: maior volume, pooper maior, utilizar helices etc... 3) Arremessos maiores, cobrindo uma area mais abrangente. E muito mais. Só tem um problema. Como os americanos pescam na maioria das vezes dentro dos rios, para nós é praticamente impossível nos rios de médio a grande porte . Portanto por utilizarmos mais o barco à necessidade de fazer o false cast. Como não tive uma orientação precisei desenvolver meu próprio arremesso. Se tiver alguem que tenha uma noção do SPEY gostaria de trocar umas ideias
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Ter Nov 18, 2008 1:14 am

Juarez,
legal teu depoimento!!
Eu pesco de fly a muitos anos, e nos ultimos 2 anos morei boa parte do tempo no Canada! Lá trabalhei em um fly shop, onde conheci um dos maiores nomes dentre os casters daquele país. Aprendi finalmente o SPEY CAST!
Essa modalidade surgiu para pescar em um rio chamado SPEY RIVER, onde era impossivel fazer back cast. Dai vem o nome e a forma de arremeçar sem fazer back cast... usando distintos tipos de roll cast.
NOS ULTIMOS ANOS OS AMERICANOS COMEÇARAM A UTILIZAR DESTE EQUIPO EM DIFERENTES SITUAÇÕES, INCLUSIVE ÁGUA SALGADA!!!
Hoje existem técnicas de arremeço que permitem sim arremeçar moscas volumosas a boas distancias! Mesmo embarcado podemos arremeçar de forma correta o spey, sem a obrigatoriedade de false casts! Não estou dizendo ser errado os false casts! mas podemos arremeçar sem a necessidade deles, utilizando os classicos arremeços em rasoaveis distancias!!!
Vamos trocando umas ideias!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Nov 18, 2008 5:44 pm

Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
juarez
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 26, 2007 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por juarez » Qui Nov 20, 2008 10:04 pm

Olá Scott. De fato, o SPEY pelo que entendi, foi desenvolvido principalmente para pesca de salmão em rios rápidos e largos onde fica impossível a caminhada dentro dele. Nesse-citando de uma vara mais longa para atingir uma distancia maior, e também para movimentação da isca mais eficiente. Mas como no meu caso pesco embarcado a maioria das vezes com o meu parceiro ( MARCELO LONGO ), em barcos de 5 a 6 metros, se torna inviável fazer HOLL CAST devido a proximidade um do outro. Então. Como a linha tradicional do SPEY não é recomendada fazer o FALSE CAST, utilizo a linha SHOOTING que se adapta perfeitamente atingindo distâncias por volta de 40 metros com facilidade.
Avatar do usuário
Claudio Amaral
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:37 am
Cidade:

Mensagem por Claudio Amaral » Sex Nov 21, 2008 2:18 pm

Olá Juarez,

Bom tópico.

Como o Scotti falou, o Spey foi criado para poder fazer lançamentos longos onde não é possível fazer back cast por causa de vegetação ou outros obstáculos.

O Spey cast pode ser feito com vara de uma mão também. As varas de duas mãos são mais apropriadas e seu maiores comprimentos levam a arremessos mais longos.

Usa-se varas de duas mãos vadeando dentro d'água também. E, vi pescadores na Noruega usando um roll cast para levantar a linha e fazendo back cast. Distancia de arremesso é impressionante e também confirmando o que falou o Scotti, normalmente não fazem false cast. Como você, eles usam linha shooting com running line de monofilamento. Poucos usam a linha spey tradicional.

Em agosto estive pescando em um rio na Noruega onde a vegetação fica rente à margem e o rio afunda rápido. Nessa situação o back cast fica impossível. Eu estava usando uma vara #8 e 9' de uma mão. Nessa situação tinha que arremessar com roll cast ou com spey cast. Com spey cast a distancia de arremesso é bem maior, mesmo com vara de uma mão.

Imagem

Veja se consegue alguem para dar umas dicas de como fazer o spey cast que você vai ver a distância que vai conseguir com uma vara de duas mãos. Melhora bem em relação ao tradicional roll cast.
Mas será sempre inferior ao que você consegue fazendo back cast.
Se você está pescando embarcado e não tem limitação para fazer o back cast, está no caminho certo e com a linha certa.

Claudio
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Sex Nov 21, 2008 4:14 pm

Juarez,
Não concordo com o que disseste que fica dificil em um barco fazer este tipo de arremeço com mais um companheiro pescando. Na realidade, necessita um pouco mais de técnica, e aprimoramento, mas da sim!
O Spey como te falei surgiu para pescar no Spey River, pois neste lugar era impossivel fazer back cast.
Hoje em dia o spey foi se popularizando e surgiram novas tecnicas e novos equipos. Um exemplo é a Skagit line, que nada mais é que um shooting head para spey. Com essas ajudas acabamos por lograr melhores arremeços, e mais longos também. Se tu precisares ajuda com as linhas, me peça pois posso inclusive conseguir elas pra ti.
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
juarez
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 26, 2007 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por juarez » Sex Nov 21, 2008 9:33 pm

Falou pessoal. Obrigado pela atenção. Quando citei que era "inviável fazer o HOLL CAST ", foi devido ao tipo de pescaria que costumamos fazer por aqui. Vamos pescar algumas vezes por ano no SÃO FRANCISCO, mais precisamente em TRÊS MARIAS onde a velocidade do rio não permite mais de um arremesso preciso por ponto e a linha normalmente tem que ser uma sink (no caso uma T-8 ou t-14) a isca volumosa trabalhada até bem próxima do barco e tendo de ter uma resposta rápida para o próximo ponto, nada mais eficiente que uma puxada, um arremesso a frete, mais uma puxada e lançar!!! Obs: pesco de FLY desde 93, mais estou aprendendo as terminologias agora com VOCÊS. Obrigado.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Sáb Dez 06, 2008 2:39 pm

Eu to nessa de Spey tb !

Praticando e estudando...
Ainda não puxei nenhum peixe com o caniço de 15 pés... mas tamos ai !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Dom Jan 25, 2009 5:03 am

JUARES

Tbem pesco com DOUBLE HAND conhecia um grande pescador que é meu parceiro, um japones o cara é fera uns 30 anos de sigle hand e uns punhados de anos de DOUBLE HAND rsrsrs
Ele me apresentou um amigo que por sinal é instrutor de SPEY, faz parte do time do TIM RAJEFF,volta e meia esta aki no japao!!!!
Tenho um Dvd que mostra como pescar embarcado nada muito complicado!!!!só tenho que aprender a mexer no computador pra madar pra vc isso que ta dificil mas a tecnica é facil!!! abraços


IDA´S JAPAN
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”