Classificação

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Juliano Sinhoca
ANZOL DE OURO
Mensagens: 518
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 7:48 am
Cidade:

Classificação

Mensagem por Juliano Sinhoca » Qui Jan 08, 2009 1:21 pm

Boa tarde pescadores

Lendo e relendo um pouco de tudo, pesquisando e fuçando sempre, percebi que a cada passada de olhos nas iscas me confundem cada vez mais, como ter um padrão para poder classificar uma isca, Popper pelo formato, há pouco relendo um tópico me chamou a atenção a palavra zonker ( iscas com tiras de pele) citada pelo grande mosqueiro ALVARO SCOTTI, isso já seria um padrão para classificação. Material utilizado seria um padrão de classificação?
A pouco estou acabando com os espinhos da paineira perto de casa, as penas de pássaro viraram sagradas, ninguém mais pode jogar fora e os coelhos da minha avó estão passando por algumas tosas constantes, ainda não são dignas de serem postadas mas aos poucos vejo que a uma melhora significativa. Nomes eu invento a cada isca, normalmente eu chamo de pegadeira, mas que na realidade não está sendo bem assim, outra dificuldade é quanto a comprar anzóis próprios pois vejo que a modalidade não cresce (se difunde) mais por falta de interesse dos lojistas, onde geralmente quando vou atrás de uma isca geralmente me oferecem ou ração de cortiça, ou querem me empurrar um spinner (outra que já vi gerar muita polemica mas que agora não vem ao caso).
Continuando as perguntas tenho dificuldade em saber o peso que posso utilizar, possuo um equipo #6, um pouco mas leve tenho dificuldade em alçar a mosca, agora com excesso de peso sei que posso quebrar a vara, como saber, eis a questão!
Os peixes que tive sucesso até agora foram as trairas e um cara. Sei que poderia ser melhor que isto, basta deixar meu equipo de bait em casa e só levar o fly, só não faço isso ainda por causa dos ventos constantes, ai meu arremesso já era. Quem sabe numa oportunidade futura poderíamos fazer um encontro de mosqueiros aqui ou próximo a Curitiba, para ai sim eu poder ver alguém pousar uma mosca seca na água com qualidade.rs.

Abraço a todos

Atenciosamente
Juliano C. Sinhoca
Imagem
“Concentre-se no gigante e você tropeçará. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão”
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jan 08, 2009 1:43 pm

Juliano

Vamosconversar em minha volta ... Quem sabe possamos marcar uma Flyzada próximo à Curitiba ... Estou seco pra pescar ...rs.... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Qui Jan 08, 2009 2:51 pm

NELSON MACIEL escreveu:Juliano

Vamosconversar em minha volta ... Quem sabe possamos marcar uma Flyzada próximo à Curitiba ... Estou seco pra pescar ...rs.... ...
É só me avisar com tempo que....TÔ DENTRO!!!! :P :P

Abraços

Luiz
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jan 08, 2009 8:08 pm

Luiz Pescador escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Juliano

Vamosconversar em minha volta ... Quem sabe possamos marcar uma Flyzada próximo à Curitiba ... Estou seco pra pescar ...rs.... ...
É só me avisar com tempo que... ...TÔ DENTRO!!!! :P :P

Abraços

Luiz

Programe-se para os próximos 15 dias ...rs.... E venha ... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Re: Classificação

Mensagem por João Nicácio » Qui Jan 08, 2009 9:49 pm

Juliano Sinhoca escreveu:...Os peixes que tive sucesso até agora foram as trairas e um cara.
Juliano C. Sinhoca
Juliano, que tipo de isca e trabalho você usou para pegar o cará?
Abs
João
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Juliano Sinhoca
ANZOL DE OURO
Mensagens: 518
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 7:48 am
Cidade:

Re: Classificação

Mensagem por Juliano Sinhoca » Sex Jan 09, 2009 4:55 am

João Nicácio R. Filho escreveu:
Juliano Sinhoca escreveu:...Os peixes que tive sucesso até agora foram as trairas e um cara.
Juliano C. Sinhoca
Juliano, que tipo de isca e trabalho você usou para pegar o cará?
Abs
João
A mosca utilizada foi uma formiga feita em eva, que na minha imaginação deveria flutuar, mas que ao invés disto afundava lentamente, não sei se pelo anzol que ficou desbalanceado ou pela camada de esmalte vermelho que passei na parte de traz, no segundo gomo, para dar contraste ao preto, estava mais interessado em fazer uma boa apresentação do que pegar o peixe realmente, utilizando um líder de 6 mts. dividido em quatro partes, logo após a caída digamos assim e não a um pouso como deveria ser, deixei imóvel por uns instantes e logo no primeiro toque de trabalho sinto um leve toque seguido de uma boa corrida, fiquei animado pois pensei ser minha primeira tilápia, mas não desanimei pois foi meu primeiro cara.
Para a próxima pretendo deixar a isca mais encorpada utilizando pelos de coelho, se der certo posto aqui depois.
Imagem
“Concentre-se no gigante e você tropeçará. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão”
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Re: Classificação

Mensagem por João Nicácio » Sex Jan 09, 2009 12:56 pm

Juliano Sinhoca escreveu: A mosca utilizada foi uma formiga feita em eva, que na minha imaginação deveria flutuar, mas que ao invés disto afundava lentamente, não sei se pelo anzol que ficou desbalanceado ou pela camada de esmalte vermelho que passei na parte de traz, no segundo gomo, para dar contraste ao preto, estava mais interessado em fazer uma boa apresentação do que pegar o peixe realmente, utilizando , logo após a caída digaum líder de 6 mts. dividido em quatro partesmos assim e não a um pouso como deveria ser, deixei imóvel por uns instantes e logo no primeiro toque de trabalho sinto um leve toque seguido de uma boa corrida, fiquei animado pois pensei ser minha primeira tilápia, mas não desanimei pois foi meu primeiro cara.
Para a próxima pretendo deixar a isca mais encorpada utilizando pelos de coelho, se der certo posto aqui depois.
De 6 METROS ou de 6 PÉS?
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Juliano Sinhoca
ANZOL DE OURO
Mensagens: 518
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Juliano Sinhoca » Seg Jan 12, 2009 5:15 am

6 pés me desculpe.
Imagem
“Concentre-se no gigante e você tropeçará. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão”
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Seg Jan 12, 2009 11:17 am

Juliano,
Classificar moscas é um pouco complexo.
De forma simples podemos classificar moscas de trutas em:
moscas secas
emergentes
ninfas
wets
streamers ( moscas que imitam peixinhos feita de pena)
bucktails ( moscas que imitam peixinhos feita de bucktali)
Moscas maiores podemos classificar e:
Poopers
Divers
sliders
streamers
bucktails
Pra simplificar tudo que imita peixinhos chamamos de streamers!
Agora, nomes... ai da pra enlouquecer!!! Cada designer de flies, cria e nomeia suas moscas. Por exemplo, as moscas do Randall Kauffman recebem seu sobrenome. Como as do Enrrico Puglisi recebem antes do nome EP, e assim por diante.
Quando atamos as nossas, podemos dar nomesm "carinhosos" como pegadeira.
Temos só que cuidar pra não cair no erro grave de mudar uma receita ja existente, e pior ainda tentar criar um novo nome pra algo que ja existe.
Todos estes grandes atadores criaram as moscas, nos apresentaram e nunca nos cobraram Royalts para ata-las... o mínimo que podemos fazer é ser fíel as receitas!!
Sobre peso... não exagere para não forçar o equipo! E bem simples... o que tu não conseguir alçar com a #6 é pra vara mais pesada!!!
Se tu precisares de moscas ou de qualquer ajuda to a tua disposição!
abração,
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Beto Vaucher
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 303
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:23 pm
Cidade:
Contato:

tire suas duvidas

Mensagem por Beto Vaucher » Qua Jan 14, 2009 8:48 am

Estimado Juliano


Estas questões vão sendo respondidas com a troca de experiencias e com a sua pratica tambem.

Reforço o convite para Vc vir bater um papo de FLY.
Aproveite que estamos em Curitiba e o transito não está muito congestionado e venha até a minha casa.

Poderei mostrar os detalhes de linahs e moscas de acordo
com o que Vc pretende pescar.

Faça contato

Abraços

Beto Vaucher
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”