Tingimento de Paina

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Sandro Hoff
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 12:17 pm
Cidade:

Tingimento de Paina

Mensagem por Sandro Hoff » Ter Out 21, 2008 9:23 am

Buenas pessoal,

Por acaso alguém já tentou tingir paina? Que tipo de tinta usou? Por aqui as paineiras estão carregadas, fiz algumas "colheitas" mas gostaria de variar as cores de dubbing. Pensei em tinta para tecido, vou fazer uma experiência.

Valeu!
Abração,
Sandro Hoff
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Ter Out 21, 2008 9:26 am

:D :D :D

Ola Sandro,

Fiquei curioso.
Reporte os resultados.

Abraços
Odimir
Avatar do usuário
Sandro Hoff
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 12:17 pm
Cidade:

Mensagem por Sandro Hoff » Ter Out 21, 2008 10:59 am

Certo Odimir, depois digo como ficou.

Na última revista Pesca Esportiva, na seção de fly fishing do Betinho ele fala da paina e dá umas receitas de moscas. E tem uma foto de uma imitação de formiga com corpo de paina de um cinza meio azulado, parece tingido. Vou mandar um e-mail prá ele perguntando.
Abração,
Sandro Hoff
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Ter Out 21, 2008 11:16 am

E aí Sandro!
Eu acho que pra tingir em pequena quantidade não compensa, o eu tenho feito é usado marcadores permanentes (canetinha) depois de atado o dubbing, é mais fácil.
Pensando nisso agora fiquei com uma dúvida, será que o tingimento ou pintura como eu faço altera a flutuabilidade da paina?
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Ter Out 21, 2008 12:44 pm

Tingir é algo quase impossivel para nós fazermos com sucesso...
Ja tentei de tudo que foi coisa, e em tudo que é material, ( penas plumas sintéticos, lãs naturais...)e o resultado é sempre o mesmo.. uma porcalhada, dedos pintados e um resultado que não tem grande qualidade no final.
Acho que para dubbing, dependendo do que se queira, é melhor utilizar pelos naturais como a lebre o coelho... ou então sintéticos.
As canetas permannent, não alteram flutuabilidade não.
PARTICULARMENTE eu não gosto da paina não! Acho que tem muita coisa melhor pra atar com resultados muito superiores que a fibra natural. Isso sem falar na durabilidade...
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Ter Out 21, 2008 4:16 pm

não sei se vai servir ,consegui bons resultados em tiguir penas e marabu , com anilina em pó (comprada em lojas de artezanato ) dissolvida em alcool , quanto mais alcool mais clara a cor , e não sai na água só não pode deichar por varios dias tomando sol porque vai desbotar .
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Ter Out 21, 2008 11:43 pm

Tche Scotti, não acho paina dos melhores materiais, nem acho que flutue tão bem mas o bom da paina é a acessibilidade. Qual material sintético de fácil acesso que tenha características do dubbing, que flutue e seja finíssimo? alguns cordões desfiados já usei, mas pra ninfas...
Falando nisso, esse ano deu paina pra caramba einh?
abraços!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qua Out 22, 2008 4:20 pm

Tche igor,
Vou te dar uma dica..
O material não é o segredo... e sim como tratar ele...
Dubbing nada mais é que materias incorporados para formar um blend que pode ser natural ou sintético ou os 2 mesclados.
Fibra sintética temos aqui qualquer quantidade em lãs acrilicas. Só que pra virar dubbing tem que ser cardado muitas vezes ate perder toda a formação de linha de lã. Esse material tem ótima flutuabilidade!
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Qua Out 22, 2008 6:20 pm

Valeu tche
vou fazer :twisted:
já tinha visto a receita do dubbing do Nelson tbem
mas não me animei a meter esses trecos no liquidificador, hahaha
abraço!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Sandro Hoff
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 12:17 pm
Cidade:

Mensagem por Sandro Hoff » Qua Out 22, 2008 6:41 pm

Imagino que tem materiais melhores que paina sim, mas como o Igor falou, a acessibilidade da paina é grande. Também uso pelo de lebre e coelho, que aliás dá um dubbing muito bom, mas até agora só usei em ninfas.

Igor, também fiquei com receio de colocar os fiapos de cordinha no liquidificador como o Nelson recomendou naquela matéria, mas acho que vou tentar também, o máximo que pode acontecer é ter que comprar um liquidificador novo... :lol: :lol: :lol:
Abração,
Sandro Hoff
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Qui Out 23, 2008 12:20 am

Liquidificador.... acho meio loucura...
Da pra fazer manualmente, até por que qualquer metro de la faz dubbing pro resto da vida....
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Qui Out 23, 2008 10:54 am

em vez de usar liquidificador ,vá a uma loja de ferramentas para mecanica e compre duas "escova de aço para limpar lima " e bem barato , ela possui os arames de aço bem curtos e proximos , colocando os fios entre as escovas e vá puchando em direções opostas que você vai conseguir as fibras .
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Qui Out 23, 2008 2:38 pm

Semionovas escreveu:em vez de usar liquidificador ,vá a uma loja de ferramentas para mecanica e compre duas "escova de aço para limpar lima " e bem barato , ela possui os arames de aço bem curtos e proximos , colocando os fios entre as escovas e vá puchando em direções opostas que você vai conseguir as fibras .
Semionovas
valeu, boa dica!
Pescar e soltar é só começar...
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”