Durabilidade da linha...

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Pedro Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 371
Registrado em: Seg Jun 23, 2008 10:27 pm
Cidade:

Durabilidade da linha...

Mensagem por Pedro Azevedo » Qui Jul 17, 2008 6:28 pm

Olá pessoal,

tambem sou um iniciante neste estilo de vida que é o flyfishing e venho me dedicando a treinamentos exaustivos em várias pescarias. Mas sempre haverá dúvidas quanto a qualquer assunto, pelo próprio caráter dessa modalidade, ou seja, um MUNDO de informações!
Por tanto, gostaria de saber dos mais experientes qual a meia vida da linha de fly, de quanto em quanto tempo vcs a trocam, e da mesma forma o backing line!
Grato pela atenção!

Grande abraço!
Ictiologia & Conservação

Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Qui Jul 17, 2008 6:40 pm

Amigo, quando eu tinha fly, a linha permaneceu por um boim tempo... acho que uns 6 meses e nao vi desgastes.
Agora, se for pra pescar em agua salgada/salobra acho que a durabilidade deve reduzir.
Boa sorte!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qui Jul 17, 2008 11:44 pm

Caro amigo,
Uma linha bem cuidada, limpa frequentemente, e lubrificada todo o tem´po dura muito! Eu tenho linhas que tem anos e mais anos de lutas. E isso que trabalho como guia, e muitas vezes empresto materiaais para pescadores não tão cuidadosos...
O segredo é sempre quando retornar de uma pescaria, lavar a linha com um paninho macio molhado, e depois de deixar secar passar o lubrificante. Durante a pesca, sempre que sentir que a linha não esta correndo bem nos passadores, lubrifique outra vez!
Assim a linha durará muito!!!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Pedro Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 371
Registrado em: Seg Jun 23, 2008 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Pedro Azevedo » Sex Jul 18, 2008 10:39 am

Eric Carreras escreveu:Amigo, quando eu tinha fly, a linha permaneceu por um boim tempo... acho que uns 6 meses e nao vi desgastes.
Agora, se for pra pescar em agua salgada/salobra acho que a durabilidade deve reduzir.
Boa sorte!
Valeu Eric!!!

Grande abraço!
Ictiologia & Conservação

Imagem
Avatar do usuário
Pedro Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 371
Registrado em: Seg Jun 23, 2008 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Pedro Azevedo » Sex Jul 18, 2008 10:40 am

Álvaro Scotti escreveu:Caro amigo,
Uma linha bem cuidada, limpa frequentemente, e lubrificada todo o tem´po dura muito! Eu tenho linhas que tem anos e mais anos de lutas. E isso que trabalho como guia, e muitas vezes empresto materiaais para pescadores não tão cuidadosos...
O segredo é sempre quando retornar de uma pescaria, lavar a linha com um paninho macio molhado, e depois de deixar secar passar o lubrificante. Durante a pesca, sempre que sentir que a linha não esta correndo bem nos passadores, lubrifique outra vez!
Assim a linha durará muito!!!
Ok, mas qual produto vc me indicaria para lubrificar a linha?

Muito obrigado Álvaro!!!

Grande abraço!
Ictiologia & Conservação

Imagem
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Sex Jul 18, 2008 5:39 pm

PEDRO,
SOMENTE UTILIZE PRODUTOS ESPECÍCICOS DE LIMPEZA DE LINHA.
QUALQUER OUTRAA "INGEMBRAÇÃO" DANIFICA A LINHA.
Estes produtos proprios para este fim, além de lubrificar eles fazem que micro particulas em suspenção na água não grudem nela.
Silicones alternativos, aderem a toas sugeira em suspenção na água, fazendo de sua linha uma lixa, que além de ter vida curta danifica os passadores... e ai sim a brincadeira fica cara...
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Pedro Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 371
Registrado em: Seg Jun 23, 2008 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Pedro Azevedo » Sex Jul 18, 2008 7:24 pm

Álvaro Scotti escreveu:PEDRO,
SOMENTE UTILIZE PRODUTOS ESPECÍCICOS DE LIMPEZA DE LINHA.
QUALQUER OUTRAA "INGEMBRAÇÃO" DANIFICA A LINHA.
Estes produtos proprios para este fim, além de lubrificar eles fazem que micro particulas em suspenção na água não grudem nela.
Silicones alternativos, aderem a toas sugeira em suspenção na água, fazendo de sua linha uma lixa, que além de ter vida curta danifica os passadores... e ai sim a brincadeira fica cara...
Ok, Álvaro,
mas preciso saber marcas e especificações para compra...
Vc pode me passar isso?

Valeu amigo! Grande abraço!
Ictiologia & Conservação

Imagem
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Sex Jul 18, 2008 7:33 pm

Pedro Azevedo escreveu:
Álvaro Scotti escreveu:PEDRO,
SOMENTE UTILIZE PRODUTOS ESPECÍCICOS DE LIMPEZA DE LINHA.
QUALQUER OUTRAA "INGEMBRAÇÃO" DANIFICA A LINHA.
Estes produtos proprios para este fim, além de lubrificar eles fazem que micro particulas em suspenção na água não grudem nela.
Silicones alternativos, aderem a toas sugeira em suspenção na água, fazendo de sua linha uma lixa, que além de ter vida curta danifica os passadores... e ai sim a brincadeira fica cara...
Ok, Álvaro,
mas preciso saber marcas e especificações para compra...
Vc pode me passar isso?

Valeu amigo! Grande abraço!
Pedro, em geral as grandes marcas de fly produzem produtos de qualidade.
Este é um produto que tem muitas marcas boas.
Oq o Álvaro disse é apenas pra comprar específico para o FLY. Sem dúvida se fuçar o google atraz disso vai ver gente indicando silicone de cabelo ... custa 3 pila o frasquinho com o dobro do que vem num lubrificante específico ... mas gruda qualquer coisa em suspensão na água ... comprovei na prática isso exatamente da forma como ele disse ... a linha vira uma lixa.

Em www.aldefly.net e em www.flysul.com.br vendem bons produtos para cuidar de sua linha.

Abraço.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Jul 19, 2008 8:22 am

Não precisa nem procurar no Google não ..

Aqui mesmo na Caterva vc vai ver menção de produtos alternativos ...
Eu utilizo silicone puro para lubrificar a minhas linhas e nunca tive problema algum com elas ...

Eu gostaria de saber qual é o produto que os lubrificantes próprios para fly tem a mais, que o fazem tã bons assim ... Além e fazerem custar muito, mas muito mais ...

Se vc passar o silicone puro e secar a linha tirando o excesso de silicone, não vai aderir nada à ela ...

Me desculpem discordar de vocês,. mas até hoje, ninguém me convenceu a deixar de usar o silicone puro ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Sáb Jul 19, 2008 3:18 pm

NELSON MACIEL escreveu:Não precisa nem procurar no Google não ..

Aqui mesmo na Caterva vc vai ver menção de produtos alternativos ...
Eu utilizo silicone puro para lubrificar a minhas linhas e nunca tive problema algum com elas ...

Eu gostaria de saber qual é o produto que os lubrificantes próprios para fly tem a mais, que o fazem tã bons assim ... Além e fazerem custar muito, mas muito mais ...

Se vc passar o silicone puro e secar a linha tirando o excesso de silicone, não vai aderir nada à ela ...

Me desculpem discordar de vocês,. mas até hoje, ninguém me convenceu a deixar de usar o silicone puro ...
Pode crer, Tio Nerso, esqueci de dizer que tb uso silicone spray nas linhas... antes da pescaria... abração!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Claudio Amaral
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:37 am
Cidade:

Mensagem por Claudio Amaral » Sáb Jul 19, 2008 5:26 pm

Interessante as opiniões e experiencias.

Acredito que o custo de um produto específico e apropriado para lubrificar linhas é muito baixo e vale a pena. Estes produtos, "dressing" podem ser especificos para linhas flutuante ou não e podem custar de 2 a 8 dólares um frasco pequeno. Não é um custo alto comparado ao custo das linhas que pode ser entre 40 a 70 USD. Estes produtos duram bastante e eu não arriscaria a usar outra coisa mais barata e ter o risco de estragar a linha e possivelmente os passadores.

Claudio
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”