[ATADO] - Domingo de chuva

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

[ATADO] - Domingo de chuva

Mensagem por Gustavo Zagato » Dom Jul 30, 2006 8:29 pm

Srs,

Diazinho frio e chuvoso por aqui...
Logo, passei boa parte da tarde de hoje atando umas mosquinhas e tive as seguintes sacadas :

1) Tesoura de dentista : Seguindo a dica de diversos colegas caterveiros, comprei duas tesouras de uso odontológico/cirúrgico sendo uma de ponta reta e outra de ponta curva... Bom, A reta blz, trabalha bem e é tão legal quanto as outras mais caras "Próprias" para o atado... A surpresa mesmo ficou por conta da tesoura curva que em muitos casos proporcionou um acabamento bem melhor a mosca que eu estava atando.

2) Bisturi/Estilete : Eu tb nunca tinha usado neim estilete e neim bisturi durante o atado, também através de uma dica de outro caterveiro, comprei um e experimentei a utilização da ferramenta este fim de semana. Neim é tão útil no atado. Porém é fantástico para detonar aqueles patuás que um dia vc atou sem saber o que estava fazendo... destrui diversas pseudo-montanas para aproveitar o anzol. Achei mais interessante trabalhar com o bisturi nro 15 do que o estilete lâmina menor...

3) Reforçando penas : Tentei reforçar penas de rabo de peru, para fazer wingcase dos gafanhotos, com cola "Gudebrod" de diversas maneiras, neim de longe funcionou. Alguma dica ?

4) Parachute : Fiz um primeiro experimento com o atado de moscas dry com parachute, achei a finalização do parachute complexa... Alguma dica ?

5) Dubbing de lhama : Dubbing de lhama é um treco interessante, meio brilhante lembra de longe yarn grosso desfiado... fiz algumas ninfas de lambari... Se pegar alguma coisa depois eu conto hehehe :D


É isso ai !

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Jul 31, 2006 8:46 am

Pra reforçar as penas de wing case eu uso base de unha (aquela transparente. Passo uma camada de cada lado e segurando com o indicador e o polegar, deslizo os dedos pela parte "esmaltada" espremendo e deixando uma camada muito fina, suficiente apenas para colar as "barbulas" da pena umas nas outras.... funciona.

Quanto a finalização do parachute, ontem eu separei minhas revistas importadas.... se não me engano, numa delas tem uns desesnhos. vou procurar e se encontrar depois eu coloco aqui.

abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 31, 2006 10:29 am

Gustavo, o #2, rs... acredito que seja uma situação de usar aquelas giletes antigas... aquelas de Vô fazer a barba, saca??? rs...

Prá detonar os patuas que deram errado e tb prá aparar "pelos"...

Bom, sobre as tesouras... rs... uso dessas aí... rs... Sobre as penas de perú, ixi, nem tenho isso aí... rs...

Dubbing, comprei um do Alex que é show de bola tb... um Areia... que beleza prá atar... não sei do que é, mas muito bom...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Jul 31, 2006 4:59 pm

Intão Diego,

Resolvi comprar a tesoura de dentista depois de conversar com vc e com o cacosa que a mto tempo já havia me recomendado tb...

A gillete eu tentei usar para aparar uns pseudo-hair bugs mas num rolou não... heheheh sou mais a tesoura mesmo...

Vou dar um bizu nesse dubbing do Alex hehehe

Fallow !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jul 31, 2006 5:01 pm

jgzr escreveu:Intão Diego,

Resolvi comprar a tesoura de dentista depois de conversar com vc e com o cacosa que a mto tempo já havia me recomendado tb...

A gillete eu tentei usar para aparar uns pseudo-hair bugs mas num rolou não... heheheh sou mais a tesoura mesmo...

Vou dar um bizu nesse dubbing do Alex hehehe

Fallow !
Não sei se ele vai ter prá vender "agora", mas pede prá ele... fala que é igual o Dubbing "areia" que ele me enviou... nossa... muuuuuito show... prás ninfas não tem igual...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Jul 31, 2006 7:56 pm

Quanto a finalização do hackle do parachute, eu faço como essa foto. Deixo o hackle plier com seu peso segurando a pena, seguro e afasto com os dedos e finalizo.

http://www.flyanglersonline.com/flytyin ... adam10.gif
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Jul 31, 2006 8:12 pm

José Zuanon escreveu:Quanto a finalização do hackle do parachute, eu faço como essa foto. Deixo o hackle plier com seu peso segurando a pena, seguro e afasto com os dedos e finalizo.

http://www.flyanglersonline.com/flytyin ... adam10.gif
Intão Zuanon...

Mesmo sem conhecer essa técnica que vc ilustrou, tentei algo semelhante... mas as cerdas do parachute que ficaram próximas á area de finalização ficaram todas meio "tortas"

No fim de semana vou tentar novamente
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”