Para limpar linha de fly...

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Para limpar linha de fly...

Mensagem por Flavio Tannus » Ter Fev 12, 2008 11:24 am

Alô turma mais experiente do que eu...hehehehehe...
Alguma dica para limpar a linha de fly ? Do tipo GLIDE DRESSING caseiro??? Dêem uma luz aeeeeee....
Abraço a todos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Fev 12, 2008 1:03 pm

Se for para limpar a melhor coisa ainda é sabão de côco e água morna. Coloca numa bacia larga, tire a linha da carretilha e jogue lá com cuidado para não embaraçar. Deixe de molho uns 10 minutos e depois enxágue bem. Se ela estiver muito encardida é melhor deixar o encardido que arriscar estragar o revestimento plástico dela. Seque com um pano limpo e depois passe o dressing (glide, cortland ou mesmo silicone de cabelo 100% gel). Aí é só guardar e esperar a próxima pescaria. Se ela ficar guardada mais de um mês, é bom dar outra lubrificada na véspera da pescaria.

Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Ter Fev 12, 2008 1:33 pm

Isso... e se for usar silicone de cabelo, mande manipular puro na farmácia, pois os outros têm essências e outras substâncias que vai saber se podem prejudicar a linha, rs...
E essa lubrificada ajuda também a reduzir a memória na linha, hehehe...
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Ter Fev 12, 2008 3:54 pm

Pessoal,
Estive com os fabricantes da RIO e da Airflo duas semanas atraz aqui no Canada, e aprendi um monte de novidades.
Primeiro, quando tenham a linha suja em pesqueiros, passem no máximo um paninho humedo com água morna. Nada de sabão, pois estas coisas por melhor que sejam tem efeito residual, o que a médio prazo resseca e crakela a linha. E até por que linhas são feitas pra durar sem lavagens a sabão.
Outra informação importante que eu fiquei sabendo é que eles ja sabem que em alguns países os mosqueros usam tipos distintos de silicone, e me advertiram dos problemas.
Os lubrificantes próprios de linha além de limpar, lubrificam e mais eles lubrificam sem engordurar. O que quero dizer é que estes produtos tem um componente que repele pequenas partículas em suspenção na água e que geralmente agregam a nossas linhas. Em contrapartida, quando usamos silicone de cabelo ou manipulado, este lubrifica mesmo, mas trabalha como uma "cola"fazendo nossa linha agragar tudo o que possa haver na água em suspenção. Com isso nossa linha que a prinsipio pensamos lubrificada, na realidade é uma micro lima nos passadores de nossas varas. A médio prazo, teremos linha gasta, crakelada e varas sem passadores.
Um destes liquidos flotantes custa nada e dura uma vida... não envelhecem... e o que eu faço é ter sempre em meu colete um pequeno pedaço de esponjinha enssopada deste produto dentro de um pequenino zip lok. A cada hora, ou quando julgo necessário, lança a linha e recolho ela em meio a esponja, limpando, e lubrificando. Eu jamais lavei com sabão ou pano quente... e tenho linhas com mais de 7 anos de muito peixe.
Outra dica que eles me deram é de vez em quando lavar a vara também, sem esquecer dos guides. Esponja e água é mais que suficiente!!!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Luiz Logo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 994
Registrado em: Seg Jun 11, 2007 7:13 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Logo » Ter Fev 12, 2008 11:08 pm

Álvaro Scotti escreveu:Pessoal,
Estive com os fabricantes da RIO e da Airflo duas semanas atraz aqui no Canada, e aprendi um monte de novidades.
Primeiro, quando tenham a linha suja em pesqueiros, passem no máximo um paninho humedo com água morna. Nada de sabão, pois estas coisas por melhor que sejam tem efeito residual, o que a médio prazo resseca e crakela a linha. E até por que linhas são feitas pra durar sem lavagens a sabão.
Outra informação importante que eu fiquei sabendo é que eles ja sabem que em alguns países os mosqueros usam tipos distintos de silicone, e me advertiram dos problemas.
Os lubrificantes próprios de linha além de limpar, lubrificam e mais eles lubrificam sem engordurar. O que quero dizer é que estes produtos tem um componente que repele pequenas partículas em suspenção na água e que geralmente agregam a nossas linhas. Em contrapartida, quando usamos silicone de cabelo ou manipulado, este lubrifica mesmo, mas trabalha como uma "cola"fazendo nossa linha agragar tudo o que possa haver na água em suspenção. Com isso nossa linha que a prinsipio pensamos lubrificada, na realidade é uma micro lima nos passadores de nossas varas. A médio prazo, teremos linha gasta, crakelada e varas sem passadores.
Um destes liquidos flotantes custa nada e dura uma vida... não envelhecem... e o que eu faço é ter sempre em meu colete um pequeno pedaço de esponjinha enssopada deste produto dentro de um pequenino zip lok. A cada hora, ou quando julgo necessário, lança a linha e recolho ela em meio a esponja, limpando, e lubrificando. Eu jamais lavei com sabão ou pano quente... e tenho linhas com mais de 7 anos de muito peixe.
Outra dica que eles me deram é de vez em quando lavar a vara também, sem esquecer dos guides. Esponja e água é mais que suficiente!!!
legal cara.... bom saber...
sei de gente que mete ela no omo e larga lá.... ...
rsrsrsrrs.
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qua Fev 13, 2008 4:45 am

Cara tu achas mesmo OMO estranho?!?!?!
Ja vi carinha espreyando W40 óleo lubrificante, e cheio de razão...hehehehe
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Fev 13, 2008 6:28 am

Eu uso sabão de cocô e água morna ... Depois, silicone puro. É uma opção bem tupiniquim, mas para o tanto que eu pesco, vou levar décadas para ferrar minhas linhas ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Fev 13, 2008 7:59 am

NELSON MACIEL escreveu:Eu uso sabão de cocô e água morna ... Depois, silicone puro. É uma opção bem tupiniquim, mas para o tanto que eu pesco, vou levar décadas para ferrar minhas linhas ...rs...
Eu também uso essa técnica e tenho linhas com mais de 10 anos de uso e em bom estado ainda. Foi alguém da velha guarda que me passou essa dica (Anderson? Lê? 100?). Só me alertaram que enxaguasse bem a linha e secasse direitinho, senão o sabão poderia atrapalhar a pescaria, quebrando a tensão superficial da água e fazendo a linha floating afundar. Acho essa técnica bem pouco agressiva e reagente.

O que me ferrou uma linha certa vez foi tentar esfregar a linha que estava encardida. Melhorou bem a aparência, mas acho que isso criou micro-ranhuras que acabaram rachando o revestimento plástico dela depois um ano.

Também já vi passarem alcool para limpar a linha de fly.. ficou toda trincada depois de uns dias. Pelo menos essa cag** eu não fiz.. rs

Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Qua Fev 13, 2008 8:16 am

Eu lavo com agua e sabão de coco, quando tá muito suja, senão passo apenas um limpa vinil com algodão e já era.

Abs
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por Flavio Tannus » Qua Fev 13, 2008 9:07 pm

Olha so quanta informacao... Pessoal, valeu mesmo heim! Obrigado por tudo...
Avatar do usuário
Claudio Amaral
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:37 am
Cidade:

Mensagem por Claudio Amaral » Qua Fev 13, 2008 10:04 pm

Concordo com o Scotti. Só água! Mesmo depois de pesca no mar.

Em uma ocasião usei um produto desengraxante hospitalar que remove toda a gordura e impurezas seguindo um amigo que tem muita experiencia. Mas também deve remover o produto tensoativo que vem nas linhas e depois o resultado é pior. Resultado, na hora é bom e tem qu passar o tempo todo. Depois de uma semana na Amazônia, adeus linha...

De lá pra cá, só água.

Claudio
Avatar do usuário
Claudio Amaral
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:37 am
Cidade:

Mensagem por Claudio Amaral » Qua Fev 13, 2008 10:09 pm

Ah esqueci,

É claro, depois da água passo os produtos comerciais próprios para linha de fly, da Cortland, Scientific Anglers, etc. podem ser caros mas o custo benefício é bom para mim.

Claudio
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Qua Fev 13, 2008 10:43 pm

Pessoal.
Em Julho pesquei em Cananéia com o guia Toninho Sanches. Um dos raros profissionais dedicados a guiar pescadores de mosca.
Ao iniciar a pescaria, ele notou que a minha linha era nova (zero) e sugeriu que eu usasse uma dedeira. De imediato achei meio estranho, mas ele me explicou o seguinte: usando uma dedeira de tecido macio no dedo em que corre a linha, esse dedeira permanecerá úmida por toda a pescaria, e a cada recolhimento, ela naturalmente limpará a linha, não deixando a linha encardir nem trazer fragmentos de sujeira para dentro da carretilha.
Acabei usando e fiquei espantado com o resultado. Minha linha continuou parecendo nova, e a dedeira ficou emporcalhada. Fiquei imaginando toda aquela sujeira na linha, e resolvi continuar usando. Atualmente, quando me esqueço de levar a dedeira fico arrependido.
Recentemente o amigo Ney Yano com sua paciência oriental, comprou uma pano de limpeza no supermercador, e costurou uma série de dedeiras que são fixadas no dedo com uma tira de velcro. Felizmente eu ganhei algumas de presente. Ficaram ótimas.
Recomendo o uso. Solução simples e barata, com resultado impressionante. E a dedeira ainda auxilia na aplicação de dressing durante a pescaria.
Segue uma foto onde dá p/ ver a dedeira costurada pelo Ney:

Imagem

1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qua Fev 13, 2008 11:14 pm

Marcos,
Grande dica!!! Eu uso também dedeira, mas esqueci de mensionar aqui!
É isso ai!
Vale a pena mesmo!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qui Fev 14, 2008 12:16 am

Álvaro Scotti escreveu:Pessoal... e o que eu faço é ter sempre em meu colete um pequeno pedaço de esponjinha enssopada deste produto dentro de um pequenino zip lok. Outra dica que eles me deram é de vez em quando lavar a vara também, sem esquecer dos guides. Esponja e água é mais que suficiente!!!
Y qué es eso?
Vc pode me traduzir?
Gracias
João
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qui Fev 14, 2008 12:18 am

NELSON MACIEL escreveu:Eu uso sabão de cocô e água morna ... Depois, silicone puro. É uma opção bem tupiniquim, mas para o tanto que eu pesco, vou levar décadas para ferrar minhas linhas ...rs...
Guru, não sabia duas coisitas no más - 1, que se fazia sabão de cocô, kkkkkk...2, que era nossa opção kkkkkkk...
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qui Fev 14, 2008 6:09 am

João,
Zip Lock são aqueles saquinhos que fecham a boca. Tipo estes de guardar sanduiche... ou material de atado.
Guides são os passadores da vara de fly.

Pessoal,
Eu sei bem que o pessoal da antiga utilizava sabão para lavar linhas, ou silicones de diferentes procedencias. Eu so quis passar uma informação atual, tecnica e correta de quem fabrica estes brinquedos.
Eu em hipótese nenhuma quero pregar aqui nenhuma verdade absoluta, cada um lava a linha da forma que bem quer... hehehe
eu so tentei passar uma informação mais completa, pois tive a chance de estar em contato com quem desenvolve estas linhas e vi alguns trabalhos a respeito e algumas esperiencias que mostram bem o que ocorre na linha.
Talvez bem enchaguada... talvez bem seca... talvez bem lubrificada com silicone de cabelo....
Só o que eu acho é que um tubo de lubrificante de linha custa menos de R$50,00 e vai durar 10 anos se usado da forma correta por um mosquero. E fora o que economiza de mão de obra ... ...
mas como eu falei... cada um lava como quer!!! hehehehe
Nelson, só não inventa de usar sabão pom pom para bebes... pele macia...hehehehe
ai a coisa fica feia....
abração indio véio!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qui Fev 14, 2008 8:24 am

Álvaro Scotti escreveu:João,
Zip Lock são aqueles saquinhos que fecham a boca. Tipo estes de guardar sanduiche... ou material de atado.
Guides são os passadores da vara de fly.
Toddah rabbah, Scotti!!
O "guides" foi de gaiato - eu não sabia mesmo era o zip-lock...e pensar que o usei tanto, quando comandava patrulhas de fronteira (Exército) na Amazônia Ocidental (Acre X Bolívia) e, antes, no 1º de Infantaria de Selva (Mns-AM) e no Guerra na Selva...
...
E valerem as dicas
Abração gaudério
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Fev 14, 2008 12:35 pm

João Nicácio R. Filho escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Eu uso sabão de cocô e água morna ... Depois, silicone puro. É uma opção bem tupiniquim, mas para o tanto que eu pesco, vou levar décadas para ferrar minhas linhas ...rs...
Guru, não sabia duas coisitas no más - 1, que se fazia sabão de cocô, kkkkkk...2, que era nossa opção kkkkkkk...
É sabão orgânico ...rs.... Eu mesmo faço ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qui Fev 14, 2008 1:57 pm

No has comprendido - vc escreveu cocô e não coco, kkkkkk
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Fev 14, 2008 1:59 pm

João Nicácio R. Filho escreveu:No has comprendido - vc escreveu cocô e não coco, kkkkkk
Eu vi ... Por isso o comentário ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Fev 14, 2008 2:31 pm

NELSON MACIEL escreveu:
João Nicácio R. Filho escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Eu uso sabão de cocô e água morna ... Depois, silicone puro. É uma opção bem tupiniquim, mas para o tanto que eu pesco, vou levar décadas para ferrar minhas linhas ...rs...
Guru, não sabia duas coisitas no más - 1, que se fazia sabão de cocô, kkkkkk...2, que era nossa opção kkkkkkk...
É sabão orgânico ...rs.... Eu mesmo faço ...rs...
Sabão orgânico não.. adubo orgânico, né?! kkkk.... ...
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Fev 14, 2008 2:36 pm

Álvaro Scotti escreveu:Eu sei bem que o pessoal da antiga utilizava sabão para lavar linhas, ou silicones de diferentes procedencias. Eu so quis passar uma informação atual, tecnica e correta de quem fabrica estes brinquedos.
Só o que eu acho é que um tubo de lubrificante de linha custa menos de R$50,00 e vai durar 10 anos se usado da forma correta por um mosquero. E fora o que economiza de mão de obra ... ...
mas como eu falei... cada um lava como quer!!! hehehehe
Nelson, só não inventa de usar sabão pom pom para bebes... pele macia...hehehehe
ai a coisa fica feia....
abração indio véio!
Ows, Scottinho, tá me chamando de velho?? hua hua....

Eu tenho um vidro de dressing da Cortland e um Glide. Acho os dois ótimos. Mas como uso muito, passei a economizar. Só carrego comigo para uso emergencial no bolso do colete. Em casa tenho usado silicone manipulado 100% puro e tem ficado bom. E a 8 reais um frasco de 100ml contra 50 reais um frasco de 25ml de dressing importado..

Até hoje no teste de longa duração que tenho feito o silicone puro tem se comportado bem. Mas tem uns amigos que já quebraram feio a cara com uso de produtos inadequados. Silicone de passar em painel de carro deixa um cheiro forte e resseca a linha, limpa vinil até funciona para limpar, mas tem que enxaguar muito bem depois para não f* com a linha, e por aí vai.

Depois que o Nelsão atou um pentel-fly eu não duvido de mais nada.. não provoca o indio veio não.. rs

Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qui Fev 14, 2008 6:40 pm

Poooo Beto...
sabes a diferença do HOMEM e da CRIANÇA?!?!?!?!
é o valor do brinquedo...hehehe
e voces ainda tentam justificar uma economia destas?!?!?!!
por favor... tem coisa melhor pra se economizar....
abração
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Fev 20, 2008 2:26 pm

Álvaro Scotti escreveu:Poooo Beto...
sabes a diferença do HOMEM e da CRIANÇA?!?!?!?!
é o valor do brinquedo...hehehe
e voces ainda tentam justificar uma economia destas?!?!?!!
por favor... tem coisa melhor pra se economizar....
abração
Hua hua.. isso é..hua hua...
Na verdade eu criei um hábito em função da idade. Na pré-história do fly no Brasil, conseguir qualquer coisa era muito difícil. Sem internet, fazer a importação dos produtos via fax era brabo, isso quando se conseguia um catálogo para olhar o produto antes de pedir.
Nas poucas lojas que tinham material de fly, tudo era muito escasso e muito caro. Tenho meio vidro de dressing da Cortland, meio de Glide e mais um fechado de Glide. Ainda assim, quando vou pescar em água limpa, costumo só passar o slicone 100% puro como dressing. Pão durimos brabo mesmo...rs.. hábitos arraigados e cabeça dura não se cura da noite para o dia.. rs
Mas se vou pescar na praia, desembarcado em pedra ou em locais que a minha linha vai estar mais sujeita a agarrar sujeira da água ou sofrer abrasão em estrutura, eu passo o dressing importado antes E depois da pescaria, pois a qualidade do produto realmente é melhor.
Um dia peço uns 6 vidrinhos de dressing do EUA e me policio para ficar menos muquirana... rs
Abracao
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Dom Mar 22, 2009 12:49 am

Blz Flavio? A sua pergunta foi se havia um produto pra limpeza de linha caseiro,certo?????
Entaw vi as respostas a maioria optou por sabao de COCO(meu teclado é japones nw sei onde esta o acento circunflexo, e mesmo assim nao saberia a colocaçao se seria no primeiro o ou seg o) rsrsr.
E a melhor opçao de limpeza de linhas de fly seria a do sabao!!!seguida do silicone de cabelo!!(segundo os amigos ai do Brasil)!!!

Entw sua resposta foi respondida!!!


Dai entrou a parte tecnica, que diz que nw é o mais indicado essas tecnicas TUPINIQUINS !!!rsrsrs

Agora depende de vc se quer ou nw lavar com sabao ou nw(se vai estragar a linha ou nw, isso nw sei)

Porem sei q o preço das linhas sao carissimas, e o preço dos produtos indicados pelos fabrincante,pelo q vi os comentarios sao em media 50 reais!!!!

Ai amigo vai depender de vc, cada um sabe o tamanho do proprio calçado
Se eu puder usar NIKE uso NIKE senao puder uso KICHUTE ou BAMBA!!!!

Que as opinioes sejam bem analisadas os PÓS e os CONTRAS!!!!

CAMINHANDO E APRENDENDO!!!!
IDA´S JAPÃO
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”