Estou Feliz, comprei meu primeiro eqto de Fly....

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Estou Feliz, comprei meu primeiro eqto de Fly....

Mensagem por Djalma » Dom Out 19, 2008 2:26 am

Pessoal

Realizei um desejo antigo e comprei meu primeiro eqto de Fly. Estou ansioso para aprender os conceitos e começar a pescar e construir minhas iscas.

Depois de ler alguns tópicos do Fórum e conversar com um amigo que pesca com Fly, optei pela compra de um eqto básico n.06, alem de alguns materiais de atar;

1 - Standard Fly Tying Tool Kit;
http://www.cabelas.com/cabelas/en/templ ... &cmCat=EOF

2 - Linha Gudebrod Kevlar;

3 - Anzois n. 06 ;

4 - Chenille (Várias cores);

Moro em Alfenas/Mg, lago de Furnas, e aqui pretendo pescar Tucunarés, Tabaranas, Traíras, Lambaris e Tilapias no Fly. Estou bem entusiasmado, por enquanto fiz algumas tentativas de arremesso seguindo as explicações de um vídeo que acompanhou o Kit e gostei bastante de tudo, tenho a sensação que vou me adaptar bem a modalidade.

Um abraço a todos

Djalma
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Dom Out 19, 2008 10:28 am

Olá Djalma

Parabéns!

Mais um que foi picado pela mosca :lol: :lol: Isso não tem cura! :lol:

Agora, se você me permite, gostaria de fazer duas perguntas e de tecer alguns comentários.

1- A Linha Gudebrod Kevlar serve para qual finalidade? É linha de atar mosca?
2- Que linha você comprou para pescar?

Comentários:

Em primeiro lugar, peço que você entenda que lhe escrevo com a melhor das intenções, visando que você, ao entrar na modalidade, o faça de forma a que a mesma seja produtiva e de muito prazer. Conheço gente que abandonou a pesca com mosca por tentar de forma equivocada...E quando isso acontece, é impossível pescar.

Assim, tenho algumas sugestões que, com certeza, irão ser de valia ao seu desenvolvimento no esporte:

1 - Leia, mas leia muito sobre pesca com mosca...Hoje existem disponíveis milhares de publicações sobre o tema (a maioria em Inglês) e também duas em Português, acompanhadas de vídeo. São elas: "Fly Fishing: Os Primeiros Passos", do nosso amigo Luiz Fernado Pinheiro e " ABC do Fly", do meu mestre Paulo Cesar Domingues. Estão disponíveis para venda online. São fundamentais ao seu aprendizado.

2 - Converse e pergunte com quem já faz a modalidade, de forma séria e consistente, há muito tempo.

3 - Pratique muito!

4 - Não compre mais nada antes de passar por essa fase, pois o risco de comprar materiais inadequados é imensa...O mundo do Fly lida com muitos milhares ( isso mesmo, muitos milhares) de itens. Dominar esse conhecimento leva tempo...Muito tempo. Não tenha dúvidas de a pesca com mosca exige que, ao lado da prática constante, estejamos sempre estudando ( ciclo de vida das espécies ou entomologia, por exemplo ) e nos atualizando, quanto à materiais e equipamentos.
Eu pesco com mosca há mais de 20 anos e lhe digo: a lição nunca é totalmente aprendida.

Assim, vou comentar alguma coisa sobre o equipamento que você comprou: uma vara #6 (vc. não menciona ação ou tamanho) poderia ser, dependendo das características dela, indicada somente para a pesca dos Tucunarés...Usa-se e escolhe-se a vara por uma série de fatores, desde o porte do peixe visado, até a forma como ele briga... Mas um dos principais fatores que determina a escolha do modelo e sua ação é o volume das moscas que serão necessárias para atrair as espécies almejadas. No caso do Tucunaré, além de ser um peixe explosivo, que corre para as galhadas na primeira corrida e para o qual se usam moscas volumosas, o equipo #6 me parece adequado.
Agora, para os demais peixes mencionados, com exceção do lambari, um equipo #3 ou #4 é o recomendado. E para o Lambari, o equipo #1 ou #2, preferencialmente de bambu, é a escolha. Mas, como sempre todos nós temos a limitação dos custos, um equipo # 3 de ação progressiva daria conta do recado, sem que se perca o prazer de pescar.

Do mesmo modo, vc. só comprou um número de anzol para atar. Não sei se vc. já tem outros anzóis próprios para atar, mas vou ser bem franco: caso você entre também na arte do atado ( que é outra atividade apaixonante dentro da pesca com mosca e que requer ainda muito mais estudo, leitura e prática ) prepare-se para tirar o escorpião do bolso :lol: :lol: e comprar caixas com todas as numerações de anzóis ( ou pelo menos bem variadas, tipo 2/0; 2; 6; 10; 14; 16 e 18) e muito mais trens do que cheniles de cores variadas...Na verdade, são centenas de pequenos itens...Não quero lhe desanimar, mas, em um primeiro momento, daria preferência a comprar moscas prontas...E não precisa mandar vir de fora, pois no Brasil já temos excelentes atadores profissionais, que inclusive participam da Caterva ( esclareço que não é meu caso, que só ato para uso próprio).

No mais, fique a vontade para perguntar o que quiser, não só a mim, quanto a qualquer dos mosqueiros experientes, que todos irão lhe ajudar...E, em tempo: olhe bem as moscas que o Odimir postou recentemente, no tópico abaixo ( reforço do fly box ) que coisas perfeitas...Como os americanos dizem, "more than a bait, a thing of beauty"... ..., isso é o que resume a pesca com mosca: beleza e harmonia.

Abraços

Luiz
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Dom Out 19, 2008 11:37 am

Meus parabens, amigo...
tenho certeza de que vai gostar...
espero ver belos relatos aqui...
abraçao!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Djalma » Dom Out 19, 2008 6:19 pm

Olá Luiz.

Puxa, obrigado pelas recomendações e dicas, estou muito agradecido e satisfeito com sua boa vontade em ensinar, valeu mesmo.

Comprei um Kit da Scientific Anglers, composto de vara 9´ # 6 wt e linha floating WF-6-F, algo de custo relativamente baixo que me permita o primeiro contato com a modalidade. O restante do material, no caso, o Kit de atar, o Chenille, os anzóis e a linha de Kevilar foram indicação de um grande amigo meu, pescador de Fly, que vai me ensinar os primeiros passos dentro desse universo de possibilidades que vc tão bem explicou, a idéia inicial é usar Chenille e outros materiais que a principio desconheço, para atar moscas para a pesca de Tabaranas, peixe ainda presente nos rios que deságuam em Furnas.
Na verdade, atualmente estou a trabalho nos EUA e aproveitando minha estadia aqui resolvi encomendar alguns materiais de pesca na Cabela´s, dentre eles os citados acima.
Bom, dei meu pontapé inicial nessa nova jornada em minha vida, sei que o caminho a ser percorrido requer estudo, dedicação, persistência e invariavelmente uma dose de investimento de grana, mas, creio que a recompensa deva ser muito especial, alias, aproveito o momento para dizer que a pesca e suas variantes são um presente de Deus, e tenho certeza que o Fly será mais um motivo de felicidade e paz na minha vida.

Muito obrigado

Djalma


Imagem
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Dom Out 19, 2008 6:53 pm

Olá Djalma

Estou vendo que você vai realmente se tornar um bom pescador com mosca...De fato, é um longo caminho, como vc. mesmo reconhece, mas parte do prazer está no próprio processo de aprendizado.

Abração

Luiz
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Dom Out 19, 2008 7:10 pm

:D :D :D

Ola Djalma,

Parabens pela sua aquisição !
Bem vindo ao universo e encantamento da pesca com mosca.
Provavelmente nos cruzaremos em Furnas.

Abração
Odimir
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Djalma » Dom Out 19, 2008 10:40 pm

Eric,
Obrigado pela acolhida.

Luiz,
Mais uma vez obrigado.

Odimir,
Opa!! Somos visinhos!! Seria um prazer conhecê-lo pessoalmente e combinarmos uma pescaria. Pretendo fazer minha estréia no Fly com as Tabaranas do Rio Machado ou Muzambo.

Abração a todos
Alex Antonio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Ter Ago 05, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Antonio » Seg Out 20, 2008 7:13 am

Bom dia! Djalma
Sua compra foi tranquila na cabelas?
Tô querendo fazer umas comprinhas ,mas não tenho noção nenhuma.
Qual foi o procedimento?
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Djalma » Seg Out 20, 2008 8:24 pm

Oi Alex

É tranquilo, ok! O único problema que ocorreu em meu caso, foi que meu endereço de cobrança ( Brasil) era diferente da entrega (EUA). A loja me enviou um email e tive que confirmar a comprar por telefone. Se vc comprar ai do Brasil, penso que não terá esse inconviniente, porem, obviamente o custo deve ficar bem maior em função dos impostos envolvidos na operação de importação. Recomendo vc conversar com alguem que já tenha comprado na loja a partir do Brasil, tenho certeza que a entrega e qualidade dos produtos é garantida, mas, não sei te falar sobre os custos.

Abração

Djalma
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Seg Out 20, 2008 8:58 pm

Djalma escreveu:Oi Alex

É tranquilo, ok! O único problema que ocorreu em meu caso, foi que meu endereço de cobrança ( Brasil) era diferente da entrega (EUA). A loja me enviou um email e tive que confirmar a comprar por telefone. Se vc comprar ai do Brasil, penso que não terá esse inconviniente, porem, obviamente o custo deve ficar bem maior em função dos impostos envolvidos na operação de importação. Recomendo vc conversar com alguem que já tenha comprado na loja a partir do Brasil, tenho certeza que a entrega e qualidade dos produtos é garantida, mas, não sei te falar sobre os custos.

Abração

Djalma

Compro na CABELAS há doze anos, tanto do Brasil, quanto nos EUA...É coisa muito séria...Compre em paz.
Comprando do Brasil é mais do que provavel voce sofrer tributação ( às vezes, baixos valores, passam sem ser tributados ) que é de 60% a título de tributos federais ( incide sore o valor do produto+frete ) e ICMS, que varia em cada estado...Ou seja, para ver se vale a pena comprar aqui do Brasil, dobre o valor...Uma compra de US$300,00 irá sair, ao todo, por quase US$600,00...Ainda assim, dependendo do produto, pode valer a pena...

Abraços

Luiz
Alex Antonio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Ter Ago 05, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Antonio » Ter Out 21, 2008 7:53 am

Bom dia !
Obrigado pela atenção.


Luiz Blz..

Onde compro materiais com preço e variedade aqui no brasil?
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Ter Out 21, 2008 11:46 am

alex antonio escreveu:Bom dia !
Obrigado pela atenção.


Luiz Blz..

Onde compro materiais com preço e variedade aqui no brasil?
Embora a variedade não seja tão grande, já existem algumas lojas com materiais variados e de boa qualidade:

www.flysul.com.br
ou a
http://www.flyshopbrasil.blogspot.com/
(fale com o Thiago, pois ele arruma coisas impossíveis)

Abraços

Luiz
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Ter Out 21, 2008 11:48 am

alex antonio escreveu:Bom dia !
Obrigado pela atenção.


Luiz Blz..

Onde compro materiais com preço e variedade aqui no brasil?
Ah ...E dependendo do que vc. quiser...Se for varas ou carretilhas, sempre tem boas ofertas nos classificados do mosqueirosdorio.com.br ou do pescacommosca.com.br

Abraços

Luiz
Avatar do usuário
Claudio Amaral
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:37 am
Cidade:

Mensagem por Claudio Amaral » Ter Out 21, 2008 5:15 pm

alex antonio escreveu:Bom dia !
Obrigado pela atenção.


Luiz Blz..

Onde compro materiais com preço e variedade aqui no brasil?
também tem o Betinho Fly & Co (11)38198424 e o Gregório (11)32598823
abraços,
Claudio
Gilmar Loures
ANZOL DE OURO
Mensagens: 586
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 3:31 pm
Cidade:

Mensagem por Gilmar Loures » Sex Out 31, 2008 5:42 pm

Luiz Pescador escreveu:Olá Djalma

Parabéns!

Mais um que foi picado pela mosca :lol: :lol: Isso não tem cura! :lol:

Agora, se você me permite, gostaria de fazer duas perguntas e de tecer alguns comentários.

1- A Linha Gudebrod Kevlar serve para qual finalidade? É linha de atar mosca?
2- Que linha você comprou para pescar?

Comentários:

Em primeiro lugar, peço que você entenda que lhe escrevo com a melhor das intenções, visando que você, ao entrar na modalidade, o faça de forma a que a mesma seja produtiva e de muito prazer. Conheço gente que abandonou a pesca com mosca por tentar de forma equivocada...E quando isso acontece, é impossível pescar.

Assim, tenho algumas sugestões que, com certeza, irão ser de valia ao seu desenvolvimento no esporte:

1 - Leia, mas leia muito sobre pesca com mosca...Hoje existem disponíveis milhares de publicações sobre o tema (a maioria em Inglês) e também duas em Português, acompanhadas de vídeo. São elas: "Fly Fishing: Os Primeiros Passos", do nosso amigo Luiz Fernado Pinheiro e " ABC do Fly", do meu mestre Paulo Cesar Domingues. Estão disponíveis para venda online. São fundamentais ao seu aprendizado.

2 - Converse e pergunte com quem já faz a modalidade, de forma séria e consistente, há muito tempo.

3 - Pratique muito!

4 - Não compre mais nada antes de passar por essa fase, pois o risco de comprar materiais inadequados é imensa...O mundo do Fly lida com muitos milhares ( isso mesmo, muitos milhares) de itens. Dominar esse conhecimento leva tempo...Muito tempo. Não tenha dúvidas de a pesca com mosca exige que, ao lado da prática constante, estejamos sempre estudando ( ciclo de vida das espécies ou entomologia, por exemplo ) e nos atualizando, quanto à materiais e equipamentos.
Eu pesco com mosca há mais de 20 anos e lhe digo: a lição nunca é totalmente aprendida.

Assim, vou comentar alguma coisa sobre o equipamento que você comprou: uma vara #6 (vc. não menciona ação ou tamanho) poderia ser, dependendo das características dela, indicada somente para a pesca dos Tucunarés...Usa-se e escolhe-se a vara por uma série de fatores, desde o porte do peixe visado, até a forma como ele briga... Mas um dos principais fatores que determina a escolha do modelo e sua ação é o volume das moscas que serão necessárias para atrair as espécies almejadas. No caso do Tucunaré, além de ser um peixe explosivo, que corre para as galhadas na primeira corrida e para o qual se usam moscas volumosas, o equipo #6 me parece adequado.
Agora, para os demais peixes mencionados, com exceção do lambari, um equipo #3 ou #4 é o recomendado. E para o Lambari, o equipo #1 ou #2, preferencialmente de bambu, é a escolha. Mas, como sempre todos nós temos a limitação dos custos, um equipo # 3 de ação progressiva daria conta do recado, sem que se perca o prazer de pescar.

Do mesmo modo, vc. só comprou um número de anzol para atar. Não sei se vc. já tem outros anzóis próprios para atar, mas vou ser bem franco: caso você entre também na arte do atado ( que é outra atividade apaixonante dentro da pesca com mosca e que requer ainda muito mais estudo, leitura e prática ) prepare-se para tirar o escorpião do bolso :lol: :lol: e comprar caixas com todas as numerações de anzóis ( ou pelo menos bem variadas, tipo 2/0; 2; 6; 10; 14; 16 e 18) e muito mais trens do que cheniles de cores variadas...Na verdade, são centenas de pequenos itens...Não quero lhe desanimar, mas, em um primeiro momento, daria preferência a comprar moscas prontas...E não precisa mandar vir de fora, pois no Brasil já temos excelentes atadores profissionais, que inclusive participam da Caterva ( esclareço que não é meu caso, que só ato para uso próprio).

No mais, fique a vontade para perguntar o que quiser, não só a mim, quanto a qualquer dos mosqueiros experientes, que todos irão lhe ajudar...E, em tempo: olhe bem as moscas que o Odimir postou recentemente, no tópico abaixo ( reforço do fly box ) que coisas perfeitas...Como os americanos dizem, "more than a bait, a thing of beauty"... ..., isso é o que resume a pesca com mosca: beleza e harmonia.

Abraços


Luiz

Eh, Luiz!!!! Vc deve ser uma figura ímpar no dia a dia. Às vezes fico impressionado com sua preocupação em orientar as pessoas aqui. Vc dever ser mesmo um GRANDE HOMEM. Parabéns!
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Dom Nov 02, 2008 10:03 pm

Gilmar postou: "Eh, Luiz!!!! Vc deve ser uma figura ímpar no dia a dia. Às vezes fico impressionado com sua preocupação em orientar as pessoas aqui. Vc dever ser mesmo um GRANDE HOMEM. Parabéns!"

Olá Gilmar

Agradeço suas palavras, mas sou como todo mundo, um cara normal, com qualidades e defeitos ( provavelmente mais defeitos que qualidades )...Apenas pauto minha vida por princípios éticos e morais cristãos. ( mesmo não praticando qualquer religião )

Realmente gosto de repassar aquilo que sei, como também procuro aprender sempre com a experiência de todos.

Agora, tenho um prazer muito grande em orientar quem está começando no fly...Talvez uma retribuição a quem, muitos anos atrás, abriu sua casa para mim ( eu era um estranho ) a partir de uma ligação telefônica e foi meu grande professor de fly cast: o mestre Paulo Cesar Domingues, considerado um dos introdutores da pesca com mosca no Brasil.

Abração

Luiz
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Nov 03, 2008 4:20 pm

Djalma.

Se vc puder adquirir alguns guias de atado, é muito interessante ... Recomendo a vc os ques norteiam meus atados :

Tying Dry Flies
Tying Nymphs

Ambos do Randall Kaufmann, são publicados pela Western Fishermann's Press e são obras de referencia na arte do atado. Custam US $ 32,95 + tax.

Outra obra muito legal, mais simples mas igualmente importante é

Universal Fly Tying Guide de Dick Stewart, da Mountain Pond Publishing, e custa US $ 12,95 + Tax
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Djalma » Ter Nov 04, 2008 10:12 pm

Olá Nelson

Valeu pelas dicas.

Entrei no site do autor Randall Kaufmann, http://www.randallkaufmann.com/Books.htm, onde é possivel encomendar as obras, inclusive, livros são livres de impostos, conforme informação no site da Receita Federal do Brasil.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduan ... m#Isenções

Obrigado

Djalma
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por Flavio Tannus » Sex Nov 07, 2008 8:37 am

Djalma, parabéns pela aquisição. Vc vai descobrir que a pesca com fly não se resume somente no fato de estar pescando no lago, rio, etc... mais o simples fato de vc estar dentro de uma loja de armarinho fazendo compras, olhando materiais com potencial de uso, vc já está pescando. A quantidade de material disponivel é uma loucura. Para vc ter uma noção, eu uso
-linha de costura da minha mãe
-pelo do pincel de barba
-clina de cavalo
-cabelo da namorada, hahahahaha...
-lã de bordar
-pena de espanador
-pena de passarinho que acho no chão
E por aí vai...
Boa sorte e nunca pesque de fly sem óculos. Compre um transparente tambem,pois é super util.
Abraço!
www.extremejigs.com
Os melhores jigs do mundo!
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”