Ninfetas Tchecas...Ninfetas Brasileiras

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Ninfetas Tchecas...Ninfetas Brasileiras

Mensagem por Luiz Almeida » Qua Jul 23, 2008 1:25 am

RÁ-RÁ-RÁ

É dessas ninfetas que estou falando...rá-rá-rá

Amigos,

Essa é mais uma tentativa nesse difícil aprendizado de atar moscas. Parti de modelos de ninfas tchecas ( são lindas e efetivas ) e, olhando o que existe em nossos rios e também com as limitações de material disponível, com alguma criatividade já deu para brincar.

Por exemplo, os scuds foram feitos com látex de preservativos. Já nas ninfas, usei SiliSkin perolado, difícil de trabalhar, mas com ótimo resultado, além de aceitar bem a pintura.

Bem, saíram essas "monstrinhas" que, apesar de precisarem de muitos aperfeiçoamentos ( proporções e finalização de cabeça ) têm se mostrado muito boas na tarefa de atrair e pegar trutas de forma consistente.

Aliás, além das proporções e das cores, um detalhe para o qual os atadores tchecos e poloneses chamam a atenção é para a transparência ou algo mais que transparência, pois a palavra usada sempre é "translucent"...Eles insistem muito com isso, pois as ninfas, em geral têm essa característica e eles valorizam isso demais.

Mais alguns anos e eu chego lá....rrrrr

Caso alguém aqui tenha experiência no atado dessas ninfas, apreciaria receber dicas sobre melhores técnicas e materiais.


Crutáceos, Ninfas e Scuds
Imagem

Crustáceos, Ninfas e Scuds
Imagem

Ninfas - Detalhes
Imagem

Ninfas - Detalhes
Imagem

Reunião de Ninfetas
Imagem

SCUDS - Testados e Aprovados
Imagem

SCUDS - De ladinho
Imagem
Avatar do usuário
Mauro Novacki Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:18 am
Cidade:

Mensagem por Mauro Novacki Neto » Qua Jul 23, 2008 10:55 am

show de moscas...
parabens pelo trampoooo...
as trutas devem adorar essas ninfetas extrangeiras heheheh
abraços a todos.
Avatar do usuário
Zé Bernardes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 465
Registrado em: Sex Set 24, 2004 2:10 am
Cidade:

Muito bom!

Mensagem por Zé Bernardes » Qua Jul 23, 2008 3:05 pm

Para primeiras moscas estão muito boas! Lembram as czech nymphs do Oliver Edwards... ninfas muito efetivas.
Abraço.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jul 24, 2008 8:50 am

Luiz ...
Gostei muito destas iscas ... ... Tem como fazer fotos delas com mais aproximação ?

Fotografar uma à uma ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Qui Jul 24, 2008 9:49 am

Grato Nélson

Com a minha máquina não tenho...Essas fotos já tirei com uma lente de macro. Mas vou tentar com a minha dentista, que tem uma macro poderosa, para trabalhos na área odontológica...Mas só vai demorar um pouco. Mas aí aproveito para postar outras em que estou trabalhando agora.

Uma coisa posso afirmar: são extremamente eficientes para pescar em "pocket water", pois descem muito rápido e também são boas quando trabalhadas em poços fundos, com correnteza, após pequenas quedas d'água ( pescando down stream ).

Não são indicadas para "ninfar" "up stream", pois como afundam muito, o controle é difícil...Igualmente não se utilizam para ninfar na corrente das pedrarias rasas.

Nos belíssimos rios da região das Balcãs, ( Eslovênia, Bósnia, Sérvia, Croácia, etc...), onde a pesca com mosca é popular e onde se encontram os melhores atadores de ninfas do mundo, o modelo é usado basicamente para pescar em "Pocket Water"

Abraços

Luiz
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Re: Muito bom!

Mensagem por Luiz Almeida » Qui Jul 24, 2008 9:57 am

Zé Bernardes escreveu:Para primeiras moscas estão muito boas! Lembram as czech nymphs do Oliver Edwards... ninfas muito efetivas.
Abraço.


:lol: :lol: Valeu Zé Bernardes!...Mas, para chegar lá ( ninfas do Oliver )ainda tenho que ficar cantando Blowing the Wind muitos anos :P :P
"How many times must a man walking down...." :P :P

Será uma longa caminhada, mas estou animado. Pesco com mosca há 20 anos, mas nunca pensei em atar...Comecei no início do ano e agora estou numa fase em que estou curtindo mais atar ( quer dizer, tentando atar ) do que pescar... :roll: :roll:

Abraços
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Qui Jul 24, 2008 12:21 pm

Luiz, gostei das moscas bicho.
Não tenho oq dizer ... rs ... pra mim tá ok.

Agora, como conseguiu ficar 20 anos pescando com mosca sem atar ? :lol:
Atei antes dos primeiros casts... talvez tenha sido até o que mais me interessou no começo, a facilidade em produzir as próprias iscas.

Abraço.
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Qui Jul 24, 2008 2:29 pm

Rafael du Reggae escreveu:Luiz, gostei das moscas bicho.
Não tenho oq dizer ... rs ... pra mim tá ok.

Agora, como conseguiu ficar 20 anos pescando com mosca sem atar ? :lol:
Atei antes dos primeiros casts... talvez tenha sido até o que mais me interessou no começo, a facilidade em produzir as próprias iscas.

Abraço.
Oi Rafael

Pois é...Como nunca tive grande habilidade manual, nem pensava em atar moscas...Já era um desafio pescar com moscas, quanto mais atar :P :P Além disso, como eu viajava muito, estava sempre nos EUA ou na França, e aí as comprava a bom preço, ainda na época pré-internet. Além disso, eu era um mosqueiro eventual, pois alternava as pescarias com mosca ( as que praticava menos ) com as de beira de praia e de robalos, com iscas vivas ou com peninhas ( depois com grubs). Nunca pesquei de bait....curioso, né?
Só que de uns 6 anos para cá o fly se tornou minha principal opção de pesca e há dois anos virou religião...Aí conheci os fóruns de pesca, gente que atava...Tomei coragem, montei minha oficina de atado e hoje não passa uma noite sem que eu vá à bancada, atar pelo menos uma mosca.

Quanto às ninfas, agradeço suas palavras e, importante, estão bem efetivas em seu papel de pegar o peixe, mas ainda estão longe, muito longe de algo que encante os olhos...Que seja uma pequena jóia, para a qual podemos olhar e dizer: caramba! Ficou bacana!
Veja só alguns dos modelos em que me inspirei:
http://www.jpdessaigne.com/index.htm
navegue e aproveite o site, muito instrutivo, inclusive com passo-a-passo (clicar em "Les Montages", na barra superior, canto esquerdo)
São muito bacanas...e as ninfas então....Outras ninfas tem só fotos, logo que abrir a página, lado direito, no meio. Em close up...Fico babando...

Mas eu chego lá....

Abração

Luiz
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jul 24, 2008 3:21 pm

O que eu achei curioso, é que ele não adota a nomenclatura inglesa ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Qui Jul 24, 2008 7:37 pm

NELSON MACIEL escreveu:O que eu achei curioso, é que ele não adota a nomenclatura inglesa ...

:P :P :P RÁ-RÁ-RÁ...Isso, para um francês, é a morte!!!!! Os franceses são ultra nacionalistas e, mesmo que saibam Inglês, fingem não saber...Bem diferente de nós, aqui em Pindorama....
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Qui Jul 24, 2008 7:43 pm

Luiz Pescador escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:O que eu achei curioso, é que ele não adota a nomenclatura inglesa ...

:P :P :P RÁ-RÁ-RÁ...Isso, para um francês, é a morte!!!!! Os franceses são ultra nacionalistas e, mesmo que saibam Inglês, fingem não saber...Bem diferente de nós, aqui em Pindorama....
Aliás, vide minha assinatura :P :P :P (a fala final de Norman MaClean, no clássico mosqueiro A River Runs Through It, ou, Nada é Para Sempre, na versão brasieira) :P :P :P Mas o fato é que sou tão apaixonado pelo filme (vi um monte de vezes, inclusive e, por acaso, na semana de estréia em 1992 nos EUA) que sei os diálogos de cor.
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Dom Jul 27, 2008 3:30 pm

Bem interessantes... e bem feitas tb... parabens pela contribuição!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Antonio Wagner
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Mai 01, 2008 11:03 pm
Apelido: wagueira
Cidade: Fortaleza
Estado: CE

Mensagem por Antonio Wagner » Sáb Ago 02, 2008 4:32 pm

Colega fikou bom demais, concordo com o Zé Bernarde ao falar que parece demais com as moscas do Oliver Edwards, pelo acabamento bem feito, como o Nelson falou poderia tirar as fotos mais perto para podermos ver detalhes das moscas.
Eu pedi força...Deus me deu dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi sabedoria...Deus me deu problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade...Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem...Deus me deu perigos para superar.
Eu não recebi nada do que pedi...Mas eu recebi tudo de que precisava.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”