EFFMB Parte 4 - Introdução às Linhas para Fly

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

EFFMB Parte 4 - Introdução às Linhas para Fly

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jan 07, 2008 10:26 am

Olá amigos!

Neste tópico vou falar um pouco sobre linhas para fly (ou linhas de fly como são mais comumente chamadas). Reitero que apenas trarei alguns conhecimentos básicos sobre as linhas, pois o assunto é deveras extenso.

Para aqueles que quiserem se aprofundar um pouco mais no assunto, há várias home-pages na internet que tratam com profundidade do assunto. Apenas para citar alguns, que acho bem didáticos:

http://www.bigskyfishing.com/fly-fishin ... -guide.php
http://www.flyfishusa.com/lines/choose-line-home.html
http://www.pescacommosca.com.br/maluf1.htm

Vamulá entaum!!! (rs)


Recordando, os equipamentos para pesca com mosca variam do número #00 (valeu, Haruo!) até #15. Conseqüentemente as linhas acompanharão a numeração do equipamento, então, teremos linhas do #00 ao #15. O que diferenciará uma da outra é o seu peso, que será maior quanto maior o número do equipamento a que ela se destina.

Até aqui a coisa está tranqüila. Então... vamos complicar!! Eh!!!!! (rs)

Uma linha para mosca tem sua numeração definida pelo peso que apresenta em seus 30 pés (aproximadamente 9 metros) iniciais. O peso é definido em grains, uma medida doida que corresponde a 64,79891 miligramas. Assim, uma linha #7, por exemplo, terá sempre o mesmo peso em seus 30 pés iniciais (aproximadamente 185 grains ou 12 gramas), não importando o seu perfil (shape ou formato) ou razão de afundamento (floating, sinking, intermediate), assunto que falarei mais adiante.

Assim, ao fazermos os arremessos false cast (o tradicional para-a-frente-e-para-a-trás-no-ar), estamos carregando a nossa vara de fly com 12 gramas de linha que vão e vem, mais o peso do leader e do fly (mosca). Uma vara #7 foi feita para vergar de forma adequada com essa porção da linha (e seu correspondente peso) para fora da ponta da vara. Por isso que usar uma linha #9 em uma vara #7 causará uma sobrecarga que pode até quebrar a vara pelo excesso de peso. Ao inverso, uma linha #5 em uma vara #7 não terá peso suficiente para vergá-la, permitindo o arremesso (falta de peso).

- Mas tio Beto, eu não posso usar uma linha #6 em um equipamento #7 para deixá-la mais rápida?
- Opa, pode sim, mas não estraga a surpresa, pois vou tratar disso em ooooutro tópico, tá?! Agora toma o seu sorvete e fica quieto!! (rs)

Recapitulando. Uma linha #7 é adequada para ser usada com um conjunto (vara e carretilha) #7, e terá aproximadamente 12 gramas em sua porção inicial de 9 metros. A linha para fly pode ser dividida em duas porções: head (cabeça) e running line (porção de linha fina e de igual diâmetro, logo após a head, que compõem todo o resto da linha para fly).

A head ainda pode ser dividida em:
- tip (ponta) - porção inicial da linha, mais fina, na qual se ata o leader;
- front taper - porção mais à frente da linha, que vai engrossando e formando a cabeça (porção mais pesada);
- belly (barriga) - é a parte mais grossa da linha, a parte pesada que forma a maior parte do peso da head (cabeça) da linha;
- back tape ou rear tape - porção no final da head, em que a linha vai afunilando até ficar no comprimento da running line e a esta é emendada
- running line - é a porção final da linha de fly, emendada diretamente com a head, e que compõe dois terços do comprimento total da linha para fly (em média).

Entendendo o conceito de head e running line, podemos dizer, agora, que uma linha com head compacto e à frente, seguido de uma running line fina, produz longos arremessos. Ao contrário, uma head longa e uniforme, seguida de uma running line mais grossa, efetuará arremessos mais curtos e delicados.

Até aqui tudo bem? Vamos em frente!

Imaginem os colegas de BC que vocês possuam um plug mágico, que pode ser esticado e encolhido à vontade, mas o peso não possa ser alterado. Digamos que este plug tenha 12 gramas ou 185 grains, como uma linha para fly #7. Este plug será arremessado com uma vara apropriada para arremessar iscas de 12 gramas.

Se eu esticar o plug até que tenha um metro de comprimento, ele ficará muito comprido e fino. Ele terá pouca aerodinâmica, será difícil arremessá-lo, mas, em compensação, cairá com muita suavidade na água. Se eu comprimi-lo, transformando-o em uma bola, ele poderá ser arremessado muito longe, mas cairá como uma bomba na água. Posso ainda moldá-lo para que adquira o formato de uma gota alongada, com a cabeça mais compacta, afunilando progressivamente até a cauda (algumas iscas tipo zara possuem esse formato). Esta isca reunirá as duas características anteriores, boa aerodinâmica, boa distância de arremesso e menos impacto ao cair na água.

Linhas para fly seguem a mesma lógica. Haverá situações que teremos de priorizar a distância de arremesso. Nesse caso as linhas terão sua head (cabeça) mais concentrada e mais a frente possível na linha. Em outras situações, o importante será a apresentação do fly, que deverá ser a mais natural possível. Assim, em tal situação, o peso da linha será distribuído mais uniformemente ao longo da head, de modo a dispersar a energia da linha e permitir uma "aterrissagem" mais suave desta na água, sem causar estardalhaço que espantaria o peixe.

As diversas variações de taper (formato, perfil ou shape) seguem essa lógica simples que expus acima. Vou falar sobre algumas mais comuns:

- Weight Forward (WF) - pode ser traduzido como "peso à frente", e como o próprio nome diz, é uma linha desenvolvida com o peso concentrado na porção mais à frente da linha. Indicada para arremessos mais longos e situações de vento. Variações: bass bug taper (WF-BBT), rocket taper (WF-RT), long belly taper (WF-LBT), etc, etc....

-Double Taper (DT) - tem como característica possui uma head mais alongada e simétrica. É indicada quando se quer apresentar a mosca de forma mais delicada, uma vez que a linha acelera menos e cai com mais suavidade na água. Linha padrão para a pesca com moscas secas (dry);

- Triangle Taper (TT) - um misto das duas linhas anteriores, possui o peso mais concentrado à frente mas um perfil que vai afunilando suavemente até a ponta, permitindo uma apresentação mais delicada da mosca e, ao mesmo tempo, imprimindo mais aceleração na linha, como uma WF. É a minha linha padrão para equipamentos #6, como conjunto "coringa".

- Level (L) - tem o perfil igual do começo ao fim da linha. Tem pouca utilização. Costumava usar uma Level #2 como ruuning line de linhas shooting (explico isso no futuro);

- Shooting Taper (ST) - esta linha nada mais é que a parte pesada (cabeça) de uma linha WF convencional. É presa a uma linha bem mais leve que a parte traseira de uma WF regular, de forma a permitir longos arremessos (quanto mais leve e fina for a running line, menor será o arrasto e mais longo será o arremesso). Usualmente utiliza-se como running line um monofilamento especial de pouca memória (senão formam-se molas de linha que atrapalham o arremesso). Eu costumo usar um monofilamento vermelho chamado Amnésia (nem deveria ter memória com esse nome, mas tem um pouco sim), fabricado pela Sunset. Era há alguns anos a running line padrão para quem pescava com shooting. Hoje em dia parece-me que há materiais mais modernos que a substituem. Variação: Série T, da Teeny Nimph Corporation, que é uma shooting seguida de uma running line muito fina. Depois que conheci esssa linha, minhas ST tradicionais ficaram encostadas. Uma vara #8 de ação rápida com uma T-250 arremessa muito longe.... ......

Para concluir, as linhas para fly ainda podem ser floting (flutuantes), intermediate ou slow sinking (neutras ou pouco afundativas) e sinking (afundativas), sendo que estas últimas podem afundar devagar, rápido, muito rápido ou muuuuuito rápido, caso das deep water express e das lead core.

Se tiverem alguma dúvida sobre esse tópico, que é meio enrolado, perguntem!! No próximo vou entrar no uso das linhas e vai ficar confuso se alguns conceitos aqui não ficaram bem claros, ok?!

Abração a todos!!

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jan 07, 2008 1:05 pm

Opa, depois do almoço arranjei um pouco mais de energia para complementar o tópico.

Só para finalizar este, vou falar um pouco sobre as siglas. Ou melhor, vou exemplificar. Olhando alguns, já se pega o jeito.

- WF-7-F - indica uma linha com taper weight-forward (peso à frente), para equipamento #7 e floating (flutuante). Boa linha para uso geral no fly.
- DT-4-I - indica uma linha com taper double taper (distribuída e com duas pontas iguais), para equipamento #4 e intermediate (flutuabilidade neutra). Excelente linha para substituir a floating em situações de vento, ou quando o peixe está meio arredio.
- ST-8-S type IV - linha com taper shooting, para equipamento #8, sinking (que afunda) type IV (afunda rápido). Normalmente a razão de afundamento vai de I (intermediate) até VI (muito rápido), e ainda há algumas que afundam ainda mais rápido (lead core e deep water express)

Fácil, né?!

Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jan 07, 2008 2:47 pm

Todos conceitos que li sobre linha condensados em um só texto...

FANTÁSTICO... Beto, por favor, continue...

TÁ MUITO BÃO... MUUUUUITO BÃO...

cara... que show...

Qdo vamos pescar??? Ponta Grossa é perto de Londrina??? rs... se for vou arrumar uma visita na casa dos Tios de minha esposa... rs...

Se for perto de Curitiba, estamos tentando arrumar uma em algum feriado prolongado... ;) mesmo que seja no INVERNO... rs...

Beto, continue com os tópicos, excelentes...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Seg Jan 07, 2008 4:52 pm

Também to gostando beto.
Bastante explicativo para os Oga da vida :lol:
Abraço.
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Linhas de fly

Mensagem por Jose Silverio » Seg Jan 07, 2008 5:10 pm

BLZ! Aulas de pesca com mosca em partes e linguagem totalmente acessível. :roll: :roll: :roll:
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Jan 08, 2008 8:33 am

Opa, meus amigos, que bom que estão gostando... devagarzinho vou tentando colocar mais conteúdo por aqui.

Diegão, Ponta Grossa fica a meio caminho de Londrina e Curitiba. Mais precisamente uns 300 kms de Londrina e 110 kms de Curitiba. O amigo será muito bem vindo. Tem umas cervas especiais para degustarmos juntos aqui. E se calhar, ainda damos uma fugida no meu barco, atrás dos robalos ou basses.

Durrégui-san, vamos ver se nosso amigo ninja-mosqueiro-enrustido sai do armário dessa vez.. ha ha ha... Precisamos marcar uma para fazermos as linhas voarem no Capiva atrás das tilapinhas

jsl, obrigado pelos elogios e estou aguardando também críticas dos amigos. E também sugestões sobre os futuros tópicos.

Abraços
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Cesinhagomes
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 4:25 pm
Cidade:

Mensagem por Cesinhagomes » Ter Jun 03, 2008 11:28 pm

Gostaria de saber sobre o backing! Eu comprei um kit de fly... no entanto notei que está faltando o tal backing.... ...
será que alguém poderia fazerum tutorial para iniciantes?
Grande abraço a todos!
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jun 23, 2008 9:18 am

Cesinhagomes escreveu:Gostaria de saber sobre o backing! Eu comprei um kit de fly... no entanto notei que está faltando o tal backing.... ...
será que alguém poderia fazerum tutorial para iniciantes?
Grande abraço a todos!
Olá Cesinha
O backing normalmente é uma linha feita de uma material sintético de baixa elasticidade chamado Dacron. É parecido com as linhas de multifilamento usadas no BC, com a diferença de ser mais antiga, mais grossa e menos abrasiva.
Aqui você pode visualizar alguns modelos de backing
http://www.cabelas.com/cabelas/en/templ ... d=cat20431
O backing vai no fundo do carretel, por baixo da linha de fly, e tem algumas funções:
- servir como linha reserva no caso da captura de um grande exemplar que leve toda a linha de fly
- preencher o fundo do carretel, permitindo que a linha de fly seja enrolado em voltas menos apertadas, gerando menos memória
- evitar que a linha de fly fique em contato direto com a carretilha. Em alguns casos, ela pode oxidar e danificar o revestimento plástico da linha de fly

Nas instruções que acompanham as carretilhas (em folder a parte ou indicado na caixa) vem a indicação de uso da carretilha e a quantidade e a libragem de backing para uso com cada numeração e shape de linha.

Em regra, usa-se backing de 20 libras para linhas até #6 e de 30 libras para linhas #7 em diante.

Abraços

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Sáb Mar 21, 2009 5:40 am

Grande aula !!!!

Pena q to lendo a materia de 2005 mas to esperando a proxima!!!
To gostando muito !!!!
IDA´S JAPÃO
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”