Como se faz um lider?????

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
schinaider27
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Dom Out 08, 2006 11:53 pm
Cidade:

Como se faz um lider?????

Mensagem por schinaider27 » Qui Out 19, 2006 12:01 am

Bom pessoal finalmente adiquiri meu primeiro equipamento. É um #6(tudo da Martin), nada sofisticado não, um bem simples só pra começar a pescar nuns laguinhos e os rios de Guapimirim. Na verdade eu tenho um lider aqui só que ele é de um nylon estranho que vai afinando até a ponta parece um fio de cabelo. Porem não tem imenda é tudo numa linha só que ele vai afinando.
Mais como eu ja vi em varios tópicos nao só daqui do forum, mais como em outros, sei que com tempo de tanto cortar a pontinha do tippet pra trocar de isca "la se vai meu nylon especial". Portanto queria saber se alguma alma caridosa poderia postar umas fotos de como é um líder feito artesanalmente unindo varias bitolas de nylon. Na verdade não sei nem qual o nó que deve ser utilizado, nem seguencia de bitolas, comprimento,... ... ...... ... ...... ... ...... ... ....!! Quer dizer nada sobre Lider.




Espero que alguem possa me ajudar, para que num futuro não muito distante eu possa postar as fotos dos gigantes de 10cm que vou pescar no lago!!! Hahahahahahahahahahahahaha.




Grande abraço a todos e boas pescarias!!!!
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Qui Out 19, 2006 8:02 am

Shinaider... este líder que vc tem é um líder cônico, que tem uma durabilidade baixa e que custa bem caro.
Vc pode comprar líderes trançados com o Nivaldo Guerreiro ou com o Beto Vaucher, ou até mesmo confeccioná-los.
Neste link tem uma forma bem fácil e eficiente de fazê-los.

http://www.pescacommosca.com.br/liderc.htm

As bitolas que vc vai usar depois do trançado devem ser definidas conforme o peixe a ser pescado.
Para tilápias por exemplo eu utilizo um líder trançado de mais ou menos 1,8m + 20cm mono 0,30 + 20cm mono 0,25 + 15cm mono 0,20
O nó utilizado para unir os segmentos é o nó de sangue (BLOOD KNOT)
Abraço.
Avatar do usuário
guerreiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Out 27, 2005 9:46 am
Cidade:

Mensagem por guerreiro » Qui Out 19, 2006 9:39 am

Olá Schinaider.

Segue um link com informações preciosas sobre a confecção de líderes, além de ter uma incrível planilha (Excel) para vc preparar os líderes conforme sua pescaria.

Tabela de líderes
http://globalflyfisher.com/fishbetter/leadercalc/

Guia de Nós
http://www.fishpoint.com.br/2006/dicasnos.htm

Abraços
Pincha alí, mais pra direita...

www.warriorfly.com.br
Nivaldo Guerreiro
Avatar do usuário
Vinicius Kazuo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 248
Registrado em: Ter Out 17, 2006 10:55 pm
Cidade:

Mensagem por Vinicius Kazuo » Qui Out 19, 2006 9:43 am

Shinaider, eu estou começando agora no fly, o que eu aprendi foi assim, por exemplo os meus lideres eu começo com uma bitola de 0,50 e termino eles em 0,30mm, o nó que utilizo é o no unico é o mais fácil de fazer.
O que eu faço, começo pela linha de 0,50mm, mais ou menos 60cm, depois com um nó unico uno com a linha 0,40mm com mais ou menos 30cm, depois faço o mesmo com uma linha de 0,30mm mais ou menos 15cm.
Vc reparou que a bitola menor, o comprimento é sempre a metade do comprimento da bitola maior, isso funciona como um lider cônico igual al seu.
Uso linha monofilamento da Grilon é bem barato.
Agora a única coisa que eu não aprendi ainda foi o nó para unir esse lider a linha do fly, aproveitando quem souber e puder dar umas dicas de como fazer eu agradeço tbm.

Vinicius Kazuo
Avatar do usuário
guerreiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Out 27, 2005 9:46 am
Cidade:

Mensagem por guerreiro » Qui Out 19, 2006 10:00 am

Amigos,

Para atar o lider na linha de fly eu uso um loop-conector, é animal, vale a pena investir, tenta encontrar aqui...


Vejam o link
Pincha alí, mais pra direita...

www.warriorfly.com.br
Nivaldo Guerreiro
Avatar do usuário
schinaider27
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Dom Out 08, 2006 11:53 pm
Cidade:

Mensagem por schinaider27 » Qui Out 19, 2006 10:02 am

Obrigado pessoal pelas dicas. Vinicius não sei se estou certo porem pelo o que eu ja vi em outros foruns de um "pedaço do lider",para outro nao pode ter variaçao maior que 0,5 na bitola. Eu nao realidade só queria aprender os tamanhos de cada bitola utilizada, como se une, essas coisas. Pessoal se por acaso eu tiver errado me corrijam eu sou ainda um zero a esquerda no fly.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qui Out 19, 2006 11:11 am

vinicius kazuo escreveu:Agora a única coisa que eu não aprendi ainda foi o nó para unir esse lider a linha do fly, aproveitando quem souber e puder dar umas dicas de como fazer eu agradeço tbm.

Vinicius Kazuo
Use Braided Loop. Mesmo que seja um pouquinho caro, eu particularmente adoro.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Out 19, 2006 1:45 pm

Recomendo os líderes torcidos do Nivaldo Guerreiro e do Beto Vaucher, da Fly Sul. Outro bom líder é o do Alváro Scotti, de Porto Alegre. Vc só tem o trabalho de colocar o tippet ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”