ATADO - Penas & materiais "mundanos"

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

ATADO - Penas & materiais "mundanos"

Mensagem por Gustavo Zagato » Ter Ago 08, 2006 11:07 pm

Srs,

tenho um livro de atado no qual o autor logo na introdução fala algo do tipo : "Atar moscas muda sua visão do mundo, pois quando vc vê um animal morto na beira da estrada você passa a vislumbrar a possibilidade de transformar partes daquilo em arte"

Talvez seja exageiro, talvez não, num sei, já dizia Dadá maravilha "Cada um cada hum e Dadá só Dadá" hehe...

O fato é que depois de engatar uma 1a nesse lance de atado passei a enxergar meu cachorro como matéria prima (dubbing preto no caso), já testei diversos pedaços de cobertores aqui de casa pra fazer umas ninfinhas... Promovi uma pilhagem no estoque de lã da minha mãe e etc...

Sem contar a adaptação de ferramentas para o atado hehe...

Outro dia tava conversando com um colega mosqueiro e perguntei :

"Cara, vc já atou com pena de pomba ? e com pena de Pardal ? Codorna talvez ?"

O amigo ficou indiganado !! hehehe curtiu uma com a minha cara e falou :

"P*rra ! Issu num é material de atado !! é umas porcarias mundanas"
hahahahaha

Então vem a pergunta... Vcs já ataram com penas "mundanas" ? materias esquisitos ? quais os resultados ?

Outro dia aprendi com um grande colega atador daqui que o conteudo de uma semente (aqui por sorocaba conhecida por Paina ou algo assim) é um dubbing Dry fantástico...

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Escorpionwild
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Ter Dez 27, 2005 6:45 am
Cidade:

Mensagem por Escorpionwild » Ter Ago 08, 2006 11:16 pm

Atar, atar de verdade nunca atei...

Mas já usei pelos da minha cadela para tentar atar uma mosca que fi em um videozinho, e ate que ficou legal, so não testei ainda.


Grande abraço !!!

Flavio
"Se você não encontrar sua metade da laranja, não desanime, procure sua
metade do limão, adicione açúcar, pinga e gelo, e vá ser feliz!"
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Ter Ago 08, 2006 11:30 pm

Acho normal vc estar usando materiais que encontra por aí mas a maioria dos materiais alternativos acabam apenas ocupando espaço.
A grande maioria das moscas feitas nessas experiências acabaram na gilete.
Porém treinar o atado com eles enquanto não se tem os produtos e ferramentas especializados e testados é importante, desde que pouco afetem na ação da isca e que voce procure sempre tentar resultados satisfatórios ao seu ponto de vista.
Abraço.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qua Ago 09, 2006 1:03 am

pergunta pro Nelson Maciel... ele ata um tal de "coquinho" com um material bem "mundano"...(hahahahahahahahahaah)

Eu já cometi meus pecados, tenho que confessar... peguei uma barbie velha da minha sobrinha e convenci ela a bricar de "barbie corte e cabelo"... ... rendeu uns ultra shrimp magníficos.

Já usei penas de asa de urubu, que geralmente a gente encontra na praia, para fazer asas de tricópteros... ficou bem legal... as penas de urubu (das pontas das asas) são mais firmes que as de Pavão e formam bem as asas mesmo sem usar o cement.

Mas o que mais me deixa grilado, é a mudança na forma de ver o mundo mesmo...

minha vizinha tem um hackle... digo... galo que vive invadindo o quintal lá da fábrica... no começo eu ficava P***... mas hj já olho pra ele com "outros olhos", e já comprei até um saco de quirela pra deixar lá pra ele... tadinho... vai que o neck... digo... galo, morre de velho alí no meu quintal...

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 09, 2006 8:09 am

Eu tenho uma cadela da raça Fox Terrier de Pelo Duro. A raça tem dois tipos de pelos no corpo.... o pel oduro que da o nome da raça, e na base de cada pelo desses tem outro tipo de pelo que parece uma lã... lembra o underfur que tem no deer hair.... ... aqueles pelos macios....
é só passar o pente nela que o pelo duro fica no corpo e sai esse pelo macio preso no pente.... um dubbing legal.
Trabalhei 2 anos num parque ecológico/zoológico tomando conta das aves... recolhia todas as penas pra atar, mutum, faisão, peru, ganso, perdiz, arara, tucano.... tudo vira ou virou mosca....
Pra mim não existe nada mundano.... Existe o clássico e o alternativo.... e bota alternativo nisso.... :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Ago 09, 2006 9:24 am

O pessoal, bom dia!


Não entendo nada de Fly e nem de atados... mas lendo este tópico eu pensei que penas de passaros nativos e alguns ornamentais dariam boas iscas.
Já repararam nas diversidades de cores dos canários belgas? tem uns amarelos que são "felomenais". E os Azulões? tem um tom de azul que é sacanagem... os verdes dos papagaios!!! etc...

Não precisa matar os bichos por causa das plumas, penas e etc... é só esperar a troca de penas deles... ou então vão até um criador, aviário, etc...

Em alguns casos eu posso ajudar com dicas de criadores aí nas suas regiões!!! Duvido que eles vão cobrar!!!


Abraços


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Thiago Fly

Mensagem por Thiago Fly » Qua Ago 09, 2006 9:54 am

:shock: :shock: :shock:


naaaaao!!!!!!! :cry:

qto mais eu rezo...
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Ago 09, 2006 10:00 am

Bom... aprendi uma coisa, nesse monte de tentativa e erro... o bom é aprender com material certo, depois prá passar pro alternativo ajuda...
Se vc. começar no alternativo pode ter algumas dificuldades, não que isso impeça, pelo contrário.

Eu uso pena de galinha d'Ângola direto, Wing Case é práticamente com elas... os rabos das ninfas tb. Não vejo problema nisso... como o Rubens falou, as fibras das penas de Urubú dão excelentes Wing Cases tb.

Sobre o galo comum... dá prá fazer muuuuuuuita coisa tb... rs...

Penso tb. que o Rabo de vaca(aqueles pelos) servem pra atar Streamers(ainda não tentei, mas pedi outro dia para um amigo arrumar um prá mim), as crinas de cavalo servem prá fazer as costelas(RIBS) das ninfas... Ixi... tem coisa bagaraio... tem infinidade de coisas... além dos pêlos humanos de saco escrotal que o Tio Nelson usa prá fazer Ninfas...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Hehehhe

Mensagem por Rycardo Carvalho » Qua Ago 09, 2006 10:18 am

Diego escreveu:Bom... aprendi uma coisa, nesse monte de tentativa e erro... o bom é aprender com material certo, depois prá passar pro alternativo ajuda...
Se vc. começar no alternativo pode ter algumas dificuldades, não que isso impeça, pelo contrário.

Eu uso pena de galinha d'Ângola direto, Wing Case é práticamente com elas... os rabos das ninfas tb. Não vejo problema nisso... como o Rubens falou, as fibras das penas de Urubú dão excelentes Wing Cases tb.

Sobre o galo comum... dá prá fazer muuuuuuuita coisa tb... rs...

Penso tb. que o Rabo de vaca(aqueles pelos) servem pra atar Streamers(ainda não tentei, mas pedi outro dia para um amigo arrumar um prá mim), as crinas de cavalo servem prá fazer as costelas(RIBS) das ninfas... Ixi... tem coisa bagaraio... tem infinidade de coisas... além dos pêlos humanos de saco escrotal que o Tio Nelson usa prá fazer Ninfas...
  • Pelo de Schnauzer é show...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 09, 2006 11:44 am

Thiago Zanetti escreveu::shock: :shock: :shock:


naaaaao!!!!!!! :cry:

qto mais eu rezo...
No caso,

em linguagem coloquial isso significa ?

:D :D :D :D :D :D
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 09, 2006 11:49 am

bacana a discussão...

na realidade, imitar insetos apartir de penas e pelos nada mais é do que uma grande improvização... Improvização que se tornou tradição que fomenta uma modalidade esportiva e por ai a fora... faz parte da cultura da modalidade e etc...

e já que tudo começou no improviso... pq não usar/testar penas de urubu, de pardal e etc...

Não é "tradicional" mas é errado ? Não acho que seja... cada 1 cada 1...
O relevante de fato é : se eu usar Pena de urubu eu vou pegar +/- peixe ?
se eu usar Elk Hair eu vou atar com +/- facilidade ?

Questões como durabilidade e etc...

Quem mais dá um palpite nessa questão ?!
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Thiago Fly

Mensagem por Thiago Fly » Qua Ago 09, 2006 12:09 pm

bom, nao uso penas pequenas, pq isca de truta quem faz pra mim é o Bruno hehehe

qto a materiais sinteticos, krystal flash, flashabou, fibras (EP) o q tenho visto de alternativo é um monte de porcaria. Penas de saddle chinesa já é ruim as q vendem nas flyshop, imagina nas lojas de armarinho daqui q sao feitas para fantasias.

Uma mosca para ser excelente (pq pescar com mosca boa nao é o suficiente) deve ter matéria prima top de linha. Um milimetro, um tom de cor a menos ou a mais, uma densidade de pelo, rigidez de pena, tamanho das fibrinhas da fibra de ema (ostrich), ponta do anzol, curva do anzol, peso do anzol, tipo de cola, thread (espessura, cor, cera, flat ou nao, qtd de voltas de thread, viés do thread no anzol - se vai ou se vem, horario ou anti horario - e tambem, luz do local de atar, morsa, tesoura, bobina, tudo isso é detalhe, q somados e somados ao talento do atador fazem a mosca, que, sendo excelente, na hora de pescar faz a diferenca entre pescar ou nao.

Uma mosca mal atada vai pegar? Pega logico! Mas ao longo de uma serie de pescarias, as melhores moscas é que farao a diferenca, e no total de peixes, acoes, "ganharao" com certeza.

E agora, vc acha inteligente desperdicar tempo, energia e material bom, unindo a este um material de segunda? So pq é mais barato? Ou pq achou uma pomba morta no jardim?
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 09, 2006 2:02 pm

Agora sim !

Não é uma questão de caro ou barato, é uma questão de explorar possibilidades...

Chenile é um produto sintético e sua utilização não remonta aos primórdios do atado... algum atador que por falta de dubbing ou de um outro material qualquer , experimentou o material e viu que dava fogo, ou melhor peixe...

Claro que existe uma proporcionalidade que funciona ou não, que permite esta ou aquela ação... este ou aquele fio e tudo mais...

E por que não usar a uma seleção de penas da pomba morta que vc achou no quintal ? Não por economia (cada um sabe até onde via e etc...) ,mas pelo desafio de manter toda a tradição que o Thiago mencionou, utilizando um material que, neste exemplo, caiu do céu !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 09, 2006 2:21 pm

Diego, só pra esclarecer, as penas de angola não são consideradas alternativas. Nos sites gringos vc as encontra como "Guinea Feathers"...
Depois vc citou pelo de vaca.... calf hair e calf tail são respectivamente pelos do corpo do bezerro e da cauda do bezerro, materiais clássicos do atado e no caso do calf tail é ótimo para pequenos streamers.... já o pelo da mãe do bezerro tem uma dureza indesejável para o atado...
Acho que muito material alternativo é quebra galho e não substituto.... A diferença entre o resultado final entre um e outro é bem grande.... mas acredito que fora as trutas, a maioria dos nossos "peixes alvo" são enganados pelo material alternativo.
É claro que não da pra atar um hair bug com pelo dos nossos bichos... principalmente sem arrumar encrenca com o IBAMA :twisted: :twisted:
Sempre que possível uso o classico... ao mesmo tempo, frequentemente uso e busco o alternativo.
Vou de acordo as oportunidades e com minha realidade financeira.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 09, 2006 2:37 pm

José Zuanon escreveu: Acho que muito material alternativo é quebra galho e não substituto.... A
Gostei bastante da sua definição de Alternativo não é substituto !

Bem colocado !

E claro, o lado financeiro influência mto...
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Ago 09, 2006 3:01 pm

José Zuanon escreveu:Diego, só pra esclarecer, as penas de angola não são consideradas alternativas. Nos sites gringos vc as encontra como "Guinea Feathers"...
Depois vc citou pelo de vaca.... calf hair e calf tail são respectivamente pelos do corpo do bezerro e da cauda do bezerro, materiais clássicos do atado e no caso do calf tail é ótimo para pequenos streamers.... já o pelo da mãe do bezerro tem uma dureza indesejável para o atado...
Acho que muito material alternativo é quebra galho e não substituto.... A diferença entre o resultado final entre um e outro é bem grande.... mas acredito que fora as trutas, a maioria dos nossos "peixes alvo" são enganados pelo material alternativo.
É claro que não da pra atar um hair bug com pelo dos nossos bichos... principalmente sem arrumar encrenca com o IBAMA :twisted: :twisted:
Sempre que possível uso o classico... ao mesmo tempo, frequentemente uso e busco o alternativo.
Vou de acordo as oportunidades e com minha realidade financeira.
Jóia... rs...

Mas que o Material alternativo funciona e algumas vezes, se o atador souber trabalhar com ele, ele fica bão, é uma verdade.... ...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Ago 09, 2006 3:12 pm

Thiago Zanetti escreveu::shock: :shock: :shock:


naaaaao!!!!!!! :cry:

qto mais eu rezo...

Peço desculpas se escrevi alguma baboseira... :( só quis dar um pitaco...hehehehe :wink:


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 09, 2006 3:19 pm

Wagner - Curitiba/PR escreveu:
Thiago Zanetti escreveu::shock: :shock: :shock:


naaaaao!!!!!!! :cry:

qto mais eu rezo...

Peço desculpas se escrevi alguma baboseira... :( só quis dar um pitaco...hehehehe :wink:


Wagner
Neim cara !

Q isso !

Opnião mais do que válida...

eu tenho uns canários em casa e vou ver se acho umas penas lá para testar a idéia...

Depois posto as fotos...
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Ago 09, 2006 3:21 pm

Eu concordo com o "jgzr" (eu diga para colocar pelo menos o primeiro nome por isso hahahaha desculpa aí parceiro). Mesmo não pescando de fly...
Apenas para se fazer uma analogia, se somente o tradicional funcionasse, no bait, pescariamos apenas com rapalas e mirrolures...
Muitos ainda defendem que, se o objetivo é "maior numero de peixes", vá de varejeira que não tem erro.. hahahaha.
Então, acho que a idéia é outra...é experimentar as demais possibilidades, entendendo que, por uma destas coisas que não entendemos direito, seja possível encontrar uma formação composta com materiais "alternativos" que funcione até melhor que os "tradicionais".
Achar que isso é impossível é parar no tempo...
Se apresentarem uma pena de Urubú dos EUA e chamarem isso de Black Sabe deus o que... Garanto que este material entra para o rol dos "tradicionais" e passa a ser admitido pelos puristas...
Mas isso é só pra jogar lenha na fogueira, porque não sou flyzeiro...
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Ago 09, 2006 3:39 pm

Wagner - Curitiba/PR escreveu:
Thiago Zanetti escreveu::shock: :shock: :shock:


naaaaao!!!!!!! :cry:

qto mais eu rezo...

Peço desculpas se escrevi alguma baboseira... :( só quis dar um pitaco...hehehehe :wink:


Wagner
Lhe digo, dê pitacos...
Errando é que se aprende.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
guerreiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Out 27, 2005 9:46 am
Cidade:

Mensagem por guerreiro » Qua Ago 09, 2006 5:30 pm

Eu uso muito material "alternativo".

Pãina, é um excelente dubbin.
Penas de pomba, codorna, jacú, periquito australiano, galo nacional.... e não tenho preconceito....

Além do que os peixes não sabem a diferença....

Na minha opinião existem dois tipos de isca, uma pra "mostrar" e outra pra pescar...

Abraços
Pincha alí, mais pra direita...

www.warriorfly.com.br
Nivaldo Guerreiro
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 09, 2006 6:42 pm

Bom ...
O que dizer ...? ...rs...
Uso e abuso de materiais alternativos nas iscas que faço ... E gosto de atar dries ... As mais clássicas das iscas ... Vou deixar de ser atador por não ter como usar só o supra sumo dos materiais importados ?
Balela ...
Faço dubbing do que for possível fazer, inclusive da semente da paineira (paina) e do pelo do meu gato que não é mais meu gato ...rs... Uso pelo de cachorro dos Amigos, uso os cabelos de minha bolsa testicular e o que me der vontade de usar ... E não tenho vergonha disso não ... Uso a minha criatividade e me considero um atador mediano até ... ... E muito feliz ...
Abaixo a caretice de usar só aquilo que é vendido nos Fly Shops gringos ...
Viva a criatividade e a dureza dos brasileiros que os empurram em busca de outros materiais mais baratos ...
Isso é Democratic Fly Tyer ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Qua Ago 09, 2006 8:29 pm

NELSON MACIEL escreveu:Bom ...
O que dizer ...? ...rs...
Uso e abuso de materiais alternativos nas iscas que faço ... E gosto de atar dries ... As mais clássicas das iscas ... Vou deixar de ser atador por não ter como usar só o supra sumo dos materiais importados ?
Balela ...
Faço dubbing do que for possível fazer, inclusive da semente da paineira (paina) e do pelo do meu gato que não é mais meu gato ...rs... Uso pelo de cachorro dos Amigos, uso os cabelos de minha bolsa testicular e o que me der vontade de usar ... E não tenho vergonha disso não ... Uso a minha criatividade e me considero um atador mediano até ... ... E muito feliz ...
Abaixo a caretice de usar só aquilo que é vendido nos Fly Shops gringos ...
Viva a criatividade e a dureza dos brasileiros que os empurram em busca de outros materiais mais baratos ...
Isso é Democratic Fly Tyer ...rs...
Parabéns, Nelson!
Belo texto.
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 09, 2006 8:51 pm

Srs,

Fazendo um resumão até o momento temos :

1 - Testar o efeito dos materiais "mundanos" nas moscas de maneira prática e ver o que acontece com a mosca.

2 - Cabelo da Barbie dá bons Ultra Shrimps

3 - Pena de Urubu pode render algumas coisas interessantes

4 - Pelos de gato e cachorro (vamos desconsiderar S*co do Nelsão por uma questão de respeito, e afinal de contas, ao menos na teoria, cada um que produza seu dubbing "s*cal" !! hehehehe :lol:) rendem um dubbing legal. Lembrando ainda das receitas de dubbing sintético do Nelsão.

5 - A sacada de usar penas de pássaros como canários, azulões e etc...
vale a pena o teste.

6 - Para o aprendizado, utilizar o material clássico, e depois partir para adaptações...

7 - Da qualidade das ferramentas e a precisão do atado e a habilidade do atador, produzem um produto com alto grau de excelência.

8 - Disponibilidade financeira influência diretamente em quanto material "alternativo" é utilizado.

9 - Tanto um material clássico quanto um alternativo podem ser vagabundos... ou excelentes...

10 - Alternativo não é sinônimo de substituto.

11 - 2 tipos de mosca : pra pescar e pra mostrar...

12 - The Democratic Fly Tier !! Gostei da frase !!!

Isso ai !

O que mais temos pela frente ?
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 09, 2006 9:04 pm

Só pra jogar lenha na fogueira:
EP Fiber é clássico? Eo o Neer Hair? Rubber legs??
Scud back é igual alça silicone de soutien, só que com uma corzinha.... nada que um "permanent marker" não de jeito....
E aquele "Montana Fly Company Etha-Wing Fly Tying Material?????
Entra nesse link:

http://www.basspro.com/servlet/catalog. ... get=browse

Dá um click na cor "Trico White"... .... aplica o zoom e me fala que material é esse.... ...
É aquele material que vem envolvendo aparelhos eletronicos.... um tipo de "micro papel bolha" . As outras opções são "coloridinhas", mas esse é o "próprio"... .... branquinho.... branquinho...

Vendo nos Fly Shop.... ... é clássico ou alternativo...
Devo ter uns 2 metros desse "Montana Fly Company Etha-Wing Fly Tying Material - Trico White" aqui numa gaveta...
:D :D :D :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Qua Ago 09, 2006 9:07 pm

jgzr escreveu:Srs,

Fazendo um resumão até o momento temos :

1 - Testar o efeito dos materiais "mundanos" nas moscas de maneira prática e ver o que acontece com a mosca.

2 - Cabelo da Barbie dá bons Ultra Shrimps

3 - Pena de Urubu pode render algumas coisas interessantes

4 - Pelos de gato e cachorro (vamos desconsiderar S*co do Nelsão por uma questão de respeito, e afinal de contas, ao menos na teoria, cada um que produza seu dubbing "s*cal" !! hehehehe :lol:) rendem um dubbing legal. Lembrando ainda das receitas de dubbing sintético do Nelsão.

5 - A sacada de usar penas de pássaros como canários, azulões e etc...
vale a pena o teste.

6 - Para o aprendizado, utilizar o material clássico, e depois partir para adaptações...

7 - Da qualidade das ferramentas e a precisão do atado e a habilidade do atador, produzem um produto com alto grau de excelência.

8 - Disponibilidade financeira influência diretamente em quanto material "alternativo" é utilizado.

9 - Tanto um material clássico quanto um alternativo podem ser vagabundos... ou excelentes...

10 - Alternativo não é sinônimo de substituto.

11 - 2 tipos de mosca : pra pescar e pra mostrar...

12 - The Democratic Fly Tier !! Gostei da frase !!!

Isso ai !

O que mais temos pela frente ?
Acho que você conseguiu resumir tudo num só item: " - ... 11 - 2 tipos de mosca : pra pescar e pra mostrar... - "
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qua Ago 09, 2006 9:10 pm

Agora já me sinto mais normal... hauahuahua quando ia pescar em fazendas e via as penas de ganso pelo caminho eu ficava olhando e pensava "ahhh deixa de ser doido" rs...
Da próxima vou pegar algumas... Muitas não senão minha mãe surta.
Mas agora engatando outro assunto. Alguém sabe um método eficiente e barato pra tingir essas penas?

Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 09, 2006 9:16 pm

Kazan escreveu:Agora já me sinto mais normal... hauahuahua quando ia pescar em fazendas e via as penas de ganso pelo caminho eu ficava olhando e pensava "ahhh deixa de ser doido" rs...
Da próxima vou pegar algumas... Muitas não senão minha mãe surta.
Mas agora engatando outro assunto. Alguém sabe um método eficiente e barato pra tingir essas penas?

Abração!
Kazan.
Intão... Por isso mesmo que citei o livro : "Atado muda sua forma de ver o mundo"...

Eu também comecei a me achar louco... daí a pergunta pro resto dos caterveiros... :lol: :lol:
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 09, 2006 9:26 pm

Uma vez comprei duas duzias de pintinhos de uma variedade que chamavam de chester... levei pra chacara do meu sogro e fui tratando dos bichos.... os galos eram enormes e com penas muito legais.... Um belo dia cheguei na chacara e descobri que meu sogro e o caseiro tinham matados todos e congelado.... As penas????? Tinham usado água fervendo pra arrancar... Dava pra fazer uns 2 travesseiros.... ...
Fiquei contente :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qui Ago 10, 2006 9:37 am

José Zuanon escreveu:Uma vez comprei duas duzias de pintinhos de uma variedade que chamavam de chester... levei pra chacara do meu sogro e fui tratando dos bichos.... os galos eram enormes e com penas muito legais.... Um belo dia cheguei na chacara e descobri que meu sogro e o caseiro tinham matados todos e congelado.... As penas????? Tinham usado água fervendo pra arrancar... Dava pra fazer uns 2 travesseiros.... ...
Fiquei contente :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Literalmente jogaram agua no seu investimento hehehe !!

Um colega outro dia comentou que o correto é tratar os bichos com gergilin, sementes de girasol misturadas em 2 ou 3 variedades de milho para conseguir penas de boa qualidade...
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”